DEPFONO - Departamento de Fonoaudiologia
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Artigo Abordagem fonoaudiológica hospitalar em disfagia orofaríngea e suas associações motoras e etiológicas(Journal of Surgical and Clinical Research, 2021) Magalhães Junior, Hipólito Virgilio; Figueredo, Simone Aparecida Torres; Ferreira, Lidiane Maria de Brito Macedo; https://orcid.org/0000-0002-8469-9570Objetivo: Identificar o perfil de atuação fonoaudiológica em pacientes com disfagia orofaríngea em um Hospital Universitário e as associações das condições de saúde com a etiologia dos transtornos da deglutição. Método: Estudo de caráter transversal e descritivo, com análise de prontuários de pacientes com disfagia orofaríngea atendidos em um Hospital Universitário, de ambos os sexos, referentes ao período de fevereiro a dezembro de 2018. Foi realizada análise descritiva e de associação das variáveis avaliadas, em nível de significância de 0,05. Resultados: Foi identificada na amostra, composta por 26 (51%) do sexo feminino e 25 (49%) masculino e média de 57,1 anos (±18,6), presença de disfagia orofaríngea de ordem neurogênica progressiva (39,2%), idiopática (31,4%)e não progressiva (29,4%), em que os procedimentos fonoaudiológicos mais realizados foram a avaliação (100%), acompanhamento nas videoendoscopias da deglutição (96,1%), gerenciamento das disfagias (92,2%) e condutas de retorno e alta (49% e 25,5%, respectivamente). A atuação multiprofissional conduziu a uma melhor tomada de decisão para um diagnóstico adequado e abordagem fonoaudiológica que visasse o gerenciamento das disfagias orofaríngeas, bem como as ondutas de intervenção com técnicas voltadas para manobras e condicionamento neuromuscular em relação ao transtorno da biomecânica da deglutição. Houve com associação significativa da presença de alterações motoras e de equilíbrio com a disfagia orofaríngea neurogênica e de dificuldade para deglutir e sintoma de engasgo como um sinal de disfagia orofaríngea.Artigo Accuracy of an epidemiological oropharyngeal dysphagia screening for older adults(Wiley, 2021) Magalhães Junior, Hipólito Virgilio; Pernambuco, Leandro de Araújo; Cavalcanti, Renata Veiga Andersen; Silva, Roberta Gonçalves da; Lima, Kenio Costa; Ferreira, Maria Angela Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-8469-9570Objective: The aim of this study was to determine the accuracy of an epidemiological screening questionnaire for oropharyngeal dysphagia in older people. Background: Determining the cut-off point and the accuracy of the self-reported epidemiological questionnaire for screening oropharyngeal dysphagia in older adults is important for mass screening, which may estimate the prevalence of oropharyngeal dysphagia. Materials and Methods: This was a cross-sectional diagnostic study with a convenience sample of 70 older adults over 60 years of age of both sexes, aged between 60 and 90 years (mean age 69.2; SD, 7.6). It used a screening questionnaire with nine ordered items response options resulted in a score ranging from 0 to 18. The criterion test was the fiberoptic endoscopic evaluation of swallowing, with analysis of the receiver operating characteristic (ROC), with a 5% significance level. Results: Oropharyngeal dysphagia frequency by the criterion test was 73%, with no significant difference between age and sex. The area under the ROC curve was 0.88 (95% confidence interval: 0.79-0.98) above the cut-off point 3. This screening questionnaire showed good parameters of sensitivity (80%), specificity (89%), positive predictive value (95%), negative predictive value (63%), positive likelihood ratio (7.64), negative likelihood ratio (0.22) and accuracy (83%). Conclusions: This questionnaire may be a satisfactory screening tool for estimating the prevalence of oropharyngeal dysphagia in older adults.Artigo Accuracy of screening instruments in identifying central auditory processing disorders: an integrative literature review(Revista Cefac, 2021) Araujo, Aryelly Dayane da Silva Nunes; Silva, Thalinny da Costa; Farias, Thainá Ruth França de; Santos, Ana Beatriz; Taveira, Karinna Veríssimo Meira; Balen, Sheila Andreoli; https://orcid.org/0000-0002-3814-2675Purpose: to assess the literature about the accuracy of screening instruments for identifying the Central Auditory Processing Disorders (CAPD). Methods: search strategies were performed in the following databases: CINAHL, LILACS, PubMed /MEDLINE, Scopus, Speechbite and Web of Science. A search was also carried out in the grey literature. Four independent reviewers selected the included articles using a two-phase process based on the eligibility criteria. Two reviewers independently collected the required information from the included articles. The diagnostic methods were minimal batteries of behavioral tests to assess auditory processing skills. Results: from 1,366 articles found on all databases, after analysis of title and abstract, 36 were selected for the next phase, when 5 articles were finally included. It was found that the studies included were related to five instruments applied in children. The specificity was higher than 70%, but just the Mottier test and Screening Test for Auditory Processing (STAP), and Screening Checklist for Auditory Processing (SCAP) showed sensibility higher than 70%. Conclusion: Mottier was the most accurate CAPD screening test. There was no homogeneity in the presentation of the pass/fail criterion, or in the gold reference test used to establish the presence of CAPD.Artigo Accuracy of smartphone-based hearing screening tests: a systematic review(Codas, 2022) Balen, Sheila Andreoli; Melo, Inara Maria Monteiro; Silva, Aline Roberta Xavier; Camargo, Rodolpho; Cavalcanti, Hannalice Gottschalk; Ferrari, Deborah Viviane; Taveira, Karinna Veríssimo MeiraObjetivo: Verificar a acurácia dos aplicativos de smartphone para identificar a perda auditiva. Estratégias de pesquisa: Uma revisão sistemática seguiu o checklist PRISMA-DATA. As estratégias de busca foram aplicadas nos bancos de dados Lilacs, PubMed, Scopus e Web of Science e na literatura cinzenta (Google Scholar, OpenGrey e ProQuest Dissertations and Thesis). Critérios de seleção: O anacrônimo PIRD foi usado na revisão. Incluiu populações de qualquer gênero e todas as faixas etárias. O teste Index foi o de triagem auditiva baseado em smartphone; o teste de referência foi a audiometria tonal; o diagnóstico foi realizado por meio de dados de validade (sensibilidade e especificidade) para identificação da perda auditiva e estudos diagnósticos. Análise de dados: Dois revisores selecionaram os estudos em um processo de duas etapas. O risco de viés foi avaliado de acordo com os critérios do QUADAS-2. Resultados: De 1395 artigos, 104 artigos foram elegíveis para leitura de texto completo e 17 foram incluídos. Apenas quatro preencheram todos os critérios de qualidade metodológica. Todos os estudos incluídos foram publicados em inglês entre 2015 e 2020. Os aplicativos mais estudados foram: Digits-in-noise (5 artigos), uHear (4 artigos), HearScreen (2 artigos), hearTest (2 artigos) e Hearing Test (2 artigos). Todos apresentaram valores de sensibilidade e especificidade entre 75 e 100%. Os outros aplicativos foram EarScale, uHearing, Free Field Hearing e teste Free Hearing. Conclusão: uHear, Digit-in-Noise Test, HearTest e HearScreen apresentaram valores significativos de sensibilidade e especificidade e podem ser considerados os métodos mais precisos para rastreamento de deficiência auditiva.Artigo Acurácia de instrumentos de custo acessível para triagem auditiva de adultos e idosos(Codas, 2021) Balen, Sheila Andreoli; Vital, Bianca Stephany Barbosa; Pereira, Rhadimylla Nágila; Lima, Taise Ferreira de; Barros, Daniele Montenegro da Silva; Lopez, Esteban Alejandro; Diniz Junior, Jose; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Ferrari, Deborah VivianeObjetivo: Avaliar a acurácia de instrumentos de custo acessível para triagem auditiva de adultos e idosos. Método: Este estudo foi realizado com usuários de um Serviço de Saúde Auditiva do SUS. Todos foram submetidos a triagem com o aplicativo de smartphone MoBASA, o audiômetro Telessaúde (TS) e a versão eletrônica do Questionário de Handicap da Audição para Idosos (Hearing Handicap Inventory for the Elderly – screening version - eHHIE-S). Os examinadores foram cegos quanto aos resultados dos testes de triagem e para os dados de audiometria de tom puro (ATP). Foram considerados com deficiência auditiva aqueles com média quadritonal na ATP maiores que 40 dB na melhor orelha. Sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivo (VPP) e negativo (VPN) foram calculados. O índice Kappa foi usado como um indicador de concordância entre ATP e os resultados da triagem. Resultados: A amostra constou de 80 indivíduos entre 18 a 94 anos (55,18 ± 20,21). Na ATP, 21 indivíduos (26,25%) apresentaram audição normal e 59 (73,75%) perda auditiva incapacitante. Nos testes de triagem auditiva observou-se valores de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN maiores do que 75% no MoBASA e na sensibilidade e VPN do TS e eHHIE-S. Já a especificidade e VPP do TS e eHHIE-S foram inferiores a 75%. O índice Kappa indicou concordância substancial (0,6) entre o ATP e os resultados do MoBASA. No TS e eHHIE-S foi constatada regular concordância (0,3). Conclusão: O MoBASA demonstrou ser um método acurado para triagem auditiva de adultos e idosos com perda auditiva incapacitante.Artigo Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas(Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 2019) Assenço, Ana Manhani Cáceres; Miranda, Monica Carolina; Piza, Carolina Toledo; Lyra, Pompéia Villachan; Pires, Izabel A. H.; Chaves, Emmanuelle C.; Sousa, Andre L; Bueno, Orlando F. Amodeo; https://orcid.org/0000-0003-2670-8245O objetivo deste estudo é descrever o processo de adaptação e de implementação do modelo Pré-K RTI (do inglês Response to Intervention) ao contexto brasileiro. Foram realizados dois estudos: o estudo 1 conduzido com uma amostra de 3 municípios no qual se aplicou o Programa de Treinamento de Desenvolvimento Cognitivo para educadores avaliado por meio de questionário de satisfação. O estudo 2implantou as práticas pedagógicas do modelo Pré-K RTI concebidas para estimular os processos de desenvolvimento cognitivo e social-emocional das crianças numa amostra de 17 professores de centros de educação infantil na cidade de São Paulo. No final deste processo, folhetos de atividades para desenvolvimento infantil foram compilados. A adaptação do modelo Pré-K RTI envolve um processo longo e detalhado e este estudo apontou a necessidade de adaptar extensivamente o modelo à realidade da educação infantil no Brasil. O processo de adaptação do Pré-K RTI em um país em desenvolvimento pode ser útil para outros com características socioeconômicas semelhantes. Palavras-chave: resposta à intervenção, primeira infância, formação continuada, neuropsicologia do desenvolvimento.Artigo Adaptação do protocolo Indicadores de Performance Funcional Auditiva Brasileiro - versão reduzida(Codas, 2021) Brazorotto, Joseli Soares; Araújo, Maria Eduarda Braga de; Lima, Maria Clara de Oliveira; Carvalho, Wanderson Laerte de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819Objetivo: Adaptar o protocolo Indicadores de Performance Funcional Auditiva Brasileiro para uma versão reduzida, incluindo a produção de material e de um manual de aplicação. Método: Estudo do tipo metodológico, descritivo e transversal, com abordagem quantiqualitativa, realizado com sete fonoaudiólogos que aplicaram o protocolo em 34 crianças com deficiência auditiva e seus responsáveis. Cumpriram-se a análise da validade de conteúdo, bem como da confiabilidade do instrumento por meio da avaliação da equivalência semântica, da análise da satisfação dos fonoaudiólogos e dos testes estatísticos alfa de Cronbach e coeficiente de Kappa. Resultados: Foi adaptada a versão reduzida denominada FAPI-r, com coeficientes que indicaram consistência interna e concordância interavaliadores quase perfeitos. Os fonoaudiólogos referiram satisfação com o instrumento e relataram que o manual de aplicação facilitou o entendimento sobre a aplicação do teste. Observou-se, no entanto, a não concordância entre a avaliação dos fonoaudiólogos e as respostas das famílias, indicando a necessidade de maior inserção destas no cenário terapêutico. Conclusão: Realizada a adaptação do FAPI-r, constatando-se sua validade e confiabilidade, com futuros desdobramentos para a pesquisa e atuação clínica na população de crianças com deficiência auditiva.Anais Anais da Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN, 2023-05-26) Siqueira, Larissa Thais Donalonsso; Campos, Patricia DominguezAnais da VII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o evento foi realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2023. Durante os dois dias de evento foram apresentados 10 trabalhos no formato apresentação oral concorrendo a prêmio de melhor trabalho, e 39 trabalhos em formato pôster. O resumo de todos os trabalhos apresentados estão disponíveis nessa publicação.Anais Anais das edições I, II e III do Seminário Internacional de Tecnologia e Inovação em Audiologia(SEDIS-UFRN, 2024-10-11) Brazorotto, Joseli Soares (org.); Balen, Sheila Andreoli (org.); https://orcid.org/0000-0002-3891-9819A aplicação de inovação e tecnologia na saúde cresce exponencialmente. No entanto, os desafios de acesso à saúde das populações ainda são expressivos, especialmente nos países em desenvolvimento. Em uma iniciativa para tratar sobre os desafios do acesso global à saúde auditiva e o potencial da tecnologia e da inovação em Audiologia, buscou-se, desde o ano de 2022, junto aos discentes da disciplina: Tecnologia e Inovação em Fonoaudiologia (ênfase em Audiologia), ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFRN), organizar o Seminário Internacional de Tecnologia e Inovação em Audiologia (TecInAudio). Nestes anais, o acesso a cada um dos seminários pode ser feito clicando no link disponível e sinalizado neste documento com uma lupa na página inicial de cada evento, assim como a todos os resumos dos trabalhos apresentados nas 3 edições. Espera-se que a difusão das inovações em Audiologia por meio do TecInAudio contribua para o desenvolvimento e acesso à saúde auditivaArtigo Análise comparativa das funções de deglutição e mastigação em crianças de 3 a 9 anos com autismo e com desenvolvimento típico(Distúrbios de comunicação, 2019) Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho; Melchior, Amanda Francesquet; Marques, Elen Tamires da Silva; Oliveira, Pâmela Lima de; Santos, Tamires Dias dos; Bolzan, Geovana de Paula; Souza, Ana Paula Ramos de; https://orcid.org/0000-0002-2588-6616Objetivo: Analisar aspectos do processo alimentar e comparar as funções de deglutição e mastigação em crianças de três a nove anos com autismo e com desenvolvimento típico. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo quanti - qualitativa, a partir de um estudo de casos múltiplos, com amostra de 10 crianças com idade entre três e nove anos, das quais cinco com diagnóstico de autismo e cinco em desenvolvimento típico. Utilizou-se neste estudo o Protocolo Perfil Sensorial - Questionário para os pais - 3 a 10 anos e análise da cena alimentar por duas juízas fonoaudiólogas através da adaptação do protocolo PAD-PED para avaliação da mastigação e deglutição. Resultados: Não foram encontradas alterações na deglutição e mastigação dos sujeitos com autismo quando comparados aos sujeitos com desenvolvimento típico, porém quatro sujeitos possuem dificuldade na cena alimentar e apresentaram alteração significativa no Perfil Sensorial nos sistemas relacionados ao processo alimentar. Conclusão: Não houve diferença nas funções orais em crianças com autismo em comparação com crianças com desenvolvimento típico. As diferenças encontradas entre os grupos se relacionaram ao processamento sensorial.Artigo Análise da efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva(Codas, 2019) Brazorotto, Joseli Soares; Lima, Maria Clara de Oliveira; Souza, Aline Santos de; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; Carvalho, Wanderson Laerte de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819Objetivo: Avaliar a efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva. Método: Pesquisa de intervenção, com delineamento longitudinal e análise estatística inferencial. Foram realizadas 20 sessões de intervenção, durante oito meses; destas, 19 ocorreram em situação de grupo e uma sessão foi individual. Para a análise dos dados pré e pós-intervenção, foram aplicados instrumentos específicos e realizado o registro em vídeo da interação da família com a criança após quatro e oito meses. Resultados: Houve mudança clínica positiva confiável nas interações comunicativas das famílias com seus filhos, após 8 meses de intervenção. A necessidade de informações das famílias se modificou ao longo da intervenção e diminuiu para todas as famílias. Conclusão: verificou-se a efetividade da proposta de programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva.Artigo Análise da implementação de inovação no fluxo da triagem neonatal fonoaudiológica(Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, 2018-11-20) Brazorotto, Joseli Soares; Monteiro, Luiza Aline Costa; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819A triagem neonatal é realizada para a prevenção de possíveis agravos à saúde do bebê, favorecendo tratamentos precoces que diminuirão ou eliminarão fatores que possam prejudicar o desenvolvimento típico da criança. Entre os exames realizados pelo fonoaudiólogo estão os testes da orelhinha e linguinha, em que são avaliadas as condições auditiva e de movimentação da língua, respectivamente. Apesar de assegurados por lei, ambos nem sempre são realizados e, quando o são, nem sempre obedecem a um fluxo que otimize os recursos e monitore os achados, com vistas ao acompanhamento das condições de saúde do bebê. No âmbito da saúde pública, as falhas de cobertura e de gestão da informação das triagens neonatais realizadas geram impactos negativos permanentes para toda a população, com consequências nas esferas de economia e de desenvolvimento do país. Considerou-se, pois, a importância de descrever a implementação das inovações no processo de trabalho fonoaudiológico no setor de Triagem Neonatal Fonoaudiológica de uma maternidade da Rede Ebserh, objetivo desse trabalho. Por meio de reorganização do agendamento para as triagens, mudança no local de realização dos exames e da organização de um banco de dados, foi possível obter benefícios na cobertura e no retorno financeiro para a instituição, além da melhor gestão das informações dos bebês triados. Constatou-se, pois, que a implementação da inovação no processo de trabalho fonoaudiológico trouxe melhorias efetivas ao serviço ofertado para essa população. A principal limitação do estudo referiu-se à sua característica local. Recomendam-se, pois, estudos em maternidades de outras regiões do país, considerando suas dimensões e características diversas. Futuros aprimoramentos, como a digitalização do sistema de agendamento e de gestão das informações, estão em estudo.Artigo Análise das estratégias utilizadas em um grupo terapêutico pedagógico para auxiliar o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças com deficiência auditiva(Revista Brasileira de Educação Especial, 2009) Brazorotto, Joseli Soares; Duarte, Janaína Luciane; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819O presente estudo teve como objetivos avaliar e acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita e analisar as estratégias utilizadas durante 01 ano de intervenção pedagógica em grupo para o desenvolvimento da linguagem escrita de quatro crianças com deficiência auditiva, usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC) com idades entre 05 e 07 anos, atendidas no Centro Educacional do Deficiente Auditivo do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, em Bauru-SP. Para a consecução dos objetivos foram realizados os seguintes procedimentos: submissão do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, revisão da literatura, análise das estratégias para a intervenção, categorização das habilidades de audição e de linguagem oral de cada criança após avaliações da percepção auditiva da fala e de linguagem oral realizadas por um fonoaudiólogo, bem como avaliação da linguagem escrita de acordo com protocolos específicos, no pré e pós-intervenção. As estratégias foram aplicadas na situação de grupo, mediadas pela pedagoga-pesquisadora e registradas com câmera fixa, instalada em tripé. Realizada a análise das estratégias por meio de transcrição e categorização das mesmas bem como a análise quantitativa e qualitativa das avaliações de cada criança, buscando situar seu nível de desenvolvimento de escrita de acordo com a literatura. Observou-se que as crianças avançaram nas fases de desenvolvimento da escrita e concluiu-se que as estratégias terapêuticas aplicadas despertaram maior envolvimento, confiança e habilidade das crianças em relação à linguagem escrita, mostrando assim, sua utilidade >na intervenção pedagógica em grupo.Artigo Uma análise das teleconsultorias assíncronas em saúde auditiva do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Norte(Audiology - Communication Research, 2021) Araujo, Aryelly Dayane da Silva Nunes; Barros, Victor Vasconcelos; Lima, Kaio Ramon de Aguiar; Cunha, Josiane Araú́jo da; Morais, Antônio Higor Freire de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Balen, Sheila Andreoli; https://orcid.org/0000-0002-3814-2675Objetivo: identificar o perfil das teleconsultorias assíncronas na área da saúde auditiva do Núcleo Técnico Científico de Telessaúde do Rio Grande do Norte (RN). Métodos: este estudo é retrospectivo e descritivo. Foram analisados os registros das teleconsultorias de janeiro de 2015 a dezembro de 2019 na plataforma de teleconsultoria do Núcleo de Telessaúde do RN. As teleconsultorias foram filtradas e categorizadas por dois fonoaudiólogos quanto a estado de origem, gênero e profissão do solicitante, tema e objetivo da questão. Resultados: entre as teleconsultorias realizadas no período, foram incluídas, neste estudo, as teleconsultorias na área da saúde auditiva. Em ordem decrescente de frequência, os profissionais solicitantes foram: agentes comunitários de saúde, fonoaudiólogos, agentes de combate a endemias, médicos, enfermeiros, agentes de saúde pública, técnicos e auxiliares de enfermagem e outros. Quanto aos objetivos das teleconsultorias, de maior a menor frequência, foram constatadas perguntas sobre condutas, avaliação, tratamento, relações entre fatores, etiologias, prevenção, sintomas, implantação, acesso ao sistema de saúde e outras. Em relação às temáticas, em ordem descendente, foram observadas perguntas sobre hipoacusia, dispositivos auxiliares de audição, zumbido, otite, programa saúde na escola, emissões otoacústicas, otalgia, labirintite e perfuração timpânica. Conclusão: as teleconsultorias assíncronas sobre saúde auditiva tiveram maior frequência por solicitantes do gênero feminino, agentes comunitários de saúde e fonoaudiólogos, sobre a temática da hipoacusia e de dispositivos auxiliares de audição, com objetivo de tomada de decisões para condutas e avaliação na área da saúde auditiva.Artigo Análise dos parâmetros de deglutição em pacientes com disfagia após terapia vocal e suporte nutricional(Research, Society and Development, 2020-10-14) Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Brito, Marcello Matheus Oliveira Salviano de; Bedaque, Henrique de Paula; Moreira, Victor Bruno Fernandes; Vale, Sancha Helena de Lima; Godoy, Cynthia Meira de Almeida; Ferreira, Lidiane Maria de Brito Macedo; 0000-0002-8469-9570A disfagia é uma alteração da deglutição que pode ser causada por doenças subjacentes as quais levam a alterações estruturais e funcionais ou por hábitos inadequados do indivíduo ao alimentar-se. Essa condição pode levar a um grande comprometimento na qualidade de vida do paciente, podendo resultar em futuras alimentações por vias alternativas, bem como pode ser associada a quadros de broncoaspiração e desnutrição. Diante disso, evidencia-se a necessidade de estudar a evolução desses pacientes através da Vídeoendoscopia da Deglutição(VED) após suporte fonoterápicoe nutricional. Dessa forma, realizou-se análise retrospectiva de pacientes com VEDantes e após suporte por terapia fonoaudiológica e nutricional paracaracterizar escape posterior, Classificação de Yale, Penetração e Aspiração. A pesquisa resultou de umaavaliação de 16 pacientes, em que foi observado após tratamento 37,5% com deglutição normal ou com redução da quantidade de resíduos.A manutenção dos parâmetrosavaliadosentre as duas VED foram osachadosmais prevalentesna maioria das variáveis analisadas. Assim, a terapia poderia indicar um potencial estabilizador da evolução disfágica dos pacientes.Artigo Analysis of softwares for emotion recognition in children and teenagers with autism spectrum disorder(Revista Cefac, 2019) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Lima, Antonio Marcos Oliveira de; Medeiros, Maxson Ramon dos Anjos; Costa, Paula Dornhofer Paro; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Purpose: to investigate the use of softwares for emotion recognition in children and teenagers with Autism Spectrum Disorders (ASD). Methods: an integrative review of the literature with scientific papers published from 2012 to 2017 indexed in Periódico Capes, Science Direct, and PudMed; combined descriptors: autism AND emotion AND software; autism AND emotion recognition AND software. Inclusion criterion was the use of software related to emotion recognition in children and teenagers with ASD, up to 18 years old. Review papers and those using robots were excluded. Results: ten international papers were reviewed. The most used emotional expressions were “happiness”, “fear”, “anger”, “disgust”, “sadness”, and “surprise”. Ten software programs were described: Emotion Recognition Task (1), Cambridge Mindreading Face-Voice Battery for Children (3), Mind Reading (2), Mood Maker (1), Virtual-Reality Emotion Sensitivity Test (1), FaceSay (1), Penn Emotion Recognition (1), FaceMaze Game (1), Computer Emotion Recognition Toolbox (CERT) (1), and Emotiplay (1). Conclusion: studies with software programs focused on ASD intervention allow future research efforts in the diagnosis and intervention of this disorder.Artigo Aplicação de um instrumento de triagem do vocabulário para crianças entre 3 e 7 anos: estudo piloto(Codas, 2021) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Lemos, Flávia Ferreira; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Objetivo: descrever o desempenho em vocabulário expressivo e receptivo de crianças entre três e sete anos de idade em um instrumento de triagem. Método: a amostra foi composta por 133 crianças entre três e sete anos de idade, sem diagnósticos de deficiências ou transtornos do neurodesenvolvimento. Para a triagem, foi utilizado o instrumento TRILHAR, que inclui as habilidades de vocabulário receptivo e expressivo. Os dados foram analisados pelos testes Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Resultado: houve diferença no desempenho dos grupos, além de correlação positiva entre a faixa etária e a pontuação na triagem. Ainda, verificou-se diferença nos desempenhos das provas de vocabulário receptivo e expressivo. Conclusão: Foi verificada diferença no desempenho dos grupos nas tarefas de vocabulário receptivo, expressivo e no resultado final, com melhores resultados para o grupo de sete anos. Além disso, observou-se correlação positiva entre a idade e o desempenho na triagem, ou seja, quanto maior a idade, melhor o desempenho.Artigo Aplicação de uma prova brasileira de vocabulário expressivo em crianças falantes do Português Europeu(Codas, 2018) Assenço, Ana Manhani Cáceres; Ferreira, Sandra Cristina Araújo; Santos, Anabela Cruz; Lopes, Debora Maria Befi; https://orcid.org/0000-0003-2670-8245Objetivo investigar o desempenho de crianças falantes do Português Europeu em prova brasileira de vocabulário expressivo, buscando apontar se existem diferenças entre as faixas etárias e o gênero, além de verificar sua aplicabilidade nesta população. Método a amostra foi constituída de 150 crianças em desenvolvimento típico, de ambos os gêneros, com idade entre 5 e 6 anos. Todas frequentavam escolas de ensino públicas na região norte de Portugal. Para avaliação do desempenho semântico, foi utilizada a prova do vocabulário expressivo do teste de linguagem infantil – ABFW, considerando a porcentagem de designações verbais usuais e a classificação (adequado / inadequado) de acordo com os valores de referência brasileiros. Resultados o desempenho das crianças portuguesas indicou que aos 6 anos elas têm maior porcentagem de acertos no vocabulário expressivo. Quanto ao gênero, houve apenas diferenças pontuais: as meninas demonstraram maior domínio nos campos semânticos vestuário (em ambas as idades) e móveis e utensílios (aos 5 anos), já os meninos demonstraram maior domínio no campo semântico meios de transporte (6 anos). Com relação à classificação, não houve diferença entre as faixas etárias no desempenho geral, apenas o campo semântico formas e cores teve mais indivíduos de 6 anos com desempenho inadequado. Conclusão os valores de referência adotados na população brasileira para classificação do desempenho indicaram que mais de 80% das crianças de cada faixa etária poderiam ser classificadas com desempenho adequado, o que sugere que tal prova possua potencial como instrumento de avaliação quantitativa do vocabulário em Português Europeu nesta faixa etária.Artigo Audiômetro virtual: tecnologia integrada ao ensino(Codas, 2021-09-20) Araújo, Deuzimar Pires de; Araújo, Maria Eduarda Braga de; Alves, Emille Rayanne Arruda; Jales, Juliana Maria Rodrigues; Araújo, Eliene Silva; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651Objetivo: Elaborar uma ferramenta virtual, com fins didáticos, que possibilite a integração da tecnologia ao ensino da Audiometria Tonal Limiar (ATL) e logoaudiometria. Método: O audiômetro da marca Interacoustics AD229b foi utilizado como modelo físico para a consecução da ferramenta virtual. Utilizou-se a linguagem de programação Visual Basic 6, de modo que as cores, os caracteres e as funções fossem similares ao audiômetro real. Além disso, acrescentou-se a possibilidade de simular a resposta do paciente, como também de registrar os limiares auditivos em um audiograma virtualizado. Para a logoaudiometria, implementou-se a possibilidade de ajuste do “VU meter” e o registro da quantidade de acertos e erros no exame. Resultados: A ferramenta desenvolvida mostrou-se capaz de reproduzir as frequências de 125 a 8000 Hz, em intensidades que variam de -10 a 110 dB, sendo possível empregar diferentes formas de apresentação do estímulo, assim como o mascaramento clínico por condução aérea e óssea. A ativação da função “microfone” pode ser aplicada para facilitar o ensino da logoaudiometria. Conclusão: A versão virtualizada do audiômetro mostrou-se semelhante ao equipamento modelo, tornando factível a integração da tecnologia ao ensino, com exemplificação da ATL e da logoaudiometria.Artigo Auditory speech perception development in relation to patient’s age with cochlear implant(International Archives of Otorhinolaryngology, 2017) Mantello, Erika Barioni; Ciscare, Grace Kelly Seixas; Fortunato-Queiroz, Carla Aparecida Urzedo; Hyppolito, Miguel Angelo; Reis, Ana Cláudia Mirândola Barbosa dos; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474Introduction A cochlear implant in adolescent patients with pre-lingual deafness is still a debatable issue. Objective The objective of this study is to analyze and compare the development of auditory speech perception in children with pre-lingual auditory impairment submitted to cochlear implant, in different age groups in the first year after implantation. Method This is a retrospective study, documentary research, in which we analyzed 78 reports of children with severe bilateral sensorineural hearing loss, unilateral cochlear implant users of both sexes. They were divided into three groups: G1, 22 infants aged less than 42 months; G2, 28 infants aged between 43 to 83 months; and G3, 28 older than 84 months. We collected medical record data to characterize the patients, auditory thresholds with cochlear implants, assessment of speech perception, and auditory skills. Results There was no statistical difference in the association of the results among groups G1, G2, and G3 with sex, caregiver education level, city of residence, and speech perception level. There was a moderate correlation between age and hearing aid use time, age and cochlear implants use time. There was a strong correlation between age and the age cochlear implants was performed, hearing aid use time and age CI was performed. Conclusion There was no statistical difference in the speech perception in relation to the patient’s age when cochlear implant was performed. There were statistically significant differences for the variables of auditory deprivation time between G3 - G1 and G2 - G1 and hearing aid use time between G3 - G2 and G3 - G1.