DECIN - Departamento de Ciência da Informação
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Artigo Abordagem para o desenvolvimento de disciplinas sobre informação em saúde em cursos de graduação(Research, Society and Development, 2022-02) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Galvão, Maria Cristiane Barbosa; Sígolo, Brianda de Oliveira Ordonho; Gualdani, Fabrício AmadeuConsiderando as relações estabelecidas entre a Ciência da Informação e o campo da Saúde, bem como considerando que a informação em saúde é um bem comum da sociedade, este estudo buscou mapear iniciativas que tratassem disciplinas sobre informação em saúde no ensino de graduação a fim de delinear uma abordagem para o desenvolvimento de disciplinas sobre essa temática. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, para investigar disciplinas de graduação sobre informação em saúde e ofertadas por instituições de ensino superior. Para tanto, foram selecionadas três instituições de ensino superior que contemplam esta perspectiva, quais sejam: Universidade de São Paulo (Brasil), University of Victoria (Canadá) eInstituto Politécnico de Leiria (Portugal). A partir do estudo exploratório, conclui-se que é possível abordar disciplinas sobre informação em saúde em cursos de graduação, seguindo diferentes perspectivas. Este estudo propõe que sejam pensadas disciplinas sobre informação em saúde que abarquem, ao menos, temáticas sobre: a) usos da informação em saúde; b) objetos informacionais em saúde; c) comunicação em saúde; d) organização, representação e recuperação da informação no campo da saúde; e) tecnologias da informação associadas à informação em saúde. Realidades institucionais e sociais diferentes podem interferir no processo de consolidação de inovações curriculares no ensino de graduação. Logo, faz-se necessário uma reflexão aprofundada antes de qualquer alteração ou proposição curricularArtigo Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural(Revista Informação na Sociedade Contemporânea, 2017-06) Carvalho, Luciana Moreira de; Nascimento, Lorayne Kelly da SilvaAborda as práticas de ações culturais desenvolvidas em biblioteca escolar a partir da experiência prática da autora enquanto estagiária na referida biblioteca e das reflexões advindas da monografia de final de curso sobre a temática. Objetiva-se, portanto, apresentar as ações culturais desenvolvidas na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como forma de mostrar que é possível tornar a biblioteca escolar um espaço rico em informação e imaginação, atraente e convidativo para as crianças. Parte do pressuposto que a biblioteca é um instrumento de ação cultural, que objetiva educar e transformar o indivíduo. Traz por base na fundamentação teórica características das bibliotecas escolares, apresenta o conceito de ação cultural, discute a diferenciação da ação cultural, fabricação cultural e animação cultural. Visa estabelecer o desenvolvimento de marketing cultural no âmbito da biblioteca. Reflete sobre a importância do bibliotecário em adotar a postura de agente cultural e diante dessa perspectiva, enfatiza sua atuação como mediador da leitura e leitores, identificando a competência bibliotecária em meio às ações. Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, em um estudo exploratório e descritivo. Conclui-se que as ações culturais realizadas na Biblioteca Visconde de Sabugosa NEI/UFRN contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e provoca impacto na sala de aula, incentivando o hábito a leitura, melhoramento na escrita, estimulando a sua capacidade criativa e transformando-os em cidadãos mais conscientesCapítulo de livro Os acervos das bibliotecas como ato político: a literatura e suas fontes de informação(Pachamama, 2021-09) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Tanus, GustavoDiscute a importância da descolonização de coleções de bibliotecas e apresenta fontes de informação na área da literatura afro-brasileiraArtigo Acesso aberto imediato ou embargo dos trabalhos de conclusão de curso? Estudo embasado na teoria da ação racial(Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2021) Sánchez-Tarragó, Nancy; Medeiros, Joyanne de Souza; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072Objetivo: Identificar os fatores e as motivações determinantes do comportamento dos discentes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) com respeito ao acesso aberto imediato ou ao embargo dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) Método: Embasada teoricamente na Teoria da Ação Racional com os construtos Crença, Norma, Atitude e Intenção. Utilizou-se como técnica de coleta de dados o levantamento por questionários, em amostras de discentes e docentes da FACISA, assim como entrevistas. Resultado: No construto Crença, os resultados sugerem que a comunidade em estudo entende as vantagens do acesso aberto para a visibilidade e aproveitamento da produção científica, assim como a finalidade do embargo. Foi identificada a crença de que se embarga devido à exigência de ineditismo por parte dos periódicos científicos. Como Norma subjetiva alunos e professores percebem que o embargo do TCC pode gerar atraso a futuros estudos e que o uso de uma política de embargo muito restritiva é prejudicial à discussão científica. Já nas atitudes se evidenciam contradições, pois enquanto são favoráveis ao acesso aberto imediato também são favoráveis ao embargo, sobretudo, motivado pela crença de a necessidade de garantir ineditismo. Essas contradições se revelam na incerteza da intenção de depósito com acesso aberto imediato e em comportamentos que se inclinam ao embargo dos trabalhos. Conclusões: Se requerem ações para fomentar o acesso aberto imediato à luz das mudanças na comunicação científica, por exemplo, o uso ampliado dos preprints, assim como incentivar uma tomada de decisões informada por conhecimentos sobre as políticas das revistasArtigo Afinal, para quê serve um livro na estante?(Ciência da Informação Express, 2023-09) Cunha, Jacqueline Araújo; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; Macedo, Helton Rubiano de; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Este trabalho apresenta um caso de ensino ocorrido em uma Biblioteca Universitária, onde a classificação de um livro como obra de referência acarreta a restrição de empréstimo, levantando questões sobre a interpretação dessa categorização, a acessibilidade aos recursos acadêmicos e o papel das bibliotecas universitárias na promoção do aprendizado. Esse caso de ensino destaca a importância da catalogação como um processo intelectual e também evidencia a necessidade de flexibilidade na aplicação de regras diante de conteúdos complexos, respeitando o objetivo primordial de apoiar a aprendizagem dos alunosArtigo Ampliando o acesso livre a informação: a digitalização do acervo do Núcleo Temático da Seca(Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2008-08) Carvalho, Luciana Moreira; Carvalho, Monica Marques; Freire, Isa Maria; Aranha, Terezinha de QueirozArtigo Análise bibliométrica da produção científica publicada na revista Informação & Sociedade no período de 2011 a 2017(Informação em Pauta, 2019-12-28) Miranda, Ana Cláudia Carvalho; Freire, Bruno Duarte; Vitullo, Nadia Aurora VantiEste trabalho tem como objetivo traçar o perfil dos autores e caracterizar os artigos publicados na Revista Informação e Sociedade: Estudos, entre 2011 a 2017, atualizando estudos anteriores já realizados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental no acervo on-line da revista, por meio do levantamento da produção acadêmica publicada, neste recorte temporal e, posteriormente, fez-se uma análise bibliométrica. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a maioria dos artigos são publicados em coautoria, exigindo-se que pelo menos um dos autores tenha a titulação de doutor. Além disso, verificou-se um crescimento exponencial na quantidade de artigos publicados em 2017, com ênfase para os relatos de pesquisa. Sobre as 7.626 referências encontradas, verificou-se o seguinte resultado: a tipologia mais identificada é o livro; o periódico mais citado foi a revista Ciência da Informação; e o idioma mais frequente nos artigos é o português. Já com relação a periódicos internacionais, cumpre informar que os seis mais citados possuem estrato A1 no Qualis. Conclui-se, portanto, que o presente estudo permitiu uma análise mais detalhada da produção científica publicada ao longo dos anos investigados, ratificando outros estudos que apontam que a revista I&S representa um instrumento importante de divulgação do conhecimento para a Ciência da Informação e áreas afins, em razão do excelente nível dos artigos publicados.Artigo Análise da encontrabilidade da informação do website do Archivo General de la Nación da Colômbia(Revista Interamericana de Bibliotecología, 2023-05-01) Vechiato, Fernando Luiz; Amaya, Maria Girleza Pérez; Santos, Mylena de Souza Santos de Souza; Albuquerque, Ana Cristina deA partir da importância que representam atualmente os ambientes informacionais digitais no acesso e recuperação da informação, busca-se avaliar a encontrabilidade da informação do website do Archivo General de la Nación da Colômbia. Para tanto, utilizou-se um checklist que permite analisar os atributos da encontrabilidade da informação em ambientes informacionais. O referido website cumpriu com alguns dos atributos, sendo necessária ainda a implementação de melhorias que se adequem tanto a esses atributos como aos atuais requisitos tecnológicos. Com base em uma visão menos tecnicista, ressalta-se a importância da participação dos profissionais da Ciência da Informação no processo de projeto e de desenvolvimento dos ambientes informacionais digitaisApresentado em Evento Análise da indexação da Biblioteca Setorial de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através de um estudo informétrico(XVII CIENTEC - Semana de ciência, tecnologia e cultura, 2011) Souza, Juliana Kalina Siqueira de; Silva, Felipe Kennedy da; Vanti, NadiaArtigo Análise da produção científica da Universidade Federal de Goiás sobre saúde da população negra(Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, 2022-07-01) Silva, Ilaydiany C. Oliveira da; Valério, Erinaldo Dias; Santos, Ícaro Augusto; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878Esta pesquisa afirma a importância de se discutir sobre saúde da população negra dentro de todas as áreas do conhecimento que engloba a Universidade Federal de Goiás (UFG) sob a perspectiva de que o direito à saúde da população negra é destinado à redução de riscos de doenças e de outros agravos. Com base nisso, este estudo objetiva identificar a produção de conhecimento na Universidade Federal de Goiás sobre a saúde da população negra. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem quantitativa para mapear a produção científica sobre o tema no Portal de Periódicos e Repositório Institucional, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG. Os resultados mostram que há poucos trabalhos que discutem sobre a saúde da população negra nessa Universidade. Infere-se, portanto, que esse baixo índice de publicações seja reflexo da não efetividade da inserção dos temas nos processos de formação de profissionais de todas as áreas do conhecimento e enfatiza-se a necessidade da realização de estudos e pesquisas que tratem das relações étnico-raciais no âmbito acadêmico-científico, com foco na saúde da população negra.Artigo Análise das fiscalizações do conselho regional de biblioteconomia 15ª região (crb-15)(Revista Eletrônica da ABDF, 2021-05-08) Rebouças, Larice da Silveira; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoÉ imprescindível trazer para a discussão o papel do Conselho Regional de Biblioteconomia, uma vez que cabe a ele a missão de orientar e de fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário, no âmbito de sua jurisdição, bem como contribuir para o desenvolvimento biblioteconômico. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar as fiscalizações do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-15) durante o período de 2012 a 2019. Os principais resultados alcançados quanto às fiscalizações foram: háuma clara concentração no estado da Paraíba; foram predominantes em bibliotecas escolares; alcançaram em maior número instituições de vínculo administrativo privado e foram registrados em maior quantidade Autos de Constatação. Além disso identificou-se: quantidade significativa de instituição com bibliotecário(a) inadimplente com as anuidades referente ao CRB-15; uma significativa proporção de visitas realizadas a instituições sem bibliotecas em sua maioria em escolas da rede estadual e municipal de ensino; constata-se uma certa descontinuidade do processo fiscalizatório sem o acompanhamento contínuo dos casos; identificou-se que a Lei nº 12.244/2010(BRASIL, 2010)foi mencionada em pequena quantidade nos registros e resultados dos autos. Diante disso, ao final é proposto algumas melhorias nos processos de registros e de fiscalizaçãoArtigo Análise do Projeto de Lei do Senado nº 146/2007: disposições sobre a digitalização e o arquivamento de documentos em mídia ótica ou eletrônica(Revista Informação na Sociedade Contemporânea, 2018-08) Barbosa Neto, Pedro Alves; Silva, Ives Bruno de Lima; Morais, Sheyla Rocha deO presente artigo tem por finalidade analisar o Projeto de Lei do Senado n° 146/2007, que dispõe sobre a digitalização e arquivamento de documentos em mídia ótica ou eletrônica, bem como verificar como a sua implantação irá afetar a preservação de documentos no país. Adota como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta uma descrição detalhada da proposta, comparando o projeto com a legislação vigente –Lei Nº 12.682/2012 –e analisando as principais justificativas contidas no PLS 146/2007.Além disso, o artigo discorre sobre a principal inovação contida no projeto, que é a possibilidade de descarte de documentos em papel, após a sua digitalização e certificação digitalArtigo Análise do uso do portal de periódicos da CAPES: estudo com egressos do PPGA/UFRN(UFBA, 2017-04) Miranda, Ana Cláudia Carvalho de; Carvalho, Andréa VasconselosReconhecendo o relevante papel do Portal de Periódicos da Capes para o avanço científico no Brasil, esta investigação objetiva avaliar seu uso na realização de pesquisas por mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O referencial teórico centrou-se nas questões relativas à comunicação científica e ao estudo de usuários da informação. Tem como descritiva a natureza da pesquisa, sendo aplicada a análise de conteúdo, de natureza qualitativa e quantitativa. Embora tenha sido usada a abordagem do sense-making com o trinômio (situação-lacuna-uso) para a concepção do estudo e do instrumento de coleta de dados, a análise de dados não foi qualitativa, como é típico dessa abordagem. Os sujeitos da pesquisa foram 90 egressos, entre mestres e doutores do PPGA-UFRN, que defenderam suas dissertações e teses entre 2010 e 2013. Verificou-se que a maior parte dos respondentes utilizou o Portal durante sua pós-graduação, como também fizeram uso de outras fontes de informação eletrônicas para suprirem suas necessidades informacionais. A frequência de acesso ao Portal ocorreu regularmente, aproximadamente duas vezes por mês. Dessa forma, fica clara a importante missão desempenhada pelo Portal, apesar da existência de alguns aspectos que necessitam ser aprimorados, para que o uso dessa ferramenta de pesquisa seja mais efetivo.Artigo Análise e visualização do domínio Internacionalização da educação superior no Brasil(Em questão, 2018) Sánchez-Tarragó, Nancy; Santos, Raimundo Nonato Macedo dos; Bufrem, Leilah Santiago; 0000-0001-7123-0127Caracteriza e visualiza as redes de pesquisadores brasileiros e suas interrelações a partir da produção de artigos científicos e da participação em grupos de pesquisa formalizados no domínio Internacionalização da Educação Superior. Apresenta referencial teórico sobre a internacionalização da educação superior e a abordagem metodológica de análise de domínio. Utiliza a análise de domínio, combinando técnicas bibliométricas, de análise de redes sociais e a análise do conteúdo dos textos do corpus, constituído de 146 artigos de periódicos científicos e trabalhos em eventos a partir de busca nas bases de dados Scopus, Web of Science (coleção principal e SciELO Citation Index), SciELO e Redalyc. Utiliza as métricas e visualizações das redes com Gephi 9.0.2. Constata que, apesar de incipiente, existe uma comunidade de pesquisadores no Brasil organizando-se em torno do domínio Internacionalização da Educação Superior, formalizada inclusive em grupos de pesquisa certificados. Conclui que, embora com pouca parceria internacional e disseminada em fontes predominantemente nacionais, a produção científica discute temas relevantes, reflexos das principais preocupações relacionadas com a geopolítica do conhecimento, a mercantilização da educação e as estratégias de internacionalizaçãoApresentado em Evento Análise webométrica das Universidades Públicas Federais das Regiões Norte e Centro- oeste do Brasil(2010-07-18) Vanti, Nadia; Silva, Lailde daArtigo Arquitetura da Informação em repositórios digitais: análise do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Bibliocanto, 2017-05) Vechiato, Fernando Luiz; Marques, Clediane de Araújo GuedesEstuda a arquitetura da informação em ambientes informacionais digitais, com o objetivo de identificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza a técnica de observação participante e realiza breve levantamento bibliográfico para apreender conceitos do referido tema, e, também, pesquisa documental para conhecimento do repositório tratado. Para a análise de dados, utiliza critérios que permite verificar a aplicação dos elementos da arquitetura da informação com base nas dimensões contexto, conteúdo e usuários. A análise demonstra a presença de elementos da Arquitetura da Informação, sendo que grande parte dos critérios referente à dimensão usuários não é satisfatória, contudo aponta a necessidade de melhorias no que se refere à acessibilidade e usabilidadeArtigo Arquitetura da Informação Pervasiva e Encontrabilidade da Informação: instrumentos para avaliação de ambientes informacionais híbridos(Informação & Tecnologia, 2016) Vechiato, Fernando Luiz; Oliveira, Henry Poncio Cruz de; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregorioConsiderando a relevância de estudos teóricos e práticos que abordem aspectos informacionais, tecnológicos, cognitivos e sociais no projeto e na avaliação de ambientes informacionais, objetivamos neste artigo apresentar uma proposta de checklist para ambientes informacionais híbridos a partir de pesquisa exploratória realizada acerca da Arquitetura da Informação Pervasiva e da Encontrabilidade da Informação. Ambos os estudos enfatizam as experiências e comportamentos informacionais dos sujeitos e possuem correlações teórico-práticas importantes que subsidiaram a elaboração do referido instrumento, alinhando a pervasividade existente entre ambientes analógicos e digitais com o objetivo de favorecer a Encontrabilidade da Informação disponível nesses ambientesApresentado em Evento A arte de montar equipes colaborativas(XVI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 2010) Bezerra, Gesiane Ferreira; Câmara, Rafael Silva da; Santos, Valdete Honorato dos; Silva, Eliane Ferreira daArtigo Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de COVID-19(Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, 2020) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914Em um contexto marcado pela agudização da crise social, econômica e política mundial, a emergência causada pela COVID-19 e a adoção de medidas extraordinárias de distanciamento social e quarentena, são impostos novos desafios às bibliotecas. Neste cenário, a pesquisa objetiva caracterizar a atuação das bibliotecas universitárias brasileiras, assim como os principais desafios para manter as atividades por meio de produtos e serviços não presenciais, a partir da perspectiva das bibliotecárias e bibliotecários. Se realiza um levantamento de dados por meio de questionários online e uma análise quanti-qualitativa de 188 respostas de participantes vinculados a 64 instituições de ensino superior, de todas as regiões brasileiras. A quase totalidade das bibliotecas respondentes está atuando em regime de teletrabalho, utilizando as tecnologias de informação e comunicação (com destaque para as redes sociais) para realizar serviços de referência, disseminar informações, assim como para oferecer acesso a bases de dados. Processos técnicos e desenvolvimento de acervos também são realizados, embora com limitações. Algumas bibliotecas têm criado serviços de apoio específicos para pesquisas sobre COVID-19. Os principais desafios estão relacionados com a mudança brusca do atendimento e trabalho presencial a teletrabalho e atendimento virtual, sem uma preparação prévia (protocolos de atuação, infraestrutura, competências profissionais). A reabertura das bibliotecas também é um outro grande desafio que inclui mudanças nas instalações, os equipamentos de proteção e protocolos de higienização. Se conclui que as bibliotecas universitárias têm atuação e desafios que vão além dos aspectos técnicos para incluir dimensões éticas e políticas visando construir melhores sociedadesArtigo Auditoria de inteligência: um estudo de caso no Museu Câmara Cascudo/UFRN(Revista ACB, 2021-11-18) Carvalho, Andréa Vasconcelos; Silva, Taíse Costa daA auditoria de ativos informacionais inclui a auditoria de informação, do conhecimento e de inteligência e se caracteriza como uma técnica que contribui para o aperfeiçoamento da gestão organizacional, incluindo as unidades de informação. Nesse contexto, apresenta-se auditoria de inteligência realizada no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN). Tem-se como objetivo geral analisar a relação entre o Museu Câmara Cascudo e as ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFRN com vistas a propor ações para aperfeiçoar tal relação. O percurso metodológico consiste na aplicação do método de auditoria de inteligência. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários eletrônicos, sendo um enviado aos docentes dos departamentos de Artes, Ciência da Informação, Ciências Sociais e História e o outro aos servidores do MCC. De modo geral, os resultados obtidos indicam uma relação pouco propositiva entre o MCC e as ações acadêmicas da UFRN, sinalizando que há pouco envolvimento dos departamentos pesquisados com o Museu. Especificamente percebe-se que: poucos docentes desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam o MCC; há pouca divulgação das ações e exposições desenvolvidas no Museu; e faltam recursos financeiros para incentivar a realização de projetos. A partir de tais resultados, apresenta-se um guia para implementar recomendações que favoreçam a superação das fragilidades identificadas