PPGEEsp - Produtos Educacionais do Mestrado Profissional em Educação Especial

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  • Produto Educacional
    O discurso medicalizante do TDAH e suas implicações no processo de ensino aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Rodrigues, Julie Isabelle Freitas; Barreto, Maria da Apresentação
    A medicalização se configura como transformação das características humanas, como o sofrimento, o comportamento e a desatenção, em patologias. A escola tem se aproximado dos conceitos médicos e adotado práticas medicalizantes para questões de ordem pedagógica. As contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) são relevantes para este estudo, compreendendo o meio social como pilar essencial na construção da identidade e da aprendizagem. A escola tem papel fundamental nessa construção, seja pela finalidade de apresentar aos educandos os conhecimentos socialmente construídos ou pela mediação no desenvolvimento de suas Funções Psicológicas Superiores, (FPS) como a memória e a atenção. Esta pesquisa se organizou tendo como objetivo geral identificar na fala dos estudantes diagnosticados com TDAH a percepção sobre as mediações que facilitam o seu processo de aprendizagem, problematizando a medicalização dos processos pedagógicos e como objetivos específicos: conhecer a compreensão dos alunos diagnosticados com o TDAH matriculados na instituição sobre o seu processo de ensino aprendizagem e as mediações oferecidas pelas IFRN que facilitam esse processo.
  • Produto Educacional
    Vídeocast: a tecnologia a favor da comunidade surda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Ferreira, Sédina dos Santos Jales; Santos Filho, Pedro Luiz dos
    Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma síntese da elaboração, inicial de um podcast, sendo esse em Língua Brasileira de Sinais – Libras em formato visual, assim chamaremos de videocast como recurso didático no ensino e como recurso informativo dos materiais acessíveis em Libras sobre escola bilíngue, bilinguismo e propostas de ensino a fim de disseminar a Libras. Segundo Quadros (2004), a maioria das crianças surdas brasileiras chega ao espaço escolar sem ter tido contato anterior com aquela que deve ser a sua primeira língua: a Libras, percebemos a necessidade da escola em possibilitar ações que conduzam experiências mais significativas e amplas nesta língua, estendendo-se ao ambiente familiar e social. Para tanto, é necessário oferecer às crianças, o mais cedo possível, oportunidades de contato com pessoas fluentes em língua de sinais, sobretudo, com surdos adultos para que não se perca de vista a importância de se aprender naturalmente a língua materna, como forma de garantir o seu processo de desenvolvimento cognitivo, linguístico e sociocultural, além da construção de sua identidade surda. Sendo assim, o videocast em Libras possibilitará o acesso a informações relevantes para a comunidade surda. Para alcançar o propósito esperado do material, temos como objetivos oferecer o contato com termos usados pela língua; disponibilizar o material de acesso ao videocast em Libras e nas redes sociais para atingir uma maior abrangência no conhecimento e acesso ao público e contribuir no ensino aprendizagem da Libras como primeira língua, além de informações sobre o bilinguismo. Metodologicamente utilizamos os princípios de Loizos (2002) que aponta o recurso em vídeo como documento de pesquisa e que esse material é de extrema importância para compreender os acontecimentos reais e temporais dos grupos da sociedade. Como conclusão desta síntese, reafirmamos que o trabalho se encontra nas veredas de sua construção. As primeiras iniciativas foram o levantamento de glossários e informações sobre educação de surdos, bilinguismo e pesquisas na área a fim de publicar temas relevantes e verídicas para a comunidade surda e para a sociedade.
  • Produto Educacional
    Kit de contação de histórias apoiada ela Comunicação Aumentativa e Alternativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Morais, Renata Lima de; Nunes, Débora Regina de Paula
    O kit de contação de histórias apoiado pela Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um produto educacional fruto do mestrado profissional do programa de pós-graduação em educação especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizado por Renata Lima de Morais sob orientação das professoras doutoras Débora Nunes e Débora Deliberato. O kit é um produto concreto composto por quatro livros infantis acessíveis em CAA e frases da história em CAA em dois tamanhos, para serem acompanhadas pelas crianças e professores. As histórias que fazem parte do kit são: A lagarta e a borboleta; Um pequeno grande mundo; Eu amo beijinhos e Eu adoro você. O kit de contação de histórias foi idealizado para uma sala de aula da Educação Infantil que possuía crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). O objetivo da produção do kit foi disponibilizar recursos que ampliassem a participação e, consequentemente, a inclusão das crianças com TEA e NCC junto às outras crianças da turma.
  • Produto Educacional
    Encontros: a palavra da audiodescrição no cinema
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-28) Barreto, Mayara Bezerra Jerônimo da Silva; Alves, Jefferson Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2260-0325
    O conceito da acessibilidade comunicacional e cultural vem ganhando espaço nos debates, especialmente com a popularização das redes sociais. Pessoas com deficiência vêm dando visibilidade a suas pautas, sobretudo relacionadas às políticas de incentivo e fomento à Educação Inclusiva e ao acesso a bens e produtos culturais. No caso das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição, uma tradução intersemiótica que traduz imagens em palavras, é um dos recursos que possibilita o direito à informação, à equiparação de oportunidades na participação da vida cultural e, por consequência, à formação de cidadãos mais críticos e com senso de observação apurado. Nesse contexto, “Como fazer do cinema um encontro?” é a pergunta que desafia realizadores culturais e audiovisuais no sentido de proporcionar às pessoas com deficiência visual a participação nesse encontro. Dessa forma, pensar novas formas de ver e fazer cinema, que reorganizem as estruturas vigentes e que não tenham como foco apenas o parâmetro da vidência, é o desafio que se instaura. Encontros: A Palavra da Audiodescrição na Imagem do Cinema é um documentário sistematizado a partir da pesquisa de mestrado O Cinema é um Encontro: A Audiodescrição no Festival Urbanocine, que propõe a experimentação, em um contexto cultural acessível, com foco no público com deficiência visual, a fim de propor a construção de um festival de cinema que contribua com o fomento de práticas acessíveis no audiovisual, através da audiodescrição. Para isso, escolheu-se como campo de investigação a terceira edição do festival de cinema Urbanocine, realizado em 2021 em Natal, organizado por realizadores da cidade. O documentário acompanha os bastidores da construção de um festival acessível, registrando reuniões de planejamento, a criação de roteiros de audiodescrição, avaliações e diálogos com os espectadores das mostras online e itinerantes. Além dessas imagens, o filme inclui diários em vídeo da autora, nos quais ela compartilha reflexões, desafios e experiências vividas ao longo do processo. A voz de um profissional do audiovisual com deficiência visual conduz a narrativa, articulando suas percepções com as cenas registradas. O filme não busca verdades absolutas ou respostas fechadas, mas sim evidenciar a pluralidade de sentidos que emergem nos encontros, negociações e trocas que marcaram o festival, uma forma de compartilhar as experiências da construção da acessibilidade comunicacional, com foco na audiodescrição.
  • Produto Educacional
    Portfólio de práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil do NEI-CAp/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Ferreira, Maria José Campos; Cenci, Adriane
    A pesquisa foi realizada junto ao Núcleo de Educação da Infância, NEI-Cap/UFRN. Teve como objetivo analisar como foram (re)organizadas as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças, regularmente matriculadas da Educação Infantil, no período de 2020 e 2021, no contexto do ensino remoto e híbrido. Os dados foram base para produzir, a partir dos princípios do trabalho inclusivo desenvolvido na instituição de ensino e em colaboração com os participantes da pesquisa, esse objeto educacional cujo objetivo é compartilhar sugestões de atividades, estratégias e recursos didáticos, envolvendo experiências que foram conduzidas por professoras das turmas 1 a 4, com crianças na faixa etária entre 2 anos a 5 anos e 11 meses. As propostas compartilhadas aqui foram desenvolvidas na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e contribuíram com o processo de aprendizagem de todas as crianças no período da pandemia da covid-19. Ressalta-se, entretanto, que também podem ser vivenciadas por outras crianças, em outros momentos, independente do período vivenciado.
  • Produto Educacional
    A formação docente no ensino superior para aulas práticas inclusivas em laboratórios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Trindade, Paula Batista da; Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo
    Este estudo surgiu da necessidade de reflexão acerca das necessidades formativas dos docentes que ministram aulas práticas em laboratórios sob a perspectiva dos estudantes (com e sem deficiência), docentes e técnicos de laboratórios. O objeto de estudo é a formação docente e práticas inclusivas que possibilitam a inclusão de estudantes com deficiência em aulas práticas em laboratórios em turmas com estudantes com e sem deficiência. O objetivo geral é analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, os recursos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. A pesquisa é de base qualitativa com caráter exploratório e descritivo. Como procedimentos metodológicos, elegemos o levantamento bibliográfico, observação do campo de investigação e entrevistas semiestruturadas aplicadas com os oito participantes da pesquisa. A análise dos dados obtidos foi realizada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e as categorias de análise foram: recursos didáticos, prática docente e formação docente. Como resultados apontamos a necessidade de formação para os docentes que ministram aulas práticas em laboratórios; observamos também uma lacuna quanto à formação dos técnicos de laboratório que atuam nas aulas práticas, podendo esta temática ser objeto de futuras pesquisas acadêmicas. Esperamos contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência nos laboratórios de aulas práticas. Como produto do mestrado profissional, formulamos uma proposta de formação para docentes ministram aulas práticas em laboratórios, sob a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem.
  • Produto Educacional
    Microcefalia: orientações e sugestões de atividades para crianças com microcefalia na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-27) Santos, Janaína Karla Gomes; Fonseca, Géssica Fabiely; 0000-0002-6697-9042
    Com o surto de casos de microcefalia em 2015, muitas dúvidas surgiram. O que estaria causando o aumento no número de casos de microcefalia? Quais suas possíveis sequelas? Como será o atendimento a essas crianças nas escolas? Na tentativa de responder a essas questões, de trazer esse tema de volta ao debate - pois, após sete anos desse surto, pouco se fala sobre isso - e frente à pouca literatura na área de educação, apresentamos essa cartilha que não tem a intenção de esgotar esse debate, mas de lembrar que a inclusão é possível e ajudar, de alguma forma, aos Docentes, a essas crianças (que hoje já estão na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental) e aos seus familiares. Essa cartilha foi produzida como produto educacional para a conclusão do Mestrado em Educação especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Produto Educacional
    Guia orientador para formação colaborativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Gomes, Valéria Carla Vieira; Cenci, Adriane
    Esse material de orientação para uma formação colaborativa se originou da pesquisa intitulada: Organização do trabalho colaborativo para inclusão, realizada junto ao Programa de Pós – Graduação em Educação Especial – PPGEEsp, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um produto Educacional que busca oferecer dicas e orientações para os profissionais que desejem realizar uma formação colaborativa, uma vez que a temática acompanha as escolas que buscam o desenvolvimento de uma prática voltada para a colaboração e inclusão. Está fundamentado no conceito de Aprendizagem Expansiva apresentado por Engeström (2016), que destaca os processos de aprendizado nos quais os sujeitos passam da condição de aprendizes individuais, para um processo de construção e aprendizado coletivo, cujo objetivo é a transformação da atividade desenvolvida por eles. Na aprendizagem expansiva os aprendizes estão envolvidos na construção e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas radicalmente novas que levem à redefinição de sua atividade. A proposta deste guia orientador para formação colaborativa é validar a importância de criar espaços de compartilhamento e construção de aprendizagens para a organização de um trabalho colaborativo e inclusivo na Escola. A formação colaborativa permite abordar o trabalho docente e o que é necessário para aprimorar ou transformá-lo; permite desenvolver, com os profissionais envolvidos na formação, a organização que apoia o trabalho colaborativo
  • Produto Educacional
    Guia de acessibilidade comunicacional TVU/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-15) Rocha, Júlio César Lima da; Romani, Elizabeth
    Este guia de acessibilidade comunicacional é fruto da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp/UFRN), do discente e servidor Júlio César Lima da Rocha, com orientação dos professores Elizabeth Romani e Jefferson Fernandes Alves. A construção do produto também contou com a colaboração de servidores e bolsistas de apoio técnico da Televisão Universitária (TVU/UFRN), além de profissionais com experiência em recursos de acessibilidade comunicacional. O projeto gráfico deste guia é fruto de parceria com alunos da graduação do Curso de Design da UFRN. O documento tem por objetivo apresentar os conceitos sobre os recursos de tradução audiovisual acessível e propor um fluxo de produção sustentável para criar um Setor de Acessibilidade na TVU/ UFRN. Dessa forma, tendo a finalidade de possibilitar uma cultura de inclusão na geração e veiculação de conteúdo acessível na programação da emissora, especificamente para o público com deficiência visual, deficiência auditiva e pessoas Surdas. No percurso metodológico até o resultado neste guia, foram desenvolvidas, entre os meses de maio e junho de 2023, 9 oficinas em formato híbrido no Curso de Extensão: Pensando a Acessibilidade Comunicacional. A formação contou com 15 participantes do público interno da TVU/UFRN e foi ministrada por profissionais convidados da Secretaria de Educação à Distância (Sedis/UFRN), pesquisadores da UFRN, membros do Núcleo de Acessibilidade FLICTS da TV Cultura e do Setor de Acessibilidade da TV Aparecida.
  • Produto Educacional
    Guia de estratégias de ensino para crianças com deficiência múltipla
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-21) Neves, Rozana Ramos; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
    O presente estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias de ensino utilizadas na aprendizagem de uma criança com Deficiência Múltipla (DMu) a partir dos registros em relatórios no período de 2016 a 2020. Nessa proposição, os objetivos específicos são: identificar as estratégias de ensino empregadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; descrever o processo de mediação utilizado pelos professores; elaborar um guia educacional que auxilie na aprendizagem de crianças com DMu em salas de aula regulares. Consiste em uma pesquisa documental qualitativa com metodologia baseada na análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa foi embasada no estudo de quinze relatórios e da proposta pedagógica da escola, a partir da descrição feita pelos professores da evolução da aprendizagem de uma criança com DMu que cursou (de 2016 a 2020) os anos iniciais do Ensino Fundamental no Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). Trata-se de uma criança com Deficiência Múltipla Sensorial (DMS) e surdez profunda, diagnosticada com quadro de meningoencefalite e epilepsia Drop Attack. É válido ressaltar que a temática da escolarização de crianças com deficiência múltipla ainda é escassa de estudos no cenário nacional e internacional. Na análise documental, reunimos os relatórios e a proposta pedagógica da escola, fizemos uma leitura flutuante do material (dividindo por ano de ensino) e organizamos a proposta em três momentos: Tipologia de Colégio de Aplicação, Currículo e Organização Pedagógica. Realizamos também uma reflexão acerca das produções científicas relacionadas à deficiência múltipla no campo educacional. Posteriormente, realizamos a análise das estratégias de ensino, tendo como referencial preponderante a perspectiva histórico-cultural – pela proficuidade dos conceitos que apresenta sobre as questões relacionadas à aprendizagem, em especial quando o desenvolvimento das pessoas ocorre de maneira específica, conforme postulado por Vigotski (2022) – em interface com os pressupostos da concepção de ensino de Freire (1996), num movimento constante de construção e reconstrução do objeto do conhecimento. Os resultados da investigação apontam que as estratégias de ensino, quando levam em consideração a necessidade educacional específica da criança, possibilitam avanços significativos na sua aprendizagem. A pesquisa possibilitou a produção do guia educacional “Estratégias de Ensino para Crianças com Deficiência Múltipla” e indicou a importância da publicação de materiais empíricos produzidos nas escolas para contribuir na elaboração de estratégias mais inclusivas para esse tipo de deficiência.
  • Produto Educacional
    Como produzir mangá em Português e Libras com elementos da gamificação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Silva, Aldijane Jales Carneiro e; Santos Filho, Pedro Luiz dos
    O objetivo do manual é apoiar o trabalho pedagógico dos professores de Língua Portuguesa e professores tradutores/intérpretes de Libras no ensino de línguas, tanto de Língua Portuguesa como L1 e L2, quanto de Libras, utilizando tecnologia assistiva e aplicativos acessíveis para a pesquisa de sinais da Língua Brasileira de Sinais. O intuito é promover a interação entre surdos e ouvintes em Libras e engajá-los no próprio aprendizado através da gamificação.
  • Produto Educacional
    Glossário acadêmico da disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Paiva, Thiago da Silva; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
    Este guia apresenta o Glossário Acadêmico Bilíngue, uma ferramenta essencial para promover a inclusão de estudantes surdos e ouvintes no ambiente educacional superior. Este glossário tem como objetivo contribuir com o processo de ensino de estudantes surdos universitários, com foco na disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação no qual, são destacados 24 termos . A estrutura do glossário compreende a inclusão de sinais-termos já utilizados e criados, pelas alunas surdas e tradutores-intérpretes de Libras participantes do estudo que resultou neste produto. Os sinais-termos foram organizados em ordem alfabética, com explicações dos termos em português e vídeos em Libras através do QR Code.
  • Produto Educacional
    Jogos com regras, na perspectiva do desenho universal pedagógico, para o ensino da matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Medeiros, Hoziana Cunha de; Kranz, Cláudia
    Produto educacional fruto da pesquisa de mestrado, intitulada “Matemática Inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: O Uso de jogos como Ferramenta Mediadora”. Foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as contribuições de jogos acessíveis, na perspectiva do Desenho Universal Pedagógico (DUP), para o trabalho inclusivo com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que se refere ao ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Uma estratégia de utilização do DUP em sala de aula se dá através da utilização dos jogos com regras. Nesse trabalho, além da elaboração dos materiais que compõem os jogos ser feita de forma acessível aos diferentes públicos que virão a utilizá-lo, é importante a utilização de estratégias que permitam o trabalho pedagógico para além do jogar por jogar. A problematização das etapas é fundamental para a real compreensão dos conteúdos e maior aproveitamento da proposta.
  • Produto Educacional
    Matemática comVIDA bilingue
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-28) Cabral, Alcione Costa de Aquino Pinto; Viana, Flavia Roldan; 0000-0002-1046-0372
    Este Processo formativo foi elaborado na perspectiva do Espiral “RePare” adotado na Rede de Educação Matemática Nordeste - REM-NE, nesta versão, seguindo uma abordagem inclusiva e bilíngue. Para validação foi realizada experiência em uma escola pública municipal tendo entre os participantes um aluno surdo. São aplicados instrumentos diagnósticos com professores e alunos participantes, no início do processo. São vivenciados momentos de planejamento colaborativo com os professores durante todo o processo envolvendo leituras teóricas e atividades práticas em Libras. A Produção resultante é uma sequência didática elaborada por meio de plano de aula inclusivo, de forma colaborativa, e aplicada em sala de aula relacionando o cotidiano do aluno e o letramento estatístico utilizando estratégias pedagógicas baseadas na visualidade. Nesta sequência são realizadas com os alunos as etapas do Ciclo investigativo PPDAC abordando um problema do cotidiano, a equidade e a criticidade para interpretar informações. Ao final, é feita a análise por meio de Instrumento de avaliação da formação aplicada com os professores.
  • Produto Educacional
    Construindo juntos: caminhos para a cultura de colaboração na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Morais, Sheila Tatiane Tavares de Souza; Cenci, Adriane
    Este material é o produto educacional da pesquisa “Trabalho e ensino colaborativo para a promoção da educação inclusiva: formação colaborativa na escola”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele representa a síntese das ações de uma formação continuada colaborativa. A proposta de formação neste e-book não tem a pretensão de oferecer nenhuma receita, manual ou diretriz para a colaboração na escola, ela representa uma possibilidade que pode ser discutida e ajustada a cada realidade de ensino. Os conceitos e ações apresentados neste material tem como arcabouço teórico principal a Teoria Histórico-Cultural da atividade, fundamentada nas três gerações de autores Vigotski (2021), Leontiev (2021) e Engestrom (2016).
  • Produto Educacional
    Sinalibras: glossário bilíngue libras/português dos pontos turísticos da cidade do Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Correia, Louise Alane Martins Barbosa; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0009-0001-7549-1241
    No cenário em que Natal/RN se destaca como um dos destinos mais visitados por turistas no Brasil, a ausência de registros e documentação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) sobre os pontos turísticos da cidade impacta negativamente na construção da identidade territorial e na difusão da cultura da comunidade surda local. Nesse contexto, o levantamento dos sinais-termo associados aos locais turísticos, culturais e históricos de Natal e a consequente disseminação dessas informações podem contribuir para o fomento à inclusão e para o fortalecimento da comunidade surda natalense. Destarte, a produção de materiais pedagógicos e/ou informacionais acessíveis desempenha um papel fundamental na educação e inclusão da comunidade surda na sociedade, assim como na construção de sua identidade e diversidade cultural. Sob esta perspectiva, a sistematização de um glossário bilíngue Libras/Português, enquanto objeto educacional, pode vir para, além de difundir a Libras, proporcionar uma experiência visual e de aprendizagem não apenas para surdos, mas para todo aquele que acessá-lo, sendo considerado uma ferramenta essencial para preencher a lacuna existente quanto a fontes referenciais de fácil acesso e confiáveis para fins de consulta e divulgação dos sinais-termo inerentes aos pontos turísticos da cidade de Natal-RN. Assim, o objeto dessa pesquisa são os sinais existentes de pontos turísticos da cidade do Natal-RN sistematizados em um glossário. Para isso, busca-se responder a seguinte questão: Que atributos essenciais devem estar contidos no desenvolvimento de um glossário bilíngue Libras/Português para registro e disseminação dos sinais existentes de pontos turísticos usados pela comunidade surda de Natal-RN? Diante do exposto, a pesquisa em tela tem como objetivo geral sistematizar um glossário bilíngue Libras/Português para registro e disseminação dos sinais existentes de pontos turísticos criados pela comunidade surda de Natal-RN. Já os objetivos específicos são: i) Identificar atributos essenciais para o desenvolvimento de um glossário bilíngue Libras/ Português; ii) Levantar sinais existentes de pontos turísticos da cidade do Natal; iii) Registrar os sinais existentes de pontos turísticos da cidade do Natal. A pesquisa, caracterizada como aplicada exploratória, utiliza uma abordagem qualitativa para análise dos dados gerados a partir dos princípios de análise temática de Bardin sob as entrevistas semiestruturadas aplicadas junto aos professores Surdos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e do Centro de Educação da UFRN-Natal, que subsidiaram a construção do objeto de aprendizagem produto da presente dissertação, qual seja: Glossário bilíngue Libras/ Português de pontos turísticos da cidade do Natal-RN. Como resultado da pesquisa têm-se a criação do objeto de aprendizagem; compartilhamento do website do SinaLibras o Glossário Bilíngue Libras/ Português de pontos turísticos de Natal/RN; ampliação do acervo de materiais de estudo e pesquisa para profissionais e estudantes da Libras; bem como o registro dos traços da língua e cultura da comunidade surda natalense.
  • Produto Educacional
    A contação e sonorização de história como recurso pedagógico musical acessíveis para a educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Silva, Carlos Antônio Freitas da; Fonseca, Géssica Fabiely; https://orcid.org/0000-0001-7943-2292
    Este e-book é o produto de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 18 crianças de 5 anos, incluindo crianças com e sem deficiência, no ano de 2023, em Natal, Rio Grande do Norte. O objetivo da pesquisa foi analisar a participação de crianças com deficiência em atividades de contação e sonorização de histórias, utilizadas como recursos pedagógicos musicais acessíveis na educação infantil. O principal objetivo deste trabalho é criar um ambiente inclusivo onde todas as crianças possam participar ativamente das atividades musicais, independentemente de suas habilidades ou deficiências. O e-book oferece sugestões e orientações de atividades práticas de contato e sonorização de histórias, diretrizes para a obtenção de recursos pedagógicos acessíveis e reflexões sobre a importância da música e da inclusão na educação infantil.
  • Produto Educacional
    Sequência didática sobre células : proposta de prática inclusiva para 6º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Fernandes, Luzia Mirnia Vieira; Romani, Elizabeth
    O presente material apresenta uma sequência didática desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta sequência didática é fruto da dissertação de mestrado “Contribuições para o ensino das ciências da natureza: desafios e possibilidades na construção de uma sequência didática para o 6º ano do Ensino Fundamental”, cujo objetivo foi mapear os desafios e as possibilidades do ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências da Natureza ministrada para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino localizada no município de Natal–RN.
  • Produto Educacional
    ALFALETRICS - Repositório digital de atividades pedagógicas na perspectiva da Alfabetização e Letramento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Souza, Ivanise Almeida Rodrigues de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; https://orcid.org/0009-0006-3559-6088
    É com grande entusiasmo que apresentamos a vocês um recurso educacional inovador: o Repositório de Atividades Digitais para a Alfabetização e Letramento em Ambientes Hospitalares e Domiciliares e/ou em outros contextos Educacionais ( ALFALETRICs), fruto de um produto educacional de mestrado na linha de pesquisa de processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPPGEEsp), sob a orientação da professora doutora Jacyene Melo de Oliveira Araújo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orientanda Ivanise Almeida Rodrigues de Souza e professoras do NAEHD/RN, colaboradoras da construção deste repositório: Juliana Nogueira Torres, Licya Teles Souza Amaral e Maria José Farias de Oliveira. Nossa jornada de educação é marcada por desafios únicos, e este repositório foi desenvolvido com o propósito de apoiar professores, alunos e suas famílias na importante missão de educar e aprender em contextos tão sensíveis. Acreditamos que o aprendizado deve ser uma experiência envolvente e divertida. Por isso, nossas atividades foram selecionadas para estimular o interesse e a curiosidade das crianças, mesmo em ambientes desafiadores como o contexto hospitalar e domiciliar. A Alfabetização e o Letramento são alicerces essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, mas nem sempre é fácil garantir a continuidade do processo educacional em circunstâncias como a hospitalização, atendimento domiciliar e/ou outros contextos. Para enfrentar esse desafio o nosso repositório oferece possibilidades de recursos digitais cuidadosamente selecionados para atender às necessidades específicas dos estudantes, embora a maioria dos jogos sejam voltados para a apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA). Obs.: Por se tratar de links Disponibilizados em domínio publico, algumas sugestões de sites, plataformas e softwares podem sofrer alteraçoes de disponibilidade ao longo do tempo
  • Produto Educacional
    Cartilha: você sabe o que é a Literatura Surda?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-08) Bruna Araujo Macêdo, Buena; Luiz dos Santos Filho, Pedro
    Produto educacional oriundo da dissertação “Cartilha digital sobre literatura surda: percepções e reflexões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental” desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Especial. Esse Material textual tem a intenção de colaborar no processo de aquisição da leitura e escrita, da criança surda, dentro de uma proposta de ensino bilíngue