Programa de Pós-Graduação em Administração
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11884
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Autor "Almeida, Mariana Rodrigues de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Compra de opções como alternativa para proteção de carteira de ações contra eventos do tipo cisne negro(2018-08-31) Santos, Heric Nero Lisboa dos; Almeida, Vinicio de Souza e; ; ; Almeida, Mariana Rodrigues de; ; Leone, Rodrigo José Guerra;O presente estudo busca compreender como o investidor que opta pela estratégia de investimento no estilo de barra (barbell strategy) com a maior parte da carteira buscando menor exposição ao risco e ganhos consistentes enquanto a outra parte foca no alto potencial de valorização e consequente proteção no mercado de opções mediante evento atípico. Dessa forma, foi estruturada uma carteira de controle (A) comporta 100% por BOVA11 e uma segunda carteira com proteção (B) composta 98% por BOVA11 e 2% por opções de venda OTM de Petrobrás (PETR4). Os resultados através da análise por backtest indicaram que as opções compradas no período valorizaram 2218% fazendo com que a compra sistemática de opções ajudasse a diminuir os períodos de queda da carteira que obteve resultado geral superior em 21,52% em relação a carteira de controle.Dissertação Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Assunção, Marcus Vinicius Dantas de; Araújo, Afrânio Galdino de; Almeida, Mariana Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/8053565362025903; Ferreira, Luciano; ; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213Este trabalho compreende uma investigação acerca da influência que as variáveis de background familiar (escolaridade do pai, escolaridade da mãe e renda familiar) exercem sobre o desempenho de um estudante, candidato às vagas dos processos de seleção (Exame de seleção e PROITEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a influência do background familiar, como determinante de desempenho do aluno, no acesso ao Ensino Técnico Profissional do IFRN. Utilizaram-se dados secundários correspondentes a dois bancos de dados (Exame de seleção e PROITEC) perfazendo um total de 19.226 observações referente às vagas ofertadas no ano de 2013. Buscando alcançar o objetivo proposto, formulou-se um modelo conceitual composto por três hipóteses. Os resultados foram apresentados em quatro etapas: etapa I apresentação dos resultados das estatísticas descritivas referentes aos dois bancos de dados; etapa II separação dos campi em clusters; etapa III análise das regressões múltiplas; e, etapa IV análise das regressões logísticas. Utilizaram-se dois testes estatísticos para validação das hipóteses: teste T e teste de Wald. As hipóteses 1 e 2 foram confirmadas e, a H3, refutada. Os resultados apresentaram uma causalidade positiva das variáveis renda familiar e escolaridade do pai (com maior efeito para os pais com ensino superior completo). Já a variável escolaridade mãe não obteve significância estatística para este estudo. Com base nesse resultado, após esse trabalho, essa instituição tem como elaborar um planejamento estratégico para auxiliar na taxa de sucesso dos alunos elaborando diagnósticos a fim de diminuir os efeitos das variáveis que impactaram de maneira negativa