PPGMUS - Mestrado em Música
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Navegando PPGMUS - Mestrado em Música por Autor "Almeida, José Robson Maia de"
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Dissertação A dimensão sociocultural da performance musical: um estudo etnográfico junto à Banda Municipal Jacques Klein de Aracati/CE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-26) Silva, Anderson do Nascimento; Oliveira, Mario André Wanderley; https://orcid.org/0000-0001-8349-0380; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Lima, Agostinho Jorge de; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; Almeida, José Robson Maia deConhecer o universo das bandas de música é indispensável para um educador musical frente à percepção dos múltiplos contextos de atuação em que este profissional se insere na atualidade. Assim, compreendendo essa necessidade, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetiva compreender a performance musical da banda Jacques Klein da cidade de Aracati/CE, evidenciando a sua dimensão sociocultural em meio a incorporação de aspectos da tradição e da modernidade em sua atuação sociomusical. Metodologicamente, foi realizado um estudo de caso etnográfico que tornou viável o levantamento de informações importantes a partir de diferentes técnicas de coleta de dados. No processo de construção dos dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: observações, entrevistas semiestruturadas e questionários com músicos, maestro e munícipes da cidade. As bases teóricas usadas para análise dos dados giraram em torno dos conceitos de performance e musicar local a partir dos estudos de Bauman (1975), Béhague (1984), Berger e Luckmann (1991), Geertz (1973, 2008), Goffman (1990), Seeger (2004, 2008,2015) e Reily (2021). A partir dos dados construídos e analisados, constatamos que, na atualidade, a banda Jacques Klein é um equipamento cultural mantido pela prefeitura da cidade, que oferece serviço musical às instituições e grupos sociais no município e nos seus distritos; que as performances musicais da banda são construídas a partir de uma rede de relações entre maestros, músicos e os próprios munícipes, conforme os tipos de evento; que as atuações da banda são diversificadas e, por isso, os repertórios passam por modificações contínuas; que o repertório da banda sofreu processos de incorporação histórica e dinâmica tanto no passado como no presente; que o maestro é um agente fundamental nos processos de seleção, manipulação e definição do repertório, mas que sofre influência direta das pessoas que organizam o evento na escolha das músicas e que alguns músicos apresentam formas de pensar e executar determinadas músicas do repertório da banda, a partir das suas musicalidades, que geralmente, não se encontram na partitura. A percepção desses, dentre outros elementos, mostrou-nos que a performance musical da banda possui uma dimensão sociocultural que traz uma contribuição significativa tanto para o desenvolvimento epistemológico do campo de estudos das bandas no Brasil quanto para os educadores musicais em fase de formação.Dissertação A dimensão socioeducativa e cultural das bandas de música: um estudo a partir da atuação da banda de música do município de Alto Santo(CE)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Barbosa, Francisco Ernani de Lima; Lima, Agostinho Jorge de; ; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; ; http://lattes.cnpq.br/6616967763010332; Almeida, José Robson Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/5116712500151643; Toledo, Marco Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/8365583478004188Tendo como premissa a relevância cultural e social das bandas de música, realizou-se uma pesquisa, de caráter qualitativo, buscando compreender como as dimensões culturais e educativas da Banda de Música Dom Pompeu da cidade de Alto Santo (CE), são articuladas e incidem no processo de construção da cidadania cultural. A base metodológica foi o estudo de caso etnográfico, que possibilitou o levantamento de um grande número de informações, através da utilização de diversas técnicas de coleta de dados, permitindo, assim, uma compreensão detalhada do objeto de estudo. Para a construção dos dados foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os agentes culturais da cidade. Foram tomados como aporte teórico, os conceitos de instituição social, tradição, cidadania cultural, campo social e dimensões educativas e culturais, a partir de Chauí (1995, 2003), Giddens (1991, 2003), Berger e Berger (1977), Bourdieu (1983, 1989, 2007) e Penna (2010). Com base nos dados construídos e analisados, constatei que a banda de música é uma instituição que contribui para a democratização do acesso à música, e sua produção, e, assim, para a cidadania cultural, ao possibilitar que os cidadãos do município não apenas usufruam dos bens culturais/musicais, mas que sejam agentes ativos da sua elaboração, na produção musical local, a partir da atuação da banda. Contatou-se, também, o papel fundamental da maestrina da banda, para que ações educativas, culturais e de cidadania se realizassem na cidade.