PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

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  • Tese
    O segundo sexo de Orlando: uma leitura de Orlando: a biography, de Virginia Woolf, a partir de Le deuxième sexe, de Simone de Beauvoir
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Gomes, Rita de Kássia de Aquino; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; https://orcid.org/0000-0002-4448-4778; http://lattes.cnpq.br/7633307390815544; Silva, Josenildo Ferreira Teófilo da; Nunes, Fernanda Cardoso; Silva, Regina Simon da; Ferreira Júnior, Tito Matias
    Simone de Beauvoir e Virginia Woolf são dois nomes relacionados com frequência quando o assunto é a segunda onda do feminismo. Ambas são consideradas figuras importantes no tocante ao movimento das mulheres e, dentro dos estudos de crítica feminista, as duas autoras são comumente trazidas ao se abordar o sexismo no decorrer da história. Entretanto, observou-se que essa aproximação entre as escritoras, geralmente, limita-se ao campo do aporte teórico e não se realiza como centro analítico. Levando em conta tal fato, para além da conexão de suas imagens como ícones importantes da história do feminismo, o presente trabalho busca trazer o diálogo entre a escrita de Woolf e de Beauvoir como cerne investigativo. Por meio de um trabalho comparativo entre duas de suas obras que ressoam uma discussão ainda primal para a teoria feminista – as diferentes possibilidades existentes para cada sexo e as relações entre masculino e feminino –, pretende-se responder às seguintes questões: como a ficção de Woolf, em Orlando: a biography (1928), e a filosofia de Beauvoir, em Le deuxième sexe (1949), aproximam-se? Há algum diálogo existente entre as referidas obras no que tange às construções e relações entre o masculino e feminino? A fim de responder à problemática geral desta pesquisa, traçou-se um percurso marcado por alguns objetivos. O primeiro deles é investigar as vinculações de Woolf e Beauvoir com o feminismo existente em seus contextos histórico-nacionais, aclarando melhor o trajeto que as levou até a alcunha de escritoras feministas na atualidade. Objetiva-se ainda averiguar como as autoras tratam de temas ligados ao corpo e à feminilidade, conceitos centrais dentro da teoria feminista. Finalmente, procura-se analisar a trajetória do personagem de Orlando ao longo da narrativa a partir das proposições contidas em Le deuxième sexe, observando como os escritos em questão se alinham – se em um movimento de confluência e/ou afastamento – no debate que ambos incitam sobre o feminino e masculino.
  • Tese
    Nas veredas do duplo: um olhar borgeano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-04-05) Kunkler, Odara Raquel; Pellejero, Eduardo Anibal; http://lattes.cnpq.br/1224372202417906; http://lattes.cnpq.br/0794175664259735; Barbosa, Márcio Venicio; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; Maia, Eduardo César; Tavares, Otávio Guimarães
    O interesse da presente tese é estudar o tema do duplo na obra do autor argentino Jorge Luis Borges. No intuito de delimitar a pesquisa, escolhemos primeiramente os contos “Las ruinas circulares” (1942), “Borges y yo” (1960), “El otro” (1975), “Veinticinco de agosto, 1983” (1983), e com o avanço da pesquisa, acrescentamos ao corpo da análise “Pierre Ménard: autor del Quijote” (1939) e “La escritura del dios” (1949). As representações do duplo nestas narrativas podem ser observadas a partir de determinados ângulos de análise que propomos durante toda a pesquisa. O escritor argentino reconhece no tema do duplo questões metafísicas de potencial labiríntico e infinito, e conta histórias que possibilitam muitas formas de leitura. Percebemos ao longo da pesquisa que os temas dos contos de Borges são inspirados em hipóteses metafísicas acumuladas durante séculos de história e filosofia, e nos sistemas teológicos que são o arcabouço de diversas religiões. Entre os favoritos estão a Cabala, o Islamismo, o Cristianismo, o Ocultismo, o Hinduísmo e o Budismo. Como caminho teórico elegemos o campo da metafísica e suas perspectivas, diante do apelo de Borges ao tema, entendendo que na maioria das vezes ele o faz para questioná-la. A intenção de trazer estes conceitos à tona é relacionar os mais diversos pensamentos, histórias, culturas e ficções com a obra borgeana. Além deles, trazemos também conceitos da psicologia e da psiquiatria, onde o tema do duplo pode ser analisado direta ou figuradamente, principalmente a partir de personagens ou conteúdos psicológicos em conflito, duplicados num mesmo sujeito: um consciente e outro inconsciente. Trabalhamos a psicanálise com Freud e Otto Rank, e a psicologia analítica de Jung. Supomos que são sempre hipóteses sem uma solução, e que isso é o menos importante. O intuito aqui é colocar em causa questionamentos humanos em forma de parábolas e pensar sobre eles. Reforçamos, nesse sentido, que os conceitos apresentados nessa tese não devem ser entendidos como chaves de leitura e sim como suporte para diálogos possíveis entre tantos mundos que Borges visitou e nos presenteou através de seus escritos.
  • Tese
    Casa escrita mundo: a movência dos “True Poems” de Emily Dickinson
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-31) Almeida, Karima Bezerra de; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/9077865295013273; Cooper, Jennifer Sarah; Araújo, Rosanne Bezerra de; Santos, Derivaldo dos; Gualberto, Ana Cláudia Felix; Mendes, Maria Elizabeth Peregrino Souto Maior
    A literatura é capaz de provocar transformações históricas em vários contextos políticos e sociais e as obras literárias possibilitam a releitura dos conceitos misóginos que experimentamos. O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para a desconstrução da ideia de que a reclusão da mulher, na condição de dona de casa e privação à educação, é claramente benéfica. A tradição do claustro doméstico adoece, tortura e mata. Especificamente, pretende-se refletir sobre as especulações feitas a respeito da condição do claustro de Emily Dickinson. O objeto deste estudo consiste da poesia de Emily Dickinson e sua tradução para o português brasileiro como instrumentos de análise. Considerando que a obra de Dickinson é volumosa, precisaremos fazer recortes, discutindo alguns poemas relevantes ao tópico de cada capítulo. Este projeto busca discutir a condição do claustro em sua casa, a escrita como veículo de fuga e a expectativa de que sua obra alcançasse um público de leitores vanguardistas no futuro. Um movimento que parte de casa, utiliza-se da escrita como transporte de fuga para viajar pelo mundo. Este estudo discorre sobre tais questões por meio da análise feminista da estrutura e tradução dos poemas selecionados para o corpus desta pesquisa. Para tanto, busca embasar-se nas considerações críticas de Nísia Floresta, especialmente naquelas das obras “Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens” e “Opúsculo Humanitário”, que discutem a posição da mulher na sociedade, partindo de uma perspectiva feminista no século XIX. Já no que diz respeito à estrutura dos poemas, este estudo fundamenta-se nas análises de Rebecca Swift e Judy Jo Small. E, por fim, propomos utilizar as escolhas de tradução e considerações feitas pelo tradutor José Lira e pela tradutora Isa Mara Lando.
  • Tese
    Em meio a um mar de vozes sociais: o papel das bibliotecas e da experiência dialógica da leitura na formação das identidades de jovens universitários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-08) Pereira, Ismael Soares; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; https://orcid.org/0000-0002-2702-0541; http://lattes.cnpq.br/1729110267640248; Benevides, Araceli Sobreira; Silva, Francisco Leilson da; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Silva, Juan dos Santos
    Esta pesquisa propõe, como objetivo geral, compreender, a partir da vontade enunciativa de estudantes de uma instituição pública de ensino superior, como é concebida a participação da leitura e das bibliotecas em suas trajetórias vitais, e como estas podem impactar no processo sócio-histórico de construção e reconstrução de si, de suas posições de sujeito, de suas identidades sociodiscursivas. Para tanto, assentamo-nos na ideia de que a leitura constitui uma experiência responsivo-dialógica; e a biblioteca, um espaço-tempo heterodiscursivo por excelência. Assim, buscamos fundamento teóricometodológico nas reflexões do Círculo de Bakhtin, especialmente nas concepções de enunciado concreto, signo ideológico, relações dialógicas, vozes sociais, alteridade e ato ético. Trata-se, pois, de uma investigação de natureza qualitativa-interpretativista, guiada pelo paradigma indiciário (GUINZBURG, 1989), na qual se recorreu aos gêneros discursivos entrevistas e questionários socioeconômicos para elaborar o corpus de análise. Além disso, o trabalho encontra lugar no campo da Linguística Aplicada, sobretudo no que concerne à sua dimensão ética e politicamente engajada com as pessoas que vivenciam as práticas sociais (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2006) envolvidas em nosso objeto de estudo, ao seu compromisso com a discussão de problemas relacionados à “privação sofrida” pelos sujeitos (ROJO, 2006), uma vez que aqui se assume a responsabilidade de trazer para o plano do visível e do inteligível os sentidos oriundos das “vozes do Sul” (MOITA LOPES, 2006), ou seja, dos enunciados de leitores comuns – de gente simples que, historicamente, por ser mulher, por ser pobre, por ser pessoa LGBTQIAPN+, teve sua palavra silenciada, ignorada, desprezada. Fizemos, então, uma análise detalhada dos percursos biográficos que conduziram os sujeitos ao encontro com o mundo da cultura escrita e das bibliotecas, destacando não só as valorações que atribuem a essas práticas e a esses espaços, como também os posicionamentos e as vozes que emanam de seus enunciados. Os resultados apontam para a formação de identidades marcadas por uma heterogeneidade de discursos, evidenciando que o tornar-se não acontece senão pela soma de nossos atos participativos, responsivos e responsáveis, em diversas esferas ideológicas. Além disso, nos leva a compreender a leitura e as bibliotecas como lugares propícios para a descoberta e a experimentação de valores, de sentimentos, de ideias, de convicções, enfim, de posicionamentos ideológico-identitários.
  • Tese
    A leitura literária subjetiva no IFRN, Campus Natal-Central: prática docente, romance e tradução intersemiótica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Saraiva, Marília Maia; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; http://lattes.cnpq.br/2300429736914558; Santos, Derivaldo dos; Segabinazi, Daniela Maria; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Costa, Maria Edileuza da
    Neste trabalho, analisamos o ensino de literatura no ensino médio integrado à prática profissional do Campus Natal-Central do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para isso, partimos de nossa atuação/experiência como docente em turmas do 3º ano do ensino médio técnico integrado à prática profissional dos cursos de Controle Ambiental, Eletrotécnica e Administração do referido Campus. O debate sobre o ensino de literatura no ensino médio regular já é bastante desenvolvido, contando com referenciais teóricos relevantes: Aguiar, Bordini, 1993; Cereja, 2005; Cosson, 2006; Geraldi, 2003; Silva, 2005; Yunes, 2002; Zilberman, 1991. No entanto, estudos sobre o ensino de literatura para o ensino médio integrado à prática profissional ainda são pouco desenvolvidos, demonstrando a importância de nos voltarmos a esse campo, haja vista as especificidades do currículo técnico integrado à prática profissional no ensino médio. Assim, nossa pesquisa, de modo qualitativo e bibliográfico, discute sobre o processo de ensino e aprendizagem de literatura no IFRN, elabora uma proposta didática para a leitura literária do gênero romance e apresenta os resultados dessa proposta em trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 3º ano do ensino médio entre os anos de 2014 e 2017. No desenvolvimento dessa prática, partimos das discussões sobre o letramento literário e da sequência expandida (Cosson, 2006), ampliamos esses direcionamos teóricos e compreendemos a tradução intersemiótica, a partir da leitura subjetiva, como uma alternativa metodológica para o ensino de literatura na educação profissional. Nesse viés, o corpus analítico deste trabalho são as produções de tradução intersemiótica produzidas pelos estudantes a partir da leitura subjetiva do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. Para dar suporte às discussões sobre leitura subjetiva e tradução intersemiótica, amparamo-nos em Rouxel (2013), Langlade (2013), Jouve (2013), Rezende (2013) e Plaza (2010). Como resultado, constatamos que os estudantes demonstraram interesse no exercício da tradução intersemiótica, pois ficou nítida a afinidade com os signos visuais. Além disso, observamos que o contato com o texto literário também foi enriquecido, pois, para transformar a linguagem literária em outra linguagem artística, foi necessária uma aquisição subjetiva do texto base, consolidando, desse modo, o processo de letramento literário na escola.
  • Tese
    Isolamento social e modos de subjetivação em sites de redes sociais: o funcionamento do discurso de celebridades em tempos de pandemia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Carlos, Luan Alves Monteiro; Silva, Marluce Pereira da; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; https://orcid.org/0000-0003-0442-1032; http://lattes.cnpq.br/6433100011261905; Muniz, Cellina Rodrigues; Bezerra, Josenildo Soares; Silva, Francisco Vieira da; Sales, Laurenia Souto
    Com o contágio da COVID-19 se espalhando por todo o mundo de uma forma alarmante, diversas medidas precisaram ser tomadas. São saberes e poderes que se impõem em uma sociedade hiperconectada que modificam toda a maneira de se viver em uma época de crise, o que despertou novos modos de subjetivação do sujeito-celebridade nos sites de redes sociais. Nesta tese nos dedicamos a estudar esse funcionamento discursivo, em que nos propomos a analisar o discurso do sujeito-celebridade que circulou nos sites de redes sociais durante o isolamento social da COVID-19, compreendendo as relações de saber-poder e os modos de subjetivação/objetivação do sujeito na vigilância da web. Esta pesquisa se desenvolveu no campo da Linguística Aplicada e se situa na área da Análise do Discurso de linha francesa, a partir da arqueogenealogia de Michel Foucault por meio de noções como discurso, enunciado, saber, poder, vigilância, regimes de verdade, subjetividade e governamentalidade. Sobre internet nos fundamentamos nos estudos de Castells (2015), Jenkins (2009), sobre regime de informação com Han (2022), sobre vigilância com Bruno (2013) e sobre sujeito-celebridade com Rojek (2008). Problematizamos neste estudo a constituição do sujeito-celebridade nos sites de redes sociais na pandemia. Para isso, tomamos como corpus vinte e sete reportagens publicadas em diferentes portais de notícias da internet e doze postagens do Instagram de sujeitos-celebridades. Esta é uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa. Destarte, por meio das nossas análises, percebemos que o sujeito-celebridade se constitui no virtual por meio de regimes de verdade de uma época em quarentena, assim, se subjetiva ao desempenhar determinadas atividades com um foco na prevenção contra a COVID-19 e expor isso na vigilância virtual. É um sujeito que confessa particularidades da sua quarentena nos sites de redes sociais, e, por meio disso, desempenha um governo de si e dos outros. Por outro lado, ao resistir e não seguir as regras da pandemia, o sujeito passa por um severo processo punitivo que no virtual se apresenta por meio da cultura do cancelamento. Dessa forma, entendemos que relações de saber-poder atuaram no virtual por meio de práticas divisoras, excluindo o sujeito que apresenta alguma atitude problemática, ao mesmo tempo que inclui sujeitos que estão de acordo com uma normalidade em tempos de pandemia.
  • Tese
    Representações do Brasil no livro didático de PLE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Nascimento, Gercleide Gomes da Silva Ferreira do; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; http://lattes.cnpq.br/8904611458623463; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; Canan, Ana Graça; Guilherme, Luiz Herculano de Sousa; Cotinguiba, Marilia Lima Pimentel; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de
    No contexto da globalização e do aumento da mobilidade internacional, a inserção de uma Língua Estrangeira (LE) ocorre de maneira bastante dinâmica, e o papel desempenhado pela cultura ganha um novo direcionamento por ser peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem de uma LE. Nesse viés, questões relativas à interculturalidade adquirem relevância mais expressiva no século XXI. Este trabalho se insere nesse cenário, que tem como tema central representações culturais e de imagem do Brasil retratadas em três livros didáticos de Português como Língua Estrangeira (LDPLE) sob o olhar da interculturalidade. Objetivamos, nesta tese, interpretar e analisar as representações supracitadas nesses insumos, bem como observar em que medida há estereótipos no corpus selecionado – caso existam, buscamos identificar quais deles são reforçados nos materiais. O aporte teórico que embasa esta pesquisa é organizado por estudos culturais e interculturais, a saber: Bennett (2013); Kramsch (2018); Mendes (2011); Meyer (2013), dentre outros. Esta investigação se define como de natureza qualitativa, documental e de cunho interpretativo, uma vez que a perspectiva é observar, registrar, analisar, categorizar e interpretar os dados. Nosso corpus é composto por três Livros Didáticos (LD) publicados entre 2020 e 2023, a saber: SAMBA!: curso de língua portuguesa para estrangeiros (Ferraz; Pinheiro, 2020); Tirando de letra: português brasileiro para estrangeiros (Silva et al., 2021); e A Cara do Brasil: português para estrangeiros (Araújo; Vicentini; Marcelino, 2023). Os dados permitiram a categorização das representações em temas e subtemas que foram encontrados em todas as obras em análise. Com base nessa análise, pudemos confirmar nossa hipótese inicial de que os LDPLE contribuem para a manutenção da imagem estereotipada do Brasil, reforçando representações distorcidas do país, bem como a predileção por sua Região Sudeste no que tange aos exemplos utilizados nos materiais. Além disso, as imagens levantadas sugerem representações brasileiras que estão cristalizadas no imaginário do estrangeiro, bem como construções de pouca expressividade no que se refere aos aspectos culturais e interculturais do Brasil.
  • Tese
    Do confronto à criação: aprende-se a argumentar jogando
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Bezerra, Aline Peixoto; Medeiros, Glícia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/7934726710539018; Molina, Maria Elena; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Silva, Francisco Geoci da; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; Weissheimer, Janaina
    O exercício do raciocínio crítico implica o engajamento de cidadãos em questões que permeiam a sociedade, a política e a economia, especialmente se forem questões polêmicas. Esse processo envolve o desenvolvimento de uma consciência (auto)reflexiva, que requer distintas ações, tais como: interrogar (a si e ao outro), ouvir atentamente posicionamentos diferentes para, em seguida, confrontá-los, discutindo paradigmas e colaborando com a CriAÇÃO de novos. Nesse processo de contínua construção de si, do outro e do mundo em sociedade, os jogos têm um lugar de destaque, haja vista favorecerem a construção de estratégias, a tomada de decisões, a condução de negociações, a atribuição de recompensas, que podem ativar diferentes habilidades importantes não apenas para a mecânica do jogo, mas sobretudo para a dinâmica da vida em sociedade. Associar essas habilidades aos princípios dos jogos educativos implica defender que o pensamento crítico, necessário para a resolução de problemas do cotidiano, pode ser estimulado a partir de questões polêmicas que simulam desafios reais. Dentro desse contexto, esta tese tem como objeto de estudo a prática da argumentação mediada pelo jogo de tabuleiro CriAÇÃO. Seu objetivo geral é o de investigar a dinâmica desse jogo na aprendizagem da argumentação e, para alcançá-lo, há quatro objetivos específicos: (i) analisar as interações discursivas e argumentativas em partidas do jogo CriAÇÃO; (ii) identificar as habilidades ativadas durante as partidas desse jogo; (iii) mapear os movimentos argumentativos presentes nessas partidas; (iv) analisar práticas de multiletramentos desenvolvidas em partida(s) do jogo CriAÇÃO. Com o propósito de atingir esses objetivos, assumem-se, como referencial teórico, a concepção de língua(gem) do Círculo Bakhtiniano, os estudos de letramento de vertente sociocultural, os estudos de argumentação interacional e a proposta de ensino de argumentação como prática social. Metodologicamente, insere-se na abordagem qualitativa, de natureza interpretativista, respaldada pelos moldes da pesquisa-ação de vertente etnográfica e inserida na Linguística Aplicada. Os colaboradores desta pesquisa são estudantes matriculados nos cursos de nível médio, de modalidade Educação de Jovens e Adultos e de nível superior de uma escola da rede federal de ensino do Rio Grande do Norte. Para a geração de dados, utilizaramse os seguintes instrumentos: notas de campo; fotografias e gravações; questionários. A partir da geração de dados emergiram três categorias de análise: interações discursivas e argumentativas no jogo CriAÇÃO, movimentos argumentativos recorrentes, caracterização das práticas de multiletramentos. A análise dos dados sinaliza que cada partida do jogo CriAÇÃO se constitui como um evento de letramento propício à aprendizagem da argumentação, pois favorece: (i) a efetivação das interações discursivas e argumentativas; (ii) a ativação de habilidades, especialmente as de argumentar e contra-argumentar; (iii) o uso dos movimentos argumentativos; (iv) a mobilização de elementos visíveis e não visíveis de cada partida em favor da construção da argumentação; (v) o rompimento com a abordagem tradicional de ensino da argumentação em favor da aprendizagem baseada em jogos. Dada a importância de os estudantes se envolverem nessas práticas, os dados obtidos nos permitem afirmar que o jogo CriAÇÃO se configura como uma ferramenta pedagógica em que se aprende a argumentar jogando.
  • Tese
    Axé instagramável?: discurso, subjetividades e resistências de comunidades tradicionais de terreiro de Assú/RN no Instagram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Freire, Alan Eugênio Dantas; Silva, Marluce Pereira da; http://lattes.cnpq.br/4336488144820355; Muniz, Cellina Rodrigues; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Bezerra, Josenildo Soares; Tavares, Edgley Freire; Silva, Francisco Vieira da
    No Brasil, os discursos produzidos em torno da fé nas redes sociais digitais chamam a atenção para o entrave de crenças, construído sob a estigmatização de religiões não-cristãs. No Instagram, as interações denunciam costumes da velha diáspora, a partir do estigma que elabora práticas de racismo religioso no ciberespaço. Percebe-se, no entanto, o levante de discursos que sinalizam a afirmação dos povos de terreiro no reconhecimento e propagação das identidades negras e indígenas fundantes no culto aos ancestrais, contrariando a ordem dos condenados da terra. E dessa forma indagamos: como as materialidades discursivas das comunidades tradicionais de terreiro de Assú/RN produzem subjetividades e resistências em sua presença no Instagram? O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar como essas materialidades discursivas produzidas por comunidades tradicionais de Candomblé, Jurema, Umbanda e Quimbanda de Assú, no Rio Grande do Norte, veiculadas no Instagram, inscrevem a produção de subjetividades outras e a ressignificação da presença em contexto digital. Metodologicamente, esta pesquisa está amparada pelo paradigma qualitativo-interpretativista, inserido no âmbito dos Estudos da Linguagem, com foco em uma Linguística Aplicada indisciplinar, por meio de um debate interseccional, ancorando-se ainda na análise do discurso proposta por Foucault, na análise do discurso digital proposta por Marie-Anne Paveau, bem como das discussões desenvolvidas pelos Estudos Culturais, especialmente os dedicados à temática das religiões de matriz afro-ameríndia. Como objetos de investigação, selecionamos seis perfis públicos de comunidades tradicionais de terreiro assuenses no Instagram. Como materialidades discursivas para análise, elencamos a bio do perfil, as métricas do tráfego na rede social (como número de seguidores, publicações e engajamento), postagens publicadas no feed (abarcando reels, repostagens e carrossel de imagens), com imagem/vídeo e descrição, bem como os comentários lançados na rede. Os resultados sugerem modos de subjetivação que foram agrupados em três dimensões de análise: a) a circulação do culto e do espaço; b) a participação na dinâmica da cidade; c) o orgulho do pertencimento como forma do cuidado de si no Instagram. Tais modos de subjetivação tanto reterritorializam o Instagram quanto inscrevem outras formas possíveis de vida em Assú. A presença dos povos de terreiro no Instagram revela a produção de resistências, valendo-se das estratégias dos tecnodiscursos para inscreverem a outridade de suas manifestações, a despeito dos racismos algorítmico e religioso que compõem a dinâmica online de interação no projeto colonial.
  • Tese
    A palo seco: neobarroco e musicalidade nas obras de João Cabral de Melo Neto e Belchior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Alencar, Rafael Barros de; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-7525-5997; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915; https://orcid.org/0000-0002-0653-3794; http://lattes.cnpq.br/8535584579712153; Menezes, Roniere Silva; Morais Neto, João Batista de; Paiva, Kalina Alessandra Rodrigues de; Araújo, Rosanne Bezerra de
    Tanto a poesia quanto a canção dispõe um universo sonoro, campo das percepções, das representações, dos afetos, das críticas, das tradições e das rupturas. A mirada sonora aporta na palavra como componente mínimo sonoro, palavra que está presente na poesia e canção. Assim, como sugerido pelo título, a tese busca investigar a musicalidade na obra do poeta João Cabral de Melo Neto e do cancionista Antônio Carlos Belchior, ambos brasileiros nascidos na região nordeste do país. João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, possui uma relação muito específica com a música propriamente dita e com as consequências musicais do poema. Tema complexo para o poeta, a música e a musicalidade não passa desapercebida em sua obra e em nosso enfoque ganha lugar de destaque. Antônio Carlos Belchior, por sua vez, elabora seu sistema compositivo a partir do conteúdo poético de suas letras, tensionando a simbiose cancional (letra e melodia). A investigação é do tipo qualitativa, revisitando o arcabouço teórico e bibliográfico, ao mesmo tempo, em que realiza a análise dos poemas e das canções, análise esta que, parte do nascedouro desses complexos rios poéticos-musicais e investiga tanto o complexo tradicional do metro do verso, da rima, das estrofes, como os complexos dialogais que tem cada obra, a poesia e a canção, com estruturas sociais, estéticas e culturais. Na elaboração da discussão foram erguidos alguns pilares teóricos, como a percepção da literatura e da música como um conhecimento transdisciplinar e interdependente; a Literatura Comparada como um conjunto de ferramentas que auxiliam na lida com um objeto híbrido, entre a literatura e a música; e o Barroco e o Neobarroco como estruturas para a compreensão das artes de João Cabral e Belchior. A pesquisa aponta para uma mudança na interpretação da antimusicalidade cabralina sugerindo um caminho da tonalidade para a atonalidade a partir de uma análise reflexiva, crítica e teórica que divide sua obra em dois rios, em duas dicções, uma tonal e outra atonal. A musicalidade de Belchior percorre caminhos críticos semelhantes. Com uma proposta de arte racional, o cancioneiro Belchior (robô goliardo) conduz sua musicalidade por um diálogo crítico entre a tradição e a ruptura artística (musical e poética). Para abordar a musicalidade de Belchior se percorreu os caminhos do seu trabalho racional em diálogo com o neobarroco para entender os corpos “terrestres” que orbitam em seu universo cancional, são pintores, poetas e compositores que figuram em constante diálogo.
  • Tese
    O impacto do uso do card game Magic: the Gathering na aprendizagem de inglês como L2 para estudantes de escolas públicas de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Santos, Hudson Alves dos; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; https://orcid.org/0000-0002-3056-5278; http://lattes.cnpq.br/2085475406474444; Toda, Armando Maciel; Oliveira, Cândido; Medeiros, Glicia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Leitão, Márcio Martins
    O uso de jogos no ensino de línguas tem sido cada vez mais explorado como estratégia pedagógica, especialmente no que diz respeito à motivação e ao aprendizado implícito. Esta tese investiga o impacto do jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering no aprendizado de inglês como segunda língua (L2) entre estudantes do 8º ano do ensino fundamental de escolas públicas em Natal/RN. O objetivo geral do estudo é avaliar se a integração de Magic: The Gathering ao ensino de L2 pode contribuir para a melhoria da compreensão de leitura e da leitura de sentenças condicionais, além de analisar seu impacto na motivação desses estudantes. A pesquisa foi conduzida com 76 estudantes, com idades entre 13 e 15 anos, divididos entre grupos experimental e de controle. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na aprendizagem baseada em jogos (game-based learning), fundamentada em Gee (2008) e Prensky (2012) , além dos estudos de Brown (2007), Souza e Almeida (2007), e Thomas e Reinders (2010). Para a aquisição de segunda língua, o estudo se apoia em Lightbown e Spada (2013), enquanto a teoria de Gardner (1983) embasa a análise da motivação. Além disso, o modelo de leitura de Gagné et al. (1993) e as contribuições de Forster et al. (2009) no campo da psicolinguística cognitiva fornecem suporte à compreensão dos processos cognitivos envolvidos. A teoria do flow de Csikszentmihalyi (1990) fundamenta a análise da motivação dos participantes durante a intervenção. Foram aplicados pré-testes e pós-testes para mensurar o desempenho dos grupos experimental e de controle na compreensão leitora. Os dados foram analisados separadamente para os grupos de sexo masculino e feminino em todas as etapas do estudo. Os resultados sugerem que o uso do jogo pode aumentar significativamente a motivação dos estudantes e melhorar a leitura de sentenças condicionais. No entanto, não foram encontradas evidências de que Magic: The Gathering tenha um impacto significativo na compreensão de leitura de forma geral. Esses achados apontam para o potencial dos jogos de cartas estratégicos como ferramenta pedagógica no ensino de línguas, contribuindo para os campos da Linguística Aplicada e da Psicolinguística ao fornecer dados empíricos sobre seu uso em contextos educacionais.
  • Tese
    Variação discursiva entre as perífrases Só Que e Sendo Que em notícias e reportagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Pedro, Fernando Laerty Ferreira da Silva; Tavares, Maria Alice; https://orcid.org/0000-0003-2055-7570; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; http://lattes.cnpq.br/4339679727332922; Iliovitz, Erica Reviglio; Carvalho, Hebe Macedo de; Oliveira, Maria José de; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068
    Esta pesquisa, ancorada na vertente teórico-metodológica da sociolinguística variacionista, analisa a variação discursiva entre as perífrases conjuncionais SÓ QUE e SENDO QUE na codificação de oposição por quebra de expectativa. Para tanto, foram extraídas do Corpus do Português 500 ocorrências de cada uma das perífrases. Os seguintes grupos de fatores foram controlados quantitativamente: (i) função semântico-pragmática: marcação de diferença, marcação da não satisfação de condições, marcação de acontecimento inesperado/indesejado, marcação de refutação e marcação de contra-argumentação; (ii) gênero discursivo: notícia e reportagem; (iii) posição das perífrases conjuncionais: início de período e início de oração; (iv) tipo de discurso: autoral e citação; e (v) assunto: futebol, celebridade, política, segurança, economia, entretenimento, esporte, saúde etc. Após a codificação das variantes de acordo com os grupos de fatores, foram feitas rodadas estatísticas no programa GoldVarb X. Os resultados mostraram que as funções semântico-pragmáticas de marcação de diferença, de não satisfação de condições e de acontecimento inesperado/indesejado favoreceram o uso de SÓ QUE, enquanto a marcação de retificação e a de contra-argumentação favoreceram o uso de SENDO QUE. O gênero textual notícia, caracterizado pela combinação de registros mais e menos formais, favoreceu SÓ QUE, enquanto a reportagem favoreceu SENDO QUE em razão da maior formalidade característica desse gênero textual. O discurso reportado, mais informal, favoreceu SÓ QUE, enquanto o discurso não reportado, mais formal, favoreceu SENDO QUE. Assuntos menos complexos favoreceram SÓ QUE e assuntos mais complexos, o SENDO QUE. SENDO QUE foi favorecido no início de oração, ao passo que SÓ QUE foi favorecido no início de período, posição que, no que se refere a conjunções coordenativas, é associada à informalidade. Com base nesses resultados, concluímos que o estilo desempenha papel fundamental na seleção entre as perífrases conjuncionais SÓ QUE e SENDO QUE para a codificação de oposição por quebra de expectativa em textos jornalísticos.
  • Tese
    A narrativa sem ponteiros: o tempo na ficção romanesca de Moacir Costa Lopes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-04) Oliveira, Thallys Eduardo Nunes de Araújo; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; https://orcid.org/0000-0001-5641-0058; http://lattes.cnpq.br/7650668360599466; Santos, Derivaldo dos; Welter, Juliane Vargas; Silva, Gabriella Kelmer de Menezes; Araújo, Lanaiza do Nascimento Silva
    A presença do mar na ficção narrativa de Moacir Costa Lopes levou Jorge Amado a chamá-lo, no texto de apresentação de umas das edições de Maria de cada porto, de Romancista do Mar, alcunha pela qual Lopes permanece conhecido até hoje entre seus leitores e os estudiosos de sua obra. Há, contudo, outro título que, com justiça, poderia ser atribuído ao escritor, dada a importância que o elemento que o nomeia assume na ficção por ele produzida: Romancista do tempo. Isso se deve ao fato de Lopes – notadamente em virtude do fascínio que ele afirmou sentir pelo tempo – tê-lo explorado de modo amplo e diverso em suas narrativas, tanto no plano da forma quanto no plano do conteúdo. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar a configuração temporal na ficção romanesca do autor e a importância que ela assume para a construção de seus sentidos. Assim, estudamos a categoria narratológica tempo em dois de seus romances – Maria de cada porto (1959) e Belona, latitude noite (1968) –, atentando para: a) o modo como ela se apresenta configurada estruturalmente em cada uma dessas obras e b) o modo como a experiência do tempo, em sua relação com a memória e com a morte, integra o universo representado nas narrativas analisadas. Orientaram nossas considerações os postulados de estudiosos da temporalidade narrativa e de temáticas a ela relacionadas, como os de Genette (2017), de Guida (2013), de Mendilow (1972), de Meyerhoff (1976), de Nunes (1988), de Ricoeur (2010) entre outros.
  • Tese
    Twitter e o cronotopo reticular por meio dos embates dialógicos nas hastags #REVOLTADAVACINA e #VACINAÉAMORAOPROXIMO
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-06) Paz, Morgana Lobão dos Santos; Archanjo, Renata; https://orcid.org/0000-0001-7591-7137; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621; http://lattes.cnpq.br/3408627469103258; Santos, Gabrielle Leite dos; Pajeú, Hélio Márcio; Bezerra, Josenildo Soares; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    A modernidade é caracterizada pela fluidez (BAUMAN, 2001), com tempo e espaço marcados por constante dinamismo e movimento incessante (HAN, 2015; CRARY, 2016). A dissolução de estruturas sólidas, de verdades absolutas, de discursos rígidos e de instituições impenetráveis nos leva a explorar práticas discursivas que ocorrem em esferas que exigem a construção de conhecimento para entender o sujeito que se forma dentro dessa modernidade fluida. As redes sociais digitais, especificamente, o Twitter, estão no cotidiano das pessoas, como espaços sóciodiscursivos que ampliam/potencializam/amplificam e transformam profundamente nossa percepção e convivência. A digitalização intensiva do cotidiano altera a maneira como percebemos e interagimos com o mundo ao nosso redor (HAN, 2022). Antes, nossas interações eram mediadas por um fluxo controlado e linear de informações, mas agora estamos imersos em uma torrente incessante de dados. Este trabalho objetiva problematizar o conceito de cronotopo, na perspectiva bakhtiniana e sua potencialidade na contemporaneidade das redes sociais digitais a partir das atuais reflexões sobre tempo-espaço e sobre o mundo digital e discutir como o cronotopo reticular na rede social digital Twitter propicia a propagação de diferentes ideologias, problematizando, por meio do cotejamento dialógico os posicionamentos nas hashtags “#revoltadavacina” e “#vacinaeamoraoproximo”. O recorte se deu temáticotemporalmente, delimitando-se as hashtags #REVOLTADAVACINA E #VACINAÉAMORAOPROXIMO no período em que elas estavam no trending topics (01 a 05 de setembro de 2020). Para analisar esse corpus, recorre-se ao aporte teórico do Círculo de Bakhtin (1998, 2003, 2009, 2015, 2016, 2017, 2018) no que diz respeito à concepção de linguagem, constitutivamente dialógica; cronotopia; enunciado concreto; vozes sociais e alteridade. No que concerne à modernidade líquida, recorre-se às postulações de Bauman (2001) e de Infocracia de Han (2022). A construção dos dados, deu-se a partir do enfoque da pesquisa qualitativointerpretativista, lançando mão da interpretação dos índices linguístico/discursivos, a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Os resultados apontam para presença de um cronotopo reticular onde o tempo e o espaço são fluidos e conectados de forma rizomática por sujeitos que se posicionam axiologicamente em enunciados concretos.
  • Tese
    A responsabilidade enunciativa no gênero discursivo defesa contra a acusação e ao pedido de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-30) Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos; Rodrigues, Maria das Graças Soares; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; http://lattes.cnpq.br/5580658901723144; Passeggi, Luís Álvaro Sgadari; Medeiros, Célia Maria de; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; Lourenço, Maria das Vitórias Nunes Silva; Marquesi, Sueli Cristina
    Os domínios discursivos jurídico e político apresentam uma variedade de gêneros discursivos textuais. É o caso do nosso objeto de investigação: Defesa à acusação e ao pedido de impeachment da ex-presidenta Dilma Vanna Rousseff, ocorrido em 2016. Para realizar a pesquisa, propusemos como objetivo geral analisar o Ponto de Vista (PDV), a Responsabilidade Enunciativa (RE) e a Argumentação no texto da defesa a respeito da Denúncia por Crime de Responsabilidade nº 1, de 2015. Estabelecemos como objetivos específicos: i) identificar as marcas linguísticas que contribuem para a construção do PDV; ii) identificar a materialização da (não) assunção da responsabilidade enunciativa; iii) reconhecer os organizadores e marcadores argumentativos que contribuem para a construção do PDV do autor; iv) descrever as estratégias linguísticas que direcionam para a (não) assunção da responsabilidade enunciativa. A escolha desse gênero se justifica por seu significado social, já que se trata de um caso que envolveu o país, implicando consequências políticas, econômicas e sociais, além de apresentar características que são pertinentes à nossa abordagem teórica. O corpus favorece a convocação de diferentes vozes, muitas vezes instaurando o uso da argumentação discursiva. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa, de caráter interpretativista, do tipo documental. Nossa ancoragem teórica está embasada nos estudos de Adam (2011, 2018, 2018a), o qual objetiva estudar a produção (con)textual de sentidos em textos concretos. Nessa direção, entre os níveis propostos, focalizaremos o PDV, a responsabilidade enunciativa e a orientação argumentativa. Dialogando com essa abordagem, trazemos os estudos de Rabatel (2008, 2009, 2015, 2016, 2017), acerca dessas categorias, configurando, assim, uma abordagem enunciativa e discursiva. Igualmente, acompanhamos Guentchéva (1994, 2011, 2014) para tratarmos da mediatividade e da evidencialidade. A análise dos dados revela a ocorrência do PDV do L1/E1(locutor enunciador primeiro), em relação à responsabilidade enunciativa em dois movimentos: (1) a imputação, ou seja, da não assunção da responsabilidade enunciativa e (2) da assunção da responsabilidade enunciativa. Os fatores mais evocados pelo L1/E1, o Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardoso, foram: discurso reportado (direto e indireto), o quadro mediativo (enunciadores segundos), índices de pessoa, expressões verbais em primeira pessoa, expressões modais (lexemas avaliativos), além de marcas tipográficas (em negrito e itálico) e sinal gráfico das aspas. A argumentação se manifesta também a partir de lexemas avaliativos que revelam o posicionamento do L1/E1. O uso desses dispositivos enunciativos, no gênero discursivo textual em análise, revela posicionamentos enunciativo-argumentativos de L1/E1 em relação aos PDV de enunciadores-segundos. Isso ocorre das seguintes formas: (1) o acordo, por meio da conjunção do PDV do L1/E1 com o do e2, e (2) o desacordo, por meio de dispositivos textuais que refutam o PDV de e2, revelando, assim, ponto de vista contrário. Por fim, a análise mostra que o gerenciamento das vozes e a organização dos PDV orientaram a construção da visada argumentativa em defesa da acusada.
  • Tese
    O Mito de Si Mesmo na Tetralogia Lusitana de Almeida Faria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Farias Neto, Fernando Paulo de; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; http://lattes.cnpq.br/3710652437177735; Cipriani, Augustto Correa; Faria Júnior, Fernando Maués de; Dunder, Mauro; Costa, Verônica Prudente
    Esta pesquisa analisa a Tetralogia Lusitana do escritor português Almeida Faria, composta pelos romances: A Paixão (2014), Cortes (1991), Lusitânia (1986) e Cavaleiro Andante (1987); com o objetivo principal de discutir, em um ambiente dominado pelos poderes opressores do patriarcalismo e da ditadura militar salazarista em Portugal, como o resgate do mito do Sebastianismo contribui para a sublimação do eu, do Mito de Si Mesmo, nas protagonistas dos romances: Jó, André e João Carlos – os heróis sebastianos. Para tal, utilizamos os princípios teóricos sobre a questão do mito de Rocha (1996), de Campbell (2013; 2014); de Eliade (1992); de Pessoa (2015); de Camões (2018); e de Bandarra (2007), entre outros, para investigar como a mitologia portuguesa é construída, desde a fundação da pátria lusitana/portucalense (com os Lusos e com Ulisses), incluindo a ascensão e o declínio do Império Ultramarino Português, até a espera do povo lusitano pelo surgimento do Quinto Império (com o Rei D. Sebastião), e para explicar quais são as simbologias que a constituem, e quais são também as simbologias sebastianistas que fundamentam o Mito de Si Mesmo. Verificamos que o resgate sebastianista realizado pelas obras estudadas se mostrou potência desencadeadora de ruptura social e, também, do Sebastianismo, o mito representante máximo do povo lusitano, que aguardava por salvação. Essas características almeidianas foram capazes de despertar os heróis sebastianos da tetralogia, cavaleiros andantes dispostos a encarar os desafios que surgiram diante das veredas de suas demandas, de suas jornadas (nada) heroicas.
  • Tese
    A construção com verbos de percepção: uma análise baseada no uso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Bezerra, Mizilene Kelly de Souza; Cunha, Maria Angélica Furtado da; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; https://orcid.org/0000-0002-1915-3037; http://lattes.cnpq.br/5370229318738998; Lucena, Nedja Lima de; https://orcid.org/0000-0002-9412-8771; http://lattes.cnpq.br/3755188969702068; Silva, Emanuel Cordeiro da; Cezario, Maria Maura da Conceição; Mendes, Wellington Vieira
    Focalizamos, nesta tese, a construção de estrutura argumental transitiva com os verbos de percepção, como ver, ouvir, experimentar, sentir, perceber, entre outros, a fim de investigar as propriedades semântico-sintáticas, discursivo-pragmáticas e cognitivas dessa construção em situações reais de uso do português brasileiro. Defendemos que os padrões de estrutura argumental que codificam eventos de percepção são subesquemas da construção transitiva prototípica. Para tanto, o estudo é fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso (Furtado da Cunha; Bispo; Silva, 2013; Rosário; Oliveira, 2016), de viés construcionista (Goldberg, 1995; Bybee, 2016; Traugott; Trousdale, 2021). A pesquisa é de natureza descritiva e interpretativa, sendo realizada por meio de procedimentos bibliográficos e ancorada no método dedutivo e indutivo. Metodologicamente, a análise equaciona o tratamento qualitativo e quantitativo dos dados selecionados (Cunha Lacerda, 2016). O material empírico constitui-se de amostras extraídas de blogs disponíveis na internet, do ano de 2014, perfazendo um total de trezentas mil palavras. Com relação ao argumento sujeito dos verbos de percepção, os resultados apontam que esse elemento não é lexicalizado na maioria dos dados; quanto às propriedades semânticas, a frequência maior é de sujeito agente. No que diz respeito ao argumento objeto direto, este também apresenta diferentes configurações morfossintáticas, assumindo a forma de sintagma nominal, de oração ou não sendo lexicalmente realizado. Nessa linha, a construção transitiva com os verbos de percepção pode ser representada como [SN V SN]  [SUJEITOAGENTE – VERBO DE PERCEPÇÃO – OBJETO DIRETOTEMA] ou [SUJEITOEXPERIENCIADOR – VERBO DE PERCEPÇÃO – OBJETO DIRETOFENÔMENO], em menor número. Por fim, aspectos discursivo-pragmáticos, tais como topicidade e status informacional dos argumentos, e cognitivos, a exemplo de categorização e prototipicidade, motivam a escolha do padrão de estrutura argumental em que esses verbos são utilizados.
  • Tese
    O processo de significação das micronarrativas literárias na rede social Instagram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Souza, Bruna Francinett Barroso Faustino de; Campos, Sulemi Fabiano; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; http://lattes.cnpq.br/1224488626483776; Lima, Isabel Muniz; Vieira, José Antônio; Costa, Júlia Lourenço; Costa, Lucilene Soares da
    Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como objeto o processo de significação de micronarrativas literárias na rede social Instagram. Com base na pergunta inicial que a norteia, Como ocorre o processo de significação das micronarrativas literárias na rede social Instagram?, listamos as seguintes questões de pesquisa: quais são os recursos empregados na construção de uma micronarrativa literária na rede social Instagram?; qual é o papel dos recursos empregados na construção de uma narrativa literária na rede social Instagram?; quais são os movimentos empregados por um leitor no processo de significação de uma micronarrativa literária no Instagram?; como se dá a relação entre autor e leitor de uma micronarrativa literária na rede social Instagram?; de que modo as micronarrativas como objeto de ensino de LP podem representar uma possibilidade para além do imediatismo de incluir o discurso digital nas aulas?. Diante dessas questões, definimos o objetivo geral de analisar como ocorre o processo de significação de micronarrativas na rede social Instagram; seguindo os objetivos específicos de i) identificar os recursos empregados na construção de uma micronarrativa literária na rede social Instagram; ii) descrever o papel dos recursos empregados na construção de uma narrativa literária na rede social Instagram; iii) investigar os movimentos empregados por um leitor no processo de significação de uma micronarrativa literária no Instagram, através de comentários; iv) averiguar a relação entre autor e leitor da micronarrativa literária no Instagram; v) refletir sobre o modo como as micronarrativas como objeto de ensino de LP podem representar uma possibilidade para além do imediatismo de incluir o discurso digital nas aulas. Construímos um percurso teórico desde fundamentos de Foucault que interessam à Análise do Discurso até Pêcheux, na intenção de integrarmos os pressupostos da Análise do Discurso Digital de Paveau para uma análise ecológica do discurso literário na rede social Instagram. Para isso, as análises consideram dados da página @microliteratura da rede social Instagram e o nosso corpus consiste em uma coleção de exemplos em torno de um compósito de seis publicações da referida página, as quais correspondem a sete micronarrativas e todo o ambiente de significação. Optamos por não utilizar as micronarrativas transcritas sob pena de incorrer em uma análise linguageira que considera o digital como suporte e utilizamos as capturas de telas com a finalidade de uma análise pós-dualista que tome o digital como recurso de significação. Como resultados, identificamos a colaboração entre autor e leitor como coprodutores do discurso, o emprego recorrente de formas fixas e aspectos visuais que significam o discurso literário. A partir do estudo feito, traçamos algumas possibilidades de tratamento das micronarrativas no Instagram como objeto de ensino na Educação Básica.
  • Tese
    Úrsula, Pedaços da Fome e Becos da Memória: romances de autoria feminina na literatura negro-brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Araújo, Benício Mackson Duarte; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0000-0002-5880-3135; http://lattes.cnpq.br/0206258516272295; Silva, Danielle de Luna e; Silva, Elen Karla Sousa da; Nunes, Jozanes Assunção; Lima, Tânia Maria de Araújo
    Nas veredas das produções estéticas de autoria feminina negra, o gênero romanesco reflete e refrata o mundo da vida na arquitetônica da criação literária. Em diálogo, integra o mundo da arte as relações ideológicas e axiológicas que se dão por entre as disposições da língua e da linguagem por meio das composições autorais do discurso artístico. Nessa cena, inserem-se arranjos prosaicos por meio do conteúdo, do material e da forma para a constituição de cronotopos e personagens, que evidenciam narrativas insurgentes. Nisso, a tradição e as normas hegemônicas são confrontadas pelo rompimento dos silêncios instituídos e pela representação das experiências diárias de existência e de resistências das mulheres negras. Nesse percurso, objetivamos compreender à luz da teoria dialógica do discurso romanesco como o autor-criador se revela na arquitetônica sócio-estética em romances de autoria de mulheres negras da literatura negro-brasileira. Para tanto, utilizamos os escritos do Círculo de Bakhtin – Bakhtin (2015, 2018, 2023), Volóchinov (2021) - em consonância com os estudos acerca da autoria feminina negra e as teorias dos feminismos negros sob perspectiva decolonial com base nas discussões empenhadas por Gonzalez (2020), Ribeiro (2018, 2019, 2020), Miranda (2019), entre outras intelectuais. Sob esse intento, utilizamos o cotejo dialógico como proposta metodológica para análise do texto literário a partir de leituras dos romances: Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis, Pedaços da Fome (1963), de Carolina Maria de Jesus e Becos da Memória (2003), de Conceição Evaristo. A pesquisa realizada evidencia o diálogo estabelecido entre as três obras a partir dos posicionamentos autorais na disposição estética da autoracriadora-negra, que articula os elementos romanescos, como cronotopos e personagens, para enfatizar espaços de resistência e de opressão, confrontar as estruturas sociais e evidenciar as vozes e as memórias de personagens negras. Assim, os romances de autoria de mulheres negras questionam os discursos coloniais e patriarcais, contracenando a tradição literária. Destarte, ao explorar a constituição do objeto estético por meio das relações dialógicas da linguagem na produção de autoria feminina negra, esperamos contribuir para os estudos literários, feministas e decoloniais.
  • Tese
    A linguagem Scratch em um projeto de letramento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-08) Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da; Medeiros, Glicia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/6242064476405741; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Martins, Ana Patrícia Sá; Kersch, Dorotea Frank
    O uso de recursos digitais na educação tem se mostrado essencial à medida que as tecnologias digitais se transformam e são cada vez mais integradas às atividades cotidianas de indivíduos e de instituições. Diante disso, o objetivo geral desta tese é analisar o redimensionamento de práticas multiletradas, viabilizado pela adoção da linguagem Scratch, em um projeto de letramento. Para isso, propomos os seguintes objetivos específicos: a) analisar o uso da multimodalidade no processo de atribuição de sentidos; b) caracterizar os modelos de autoria observados na produção de um game em Scratch; c) identificar traços que evidenciem a glocalidade. A fim de atingirmos esses objetivos, fundamentamo-nos em concepções advindas do Círculo de Bakhtin (Bakhtin e Voloshinov, 2012), nos Estudos de Letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; 2005; 2016; Tinoco, 2008; Oliveira, Tinoco e Santos, 2014), nos Multiletramentos (Cazden et al, 2021; Rojo, 2012) e em princípios do Construcionismo e da Aprendizagem Criativa (Papert, 1991; 1994; Resnick, 2020). Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa-interpretativista com viés etnográfico, inserida no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Kleiman; De Grande, 2015). O lócus da pesquisa é uma escola pública de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, e os colaboradores são estudantes do Ensino Médio dessa Instituição de ensino. O corpus de análise consiste em um game desenvolvido pelos estudantes em linguagem Scratch durante um projeto de letramento. A partir da geração de dados emergiram três categorias de análise: multimodalidade, lautoria e glocalidade. Os resultados apontam que o emprego do Scratch, no projeto de letramento desenvolvido, favoreceu: i) o uso da multimodalidade em processos de ressignificação de sentidos da escola, do corpo institucional e dos próprios estudantes; ii) formas coletivas de expressão, impulsionando o envolvimento dos agentes em comunidade e viabilizando a autoria colaborativa e o protagonismo; iii) o desenvolvimento da glocalidade, contribuindo para a intersecção entre a cultura local e a global na atribuição de sentidos; iv) o reconhecimento, a apropriação e a elaboração de estratégias para identificação e combate a fake news. Dessa forma, entendemos que o Scratch pode se configurar como recurso significativo de ensino-aprendizagem, o que pressupõe a adoção de uma prática situada e um constante diálogo entre professores e estudantes.