PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem
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Navegando PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem por Autor "Aldrigue, Ana Cristina de Sousa"
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Tese Foucault e a arte do cuidado de si: uma nova possibilidade de Discussão para a formação continuada de professores de língua inglesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-14) Santos, Ivonete Bueno dos; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; ; http://lattes.cnpq.br/5947332549215766; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; Maciel, João Wandemberg Gonçalves; ; http://lattes.cnpq.br/6999274000507679; Moura, Carmen Brunelli de; ; http://lattes.cnpq.br/8505397414221876; Aldrigue, Ana Cristina de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/2430513636208029A presente tese propõe-se a construir um novo olhar acerca do professor de língua inglesa em sua formação continuada, deixando emergir a figura de um novo profissional, que está se produzindo e sendo produzido na contemporaneidade. Nessa perspectiva, apresenta-se uma análise das escritas de si de treze alunosprofessores, sobre como esses docentes posicionam-se discursivamente ao se constituírem como sujeitos em um contexto de formação continuada. No âmbito da Linguística Aplicada, a trama do tecido teórico-metodológico que sustenta a análise dos dados articula elementos principais das noções foucaultianas, tais como: o cuidado de si, buscando sua conexão com um cuidado do outro e com a escrita de si. Nas noções teóricas desses elementos estão implicadas as noções de outros, a saber: discurso, ética, tecnologia do eu, e sujeito e verdade (FOUCAULT, 1984, 1995, 2004c, 2006), além da problematização da ética do sujeito. Propõe-se ainda a analisar recortes discursivos selecionados a partir das escritas dos alunosprofessores de um curso de especialização em Ensino e Aprendizagem de língua inglesa, buscando, na materialidade linguística, os processos de produção de suas subjetividades. Com o propósito de analisar o processo de subjetivação, examinamse enunciados fazendo recortes no intuito de apreender, mais especificamente, os pontos de identificação e fragmentos da singularidade dos professores, identificando como eles cuidam de si e refletem sobre si na construção de suas subjetividades a partir das tecnologias do eu, ao ocuparem a posição de professores de língua inglesa. Os resultados apontam que, no exercício da escrita de si, o sujeito se inscreve, e, numa prática de ascese, constrói discursivamente sua subjetividade