CCSA - Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas

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    Programa de Educação Corporativa na Master Assessoria Contábil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Paiva, Jucimeire Ferreira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de
    Este trabalho propõe um aprimoramento na área de Treinamento e Desenvolvimento da empresa Master Assessoria Contábil. Utilizando o novo conceito de Educação Corporativa, adéqua o programa de treinamento existente à estratégia organizacional da empresa, planejando, organizando e verificando o resultado da eficácia dos treinamentos para o alcance dos objetivos da empresa. Evidencia-se a importância da gestão de pessoas está alinhada com o negócio da empresa para que se consiga atuar na implementação de ações que impactem no resultado e que este possa ser claramente identificado.
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    Perspectiva de um Programa de Educação a Distância (EAD) para o desenvolvimento de gestores na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10) Carvalho, Giselle Maria de Araujo; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Oliveira Junior, Jonilson Carvalho de
    O mundo atual está vivendo um processo de rápidas mudanças e de transformações sociais, econômicas, políticas, ambientais e avanços tecnológicos, portanto, exige que as organizações e em especial a organização pública se adapte a esse cenário, criando estratégias para vencer os desafios e cumprir com o seu papel social. Neste novo contexto, a capacitação do gestor público torna-se uma importante ferramenta e um diferencial para atingir tanto os objetivos organizacionais quanto a finalidade que é o interesse da coletividade. A Educação a Distância tem se apresentado como um instrumento de qualificação viável para alcançar um grande contingente de pessoas e manter ao mesmo tempo a qualidade do ensino oferecido. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a perspectiva de um programa de educação à distância (EAD) para o desenvolvimento de gestores na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Os resultados apontaram que todos os gestores participantes desta pesquisa são a favor da modalidade de ensino a distância e que, embora a maioria considere uma excelente ideia a criação desse programa, somente a metade afirmou que participaria do mesmo.
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    Processo de seleção com ênfase nas ações para identificação da dislexia: uma pesquisa com gestores de pessoas de uma pós-graduação de uma instituição de ensino superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Euzebio, Claudia Silva; Araújo, Maria Valéria Pereira de
    Este trabalho tem como objetivo avaliar se os gestores de pessoas desenvolvem ações para identificar a dislexia durante o processo seletivo. A dislexia é caracterizada pela distorção dos símbolos, com origem neurológica, afetando assim a linguagem oral e escrita. Durante a pesquisa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com alunos da turma de especialização do curso de Gestão de Pessoas de uma instituição pública de ensino superior de Natal, com profissionais que atuam nos processos de seleção em organizações. Os resultados indicaram que os gestores entrevistados não desenvolvem ações para identificar a dislexia no processo seletivo e que desconhecem técnicas para detecção da mesma. A visão organizacional é que, independente das limitações do candidato, o que os gestores de RH buscam são pessoas que tenham as competências necessárias para assumir o cargo a ser ocupado. Entretanto, grande parte dos entrevistados concordou que as empresas geralmente não possuem um olhar para a disfuncionalidade e que não é um assunto muito discutido no meio empresarial.
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    Aprender para desenvolver: uma proposta de intervenção para o programa de qualificação profissional Acessuas trabalho da cidade de Rio do Fogo/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10) Torres, Rayssa Crystyna Galvão; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
    Este projeto de intervenção tem por objetivo desenvolver ações para informação e divulgação do Programa de qualificação profissional Acessuas Trabalho (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho) no município de Rio do Fogo/RN, com o intuito deste ser conhecido na cidade em suas ações e para desmistificar a sua atuação da atuação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Como estratégia, serão desenvolvidas iniciativas focadas em divulgação e mobilização social referentes ao Programa, voltadas para seu público alvo. O Programa realiza através da integração de ações das políticas públicas, como a de trabalho, emprego e renda; mobilização, encaminhamento e qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social ao acesso ao mundo do trabalho. A implantação desse projeto na realidade de Rio do Fogo/RN tem como uma das motivações a necessidade de divulgar o Programa, por se tratar de uma atuação ainda recente no Brasil e na realidade do município.
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    Razões que levam a permanência dos profissionais aposentados das telecomunicações no mercado de trabalho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Helder Sabino de; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
    A população brasileira tem envelhecido com uma maior qualidade de vida, podendo assim usufruir por muitos anos a esperada aposentadoria. O objetivo deste estudo é identificar as razões que levam o aposentado das telecomunicações permanecerem no mercado de trabalho após a aposentadoria. Através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória, foram abordadas as motivações pessoais, aplicados 30 questionários de perguntas diretas para aposentados do setor de telecomunicações, todos aposentados após a privatização das telecomunicações no Brasil. A partir dos dados coletados, foi possível constatar que o os aposentados adquiriram o benefício muito jovens, que suas motivações em permanecer na ativa são também financeiras e psicossociais, já que ainda possuem disposição física e psicológica para manter relacionamentos interpessoais nas organizações. Os resultados encontrados mostram uma realizada não muito abordada, e tem relevância no desenvolvimento acadêmico. O resultado mostra a realidade dos aposentados que continuam no mercado de trabalho, atuando de maneira produtiva.
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    Clima organizacional: um estudo de caso na fundação de apoio à pesquisa do estado o Rio Grande do Norte - FAPERN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Galvão, Amanda Camila de Almeida; Oliveira, Patricia Whebber Souza de
    O clima organizacional é definido como os reflexos de um conjunto de valores e comportamentos formais e informais existente em uma organização, ou seja, o clima representa a percepção que os colaboradores têm sobre a empresa. Essa percepção pode ser boa ou ruim de acordo com a interpretação pessoal de cada colaborador, por isso dizemos que o clima organizacional influi diretamente na motivação da equipe, no seu grau de satisfação e, consequentemente, na qualidade de seu trabalho, por isso, é tão importante estudar o clima de uma organização. Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar o clima organizacional da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN. O modelo adotado foi a Escala de Clima Organizacional – ECO de Siqueira (2008), um dos modelos mais utilizados para avaliar a percepção do trabalhador sobre várias dimensões do clima organizacional. A escala é constituída por 63 itens, agrupados em 5 fatores representados pelas denominações: Apoio da chefia da organização; Recompensa; Conforto físico; Controle/Pressão; e Coesão entre os colegas. Participaram da pesquisa os 23 servidores da FAPERN. Os dados coletados foram submetidos à análise, de forma geral, o clima da Fundação é considerado ruim, pois de acordo com os dados fornecidos e os cálculos realizados, o valor do clima geral da FAPERN é de 2,9, que para Siqueira (2008) é considerado ruim.