CCS - DEDEF - Livros eletrônicos

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  • Livro
    Qualificação da gestão do trabalho no SUS: registro de uma experiência
    (Una, 2021-12) Castro, Janete Lima de; Villar, Rosana Lúcia Alves de; Dias, Maria Aparecida
    Livros produzidos em instituições de ensino primam por sua excelência acadêmica, sendo resultado da experiência de pesquisadores e discentes. No presente caso, a obra Qualificação da Gestão do Trabalho no SUS: registro de uma experiência, organizada pelas professoras Janete Lima de Castro, Maria Aparecida Dias e Rosana Lúcia Alves de Vilar, é o resultado de atividades iniciadas em 2012 em todos os estados da federação por meio do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, utilizando as tecnologias de comunicação e informação, que possibilitam a viabilização de cursos a distância. Foram formados ao longo desse ciclo mais de 1.790 especialistas, que estão atuando no Sistema Único de Saúde em todo o território nacional. O Curso de Especialização permitiu o desenvolvimento de ações de extensão e de pesquisa, contribuindo fortemente para o desenvolvimento de conhecimento técnico e científico, com importante impacto na sociedade. O Observatório de Recursos Humanos em Saúde, sediado no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, albergou o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e as demais atividades de pesquisa e de extensão com financiamento proveniente do Ministério da Saúde, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) n. 024/2016, através do projeto Apoio à Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – o título do projeto antecipava o seu propósito, que consistia em fortalecer o campo da gestão do trabalho e da educação na saúde das Secretarias de Saúde estaduais e municipais. O Observatório RH em Saúde permitiu que a UFRN intensificasse sua cooperação com o Sistema Único de Saúde (SUS), reafirmando, assim, o seu compromisso e responsabilidade social com um sistema de saúde criado com a premissa de que todos têm direito à saúde e cabe ao Estado garantir este direito. Isso, na perspectiva de uma sociedade mais justa, mais solidária e democrática. O presente livro, organizado em oito capítulos escritos pelos professores e coordenadores dos cursos, aborda as diversas experiências das turmas dos estados das Regiões Sul e Sudeste do Brasil – esclarece-se que as demais regiões foram objeto de outras publicações. No Capítulo 1, o leitor encontrará um panorama das duas regiões e informações gerais sobre a iniciativa realizada. Em seguida, do Capítulo 2 ao Capítulo 8, são apresentados textos que tratam das experiências do conjunto de turmas por estado. Esses textos foram elaborados a partir dos relatórios de pesquisas desenvolvidas pelo projeto citado, relatórios das turmas por estado, e relatórios enviados para o Ministério da Saúde, assim como os trabalhos de conclusão de curso, que foram apresentados como projetos de intervenção para as instituições as quais os alunos estavam vinculados. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte traz a público mais uma importante obra, reconhecendo o potencial desta experiência para contribuir com a melhoria dos processos de trabalho e de gestão dos serviços de saúde, além de fortalecer os laços entre as instituições de serviço e de ensino, realizada sob múltiplos e críticos olhares. A produção científica e a formação de recursos humanos devem ser constantes, permitindo avanços nessa promissora e prazerosa caminhada, que culmina com a melhoria diária das ações nos serviços de saúde
  • Livro
    Educação e Trabalho: interface com a gestão em saúde
    (Una, 2020) Castro (org.), Janete Lima de; Vilar (org.), Rosana Lúcia Alves de; Dias (org.), Maria Aparecida
    A formação de um arco-íris acontece quando uma luz branca é interceptada por uma gota de água. A partir dessa interceptação, ocorrem vários fenômenos para que o arco-íris apareça. Compreendemos que a convergência entre uma luz branca e uma gota de água pode ser a metáfora do encontro entre a ciência e os diversos olhares que temos sobre ela e suas possíveis interfaces. Dessa confluência, surge este livro. Com a perspectiva de provocar o diálogo entre Educação e Trabalho, considerando a interface com a Gestão em Saúde, os textos que compõem esta publicação trazem uma visão ampliada sobre as temáticas tratadas, demostrando o compromisso com a ciência, com os aspectos sociais que envolvem a Educação e o Trabalho, além do necessário cuidado e valorização da Gestão em Saúde. Acreditamos que os treze capítulos apresentados nesta obra materializam o olhar interdisciplinar que norteia a pluralidade de ideias dos seus autores, mas sem perder o foco da temática central do livro. Estes textos nos provocam a refletir sobre a necessidade de redes de cooperação e de suporte para pensar a Educação, o Trabalho e o diálogo com a Gestão em Saúde. A publicação deste livro tem o claro propósito de conversar com os gestores e equipes gestoras do Trabalho e da Educação do Sistema Único de Saúde (SUS), partindo da convicção de que as produções acadêmicas têm o potencial de mobilizar sujeitos em torno de discussões, debates e ideias. Tal movimento provoca transformações e novas perspectivas diante do conhecimento socializado. Neste livro estão presentes ideias de professores e pesquisadores de várias instituições do Brasil que têm dedicado grande parte da sua vida profissional defendendo o SUS. A publicação destes estudos valoriza a produção do conhecimento e possibilita sua utilização por todas as pessoas que diretamente ou indiretamente lidam com a gestão em saúde. Confiamos que a edição deste livro é uma forma de viabilizar a articulação entre as instituições de ensino e de serviço na perspectiva de cooperação mútua. Evidenciamos que essa articulação é o objetivo do projeto Apoio ao Desenvolvimento Institucional e ao Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde, viabilizado pelo Termo de Execução Descentralizada 163/2017, assinado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Ministério da Saúde. Este livro consiste em um dos produtos acordados no projeto. Desejamos que a leitura destes textos possa provocar reflexões, descobertas, propósitos e importantes discussões e construções de perspectivas que avancem, cada vez mais, para a melhoria das questões que envolvem a Educação e a Gestão do Trabalho em Saúde.