PPGFON - Mestrado em Fonoaudiologia
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Dissertação Conhecimento e atitudes sobre saúde auditiva infantil de gestantes e puérperas: uma intervenção guiada por vídeo educativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-07) Mariz, Ana Clara Lopes; Araújo, Eliene Silva; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651; http://lattes.cnpq.br/5637269791915082; https://orcid.org/0000-0003-2987-1590; http://lattes.cnpq.br/7400334901157699; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; https://orcid.org/0000-0003-2327-8040; http://lattes.cnpq.br/6975482659120440; Dutra, Monique Ramos Paschoal; https://orcid.org/0000-0002-3973-5704; http://lattes.cnpq.br/7236165628224190Introdução: O conhecimento dos pais sobre triagem auditiva neonatal (TAN), indicadores de risco para deficiência auditiva e atitudes em relação à perda auditiva influencia diretamente o cuidado infantil. Vídeos educativos têm sido eficazes na promoção da saúde auditiva. Objetivo: validar um vídeo educativo sobre saúde auditiva infantil e avaliar seu impacto no conhecimento e atitudes de gestantes e puérperas. Método: A dissertação está estruturada em dois artigos, o primeiro, tratase de um estudo descritivo, com o intuito de validar um vídeo como ferramenta de educação em saúde auditiva infantil. Inicialmente a validação do vídeo foi realizada com cinco especialistas e, na segunda etapa, 50 mães avaliaram a satisfação do vídeo com uso de um questionário padronizado e do Net Promoter Score (NPS). O segundo estudo consiste em um ensaio clínico randomizado triplo-cego, buscando comparar o impacto da intervenção educacional em saúde auditiva infantil no nível de conhecimento e retenção da informação na gestação e no puerpério. Participaram do estudo 60 gestantes e 80 puérperas, cada população dividida em dois grupos randomizados, 30 gestantes e 40 puérperas no grupo intervenção (GI) e o mesmo quantitativo de cada população no grupo comparação (GC). As participantes foram submetidas a um questionário de conhecimentos e atitudes em saúde auditiva infantil, pré e imediatamente após a exposição ao vídeo educativo (alvo para GI ou sobre amamentação para GC). Com o intuito de avaliar a retenção da informação a médio prazo, as puérperas do GI foram submetidas, após três meses da intervenção, ao questionário novamente. Resultados: no primeiro estudo, observou-se que o vídeo foi bem avaliado tanto na perspectiva das especialistas quanto da população-alvo, com uma tendência à satisfação da ferramenta educativa utilizada. Verificou-se sugestões pontuais de melhoria do vídeo pelas especialistas e 84,0% das mães dariam publicidade positiva (promotoras). No segundo estudo, observou-se aumento no conhecimento tanto de gestantes (p<0,001) quanto de puérperas (p<0,001) quando comparados os momentos pré e pós-intervenção do GI. A comparação entre GI e GC pós-intervenção demonstrou maior conhecimento para os grupos submetidos à intervenção nas duas populações (p<0,001). Por outro lado, ao comparar a quantidade de informação assimilada entre gestantes e puérperas não houve diferença (p=0,686), mostrando que as mães conseguiram assimilar o conhecimento transmitido nos dois momentos da maternidade. Além disso, para o GI das puérperas, não houve diferença entre o conhecimento pós-intervenção imediata e após três meses da intervenção (p=0,090). Conclusão: O vídeo educativo “Pílulas da Audição” foi validado como uma ferramenta eficaz para a educação em saúde auditiva infantil. No primeiro estudo, especialistas e a população-alvo avaliaram positivamente o material, destacando sua adequação e relevância. No segundo estudo, verificou-se que o vídeo promoveu um aumento significativo no conhecimento sobre a temática entre gestantes e puérperas, com retenção da informação a médio prazo. Os achados indicam que ambos os momentos são oportunos para a intervenção educativa, possibilitando que as mães assumam um papel ativo na saúde auditiva de seus filhos.Dissertação Análise da aplicabilidade de um protocolo de avaliação da linguagem via teleconsulta para crianças com risco e com diagnóstico de deficiência auditiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Pereira, Rhadimylla Nágila; Brazorotto, Joseli Soares; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; http://lattes.cnpq.br/0879414917473239; Assenco, Ana Manhani Caceres; Moret, Adriane Lima MortariIntrodução: A distribuição desigual de profissionais especializados tem motivado pesquisas em saúde digital para atender às necessidades do cuidado em linguagem oral na infância, considerando que atrasos de linguagem são queixas frequentes nessa fase. Neste sentido, esta dissertação, composta por dois artigos de pesquisa, apresentados a seguir, buscou trazer contribuições para a área. Artigo 1: Revisão de escopo que investigou: “Quais instrumentos são aplicáveis para triagem e avaliação da linguagem oral na primeira infância usando saúde digital?”. Foram incluídos estudos que utilizaram testes de triagem e avaliação da linguagem oral por meio de teleconsulta, aplicativos e ferramentas web, sem restrição de tempo, idioma ou etnia, em contextos clínicos, educacionais e não clínicos. As bases de dados consultadas foram PubMed, Web of Science, LILACS, Embase e Scopus, além da literatura cinzenta, por meio do Google Scholar e do ProQuest Dissertations and Theses. Dos 2.435 estudos localizados, 20 compuseram a amostra final. Onze estudos avaliaram a triagem de habilidades de linguagem e nove pesquisaram a avaliação da linguagem por meio digital. Quatorze estudos adaptaram para o formato online testes previamente validados presencialmente; quatro desenvolveram ferramentas específicas para teleconsulta e dois realizaram observações síncronas ou assíncronas sem protocolos definidos. A maioria das pesquisas foi conduzida em contextos clínicos com fonoaudiólogos, embora agentes comunitários de saúde também tenham participado de alguns estudos. A videoconferência foi a modalidade digital mais utilizada. Os achados desta revisão reforçam a viabilidade da telessaúde para triagem e avaliação da linguagem oral, evidenciando a necessidade de mais pesquisas para consolidar a atuação baseada em evidências na telefonoaudiologia. Artigo 2: Trata-se de um estudo clínico prospectivo aprovado em CEP institucional (no 6.754.773) com 12 crianças, de ambos os sexos e idades entre 21 e 74 meses. Destas, sete apresentavam perda auditiva sensorioneural bilateral de grau moderado a profundo e cinco exibiam alterações de linguagem sem perda auditiva confirmada. Todas foram avaliadas com o Protocolo de Observação Comportamental (PROC), aplicado de forma remota e presencial por pesquisadores treinados, com cegamento. Foi verificada a concordância entre os escores obtidos em cada sessão, pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e o índice Kappa, comparando as avaliações presenciais e remotas. Resultados: No grupo com deficiência auditiva, o ICC para a pontuação geral foi de 0,964 (p ≤ 0,05) e, no grupo risco, de 0,888 (p ≤ 0,05), com Kappa de 1,0 (p ≤ 0,05) em ambos os grupos. Para o grupo de crianças com risco, quando analisadas as seções do PROC separadamente, observou-se ICCs variáveis. Conclusão: A avaliação da linguagem por meio de teleconsulta síncrona, utilizando o PROC, demonstrou aplicabilidade clínica na população estudada.Dissertação Práticas de leitura familiar nos pré-escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Ferreira, Mirelly Danglês de Oliveira; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/5847388240781179; Silva, Júlia Beatriz Lopes; Reis, Vanessa de Oliveira MartinsIntrodução: A literacia familiar é um construto de práticas que inclui todos os recursos, experiências e apoios relacionados às habilidades que promovem o desenvolvimento das crianças em casa, incluindo as maneiras pelas quais elas se envolvem em atividades de alfabetização com outros membros da família. Ao pensarmos na importância para aprendizagem as práticas de literacia familiar podem moldar o desenvolvimento da aprendizagem, incluindo nas áreas de vocabulário, conhecimento das letras e compreensão de leitura. Objetivo: Analisar as práticas de literacia familiar em crianças em idade pré-escolar seus impactos para crianças com risco no desenvolvimento. Métodos: Estudo estruturado em duas pesquisas: (1) revisão de escopo relatada segundo o guia para relatório de revisão de escopo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR); (2) Trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo e qualitativo, que será realizado entre o período de agosto de 2024 a janeiro de 2025. A população do estudo foi composta por 8 crianças de ambos os gêneros, com faixa etária entre 15 meses a 2 anos e 6 meses de idade. Resultados: (1) 29 estudos foram incluídos para a síntese final da revisão de escopo, com isso, foi possível observar o predomínio das práticas informais. Dentre as atividades realizadas, a mais citada foi a leitura de livros e, em seguida, a leitura compartilhada. (2) Se tratando da análise da eficácia das práticas de literacia familiar, os resultados mostraram que nas habilidades da comunicação, as crianças apresentaram desempenho aquém do esperado na avaliação pré-intervenção e avanços pós-intervenção. Conclusão: A partir dos achados foi observado que as práticas de literacia do Programa Conta pra Mim foram benéficas para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças com risco no desenvolvimento.Dissertação Sinaptopatia coclear relacionada à idade em ratos: o uso do potencial evocado auditivo de tronco encefálico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-06) Silva, Maria Gabriela Paz da; Araújo, Eliene Silva; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651; http://lattes.cnpq.br/5637269791915082; https://orcid.org/0000-0003-4938-3949; http://lattes.cnpq.br/1738023168769094; Andrade, Kelly Cristina Lira de; Alvarenga, Kátia de FreitasIntrodução: No processo de envelhecimento natural, há uma redução das sinapses entre as células ciliadas internas do órgão de Corti e os neurônios do gânglio espiral do nervo auditivo, fenômeno denominado sinaptopatia coclear (SC). Estudos sugerem que os potenciais evocados auditivos (PEA) de curta latência podem identificar a SC, mas ainda há lacunas nos protocolos e parâmetros utilizados para essa identificação em clínica. Objetivo: Avaliar o uso dos PEA de curta latência na identificação da SC relacionada ao envelhecimento em roedores. Método: Foram conduzidos dois estudos. O primeiro consistiu em uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, registrada no PROSPERO (CRD42025615318), com a finalidade de sintetizar dados sobre a eficácia dos PEA de curta latência na identificação da SC em roedores durante o envelhecimento. A revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for a Systematic Review and Meta-analysis (PRISMA), com busca nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, Cochrane Library, Scopus, Embase, Web of Science, Scielo, LILACS e na literatura cinzenta. A seleção dos artigos foi realizada por dois revisores, de forma independente e às cegas, com auxílio das ferramentas Rayyan e EndNote. Não houve restrições quanto ao período ou idioma de publicação. O segundo estudo foi observacional transversal, aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (protocolo nº 2024-02-ISD). Foram utilizados dez ratos Wistar, de ambos os sexos, saudáveis e sem exposição prévia a ruídos, divididos em grupos etários: G1 (3-4 meses), G2 (10 meses), G3 (14-15 meses) e G4 (24 meses). Os animais foram submetidos ao registro do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) com estímulo clique, polaridade alternada, em 90, 85 e 80 dBNAn e nas taxas de estimulação 33,1, 15,1 e 7,1 cliques/segundo. A amplitude das ondas I e IV foi analisada às cegas por dois especialistas e os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial no IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), adotando-se p<0,05. Resultados: No estudo 1, foram identificados 2.821 artigos, dos quais 15 foram incluídos para revisão sistemática e, sete, adequados para meta-análise. Todos os estudos utilizaram o PEATE para identificar SC, sendo a amplitude da onda I o biomarcador mais frequente. No estudo 2, a concordância entre examinadores foi excelente (>90%). A amplitude média foi de 1,33±0,69μV para a onda I e 0,75±0,62μV para a onda IV. Houve influência do sexo, da idade e da taxa de estimulação na amplitude da onda I, com maior amplitude a 7,1 cliques/segundo comparada a 33,1 cliques/segundo. Conclusão: O PEATE demonstrou eficácia na identificação da SC em roedores, com a amplitude da onda I como biomarcador relevante e evidente efeito da taxa de estimulação. Os achados reforçam o uso do PEATE com estímulo clique na investigação da SC e fornecem subsídios para estudos futuros.Dissertação Obtenção de evidências de validade com base no conteúdo e nos processos de resposta do DEGLUTO: Instrumento de Avaliação Clínica da Deglutição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Alves, Jadson Stheferson Dutra; Magalhães Júnior, Hipólito Virgílio; Pernambuco, Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-8469-9570; http://lattes.cnpq.br/6690138144458483; http://lattes.cnpq.br/1697939517271283; Almeida, Anna Alice Figueirêdo de; Sugueno, Lica ArakawaA disfagia orofaríngea é uma condição prevalente em diversas populações clínicas e pode resultar em complicações como desnutrição, desidratação e pneumonia aspirativa. A avaliação clínica estruturada é essencial para o manejo adequado da disfagia, exigindo instrumentos confiáveis e validados. Diante da necessidade de um instrumento adaptado à realidade brasileira, foi desenvolvido o DEGLUTO: Instrumento de Avaliação Clínica da Deglutição, cujo processo inicial de obtenção de evidências de validade é o foco desta dissertação. Trata-se de um estudo metodológico dividido em duas etapas. A primeira etapa envolveu a obtenção de evidências de validade com base no conteúdo, realizada pelo método Delphi, com a participação de 13 juízes especialistas em disfagia. Os itens do instrumento foram analisados quanto à relevância, clareza e atualização ao construto avaliado. Sete itens foram removidos e vinte e um foram reformulados, resultando em uma versão preliminar com 21 itens. A segunda etapa consistiu na obtenção de evidências de validade com base nos processos de resposta, por meio da aplicação do instrumento por dez fonoaudiólogos colaboradores em ambientes hospitalares e ambulatoriais. Os profissionais avaliaram a clareza e aplicabilidade dos itens, bem como a compreensão dos pacientes durante a aplicação, tempo de aplicação e aceitabilidade do instrumento. A análise estatística incluiu o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e o coeficiente Kappa para verificar a concordância entre os avaliadores. Os resultados demonstraram elevada concordância para a maioria dos itens, exceto um, que foi removido, resultando na versão preliminar do DEGLUTO com 20 itens. O estudo evidenciou que o instrumento possui clareza, relevância e aplicabilidade clínica, contribuindo para a qualificação da avaliação da disfagia orofaríngea. Os achados fornecem suporte para a continuidade do processo de obtenção de evidências de validade.Dissertação Identificação precoce para dificuldades na aprendizagem da leitura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-02) França, Beatriz de Souza dos Reis; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/1965416061361892; Taveira, Karinna Verissimo Meira; Crenitte, Patricia Abreu PinheiroObjetivo: Analisar as potencialidades e limitações dos estudos disponíveis na literatura sobre instrumentos de triagem utilizados para identificar riscos de dificuldades e transtornos de leitura em crianças pré-escolares e escolares, em contextos clínicos e educacionais (artigo 1) e investigar evidências iniciais de validade da versão brasileira do instrumento SPRouT para triagem do processamento fonológico em crianças escolares e pré-escolares. Método: Para o primeiro estudo, uma revisão de escopo conduzida, segundo as diretrizes PRISMA-ScR. A busca foi realizada nas bases SciELO, PubMed, LILACS, ERIC, Google Scholar e Web of Science, incluindo estudos sobre a construção, validação e aplicação prática dos instrumentos. Já o segundo estudo, contou com uma etapa piloto de validação, descritiva e analítica, realizada em uma escola particular no Brasil, com crianças entre 4 e 8 anos, incluindo participantes com e sem queixas de linguagem oral e escrita. Resultados: A triagem inicial de 1,173 artigos identificou 40 estudos relevantes e 32 instrumentos de triagem. A revisão apontou lacunas na validação psicométrica e na acessibilidade dos instrumentos, o que limita sua aplicação (artigo 1). O artigo 2, por sua vez, revelou correlações negativas significativas entre o SPRouT e outros instrumentos de avaliação do processamento fonológico. Conclusão: Embora haja uma variedade de instrumentos para a triagem de dificuldades de leitura, desafios importantes, como a acessibilidade e a validade psicométrica, restringem sua aplicação em diferentes contextos (artigo 1). O SPRouT, por sua vez, mostrou-se particularmente eficaz na previsão de desempenho em tarefas associadas ao processamento fonológico, fornecendo evidências preliminares de validade e destacando seu potencial como ferramenta promissora para a identificação precoce de risco para dificuldades de leitura (artigo 2).Dissertação Efetividade do exercício Chin Tuck Against Resistance em comparação com a manobra Chin-Down na Doença de Parkinson(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Araújo, Ramon Cipriano Pacheco de; Magalhães Júnior, Hipólito Virgílio; Godoy, Juliana Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-2116-1378; http://lattes.cnpq.br/5648779547231305; https://orcid.org/0000-0002-8469-9570; http://lattes.cnpq.br/6690138144458483; https://orcid.org/0000-0003-1316-8091; http://lattes.cnpq.br/1061864532644402; Padovani, Marina Martins Pereira; Mourão, Lucia FigueiredoA disfagia é uma condição frequentemente associada à doença de Parkinson (DP), podendo causar não apenas um declínio na qualidade de vida, desnutrição, desidratação e medo ao se alimentar, mas também aumentar o risco de pneumonia por aspiração, principal causa de óbito nesses pacientes. Apesar de haver tratamento medicamentoso para os sintomas motores, o aumento de suas doses não garante a melhora dos transtornos de deglutição. Entre as intervenções para a disfagia orofaríngea, destacam-se aquelas baseadas na manobra postural chin-down, que demonstraram efeitos positivos na eficiência e segurança da deglutição em pacientes com DP. No entanto, outras intervenções estão sendo desenvolvidas, como a técnica Chin Tuck Against Resistance (CTAR), que é uma proposta terapêutica promissora para reabilitar a função de deglutição, embora ainda não haja dados publicados sobre sua eficácia na população com Parkinson. Portanto, esta pesquisa propõe investigar a efetividade de um programa de intervenção baseado em exercícios de CTAR, em comparação à manobra postural chin-down, em pacientes disfágicos com DP. Cumpriram-se os princípios éticos e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. O primeiro estudo trata-se de um ensaio clínico randomizado; foram incluídos 26 indivíduos com DP alocados aleatoriamente em dois grupos de intervenção por 4 semanas. O grupo A realizou os exercícios de CTAR e treino funcional de deglutição, enquanto o grupo B realizou a manobra chin-down com treino funcional de deglutição com diferentes consistências alimentares. Os desfechos avaliados incluíram a avaliação clínica da deglutição, pressão isométrica máxima da língua, qualidade de vida e o pico do fluxo de tosse, medidos antes e após o período de intervenção. O grupo CTAR apresentou melhora significativa na avaliação clínica da deglutição, na pressão isométrica máxima da língua e na qualidade de vida, em comparação ao grupo chin-down. Contudo, não houve diferença significativa no pico do fluxo de tosse entre os dois grupos. O segundo estudo, de natureza longitudinal, comparou a progressão isométrica máxima da língua ao longo das 4 semanas de intervenção. A análise entre os grupos revelou diferença significativa no aumento da pressão da língua no grupo CTAR em comparação ao grupo chin-down em todas as semanas de intervenção. O maior pico da medida ocorreu na terceira semana e o tamanho do efeito foi considerado grande. Os estudos exploratórios sugerem a eficácia dos exercícios de CTAR na reabilitação da disfagia em pacientes com DP, destacando-se como uma abordagem promissora e eficiente.Dissertação Linguagem escrita em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: da avaliação à intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Messias, Bárbara Louise Costa; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/7004733940711006; Montenegro, Ana Cristina de Albuquerque; Navas, Ana Luiza Gomes PintoIntrodução: Condições extrínsecas e intrínsecas do indivíduo podem impactar diretamente na leitura escrita. Assim, compreender esses mecanismos contribuem para identificar e conduzir as necessidades específicas da criança. Nos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a complexidade do desenvolvimento da linguagem, estes sujeitos podem apresentar dificuldades nos âmbitos acadêmico e social. Apesar de existirem avanços nas estratégias de intervenção, observa-se que informações mais precisas sobre estas ainda são limitadas na linguagem escrita. Essa dissertação foi dividida em dois estudos, com os seguintes objetivos: Estudo 1: caracterizar o desempenho nas habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e nomeação automática rápida em crianças e adolescentes com TEA; e verificar se há relação entre as habilidades do processamento fonológico, o nível de suporte do TEA e o QI. Estudo 2: comparar o desempenho pré e pós intervenção, em provas de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, nomeação automática rápida e leitura de palavras e pseudopalavras isoladas em crianças e adolescentes com TEA submetidas à remediação fonológica, intergrupo e intragrupo. Método do estudo 1: Trata-se de um estudo transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 17 crianças e adolescentes com TEA. Foram avaliadas e correlacionadas as habilidades do processamento fonológico, inteligência e nível de suporte do TEA. Método do estudo 2: trata-se de um ensaio clínico não randomizado composto por 8 indivíduos, os quais foram divididos em 2 grupos de 4 participantes- grupo controle (GC) e grupo de intervenção (GI). O GI recebeu 13 sessões de remediação fonológica, com duração de 45 minutos cada. Resultados do estudo 1: observou-se que todas as habilidades do processamento fonológico encontram-se aquém do esperado para a idade e escolaridade da amostra. Além disso, não foi possível encontrar correlações significativas entre processamento fonológico, quociente de inteligência (QI) e nível de suporte do TEA, com exceção da memória de trabalho fonológica- dígitos na ordem inversa. Resultados do estudo 2: as habilidades do processamento fonológico evoluíram no período pós-intervenção, enquanto o nível de leitura permaneceu o mesmo. Na análise inferencial entre grupos, não houve diferenças significativas. Conclusão: Observou-se que as habilidades da linguagem escrita de crianças e adolescentes com TEA encontram-se prejudicadas e a utilização da remediação fonológica pode apresentar resultados positivos para esta população. No entanto, devido às limitações desta pesquisa, sugere-se que novos estudos sejam realizados, considerando uma amostra maior e uma análise dos impactos da intervenção a longo prazo.Dissertação Uso da eletroencefalografia para apoio diagnóstico e terapêutico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Azevedo, Anna Irenne de Lima; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-0805-2799; http://lattes.cnpq.br/8650558570204410; Avila, Clara Regina Brandão de; Mattar, Taís de Lima FerreiraIntrodução: Com o avanço da tecnologia, o interesse por abordagens não farmacológicas para tratamento de diversos transtornos, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tem crescido. Estudos sugerem que técnicas como o Eletroencefalograma (EEG) e o Neurofeedback (NFB) podem auxiliar no diagnóstico e intervenção, respectivamente, com melhora em habilidades cognitivo linguísticas e no desempenho acadêmico. Esta dissertação foi dividida em dois estudos com os seguintes objetivos: Estudo 1. Analisar as características do processamento fonológico de escolares com TDAH e verificar se estas habilidades mostram relações com o funcionamento cerebral de medidas eletrofisiológicas; Estudo 2. Verificar o impacto do treinamento do NFB no desenvolvimento de habilidades cognitivas-linguísticas em crianças com diagnóstico de TDAH. Método: Estudo 1: pesquisa de campo qualitativa, aprovada pelo comitê de ética em pesquisa número 6.483.440. Participaram 10 escolares com diagnóstico prévio de TDAH com idades entre 7 e 14 anos que realizaram avaliação fonoaudiológica do processamento fonológico- consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso fonológico ao léxico mental- e de medidas eletrofisiológicas cerebrais (relação teta/beta e pico de alfa); Estudo 2: revisão integrativa da literatura nas bases de dados Medline, Lilacs, Scielo e ERIC; e literatura cinzenta, construída a partir da pergunta de pesquisa “Quais os efeitos do NFB nas habilidades cognitivo-linguísticas de crianças com TDAH?” . Resultados: Estudo 1. os escolares apresentaram desempenho abaixo do esperado nos subtestes de processamento fonológico e medidas eletrofisiológicas, sendo observada relação qualitativa entre o desempenho nas habilidades de processamento fonológico e eletrofisiológico. Estudo 2. seguindo os critérios de elegibilidade, a revisão foi composta por 18 artigos de periódicos internacionais, nos quais observou-se que ainda que haja discussões acerca do uso do NFB como abordagem terapêutica, é visível que este pode contribuir para melhorias em habilidades cognitivo-linguísticas em indivíduos com TDAH. Conclusão: O uso de tecnologias pode ser apresentado como um auxílio no diagnóstico e intervenção do TDAH, porém os estudos precisam avançar quanto à implementação na prática clínica, visto ainda não ser um consenso no meio científico.Dissertação Confiabilidade, validade convergente e desempenho do Trilhar: processo de validação de um instrumento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Sena, Alba Miranda Beserra Gurgel; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-1044-1937; http://lattes.cnpq.br/9547727588661162; Soares, Aparecido José Couto; Befi-Lopes, Débora MariaA identificação de sinais de alterações de linguagem possibilita a intervenção precoce e, assim, o melhor prognóstico. O TRILHAR é um instrumento desenvolvido por pesquisadores brasileiros com o objetivo de proporcionar a triagem do vocabulário receptivo e expressivo de crianças entre 3 e 7 anos. Esse trabalho objetiva contribuir para o processo de validação do TRILHAR por meio da verificação da diferença de desempenho em vocabulário receptivo e expressivo em escolares de diferentes regiões, além de verificar a confiabilidade e a validade convergente do instrumento. Para a primeira análise, a amostra foi composta por 255 crianças de 3 a 7 anos divididas em dois grupos: G1 - 122 crianças do estado de São Paulo e G2 - 133 crianças do estado do Rio Grande do Norte. O G1 apresentou média de 9,90 (dp= 0,350) pontos no vocabulário receptivo, enquanto o G2 9,83 (dp = 0,412). Quanto ao vocabulário expressivo, o G1 apresentou média de 8,82 (dp = 1,305) e o G2 8,53 (dp = 1,253). Para comparar os desempenhos, utilizou-se o teste t de duas amostras, demonstrando que não houve diferença significativa no desempenho entre os grupos. O aspecto semântico pode ter influência de diferentes condições como o ambiente familiar, escolar, idade, escolaridade dos pais e diversidade sociocultural. Conclui-se que o instrumento TRILHAR é adequado para ser aplicado nestes dois contextos socioculturais diferentes. A segunda análise objetiva verificar a validade convergente e confiabilidade do TRILHAR. Além disso, objetiva-se comparar o desempenho de quatro grupos clínicos diferentes - crianças com Transtornos dos Sons da Fala (GTSF), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (G-TDL), Transtorno do Espectro Autista (G-TEA) e crianças com risco para dislexia (G-DD). A amostra foi composta por 35 crianças entre 5 e 7 anos (média de 6,17 ± 0,82). Para verificar a confiabilidade foi verificado o Alpha de Cronbach, onde apresentou confiabilidade muito boa (α= 0.927). Para a validade convergente e comparação do vocabulário entre os grupos, foi aplicado o TVfUSP e ABFW vocabulário. Para a análise, foi realizada a Correlação de Kendall. O TRILHAR apresentou correlação moderada com o ABFW (r = 0.425; p = 0.002), enquanto não apresentou p significativo na correlação com o TVfUSP (p = 0.063). Na comparação entre grupos, G-TSF e G-DD tiveram maior média de acertos no TRILHAR, ABFW e TVfUSP. O G-TDL apresentou a menor pontuação no TRILHAR e ABFW. O G-TEA apresentou o menor desempenho para o TVfUSP. Este desempenho condiz com os resultados encontrados na literatura, visto que o TDL apresenta implicações significativas na aquisição e no desenvolvimento da linguagem, resultando em dificuldades específicas de processamento fonológico e lexical - tanto no vocabulário receptivo como no expressivo. Para os próximos passos, se faz necessário a continuidade do processo de validação do instrumento, para que possa ser disponibilizado para a triagem do vocabulário das crianças brasileiras.Dissertação Funções estomatognáticas e cirurgia ortognática: um estudo de revisão de escopo e análise cienciométrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Borges, Allya Francisca Marques; Taveira, Karinna Verissimo Meira; Cavalcanti, Renata Veiga Andersen; http://lattes.cnpq.br/4879061712475920; http://lattes.cnpq.br/0851971851975853; http://lattes.cnpq.br/7429294756553235; Corrêa, Camila de Castro; Trawitzki, Luciana Vitaliano VoiAs deformidades dento-esqueléticas manifestam-se pela desarmonia entre as bases ósseas e dentárias, e sua disposição influencia os tecidos moles adjacentes e pode gerar impactos significativos à qualidade de vida e ao sistema estomatognático. A combinação da cirurgia ortognática (CO) com o tratamento ortodôntico viabiliza uma correção eficaz das assimetrias faciais, promovendo o estabelecimento de um equilíbrio harmônico do padrão facial e das estruturas adjacentes. Apesar do equilíbrio esquelético orofacial e do estabelecimento de condições favoráveis à execução das funções orofaciais, observa-se a persistência de padrões funcionais alterados que podem impactar negativamente no equilíbrio miofuncional orofacial. Sob essa perspectiva, para compor está dissertação, desenvolveu-se uma revisão de escopo e uma revisão cienciométrica, cujo os objetivos serão abordados, respectivamente. Os estudos apresentaram como intuito, mapear os programas de intervenção miofuncional orofacial e cervical desenvolvidos para adultos submetidos à CO, e analisar o mapeamento científico dos padrões e tendências de pesquisa de CO relacionada às funções do sistema estomatognático. A revisão de escopo baseou-se no checklist do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews, com busca nas bases de dados Cochrane, EMBASE, LILACS, LIVIVO, PubMed/Medline, Scopus e Web of Science, além da literatura cinzenta. Na revisão cienciométrica, a realização da busca ocorreu nas bases PubMed, Scopus e Web of Science, sem restrições de data ou idioma, com análises realizadas mediante pacote Bibliometrix e software VosViewer. Para compor a revisão de escopo, foram incluídos estudos que abordaram programas terapêuticos, exercícios miofuncionais, e sua influência no sistema estomatognático de adultos submetidos à CO, sem delimitação de tempo ou idioma, excluindo estudos secundários, população com idade inferior a 18 anos e comorbidades associadas as deformidades dentofaciais. Na análise cienciométrica foram selecionados estudos que avaliaram as funções orofaciais, excluindo revisões sistemáticas, livros, capítulos de livros, resumos e literatura cinzenta. Cinco estudos foram elegíveis para compor a revisão de escopo e 223 estudos foram incluídos na revisão cienciométrica. Os cinco estudos elegíveis foram publicados entre 2006 e 2018, com participantes com idade entre 19 e 31 anos, predomínio do gênero feminino e com uso de exercícios isométricos, isotônicos, posturais e funcionais, bem como estimulação tátil-cinestésica e térmica, com destaque positivo quanto a melhora funcional do sistema estomatognático. A análise dos 223 estudos incluídos apresentou o período de 1981 a 2024, média de crescimento anual de 2,96%, média de 18,4 citações, 389 palavraschave, média de 4,99 coautores por documento e 2,69% de coautorias internacionais, destacando o aumento gradual de produções, além do caráter global e colaborativo da pesquisa científica. Conclui-se que apesar da lacuna substancial identificada na revisão de escopo, seu mapeamento destaca melhoria significativa no desempenho das funções orofaciais sugerindo uma otimização da funcionalidade do sistema estomatognático, melhor percepção da saúde oral e melhorias no tônus e mobilidade de estruturais orofaciais de indivíduos que foram submetidos a intervenção miofuncional orofacial e cervical após a CO. A análise cienciométrica revela o aumento significativo do número de publicações sobre CO e funções estomatognáticas, ressaltando a estreita relação e importância entre CO e sistema estomatognático.Dissertação Leitura e escrita em crianças de baixa renda: estudo de follow-up após a pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-23) Alcântara, Hellen França; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0002-6220-9630; http://lattes.cnpq.br/0989294298192686; Delgado, Isabelle Cahino; Navas, Ana Luiza Gomes PintoIntrodução: O início da pandemia do novo coronavírus suscitou reflexões sobre os efeitos do fechamento das escolas e a influência na aprendizagem dos estudantes. Tais efeitos podem ser mais pronunciados em crianças de baixa renda. Objetivo: Verificar se houve mudanças no desempenho em linguagem escrita de estudantes de baixa renda que foram submetidos a um processo de intervenção prévia ao surgimento da pandemia da Covid-19 e avaliar a leitura e escrita deste grupo no 5o ano do ensino fundamental. Metodologia: Esta dissertação tem dois estudos, nos quais o estudo 1 é de caráter longitudinal, qualitativo e quantitativo e, o estudo 2 é transversal, ambos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa número 4.704.128. No estudo 01 e 02 participaram, respectivamente, 21 e 27 crianças com escolaridade entre o 2º e o 5º ano do ensino fundamental. O estudo 01 foi a partir de dados de avaliação antes e após a pandemia, de crianças que participaram de sessões de estimulação das habilidades de consciência fonológica e vocabulário antes da pandemia. As habilidades de reconhecimento de letras, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, acesso ao léxico mental e decodificação leitora foram avaliadas. No estudo 02, foram analisados o desempenho após a pandemia das habilidades de leitura, velocidade, compreensão e fluência leitora e escrita. Resultados: No estudo 1 observamos avanços em consciência fonológica, subteste silábico e escore total; memória de trabalho fonológica, subteste de pseudopalavras e dígitos na ordem direta; acesso ao léxico mental, subtestes de números, letras e objetos; e decodificação leitora. Apesar da melhora no desempenho, esses valores ainda não atingiram o patamar esperado para a idade e escolaridade dos participantes. No artigo 02, a fluência, compreensão, leitura e escrita, encontram-se aquém do esperado para idade e escolaridade das crianças. Conclusão: Os prejuízos nas habilidades de linguagem escrita evidenciam a relevância na compreensão da realidade educacional das crianças de baixa renda no Brasil, bem como na formulação de futuras ações destinadas a minimizar possíveis atrasos na alfabetização dos estudantes.Dissertação Práticas de letramento em crianças e adolescentes com mielomeningocele(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Varela, Fernanda Vanessa da Costa; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0001-8590-5586; http://lattes.cnpq.br/1065968553587314; Delgado, Isabelle Cahino; Lamônica, Dionísia Aparecida CusinIntrodução: A mielomeningocele é um tipo de espinha bífida aberta, decorrente do fechamento inadequado do tubo neural durante o período de desenvolvimento que pode causar alterações motoras, neurológicas e cognitivas. No Brasil, a prevalência desta condição é de aproximadamente 1,6 a cada 1000 nascidos vivos. Devido às diversas complicações do quadro, as repercussões da malformação podem acarretar prejuízos na linguagem oral e escrita e, consequentemente, práticas interventivas relacionadas ao letramento nesta população podem ser melhor exploradas. Objetivo: Caracterizar as habilidades da linguagem escrita em crianças e adolescentes com Mielomeningocele e investigar os efeitos de práticas de letramento nessa população. Método: Pesquisa estruturada em dois estudos: (1) transversal para caracterização das habilidades da linguagem escrita (processamento fonológico, leitura e escrita) em 09 crianças e adolescentes com Mielomeningocele entre 7 e 15 anos de idade que frequentam um Centro Especializado em Reabilitação e; (2) longitudinal para investigação das práticas de letramento na população alvo. Resultados: No estudo 1, 6 participantes apresentaram déficits nas habilidades de consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica, leitura e escrita e; no estudo 2, houve benefício após as práticas de letramento quanto às habilidades avaliadas, com melhor desempenho na consciência fonológica, nomeação rápida de cores, na repetição de não palavras, leitura e na escrita. Conclusão: As alterações na linguagem escrita no grupo estudado podem prejudicar o desenvolvimento educacional destas crianças e adolescentes, porém as práticas de letramento podem servir de fator protetivo que auxilia para a promoção do desenvolvimento da leitura e escrita.Dissertação Qualidade de vida em deglutição e escala de funcionalidade de pacientes oncológicos em cuidados paliativos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Barbosa, Laressa Cardoso; Magalhães Júnior, Hipólito Virgílio; https://orcid.org/0000-0002-8469-9570; http://lattes.cnpq.br/6690138144458483; http://lattes.cnpq.br/9866528197655809; Sugueno, Lica Arakawa; Guedes, Renata Ligia VieiraIntrodução: a funcionalidade em pacientes oncológicos é afetada tanto pela evolução da doença quanto pelo tratamento em si de pacientes que estejam ou não em cuidados paliativos. Sabe-se que o avançar da doença oncológica pode desencadear a dificuldade para deglutir e provocar impacto negativo na qualidade de vida. Objetivo: correlacionar a performance funcional e impacto da queixa de deglutição na qualidade de vida de pacientes oncológicos. Método: dissertação estruturada em dois artigos, de abordagem transversal e quantitativa. No primeiro estudo (1) foram incluídos apenas pacientes com câncer não localizado em cabeça e pescoço (CNCP) que referiram queixa para deglutir e em cuidados paliativos. No segundo estudo (2) foram incluídos pacientes oncológicos que apresentaram queixa de deglutição separados em grupos de diagnósticos de CCP e CNCP. A análise das variáveis foi realizada com base na estatística descritiva e inferencial, por meio da correlação de Pearson, Spearman e teste de Mann-Whitney, em nível de significância de 5%. Resultados do artigo 1: participaram 39 pacientes, sendo 29 do ambulatório e 10 da enfermaria. Foi identificada correlação positiva e moderada entre o resultado do Questionário de Disfagia M. D. Anderson (M.D. Anderson Dysphagia Inventory - MDADI) e nível de funcionalidade pela Escala de Performance Paliativa (Palliative Performance Scale - PPS) nos pacientes ambulatoriais. Resultados do artigo 2: participaram quatro pacientes com diagnóstico de CCP e foram selecionados do banco de dados oito pacientes com CNCP para uma comparação de 1 para 2. Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos para o MDADI e o domínio global e físico, enquanto que para a escala PPS não foi encontrada diferença entre os grupos. Conclusão: conclui-se que pacientes oncológicos do ambulatório de cuidados paliativos apresentaram correlação entre performance funcional e o impacto da percepção da queixa de dificuldade de deglutição na qualidade de vida. E, também pode ser concluído no segundo artigo que houve uma percepção diferenciada da queixa em cada grupo e que neste estudo, o fator determinante para a gravidade dessa percepção foi a localização do tumor, e não a funcionalidade.Dissertação Investigação da pressão de língua e eficiência e segurança da deglutição nos diferentes estágios da doença de Parkinson(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Campos, Stefane Maria de Lima; Magalhães Júnior, Hipolito Virgilio; http://lattes.cnpq.br/8895619881058718; Espirito Santo, Caroline Cunha do; Pernambuco, Leandro de AraújoIntrodução: A disfagia orofaríngea (DO) é uma condição clínica frequente na doença de Parkinson (DP) e pode estar presente em qualquer estágio evolutivo, seja na doença de Parkinson de início precoce (DPP) ou na tardia. Os sinais e sintomas da DO podem alterar a eficiência e segurança para deglutir e serem influenciados pela função diminuída da língua durante o processo da deglutição, o que pode causar riscos de penetração e aspiração. Objetivo: Para o artigo 1, foi analisar a pressão isométrica máxima (PIMáx) de língua nos estágios da DP e sua relação com as alterações na eficiência e segurança da deglutição. Para o artigo 2, foi identificar se existem alterações na eficiência e segurança da deglutição que sinalizem a presença de DO na DPP. Método: O artigo 1 trata-se de um estudo analítico, transversal e o artigo 2 trata-se de uma série de casos. Para obtenção dos dados foram aplicados protocolos para caracterização da amostra, autoavaliação de alterações na deglutição, avaliação da PIMáx de língua por meio de um aparelho de transdução do pico pressórico de língua e teste de deglutição de volume/viscosidade. A análise foi realizada por meio do cálculo de frequência simples e percentual com resultados em termos de média e desvio-padrão e submetidos à análise de variância (ANOVA). A distribuição normal foi avaliada através do teste de Shapiro-Wilk e as comparações entre os níveis de pressão da língua, avaliação final do teste de deglutição, estágio da DP e interação entre avaliação final e estágio, foram realizadas por meio do teste de Tukey, em nível de significância de 0,05. Resultados artigo 1: participaram 50 indivíduos, com média de idade 64,26 anos (±12,27), 22 no estágio inicial, 20 no moderado e oito no estágio avançado. A média de PIMáx de língua foi de 33,82 KPa (±17,08) em que foi identificada a interferência significativa dos estágios da DP nas medidas de PIMáx de língua, porém sem haver influência nas alterações de eficiência e segurança da deglutição. Resultados artigo 2: participaram 12 indivíduos com média de idade de 48,83 anos (±5,25), seis no estágio inicial e seis no estágio moderado e dentre esses, apenas dois não apresentaram nenhum sinal de alteração na eficiência e segurança da deglutição. Em relação a segurança, a alteração na qualidade vocal foi a mais frequente no volume de 5 ml nas consistências nível 0, 2 e 4 IDDSI e na eficiência foram: suspeita de resíduos faríngeos e deglutições múltiplas nas consistências de nível 2 e 4 (IDDSI). Conclusão: Indivíduos com DP possuem uma PIMáx de língua reduzida e à medida que a doença avança a pressão que a língua desempenha tende a diminuir, apesar disso, a diminuição da PIMáx de língua não mostrou interferência na eficiência e a segurança da deglutição. Também, foi identificado que as pessoas com DPP em estágios menos agressivos da doença apresentaram sinais de alteração na deglutição, pela presença de resíduos faríngeos.Dissertação Reabilitação do sintoma zumbido por meio da estimulação transcraniana por corrente contínua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Lima, Tássya Kamila Fernandes Caldas de; Mantello, Erika Barioni; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474; http://lattes.cnpq.br/9843066941267902; https://orcid.org/0000-0003-0896-2418; http://lattes.cnpq.br/3800651154690833; Rosa, Marine Raquel Diniz da; Freitas, Rodrigo Pegado de Abreu; http://lattes.cnpq.br/3462462933163509; Morya, EdgardDissertação organizada em dois artigos. O tema abordado foi o zumbido, uma percepção auditiva na ausência de uma fonte sonora externa, que pode variar em seu impacto na qualidade de vida. A técnica utilizada é a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), que emprega corrente elétrica de baixa intensidade para modular a atividade do sistema nervoso, com o objetivo de normalizar a atividade neuronal. Objetivo: (1) verificar se há mudança no impacto e incômodo do sintoma, após a neuromodulação com ETCC, em pacientes com zumbido crônico. (2) verificar a aplicabilidade e eficácia da ETCC como recurso terapêutico em indivíduos com queixas de zumbido crônico. Método: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, nº 5.622.441 e pelo Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), nº RBR-109xh8d6. Os artigos foram delineados como (1) ensaio clínico não controlado (estudo piloto) e (2) ensaio clínico controlado randomizado uni-cego. Amostra composta por pacientes adultos com queixa de zumbido crônico, encaminhados do ambulatório após avaliação otorrinolaringológica e audiometria tonal limiar (ATL). Excluídos pacientes com contraindicações à neuromodulação. Realizada anamnese, audiometria de altas frequências (AAF) e, para caracterizar as medidas de resultado, acufenometria, Escala Visual Analógica (EVA) e Tinnitus Handicap Inventory (THI). A intervenção consistiu na aplicação de corrente de 2mA, por 20 minutos, ânodo no córtex temporoparietal esquerdo e cátodo no córtex pré-frontal dorsolateral direito, por (1) cinco sessões consecutivas, (2) dez sessões alternadas; grupo experimental (GE) recebeu ETCC ativa e o grupo controle (GC) recebeu ETCC simulada. (1) dados analisados de forma descritiva e, (2) descritiva e inferencial para comparação entre as variáveis. Resultados: (1) amostra com 5 pacientes, média de 45 anos de idade, ATL normal e AAF alterada. Após cinco sessões, a média da loudness reduziu de 10,4dBNS para 9,2dBNS; a média do escore total no THI variou de 36,8 para 33,2 pontos e, da EVA, foi de 5,16 para 4,4 pontos. (2) amostra composta por 31 pacientes (GE=17 e GC=14), média de idade 54 anos, predomínio de zumbido bilateral. A maioria dos pacientes apresentou limiares auditivos alterados (ATL/AAF). Identificou-se diferença estatística na sensação de intensidade e no nível mínimo de mascaramento (NMM), pré e pós intervenção, apenas para o GC, na OE e, na comparação entre os grupos, com aumento destas variáveis, pós intervenção, no GC/OE. A EVA evidenciou uma diferença estatisticamente significativa do incômodo, pré e pós tratamento, em ambos os grupos, porém sem diferença entre os grupos. No THI, observou-se diferença estatística em todas as subescalas, pré e pós tratamento, apenas no GE; e diferença significativa para THI Total, THI Funcional e THI Emocional, na comparação entre os grupos. Conclusão: (1) Resultados indicam que a neuromodulação não invasiva (ETCC) reduziu o impacto e o incômodo causados pelo zumbido na qualidade de vida dos pacientes estudados. (2) ETCC ativa foi uma terapia eficaz no tratamento do zumbido, fornecendo benefícios notáveis a curto prazo. Demonstrou-se segura e prática para reduzir a intensidade, aliviar o desconforto e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.Dissertação Análise da trajetória de uso dos aparelhos de amplificação sonora individual por crianças e adolescentes com deficiência auditiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Prudêncio, Marília Cardoso; Brazorotto, Joseli Soares; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; http://lattes.cnpq.br/1244842695611173; Mantello, Erika Barioni; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474; http://lattes.cnpq.br/9843066941267902; Jacob, Regina Tangerino de SouzaObjetivo: Avaliar a trajetória de uso dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) em um grupo de crianças com deficiência auditiva reabilitadas em um centro de reabilitação do SUS. Método: aprovado em CEP institucional sob o número 5.924.421. Trata-se de uma pesquisa de método misto, metodológico, retrospectivo e transversal. A amostra foi constituída por 27 crianças com perda auditiva sensorioneural de graus leve a profundo, sendo destas 22 com perda bilateral e 5 com perda unilateral e seus respectivos responsáveis. No estudo 1, com desenho metodológico, é apresentada no Artigo 1, a adaptação transcultural do inventário Parent Hearing Aid Management Inventory para o português brasileiro. Foram realizadas duas etapas e oito passos para a consecução da adaptação: obtenção de permissão dos autores; formação de um comitê de especialistas que atuaram em alguns dos passos para a validação da tradução, tradução por 2 tradutores proficientes, síntese das traduções e avaliação das equivalências, tradução reversa e síntese das mesmas, estudo piloto com 10 famílias para verificar-se a aplicabilidade do instrumento e síntese da versão final do instrumento. No estudo 2, foi caracterizada a trajetória do tempo de uso dos aparelhos de amplificação sonora individual, por meio da coleta de dados do prontuário, nos anos de 2019, 2022 e coleta do data logging em 2023. Por meio de uma planilha no Excel®, foi realizada a tabulação de dados de 86 prontuários, população distinta do Artigo 1. Destes 86, constatou-se que havia a informação completa em 27 prontuários. Foram aplicados os testes estatísticos para avaliar a normalidade dos dados e a ANOVA de medidas repetidas para verificar a variação no tempo de uso no período avaliado. Resultados: a adaptação do inventário, em português brasileiro, denominado Inventário de Manejo dos Aparelhos Auditivos pela Família foi apresentada (Artigo 1). Quanto à trajetória de uso dos dispositivos não houve variação estatisticamente significativa no tempo de uso dos AASIs nas medidas realizadas nos anos de 2019, 2022 e 2023, sendo observado que o ano de 2019 foi o período em que mais crianças utilizaram os dispositivos menos do que 10h/dia, abaixo do ideal para a aquisição e desenvolvimento das habilidades de audição e de linguagem. Das 27 crianças 16 estão em alerta para o uso, visto que em um dos 3 períodos avaliados eles permaneceram em uso insuficiente dos dispositivos. Destas, 4 tiveram data loggings abaixo de 10h/dia nas três medidas realizadas, indicando um importante risco para o desenvolvimento auditivo e de linguagem. Conclusão: a adaptação do inventário PHAMI para o português brasileiro e a análise da trajetória de uso dos dispositivos auditivos traz contribuições para a reabilitação auditiva na infância em nosso país. O monitoramento do uso dos dispositivos auditivos é essencial e deve fazer parte da rotina nos serviços de reabilitação auditiva, como forma de garantir planejamentos terapêuticos assertivos e efetividade de resultados para esta população. Estudos de seguimento e multicêntricos são relevantes para potencializar o uso de dispositivos auditivos na população infantil com deficiência auditiva.Dissertação Desenvolvimento da decodificação neural para a fala em lactentes, crianças e adultos típicos e crianças com sífilis congênita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Santos, Ana Beatriz; Balen, Sheila Andreoli; http://lattes.cnpq.br/3487546022829633; Biaggio, Eliara Pinto Vieira; Andrade, Kelly Cristina Lira deIntrodução: O desenvolvimento infantil inclui diversas etapas e pode sofrer influência de algumas infecções, dentre elas, a sífilis congênita que é considerada um Indicador de risco para a deficiência auditiva. O Frequency Following Response (FFR) é um potencial evocado auditivo que avalia de forma não invasiva a decodificação neural da fala e pode ser usado ainda nas primeiras etapas do desenvolvimento infantil. Objetivos: Estudo 1: estudar as respostas do FFR com estímulo de fala no domínio da frequência e do tempo em lactentes, crianças e adultos típicos em função da idade e orelha avaliada. Estudo 2: analisar o desenvolvimento da via auditiva utilizando o Frequency Following Response com estímulo de fala em bebês com sífilis congênita tratada ao longo dos dois primeiros anos de vida. Método: Estudo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº 5.685.328. FFR realizado com o estímulo de fala /da/ sintetizado com frequência fundamental de 100 Hz, duração de 170 ms, velocidade de 3,70/s. Os primeiros 10 ms de onset, 47 ms da transição consoante-vogal e 113 ms de sustentação da vogal. Foram apresentadas quatro promediações de 1.000 sweeps, janela de análise de -40 a 270.27 ms em 80dBnNA na plataforma SmartEP. Artefatos abaixo de 10% e filtro passa-banda online de 30-3000 Hz. Foi aplicada análise descritiva e inferencial em ambos os estudos de acordo com a distribuição dos dados e variáveis adotando-se o nível de significância de 5%. Resultados: Estudo 1: 63 sujeitos, sendo 12 lactentes, 10 crianças e 41 adultos. A atividade pré-neural do Root Mean Square apresentou resultados melhores para os adultos em ambas as orelhas, já a amplitude espectral da frequência fundamental se mostrou maior na orelha direita nos bebês de até 60 dias. A amplitude espectral dos harmônicos da porção da consoante e da vogal tem influência do aumento da idade, já o neural lag é sugestivo de atingir a maturidade primeiro na orelha esquerda do que na orelha direita em todos os grupos. Estudo 2: amostra constituída por 84 bebês com sífilis congênita e 58 controles. Nos bebês de até 60 dias, a amplitude espectral dos harmônicos somente da porção da consoante foi maior no Grupo Sífilis Congênita (GSC) do que o Grupo Controle (GC). No grupo SC foi evidenciado o aumento da amplitude espectral da Fo com o aumento da idade. O neuro lag no GSC apresentou diminuição do tempo com o aumento da idade havendo diferença significativa entre todas as faixas etárias. Conclusões: Estudo 1: A decodificação da fala é tem influência da idade que difere entre as orelhas ao longo do tempo no domínio do tempo e da frequência. Estudo 2: O processamento dos sons tende a apresentar melhores respostas com o aumento da idade tanto em crianças controles quanto em crianças com sífilis congênita tratada adequadamente.Dissertação Resposta da hemodinâmica cerebral para estímulos auditivos e sua relação com desempenho auditivo e de linguagem em crianças usuárias de implante coclear(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-23) Gomes, Larissa Fernandes; Brazorotto, Joseli Soares; Balen, Sheila Andreoli; http://lattes.cnpq.br/3487546022829633; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; https://orcid.org/0000-0001-5164-6096; http://lattes.cnpq.br/0425021545238395; Morya, Edgard; Resende, Luciana Macedo deIntrodução: O Functional Near-Infrared Spectroscopy (fNIRS) registra a hemodinâmica cerebral a estímulos de fala em usuários de Implante Coclear (IC). A caracterização do fNIRS e o estabelecimento de sua associação com o desenvolvimento auditivo-linguístico podem contribuir para o prognóstico e monitoramento neste público. Objetivos: Definir os parâmetros de aquisição do fNIRS em usuários de IC, por meio de uma revisão sistemática e caracterizar as respostas corticais obtidas pela fNIRS, associando tais respostas ao desempenho em audição e linguagem em uma criança usuária Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e IC. Método: Foram realizados dois estudos. O estudo 1 é uma revisão sistemática sobre os parâmetros de aquisição do fNIRS em usuários de IC (Próspero, número CRD42022358346). A busca ocorreu nas bases: PubMed, EMBASE, LILACS, Web of Science, Science Direct, Scopus, PsycINFO, CENTRAL, IEEE Xplore e na literatura cinza: Google Scholar web search; Proquest (teses e dissertações), com o acrônimo PECOS. Foram incluídos estudos com usuários de IC em qualquer faixa etária, submetidos ao fNIRS com estímulo de fala. O estudo 2, aprovado no CEP/HUOL sob o número de parecer 5.989.435, é um caso clínico de uma menina, com idade cronológica de oito anos e idade auditiva de cinco anos e dois meses, usuária de IC na Orelha Esquerda (OE) e AASI na Orelha Direita (OD) em processo de reabilitação auditiva há cinco anos. Foram aplicados os protocolos clínicos para caracterização do desempenho auditivo-linguístico e o fNIRS (NIRXSport1) com estímulos de fala /ba/ e /da/ apresentados em campo livre, com dispositivos eletrônicos ligados, num paradigma de habituação e desabituação para identificar a detecção e a discriminação auditiva. Foram utilizados oito emissores e oito detectores, posicionados no lobo temporal de ambos os hemisférios cerebrais totalizando 20 canais. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 671 artigos na base de dados e 216 na busca da literatura adicional. Após a remoção dos duplicados, análise de títulos e resumo na fase 1 e do trabalho completo na fase 2, foram incluídos 18 estudos da base de dados e um da literatura adicional, totalizando 19. Destes, 13 apresentaram baixo risco de viés. Os estudos selecionados apresentaram uniformidade nos seguintes parâmetros de aquisição do fNIRS em usuários de IC: estado de vigília (acordado); uso de estímulo auditivo de palavras, frases apresentadas em campo livre; exibição de estímulos visuais; registro da região temporal bilateralmente e distância entre os optodos de três centímetros. No estudo 2, a criança apresentou desenvolvimento da audição e linguagem dentro dos marcos de desenvolvimento e respostas corticais aos estímulos de fala, sem diferença significativa entre os hemisférios cerebrais. Considerações finais: Embora alguns dos parâmetros de aquisição do fNIRS em usuários de IC sejam comuns, ainda há divergências na sua obtenção nesta população em virtude da variabilidade dos objetivos de cada pesquisa. Dada a viabilidade desta ferramenta de visualização das respostas fisiológicas cerebrais aos estímulos de fala, conforme observado em ambos os estudos realizados, é importante que estudos multicêntricos sejam realizados para fortalecer a aplicabilidade do fNIRS no prognóstico e monitoramento em reabilitação auditiva.Dissertação Desenvolvimento profissional de alfabetizadores no contexto da Ciência da leitura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Freitas, Claydianne Dos Santos; Azoni, Cintia Alves Salgado; Oliveira, Luciana Figueiredo De; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0009-0009-6717-0817; http://lattes.cnpq.br/2733050465958335; Naschold, Angela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Sargiani, Renan de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-6520-6515; http://lattes.cnpq.br/0288516457691082Estudos mostram que a capacitação de professores baseada em evidências científicas causa impactos na compreensão teórica e prática destes profissionais. Os momentos de aperfeiçoamento profissional em formação inicial ou continuada enriquece a prática de ensino proporcionando aportes que fundamentam uma intervenção pedagógica efetiva e estruturada com foco nas necessidades educacionais dos alunos. As evidências científicas atuais sobre alfabetização fruto de pesquisas de alto rigor metodológico no campo das Ciências Cognitivas da leitura, têm auxiliado os professores na prática de ensino de crianças com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura através de abordagens que consideram a efetividade do ensino explícito e sistematizado da leitura e escrita. No entanto, existem poucas pesquisas de intervenção com capacitação de professores que abordam conteúdos sobre o processo neurobiológico da leitura e dificuldades persistentes no desenvolvimento da linguagem escrita, o que motivou a aplicação deste estudo, o qual tem o objetivo de identificar os conhecimentos dos profissionais brasileiros que atuam na rede pública de ensino de municípios do Rio Grande do Norte sobre alfabetização e verificar o impacto do Programa de Desenvolvimento Profissional de Alfabetizadores no Contexto da Ciência da Leitura. O estudo é descritivo de natureza exploratória com análise de dados baseada no modelo de Bardin, para o seu delineamento foram utilizadas revisões de literatura, questionários de avaliação Likert e intervenção com capacitação profissional. Com isso, foi possível identificar que os participantes não apresentavam segurança em relação aos conhecimentos sobre alfabetização baseada em evidências e sobre o ensino de alunos com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura. Os achados da investigação dão suporte para realização de futuras capacitações profissionais no âmbito da alfabetização baseada em evidências que deem suporte para fortalecer ações educativas voltadas ao ensino inclusivo de leitura e escrita que atenda as necessidades educacionais dos alunos que apresentam maiores dificuldades no processo de aprendizagem