CE - DFPE - Livros Eletrônicos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32560
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Livro Fundamentos pedagógicos na atenção à diversidade de estudantes da Educação Especial Inclusiva(Caule de Papiro, 2024-08) Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa (org.); Silva, Luzia Guacira dos Santos (org.); https://orcid.org/0000-0002-4707-7086Este livro, “Fundamentos pedagógicos na atenção à diversidade de estudantes da Educação Especial/Inclusiva”, faz parte de uma coletânea de módulos didáticos, em dois volumes, os quais foram aplicados no Curso de Aperfeiçoamento intitulado, em 2022, Educação Especial no Contexto da Escola Inclusiva: O Serviço do Atendimento Educacional Especializado em Foco, em 2023, Educação Especial/Inclusiva na Educação Básica, e em 2024 Educação Especial, Inclusão e Aprendizagens na escola comum: acessibilidade na perspectiva do desenho universal, todos financiados pelo Ministério da Educação, na modalidade à distância, destinado a professores e professoras da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do NorteLivro A audiodescrição e o sistema de escrita Braille como recurso de Acessibilidade Comunicacional(SEDIS-UFRN,, 2024-10) Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Fernandes, Jefferson Alves; Silva, Katyuscia Maria da; https://orcid.org/0000-0002-4707-7086Nesta obra intitulada A AUDIODESCRIÇÃO E O SISTEMA DE ESCRITA BRAILLE COMO RECURSOS DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL você irá desfrutar de conhecimentos que irão acrescentar à sua formação profissional, um diferencial na utilização de estratégias de ensino, de recursos didáticos e, sobretudo, na convivência escolar junto a estudantes com cegueira e baixa visão. O material didático foi organizado em dois eixos, seguindo a proposta original do curso. O Eixo 1: Audiodescrição na Escola, compreende entre outros aspectos, transformar o visual em verbal, abrindo possibilidades de acesso à cultura e à informação, além de contribuir para a inclusão cultural, social e escolar de todos os estudantes com e sem deficiência e/ou necessidade de meios de aprendizagem específicos. O Eixo 2: Ensino do Sistema de Escrita Braille, trata de um sistema de lectoescrita tátil desenvolvido para pessoas com cegueira e baixa visão, na atualidade autenticamente universal, utilizado em todos os idiomas. Seu aprendizado é de suma importância para que você professor/professora possa oportunizar aos estudantes nessa condição visual maior independência na escrita e na leitura, o que proporciona, consequentemente, maior facilidade de comunicação e de socialização, uma vez que o Sistema Braille é a forma de escrita a partir da qual a pessoa com cegueira e baixa visão muito severa escreve e lê de forma independente. Além disso, contribui para continuar a aprender e a ampliar conhecimentos e outros meios de acesso à cultura e promoção da cidadania.Livro Tenho um aluno com deficiência visual! E agora? O que fazer? Guia orientador para educadores(SEDIS-UFRN, 2024-12) Silva, Luzia Guacira dos Santos; Varella, Maria da Conceição Bezerra; Soares, Soraia Shellyda Lins Tarquino; https://orcid.org/0000-0001-8180-119XO Guia orientador para educadores,"Tenho um aluno com deficiência visual! E agora, o que fazer?", tem o objetivo de contribuir para que os educadores possam, de forma articulada e planejada, construir caminhos didático-pedagógicos multissensoriais para auxiliar no processo de escolarização e inclusão dos estudantes com cegueira e baixa visão, de forma a favorecer o acolhimento, a permanência e o sucesso na aprendizagem desse público. Sucesso esse que passa pela boa qualidade do ensino que, necessariamente deve considerar os sentidos remanescentes (tato, audição,paladar, olfato, cinestésicos e vestibulares) para aquisição dos conhecimentos.Livro Educação e leitura: debatendo a cor do silêncio(Centro de Educação, 2024) Freitas, Alessandra Cardozo de (org.); Lima, Juliana de Melo (org.); Freitas, Daniela Amaral Silva (org.); Fernandes, Gildene Lima de Souza (org.)A coletânea de textos que se apresenta neste livro reúne uma diversidade de preocupações sobre educação e leitura, em específico à leitura de literatura, a partir da realização do 9º Seminário Educação e Leitura. A obra evidencia, dentre outros temas, o silêncio em sala de aula quanto ao racismo, defendendo a leitura de literatura como forma de debater e fomentar atitudes emancipatórias nessa vertenteLivro Pesquisa educacional(SEDIS-UFRN, 2015-09-12) Nunes, Débora Regina de Paula (org.); Sobrinho, Francisco de Paula Nunes; Alchieri, João Carlos; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa daEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Estágio Supervisionado: orientações gerais(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Oliveira, Jacyene Melo de; Costa, Gilberto Ferreira; Paiva, Maria Cristina Leandro deO estágio tem em vista uma formação para a docência de forma plena e não contemplativa, uma prática intencional de investigação da realidade, no sentido de examinar, questionar e avaliar criticamente os aspectos observados/vivenciados, na busca por respostas aos fenômenos e às contradições da realidade educativa. Trata-se de um exercício de compreensão acerca da complexidade das práticas institucionais e das ações praticadas pelos profissionais (PIMENTA; LIMA, 2009)Livro Estágio Supervisionado na Educação Infantil II(SEDIS-UFRN, 2018-09-12) Momo, Mariangela; Paiva, Maria Cristina Leandro deEste é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Educação Inclusiva(SEDIS-UFRN, 2013-09-12) Nunes, Débora Regina de Paula; Braun, Patrícia (col.); Souza, Vera Lúcia Vieira de (col.)Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional(Editora Rede Unida, 2024-08) Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva; Feria, Alcindo Antônio; Dias, Aline de Pinho; Melo, Ronaldo; Trindade, Sara Dias; Kodjaoglanian, Vera LúciaO sistema prisional tem se tornado um problema de saúde pública no contexto global. Países como Estados Unidos, China, Brasil e Rússia, estão, respetivamente, como as nações que têm as maiores populações prisionais do mundo. No caso específico do Brasil, a sua população prisional ultrapassou países como a Índia e a Rússia, algo justificado pela sua história e trajetória colonial escravagista, pelo conservadorismo punitivo, que muitas vezes atua de forma dissonante das regras constitucionais, no qual garante a todo cidadão o direito à ampla defesa e ao contraditório. O ambiente carcerário é conhecido pela literatura científica no mundo como um ambiente de adoecimento, que afeta não somente os privados de liberdade, mas os policiais penais e toda a comunidade. É importante destacar, que a salvaguarda do direito à saúde é constitucional e isso implica sobre todos os brasileiros, por esse motivo, todos os privados de liberdade têm assegurado esse direito, que é reforçado, inclusive, na Lei de Execução Penal (LEP). Por isso, quando o Estado viola esse direito constitucional, importantíssimo, especialmente, na dimensão dos direitos humanos, passa a ser um Estado delinquente - algo infelizmente comum no Brasil. É necessário compreender que cuidar da saúde do sistema prisional, significa que o Estado está cuidando da saúde da comunidade. Garantir o direito à saúde dos privados de liberdade não é caridade, mas um dever constitucional e legal do Estado. Deste modo, o Estado não pode e não deve se furtar de cumprir com seus deveres legais, morais e éticos, sob pena de estar violando direitos humanos fundamentais. Este livro, que é fruto do trabalho da doutora e pesquisadora Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim, tem uma relevância enorme para quem pensa sobre o sistema carcerário brasileiro. Na obra cujo título é “Um Olhar Além do Concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional”, a autora faz, num primeiro momento, uma imersão em dados disponíveis nos sites oficiais do governo brasileiro como, por exemplo, dos Ministérios da Justiça e da Saúde. O cuidado da pesquisadora foi tão grande que mergulhou no universo prisional - algo não trivial. A autora, fez imersões em presídios do Rio Grande do Norte, do Paraná, do Rio de Janeiro, de Mato Grosso e no sistema prisional portugues - era realmente necessário conhecer a fundo as questões relacionadas a esse universo, tão negligenciado pela sociedade. Quem ganhou com isso? Fomos todos nós que estamos tendo contato com uma obra que apresenta uma visão de alguém que realmente se aprofundou nesta temática - A autora vivenciou a realidade do cárcere brasileiro. Durante seus estudos, a pesquisadora Janaína Rodrigues, conversou com atores do sistema prisional. O diálogo foi estabelecido com profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, professores, assistentes sociais, policiais penais, e com os privados de liberdade (internos). A partir desses diálogos, com atores da saúde no sistema prisional, tivemos o privilégio de ter acesso à trilha formativa que hoje se encontra disponível no Ambiente Virtual do Sistema Único de Saúde (AVASUS) do Brasil. O percurso educacional desta trilha foi construído em módulos, cujo foco são esses atores que estão no contexto da saúde prisional. Portanto, a trilha considera a promoção da saúde no sistema prisional na perspectiva da tríade que são, os profissionais de saúde, os policiais penais e os privados de liberdade - a Tríade da Saúde no Sistema Prisional. Guiada pela Educação Permanente em Saúde, que compreende ações educativas embasadas na problematização do processo de trabalho em saúde, que objetiva transformar as práticas profissionais e da própria organização do trabalho, a trilha foi construída. O número de alunos inscritos na trilha, que ultrapassou os mais de cinquenta mil estudantes em 2024, demonstra o sucesso que está sendo a formação. Para além, na avaliação do curso foi perguntado se houve melhoria na prática dos cursistas, muitos deles profissionais que atuam na saúde prisional brasileira - achados científicos relevantes estão nesta obra, e todos nós poderemos apreciar, graças ao esforço da autora em compartilhar seus conhecimentos por meio desta importante obra. Terminamos nossa apresentação convidando os leitores a mergulharem também nessa obra, que reflete a imersão de um longo e robusto estudo que versa sobre educação em saúde aplicada à saúde no sistema prisional. Espero que os leitores se depararem com novas perspectivas e reflexões, assim como foi conoscoLivro A princesa e o monstrinho no mundo das cores(2022) Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Silva, Emilly Micaelly Rodrigues da; Oliveira, Isabella Ferreira de; Silva, Jéssica Luana da; Silva, Luzia Liniane do Nascimento; Silva, Maria Maise Anjo daEsta produção foi desenvolvida durante o componente curricular Ateliê Articulador de Saberes IV do Curso de Pedagogia Presencial, do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Livro Quintal da Natureza(2023-12-12) Mendes, Sarah de Lima (org.); Ferreira, Beatriz Marques (org.); Momo, Mariangela (org.); https://orcid.org/0000-0001-9014-657XLivro produzido em parceria com o CEMEI Liquinha Alves de Parnamirim/RN a partir de práticas na Educação InfantilLivro Banho de grude(2023-12-08) Ferreira, Beatriz Marques; Mendes, Sarah de Lima; Araújo, Jacyene Melo de OliveiraO livro Banho de Grude é um convite para adentrar em um universo estético de beleza, criatividade e ludicidade das crianças do Centro Infantil Dona Liquinha Alves. É por meio de lentes – teóricas e de uma câmera digital – que as autoras, a partir de um conjunto de 41 fotografias, nos revelam concepções de crianças, infâncias, funções e trabalho pedagógico na Educação Infantil. É uma obra que contribui para reduzir a perspectiva adultocêntrica sobre as crianças e suas infâncias, possibilitando enxergar o mundo, interações e experiências a partir das crianças, de suas perspectivas. São as fotografias e suas sequências, junto com os textos das crianças, que deslocam nossos prismas de adultos e nos colocam mais próximos dos prismas das crianças. Em que outra óptica – que não a das crianças – seria possível tomar banho de/na areia? O livro é a própria materialização do respeito por princípios estéticos (valorização da sensibilidade, da criatividade e da ludicidade), éticos (valorização da autonomia, do meio ambiente e da singularidade) e políticos (exercício da criticidade) promulgados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.Livro Evasão no ensino superior: a socialização acadêmica interrompida no mundo universitário da UFRN(Famen, 2021) Ferreira, Adir Luiz; Fonseca, Franklandia Leite Moreira; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769A questão de fundo desse estudo é a discussão sobre as causas da evasão no ensino superior, a partir da compreensão do cotidiano da socialização acadêmica, considerando o processo de aprendizado dos conhecimentos do curso como inseparável da experiência de convívio e apoio entre os próprios estudantes. Com uma abordagem qualitativa, com uma abordagem com inspiração etnográfica e impressionista, com elementos da sociobiografia da autora, se fez uma pesquisa que com os estudantes dos cursos de Química, de Física e de Estatística, pertencentes ao Centro de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Talvez um dos nossos grandes achados tenha sido o das bases fenomenológicas na vida do estudante universitário para propor o conceito de socialização acadêmica interrompida. Considera-se, para esse conceito, que a evasão geralmente não acontece pela livre escolha do sujeito estudante, mas, ao contrário disso, ocorre por um rompimento progressivo com as condições acadêmicas e sociais de continuidade nos seus estudos. Não idealizamos a possibilidade de um contexto acadêmico imune à evasão no ensino superior: pela complexidade do tema, reconhecemos que não há maneiras fáceis e precisas de se diminuir a evasão, com tratamentos preventivos pontuais às múltiplas causas do abandono em um projeto institucional ingênuo e irrealista. No entanto, consideramos possível desenvolver estratégias que diminuam os índices dessas ocorrências na vida dos estudantes.Livro Formas de enseñar y aprender en Educación Superior(Institut de Creativitat i Innovacions Educatives, 2021) Ferreira, Adir Luiz; Chaleta, Elisa; Llavador, José Beltrán; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769O ensino e a aprendizagem no contexto do ensino superior está a ser moldado por fenómenos semelhantes em todo o mundo. Todos os sistemas assumem, de forma mais ou menos explicita, o pressuposto da qualidade e todos lidam com um corpo estudantil cada vez maior, mais exigente e mais diversificado e, pela premência resultante da pandemia, pela procura de novas possibilidades tecnológicas embora conscientes dos níveis desiguais de familiaridade dos estudantes neste domínio. Ao mesmo tempo tornam-se mais exigentes os acordos com os governos em que o financiamento assume relevância primordial e aumentam as expectativas dos estudantes e empregadores sobre a adequação dos diplomados aos locais de trabalho, cada vez mais globais e susceptíveis de rápida mutação.Livro Palavras e silêncios “dados” em sala de aula: ensino, avaliação e pesquisa de textos argumentativos(Ideia, 2018-08) Álvares, Leonardo Mendes; Freitas, Alessandra Cardozo deEste livro nasce de compreensões (re)significadas na pesquisa de Mestrado registrada na dissertação intitulada Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio (ÁLVARES, 2015), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte. Essa pesquisa teve como objetivo principal a compreensão do processo de aprimoramento da competência argumentativa, por estudantes do Ensino médio, no contexto escolar, mediado em aulas de Língua Portuguesa. A busca era pela compreensão de como o processo ocorre? Como é possível aprimorá-lo? Por que espontaneamente o engajamento dos alunos acontece e quando motivado, quando assistido, muitas vezes, não? Por que na maior parte das vezes a oralidade funciona melhor que a escrita? Compartilhamos aqui algumas respostas que obtivemos para as perguntas acima e experiências exitosas que – acreditamos – podem corroborar significativamente para um trabalho docente mais eficaz de orientação da produção de textos argumentativos escritos, na cena escolar; fornecemos alguns indícios para a construção de avaliações significativas ao processo de aprendizagem da escrita de textos argumentativos por estudantes do Ensino Médio; e expomos sucintamente uma abordagem de observação participante cujos trajetos podem nortear o trabalho de outros pesquisadores dos campos da linguagem e do ensino de linguagem.Livro Pesquisa qualitativa em linguagem: trajeto(s) metodológico(s) da observação participante(Ideia, 2018-08) Álvares, Leonardo Mendes; Freitas, Alessandra Cardozo deEste livro resulta das discussões sobre metodologias da pesquisa no âmbito da linguagem estabelecidas durante a escrita da dissertação de Mestrado intitulada Da arenga ao debate: o aprimoramento da competência argumentativa por estudantes do Ensino Médio (ÁLVARES, 2015), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte. Com ele tentamos corroborar para o preenchimento de lacunas que encontramos quando precisamos compreender as direções em que podemos caminhar no desenvolvimento de uma pesquisa no campo da linguagem. Nesse intuito, propomo-nos a descrever e comentar o percurso metodológico construído no ínterim de uma pesquisa que sintetiza o aprimoramento de experiências que trazemos de outras vivências acadêmicas, reunindo contribuições, que podem ser esclarecedoras a outros pesquisadores da linguagem, acerca da pesquisa de abordagem qualitativa e da observação participante. Referimo-nos a esse percurso como trajeto(s) metodológico(s), visando à coerência com a proposta de autoria partilhada que assumimos, segundo a qual valorizamos a construção interativa de sentidos e buscamos marcar e reiterar, o quanto possível, as portas abertas às contribuições trazidas no ato da leitura. Para além disso, há também outra implicação semântica na opção por uma estrutura frasal que apresenta como alternativas as leituras estabelecidas em singular ou plural, uma vez que, optando por não ocultar de nossa produção final o processo de que resulta, obstinados pela ideia do que entendemos ser um gesto de honestidade científica, resolvemos deixar aparentes os avanços e retornos da caminhada, as pretensões concretizadas e aquelas deixadas pelo caminho, o que se faria e o que efetivamente conseguiu-se fazer. Assim, será possível tratarmos de um trajeto geral, tomado em seu todo complexo, bem como descrever amiúde cada um dos trajetos constitutivos.Livro Corografia e produção espaço-identitária do Rio Grande do Norte(Ideia, 2018-07) Brito, Anderson Dantas da Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Peixoto, Renato AmadoEste livro tem como temática corografias e imaginário toponímico norte-rio-grandense. E, objetiva analisar os interesses e o imaginário que caracterizaram as corografias enquanto produções intelectuais que elaboraram historicamente uma espacialidade e uma identidade para o Rio Grande do Norte.Livro Histórias de ensino no Brasil (Volume 3)(Ideia, 2018-02-08) Stamatto, Maria Inês Sucupira; Medeiros Neta, Olivia Morais deO volume 3 da Coleção Histórias de ensino no Brasil organizado em duas partes, Memórias de ensino e Trajetórias de ensino, reúne artigos sobre formação e prática docente, alfabetização, ensino de disciplinas e modalidades.Livro Histórias de ensinos no Brasil(Ideia, 2016-12-06) Stamatto, Maria Inês Sucupira; Medeiros Neta, Olivia Morais deNeste primeiro volume apresentamos seis trabalhos que discorrem, especialmente, sobre os processos (ou trajetórias) do ensino em nosso país.Livro Histórias de ensino no Brasil(2017-03-08) Stamatto, Maria Inês Sucupira; Medeiros Neta, Olivia Morais deNeste volume do livro 'Histórias de ensino no Brasil' reunimos textos com ênfase nos agentes do ensino. Três capítulos são referentes a agentes coletivos, via ações governamentais e os demais apresentam agentes individuais: autores que contribuíram com suas ideias ou propostas para o ensino.