Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Autor "Almeida, Lindijane de Souza Bento"
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Dissertação Constituição, trajetória e contexto das regiões metropolitanas de Natal e Aracaju(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-17) Santos, Diego Fiel; Fernandes, Antônio Sérgio Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/6801465547614647; ; http://lattes.cnpq.br/7955800298632064; Teixeira, Marco Antônio Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1456825128994862; Almeida, Lindijane de Souza Bento; http://lattes.cnpq.br/6024881677470158As regiões metropolitanas brasileiras são marcadas pela falta de cooperação e ausência de recursos financeiros para a gestão metropolitana. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é compreender os fatores existentes na trajetória institucional das regiões metropolitanas de Natal e Aracaju que contribuem para a não existência da gestão metropolitana. Trata-se o presente trabalho de um estudo histórico comparado acerca da evolução da gestão metropolitana nos casos destacados. A base teórica para realização da pesquisa é o institucionalismo histórico e os dilemas da ação coletiva. A partir da análise documental e dos dados oficiais constata-se que as duas regiões metropolitanas possuem como arranjo institucional o conselho metropolitano. Sendo que no caso de Natal o conselho metropolitano chegou a ser instalando, enquanto no caso de Aracaju nunca ocorreu sua instalação. Em ambos os casos não existe uma participação efetiva do ente estadual. Sendo que o caso de Aracaju é marcado pela existência de secretarias de estado voltadas para temática metropolitana que não desenvolveram ações governamentais para a região metropolitana. Em relação o caso de Natal a atuação do executivo estadual resume-se a instalação do conselho metropolitano. A análise das regiões metropolitanas de Natal e Aracaju permite evidenciar que os mecanismos institucionais existentes não são suficientes para fomentar o interesse pela gestão metropolitana. Constata-se que a inexistência da gestão metropolitana tem como fator de predominância o desinteresse político.Tese Inovação no setor público: elementos que influenciaram a adoção de políticas para cães e gatos nos municípios de Porto Alegre e Recife(2019-06-17) Bispo, Danielle de Araújo; Sano, Hironobu; ; ; Giesta, Lilian Caporlingua; ; Almeida, Lindijane de Souza Bento; ; Alves, Mário Aquino; ; Sousa, Washington José de;Nesta pesquisa, o objetivo geral foi compreender os elementos que influenciaram a adoção de políticas para cães e gatos nos municípios de Porto Alegre – RS e Recife – PE. A partir da literatura, desenvolveu-se um modelo apresentado no referencial teórico que trouxe três influenciadores que explicam a adoção de uma política pública inovadora: o contexto, o ator social e as características da política. Cada influenciador possui elementos, tais como: os eventos críticos (GARUD; KARNØE, 2000; BITTENCOURT; OLIVEIRA, 2014), os problemas (SUBIRATS, 1992; LASCOUMES; GALÈS, 2012), as necessidades (BEKKERS; EDELENBOS; STEIYN, 2011), a agenda (SUBIRATS et al., 2010); as barreiras e os indutores (BRANDÃO, 2012; DAMANPOUR; SCHNEIDER, 2008); as predisposições individuais dos atores, suas posições formais e redes interpessoais (ROGERS, 1883; LEWIS; CONSIDINE; ALEXANDER, 2011); e as características da inovação (BORINS, 2001; FARAH, 2008b; KOCH; HAUKNES, 2005; SPINK, 2006; MULGAN; ALBURY, 2003). Por elementos, entende-se todo e qualquer aspecto que se considerou importante para adotar uma política inovadora. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e abertas, totalizando 53 entrevistas: 8 com atores públicos, 25 com tutores de animais que fizeram uso de alguma política e 20 com protetores de animais. O método de análise consistiu na análise de conteúdo, técnica categorial (BARDIN, 2011), com apoio do software IRaMuTeQ para sistematização e descrição dos dados. Esta Tese defendeu que na adoção de políticas públicas inovadoras, o contexto social e político, o ator social e as características da inovação são influenciadores. Ou seja, a suposição inicial, construída com base na literatura, confirmou-se com os casos empíricos de Porto Alegre e Recife. Mostrou-se que não é possível compreender a adoção de políticas inovadoras sem antes compreender os eventos críticos que possibilitaram a mudança; os problemas e as necessidades que a justificaram; a forma como os problemas entraram na agenda política; as barreiras e os indutores da inovação. Também se concluiu que atores públicos possuíam vínculos com a causa animal e, quando ocuparam cargos na prefeitura, influenciaram a adoção de políticas para cães e gatos. Além do contexto e do ator social, esta Tese também confirmou que características da inovação influenciam a adoção das políticas. Portanto, o modelo dos influenciadores da adoção de políticas inovadoras se mostrou aplicável à realidade investigada e se pode utilizá-lo para compreender o mesmo objeto de estudo em outros municípios que já tenham adotado políticas para cães e gatos ou mesmo inspirar reflexões em municípios que queiram adotá-las.