ECT - TCC - Ciências e Tecnologia (Bacharelado com ênfase em Computação Aplicada)

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  • TCC
    Utilizando LLM function calling para a construção de assistente virtual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Andrade, Celine Helena Abrantes de; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; Silva, Bruno Marques Ferreira da; Peixoto, Helton Maia; Freitas, André Lage
    Os modelos de linguagem grandes (LLMs) têm se destacado na resolução de diversos tipos de problemas, especialmente no contexto do processamento de linguagem natural (NLP). Essa capacidade tem sido amplamente explorada com o desenvolvimento da funcionalidade denominada Function Calling, que permite aos LLMs interagir com ferramentas externas, como APIs e funções, por meio de comandos em linguagem natural, atuando como uma ponte entre o entendimento textual e ações no mundo real. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo estudar a construção de bots integrados a LLMs por meio do uso da funcionalidade Function Calling. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental sobre os fundamentos dos LLMs, os conceitos relacionados ao Function Calling, seus usos em contextos computacionais e sua relação com os princípios do Deep Learning aplicados ao NLP. Além disso, foram analisadas ferramentas como LangChain, que viabilizam a construção de bots inteligentes capazes de integrar LLMs com APIs externas. Como parte da investigação prática, foi desenvolvido um bot genérico utilizando o modelo Gemini, da Google, integrado a uma API REST simulada, com funcionalidades como marcação de presença e listagem de chamadas. Os testes demonstraram que a abordagem adotada foi eficaz para simular o funcionamento do recurso de chamada de função dos LLMs, evidenciando como esses modelos podem interagir com a API, interpretar comandos em linguagem natural e gerar respostas automatizadas com base nas informações retornadas.
  • TCC
    Prognóstico de internação para fraturas em idosos utilizando o Algoritmo XGBoost
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Ribeiro, Matheus Trindade; Vidal, Francisco José Targino; http://lattes.cnpq.br/7452687215068186; Peixoto, Helton Maia; http://lattes.cnpq.br/8709900833456787; Mata, Matheus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3923692125757582
    O envelhecimento populacional e o aumento das fraturas em idosos representam um desafio para os sistemas de saúde. Internações em idosos podem ser agravadas por diversos fatores, como a própria idade avançada ou doenças crônicas dos pacientes. A predição de internações e a identificação de fatores de riscos são fundamentais para otimizar a gestão de recursos. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar um modelo de predição, utilizando o algoritmo XGBoost, capaz de identificar com precisão o desfecho da internação de idosos com fraturas, determinando se resultará em alta hospitalar ou óbito. Para tanto, será utilizada uma base de dados do Sistema Único de Saúde referente a internações causadas por fraturas em idosos em um período de 2014 a 2023, abrangendo mais de 530 mil internações. A análise exploratória dos dados foi realizada para identificar as principais características associadas ao óbito. Variáveis como idade, sexo, tipo de fratura, raça/cor, lugar onde mora, o tipo de hospital (se filantrópico, se privado/conveniado, se próprio do SUS), dias de internação, valores gastos com a internação, foram consideradas. Após o pré-processamento dos dados, o algoritmo XGBoost foi treinado para classificar os pacientes em duas classes: pacientes que possuem maior probabilidade de ir a óbito e pacientes que irão receber alta. A performance do modelo foi avaliada utilizando métricas como acurácia, recall, F1-score e a curva ROC.
  • TCC
    NutriApp: um protótipo de aplicativo nutricional com interface otimizada para nutricionistas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Varela, Pedro Rafael Bezerra; Silva, Diego Rodrigo Cabral; Rodrigues, Marconi Câmara; Medeiros, Rex Antônio da Costa; Correa, Edgard de Faria
    O crescente índice de obesidade e a demanda por soluções digitais voltadas à nutrição evidenciam a necessidade de ferramentas eficientes para apoiar os profissionais dessa área. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do NutriApp, um protótipo de aplicativo nutricional voltado exclusivamente para nutricionistas, projetado para otimizar o cadastro de pacientes, personalizar dietas e facilitar o acompanhamento nutricional. O NutriApp prioriza a usabilidade, simplicidade e personalização, atendendo a demandas específicas de nutricionistas por meio de uma interface intuitiva e centrada no usuário. A metodologia aplicada incluiu uma revisão de literatura sobre design de interfaces, pesquisa de mercado e entrevistas com dois nutricionistas de perfis distintos: um mais familiarizado com o uso de tecnologias e outro com menor experiência em ferramentas digitais. Essas entrevistas ajudaram a identificar desafios práticos, como a dificuldade de uso e limitações dos aplicativos atuais (softwares 1 e 2). Com base nesses dados, foram desenvolvidos protótipos utilizando a ferramenta Figma, incorporando funcionalidades como tabelas de equivalência alimentar, personalização de planos nutricionais e recursos interativos. Embora o módulo de receitas e funcionalidades voltadas para pacientes ainda não tenham sido implementados, estes são planos para versões futuras do aplicativo. Testes de usabilidade realizados com os nutricionistas destacaram uma redução significativa no tempo necessário para tarefas rotineiras, como cadastro de pacientes e criação de dietas, aumentando a produtividade e melhorando a experiência do usuário. Os resultados indicam que o protótipo de aplicativo NutriApp tem potencial para contribuir a prática da nutrição ao integrar tecnologia de forma inovadora, promovendo agilidade e eficácia no atendimento. Futuras implementações, como serviços de backend e sistemas de armazenamento de dados prometem agregar funcionalidades, tornando o protótipo NutriApp uma ferramenta que atenda às demandas do mercado.
  • TCC
    Estudo do impacto de ferramentas backend em sistemas de georreferenciamento com alta demanda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Silva, Iago Abner dos Santos; Silva, Bruno Marques Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7878437620254155; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; Lins, Hertz Wilton de Castro; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736
    O crescente volume de dados gerados por sistemas de rastreamento impõe desafios significativos para o desenvolvimento de arquiteturas de software capazes de processar alta demanda de maneira eficiente. Este trabalho aborda a necessidade de desenvolver uma sistema com modelo arquitetural eficiente para lidar com um grande volume de requisições de dados georreferenciados e processamento em tempo real, dentro de limites específicos de recursos. Foram testados três cenários: backend em Nodejs, posteriormente em Nodejs com RabbitMQ e, por fim, em Golang utilizando a fila de mensagens. Os resultados mostraram que a migração da linguagem e o uso de filas aumentaram significativamente a capacidade de processamento e a resiliência do sistema.
  • TCC
    CampusHubAI: Uma integração inovadora do aluno à universidade com GenAI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Neves, Christopher Matheus Florencio Ramos; Nogueira, Marcelo Borges; 0009-0004-1479-4208; http://lattes.cnpq.br/3632329931389546; Silva, Diego Rodrigo Cabral; Rodrigues, Marconi Camara
    Este trabalho apresenta a ideia de desenvolvimento de uma plataforma denominada CampusHubAI, que objetiva utilizar a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para estabelecer um vínculo de linguagem natural entre os membros do corpo acadêmico e a base de documentos da Instituição de Ensino. Esta solução possibilitará que os usuários possam dirimir quaisquer dúvidas sobre regulamentos, resoluções, e demais dados e documentos de suas respectivas instituições de ensino, com uma fácil interação com a máquina, por meio de texto ou áudio. Além disso, o sistema disporá meios de consulta, por conversações e páginas web, de informações sobre vínculos acadêmicos, possibilitando a análise de histórico de notas, consulta de materiais didáticos, e outros recursos. Esta abordagem leva, aos membros do corpo universitário, maior facilidade e flexibilidade para compreensão de documentos e dados, a também reduzir a carga de trabalho dos atendentes humanos. O Hub também possui o potencial de contribuir positivamente para que usuários introspectivos possam resolver suas questões com a menor interação humana possível. A plataforma será desenvolvida com Runtime Bun do JavaScript, a utilizar a biblioteca Elysia para API interna, RabbitMQ para controle de mensagens e carga, o framework LangChain para acelerar o desenvolvimento das ferramentas com a GenAI, e o Google Vertex AI para melhor escalabilidade e flexibilidade entre os principais modelos do mercado, como Claude 3.5 Sonnet, Llama 3.1, e Gemini 1.5 Pro. O Hub fará uso do conceito de Geração Aumentada de Recuperação (RAG), a combinar o poder dos modelos de linguagem com o banco de dados vetorial com Apache Cassandra. Além disso, a plataforma estará a, inicialmente, utilizar o Google Vertex AI, o que permite a fácil alternância entre diferentes modelos de linguagem na nuvem, a também garantir maior flexibilidade e escalabilidade.
  • TCC
    Alfabetização assistida por visão computacional: detecção de cartões e reconhecimento de letras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Cordeiro, Michelle Sousa; Peixoto, Helton Maia; http://lattes.cnpq.br/2031816952626144; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; Menezes, Richardson Santiago Teles de
    Com a tecnologia cada dia mais presente em nossas vidas, na educação não seria diferente. Devido ao surgimento de tantas inovações tecnológicas, os métodos tradicionais de ensino têm se tornado menos interessantes para os estudantes. Para contornar isso, tecnologias digitais vêm sendo adotadas como instrumentos educacionais, ajudando a tornar o aprendizado mais envolvente e atraente. Atualmente, é cada vez mais comum escolas e universidades adotarem algum recurso tecnológico para modernizar o ensino. Tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina, realidade aumentada, Internet das Coisas (Internet of Things - IoT ) e robótica vêm sendo incorporadas no processo de ensino. Nesse contexto, surgiu a inspiração para uma ferramenta tecnológica assistiva com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização. A aplicação será capaz de reconhecer as sílabas ordenadas pelo usuário e projetar o objeto formado com elas. O objetivo deste trabalho consistiu no desenvolvimento da primeira etapa dessa aplicação, que compreende a detecção dos cartões e o reconhecimento das letras neles contidas, em tempo real. Para isso, técnicas avançadas de visão computacional foram utilizadas, como os modelos de aprendizado de máquina para detecção de objetos do You Only Look Once (YOLO) e o reconhecimento óptico de caracteres do EasyOCR. Os bons resultados obtidos mostram que a metodologia adotada é viável para a tarefa proposta.
  • TCC
    GymPro: uma aplicação mobile para a gestão de academias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Damasceno, Lucas Cristovam de Barros; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-4918-3162; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; Silva, Diego Rodrigo Cabral; http://lattes.cnpq.br/1125827309642732
    Por mais que os avanços tecnológicos tenham trazido diversas facilidades, ainda existem muitas academias pelo Brasil — especialmente as pequenas, de bairro, e as de condomínios fechados — que ainda utilizam fichas de papel para registrar os dados e os treinos dos alunos que elas frequentam. O processo manual, além de lento, pode ter como contraponto a perda de uma ou mais fichas, acarretando em dificuldades na manutenção e no gerenciamento dos professores e alunos. Com isso em mente, o seguinte trabalho buscará explorar como se deu o desenvolvimento do GymPro, um aplicativo para celular cujo objetivo é facilitar a sistematização de todo o processo da academia, guardando os dados de um professor e dos seus alunos, permitindo o acompanhamento de suas medidas e das suas evoluções, além de registrar também as fichas de treino a cada um atribuídas, entre outros detalhes a serem discutidos.
  • TCC
    Documentação para desenvolvimento de um sistema Web para registro de presença dos alunos do curso de Ciência e Tecnologia (C&T)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Ferreira Sobrinho, Luciano Alexandre; Santana Junior, Orivaldo Vieira; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/7123820414907257; Medeiros, Rex Antonio da Costa; http://lattes.cnpq.br/2840084735974670; Carvalho, Gláuber; http://lattes.cnpq.br/6353852451740377
    O gerenciamento eficiente da presença e o registro preciso das atividades são fundamentais para o funcionamento adequado de diversas organizações e instituições, sejam elas educacionais ou empresariais. No contexto educacional, empresarial e em outros setores, o controle de presença desempenha um papel crucial na garantia da segurança, eficiência e transparência das operações. Diante dessa necessidade, a adoção de Sistemas Web dedicados ao gerenciamento de presença surge como uma solução dinâmica e acessível, proporcionando uma abordagem moderna e automatizada para o monitoramento e registro de presença. O objetivo geral deste trabalho é elaborar a documentação necessária para criar um sistema web de controle de presença para o curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visando autorizar, monitorar e registrar a entrada e saída de indivíduos no ambiente de sala de aula. O trabalho propõe a documentação detalhada para o desenvolvimento e implementação de um modelo de controle de presença em um ambiente web no meio acadêmico, visando proporcionar uma compreensão abrangente para sua implementação e utilização na instituição educacional. Nesse contexto, a gestão de presença em turmas numerosas, como as encontradas em cursos de Ciência e Tecnologia, apresenta desafios significativos - a realização manual de chamadas em salas com grande número de alunos pode ser morosa, suscetível a erros e pouco eficiente, resultando em lacunas na documentação e dificultando o acompanhamento do progresso acadêmico. Nesse contexto, a implementação de um sistema web especializado para o registro de presença é crucial, automatizando e simplificando o processo, superando os desafios práticos e contribuindo para a melhoria da precisão e transparência no controle de presença em cursos de Ciência e Tecnologia. Por fim, em um contexto onde a reprodutibilidade e a manutenção são cruciais, a documentação de planejamento desempenha um papel fundamental para garantir a continuidade da eficiência operacional e a adaptabilidade do sistema às mudanças no ambiente tecnológico.
  • TCC
    Front end para um sistema de otimização de alocação de horários de aulas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Calixto, Lucas Matheus da Silva; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Santi , Éverton; Dantas, Marcus Paulo Soares
    O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um sistema web para otimização da alocação de recursos em instituições de ensino superior. A metodologia adotada envolve a utilização de tecnologias modernas, como Next.js, TailwindCSS, Typescript, Node.js com Fastify e Prisma como ORM, para criar uma plataforma eficiente e intuitiva. Um modelo de otimização linear inteira é utilizado para aprimorar a distribuição de disciplinas, consi derando diversos critérios e restrições. O sistema foi testado com disciplinas de diferentes semestres e turnos, revelando resultados promissores em termos de eficácia e usabilidade. O estudo contribui para a gestão acadêmica, proporcionando uma ferramenta robusta para os coordenadores, ao explorar a integração de tecnologias modernas e técnicas avançadas de otimização
  • TCC
    Um Modelo de Programação Linear Inteira para o Problema de Timetabling School no Contexto da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Souza, Victor Hermes Alves; Santi, Éverton; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/1704949855287036; Rocha, Miriam Karla; https://orcid.org/0000-0003-4948-4782; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626
    Este trabalho dedica-se ao desafio de elaborar a grade de horários do curso de Bacha relado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O foco principal é a otimização do uso do espaço físico e a adequação às demandas semestrais por vagas em cada componente curricular. Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se um modelo de Programação Linear Inteira. O modelo busca minimizar o número de turmas ativas simultaneamente, considerando a capacidade dos espaços e a carga horária necessá ria de cada componente curricular. Além disso, incorpora restrições específicas relativas a dias e horários e procura alinhar as exigências institucionais. A implementação do mo delo foi realizada utilizando a linguagem Optimization Programming Language (OPL) e o solver CPLEX. A eficácia do modelo proposto é demonstrada pela sua habilidade em gerenciar os recursos disponíveis e adaptar-se a conjuntos complexos de restrições, revelando-se uma solução promissora para o planejamento de horários na ECT. A viabili dade e eficácia do modelo são corroboradas por meio de testes que refletem uma melhoria significativa na gestão de alocações horárias.
  • TCC
    Relatos de um estágio não obrigatório em desenvolvimento de softwares: uma oportunidade no Curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Amorim, Layza Samara Guerra de; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; https://lattes.cnpq.br/2128551103463562; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Santana Junior, Orivaldo Vieira De
    O processo de formação acadêmica inclui diversas atividades obrigatórias que regem a aprendizagem e formação dos discentes em suas respectivas graduações. Não diferente, no curso de Ciências e Tecnologia, é de responsabilidade da instituição possuir uma grade curricular obrigatória que deve ser cumprida. Contudo, também há a existência de atividades não obrigatórias, não inclusas na ementa dos cursos, que são de grande valia no processo ensino/aprendizagem. Um exemplo é o estágio não obrigatório, que se apresenta como uma oportunidade prática de aquisição de experiência. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consistiu em relatar um estágio não obrigatório do bacharelado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vivenciado pela estudante autora deste trabalho. O estágio abrangeu a área de desenvolvimento de softwares e foi vinculado à empresa potiguar Logique Sistemas. Os resultados foram de natureza descritiva e indicaram uma evolução pessoal e profissional da aluna estagiária, assim como seu amadurecimento técnico, aquisição de experiência no mercado de trabalho e direcionamento para planos futuros na carreira profissional.
  • TCC
    Métodos de captação de imagens e movimento em jogos e seus usos na área da saúde utilizando a aplicação Virtualter
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Santos, Paulo César Medeiros; Dantas, Rummenigge Rudson; http://lattes.cnpq.br/1868960602254610; https://lattes.cnpq.br/6259826720662337; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698
    O seguinte trabalho apresenta o desenvolvimento da versão web do Virtualter, jogo no qual tem o papel de auxiliar na reabilitação de idosos por meio de exercícios voltados em equilíbrio e mobilidade. A metodologia adotada consistiu na realização de testes de bibliotecas relacionadas à utilização de câmera monocular e captura de poses, bem como na criação de demonstrações testadas e avaliadas pela equipe de fisioterapia. A partir disso, foi possível implementar uma plataforma web para o Virtualter com as funcionalidades presentes em sua versão anterior, tais como a coleta de objetos, marcha estacionária e subida/descida de degrau. Além disso, foram realizadas melhorias no frontend da página e a criação de um banco de dados para um maior controle ao terapeuta e o registro dos exercícios realizados. Como resultado, pode-se constatar os benefícios dos exergames como uma alternativa terapêutica viável utilizando acessórios de baixo custo. A partir dessas constatações, seguimos na evolução do projeto, visando uma experiência mais imersiva ao usuário por meio da realidade virtual.
  • TCC
    Digitalização da metodologia Team Based Learning: protótipo flexível para o aprimoramento do ensino remoto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Cunha, Rafael Nogueira; Silva, Diego Rodrigo Cabral; Moreira, André Bessa; http://lattes.cnpq.br/4650366708697254; http://lattes.cnpq.br/1125827309642732; https://lattes.cnpq.br/6356734929230290; Medeiros, Rex Antônio da Costa; https://orcid.org/0009-0003-4500-5921; http://lattes.cnpq.br/2840084735974670
    A digitalização do ensino tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente como foi durante o período de ensino remoto forçado pela pandemia de Covid-19. De lá para cá, ficou claro que a educação remota precisa evoluir e aumentar a sua eficácia para se tornar tão relevante quanto a presencial. Nesse contexto, a metodologia Team Based Learning (TBL) apresenta uma abordagem colaborativa eficaz no ensino presencial. No entanto, sua aplicação no formato remoto requer adaptações e soluções flexíveis para atender às necessidades dos educadores e estudantes. Este trabalho tem como objetivo explorar a digitalização da metodologia TBL e apresentar um protótipo flexível para aprimorar o ensino remoto utilizando como base uma plataforma de aplicação de provas. O estudo abrange uma revisão da literatura acerca do ensino remoto, dos princípios do TBL e da sua aplicação digital, considerando as principais questões ao adaptar essa metodologia para o ambiente online. Durante o desenvolvimento do protótipo, foram considerados aspectos como o fluxo de criação de provas individuais e em grupo e a formação das equipes. Os resultados obtidos demonstram uma ferramenta com suporte às etapas previstas pela metodologia que facilitam processos em relação à prática presencial. Em conclusão, a digitalização do TBL por meio deste protótipo flexível, oferece uma alternativa promissora para aprimorar o ensino remoto, mantendo os princípios da metodologia e possibilitando uma experiência de aprendizado enriquecedora para os alunos.
  • TCC
    M-NFT, The Mirror Novelty Fashion Trade: Unificação de moda e arte em realidades compartilhadas através de tokens não fungíveis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Confessor, Anny Caroliny Lima; Santana Junior, Orivaldo Vieira de; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Brandao, Glaucio Bezerra; Mendes, Armando Monte
    A realidade como a conhecemos, seja digital ou física, está prestes a mudar. Nas últimas décadas, fomos revolucionados pela era da internet e movimentos de experiências imersivas no mundo online surgiram já na web 2.0. A inteligência das máquinas avança e a web como a conhecemos irá deixar de ser um mundo na qual interagimos em tela, apenas. Ela tende a transformar-se em uma web imersiva, na qual os comportamentos das geraçōes a moldam e são moldados pelos disruptores big-bang, onde as transaçōes na blockchain, criptomoedas e NTFs serão os novos meios de compra e venda, descentralizados, independentes de governos e empresas. Dessa forma, este trabalho consiste no estudo do surgimento e consolidação de um e-commerce de NFTs voltados ao mundo da moda. Foram discutidos tópicos referentes aos NTFs como, por exemplo, seu desenvolvimento e as tecnologias que o envolvem, como blockchain e smart contracts, construindo um conceito de moda espelhada em função das limitações da web 3.0, através dos tokens não fungíveis como tecnologia unificadora do que é real e virtual em realidades compartilhadas. Economia descentralizada, transaçōes facilitadas e fatores comportamentais da sociedade possibilitaram a tokenização de ativos como certificação de documentos, coleção de obras, bens físicos e financeiros, o que evidencia o potencial de implementação do uso de tokens não-fungíveis na indústria da moda, permitindo a aderência dos artistas e criadores do universo da moda à essa tecnologia. Um modelo de figma foi criado e editado com características de um e-commerce de nfts do mercado da moda e apresentado a 15 entrevistados. As opiniões coletadas reforçam a consolidação da proposta apresentada neste trabalho.
  • TCC
    Design thinking aplicado ao hardware: sistema de impressão em pool
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Silva Júnior, Sérgio Ferreira; Brandão, Gláucio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; http://lattes.cnpq.br/8036947338159882; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Bezerra, Arthur Andrade; 0000-0003-0434-7901; http://lattes.cnpq.br/8142543183045280
    Quando se fala em criação de um novo produto atualmente, principalmente quando é um hardware, logo se entende que necessita ser inovador, disruptivo ou algo totalmente distinto do que há no mercado. Para se ter em mãos um produto lucrativo, esse processo não é totalmente linear, pois a junção de várias ferramentas ao longo do desembaraço desse imbróglio pode se dá por vários métodos diferentes, onde na maioria absurda das vezes sua má aplicação tendem a levar o produto ao insucesso. Para dar a base do nosso processo utilizaremos a ideia do design thinking, um método que estimula a ideação e discernimento ao se trabalhar os problemas, relativos à captação de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Imersão, análise, ideação e prototipagem são os passos para a construção de um produto inovador e valioso. A arte de errar cedo para ter sucesso sempre, praticada ao hardware traz o diferencial e a evolução que o produto necessita. Pode-se, por vezes, apenas trabalhar com a dor do cliente. Utilizando os métodos e ferramentas corretas é possível aperfeiçoar o tempo de produção para se ter algo lucrativo e entrar no mercado o quanto antes. Por fim mostraremos como sair de um conceito abstrato de uma ideia para a produção em escala, trabalhando essas ferramentas, como processo de ideação, transformação computadorizada, prototipagem rápida, testes mercadológicos, MVP (Mínimo Produto Viável) e produção em massa, utilizando como validador de nosso sistema de Impressão em Pool.