Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Autor "03737471444"
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Dissertação Aprendizado de conceitos de administração em disciplinas de graduação através de casos para ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Lima, Jorge Ítalo Macêdo Prudêncio de; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/5594114802781506; Araújo, Maria Valeria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; 03737471444O objetivo do presente trabalho é investigar a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir das implicações do método do caso. Como objetivos específicos estão: identificar a utilização dos conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; compreender a articulação entre teoria e prática; e analisar o processo reflexivo na utilização do método do caso. A pesquisa parte da ontologia da interação sujeito-objeto, a partir da obra piagetiana, dado que seus arquivos colocam o Ser Social como a perspectiva mais adequada para compreender o estudo do discurso lógico do ente. Diante o exposto, a pesquisa está alicerçada no paradigma interpretativista, na qual o autor interpreta aquilo que é falado pelos entrevistados ou produtores do conteúdo a ser explorado. Tal método, composto por procedimentos sistemáticos, A pesquisa é qualitativa e analisou repostas de Casos para Ensino aplicados em 14 turmas diferentes, entre 2011 e 2020, compreendendo 219 respostas. Nesse cenário, para compreender as construções teóricas desenvolvidas pelos alunos em sala a partir dos casos para ensino propostos, o método utilizado será a Análise de Conteúdo. Como resultados o estudo identificou que existe a utilização de conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; em muitas respostas existe a articulação entre teoria e prática; embora o processo reflexivo nas respostas do alunado aos caso nem sempre é evidenciada. Por fim, o estudo conclui que a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir da utilização do método do caso é em grande maioria inadequada, por dar preferência a conhecimentos prévios em detrimento aos aspectos teóricos estudados pode alcançar o entendimento do conteúdo emitido, bem como fazer inferências sobre as respostas coletadas. Os resultados do estudo podem demonstrar diferentes níveis e características de apropriação dos conceitos de administração por meio da utilização de casos para ensino.