Hospital Universitário Onofre Lopes
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Livro A Telessaúde no Brasil e a inovação tecnológica na atenção primária(EDUFRN, 2015) Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Araújo, Bruno Gomes de; Guedes, Tâmara Albuquerque Leite; Figueiredo, Alexandre Medeiros de; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; https://orcid.org/0000-0001-6613-7040A Telessaúde no Brasil desde a sua criação se desenvolveu de forma sólida e atua em diversas dimensões, como a Teleconsultoria, o Telediagnóstico e a Tele-educação. No Brasil, o Ministério da Saúde é o principal financiador da Telessaúde, por meio do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes que tem estimulado e impulsionado a expansão e o desenvolvimento da Telessaúde em todo o território brasileiro. Há ações da Telessaúde brasileira inclusive em países do Mercosul e da África, aspecto relevante, pois o Brasil é uma liderança e um referência para essas regiões. Inicialmente, o desenvolvimento da Telessaúde no Brasil teve como foco principal o fortalecimento da Atenção Básica a Saúde. Com toda a sua expansão e solidez a Telessaúde incorporou uma missão ainda mais ampla que é a de atuar na promoção, no desenvolvimento e no acesso aos serviços de saúde. O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes durante todo seu período de existência promoveu um número significativo de contribuições no campo da saúde, seja no campo da formação ou da melhoria do acesso aos serviços de saúde e, com isso, induziu a um vasto crescimento tecnológico. O desenvolvimento de métodos, processos e tecnologias da Telessaúde no Brasil tiveram diversos propósitos, todavia geralmente estavam destinados a solucionar problemas que remetiam a carências encontradas no sistema único de saúde – neste caso, o Brasil destaca-se pela criatividade e pela capacidade de inovar. Nesse contexto, este livro aborda trabalhos que apontam as principais áreas de inovação que a Telessaúde induziu no Brasil. Nos capítulos deste livro, o leitor irá encontrar conteúdos cuja temática traz soluções com alto grau de aplicação e de inovação. É importante destacar que o este livro é fruto de um trabalho conjunto de entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), e o Ministério da Saúde (MS). Por fim, o livro a Telessaúde no Brasil e a Inovação Tecnológica na Atenção Primária é uma boa referência para pesquisadores, estudantes e professores que atuam ou têm interesse de atuar na nessa temática, que é certamente estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do BrasilArtigo Adequação de energia e proteína para pacientes críticos em terapia nutricional enteral(Braspen Journal, 2019-10-08) Lopes, Márcia Marília Gomes Dantas; Jesus, Karla Mendonça Gonçalves de; Santos, Letícia Sabino; Vermeulen, Karina Marques; Oliveira, Marcia Regina Dantas de Araújo; Leite-Lais, Lúcia; Lira, Niethia Regina Dantas de; Vale, Sancha Helena de Lima; https://orcid.org/0000-0002-0011-576X; https://orcid.org/0000-0002-8061-7048; https://orcid.org/0000-0002-0972-1678Introdução: A terapia nutricional enteral para pacientes críticos é considerada um tratamento coadjuvante, que fornece energia e nutrientes importantes para função imunológica e manutenção da massa magra, minimizando o risco de complicações metabólicas. Este estudo avaliou a adequação de energia e proteína da terapia nutricional enteral prescrita para pacientes críticos internados na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital universitário. Método: Estudo prospectivo, no qual as necessidades e a oferta de energia e proteínas foram avaliadas, fornecendo informações sobre os percentuais de adequação, o tempo médio para atingir a meta nutricional e as intercorrências relacionadas à terapia. Resultados: Foram avaliados 31 pacientes, com idade média de 53,8 ± 16,0 anos, sendo 58,1% do sexo feminino. Os diagnósticos clínicos mais frequentes foram relacionados ao sistema neurológico e sistema digestório, abrangendo 45,2% da amostra. O tempo de permanência na UTI foi de 20,4 ± 16,4 dias. O tempo necessário para atingir a meta de energia e proteína foi de 6,7 dias (160,0 ± 74h) e 7,3 dias (175,2 ± 76,8h), respectivamente. Dentre as intercorrências, as complicações gastrointestinais foram os principais motivos para retardar o início da dieta ou limitar sua progressão. Conclusão: O período de 72h para a oferta de pelo menos 80% das necessidades energéticas e proteicas não foi suficiente para a adequação nutricional da população avaliada. Dentre as intercorrências observadas destacam-se as alterações das funções gastrointestinais e as situações de instabilidade hemodinâmica, denotando a necessidade de criação de protocolos para o manejo das complicações relacionadas à terapia nutricional enteralCapítulo de livro Associação dos métodos quantitativo e qualitativo para análise de Cursos Abertos Massivos Online (mooCS) aplicados na saúde(Editora da UFPE, 2024) Moura, Talita Helena Monteiro de; Cavalcante, Patrícia Smith; Silva, José Adailton daContexto da Investigação A educação online tem ocupado cada vez mais espaço nas áreas da saúde com ênfase na qualificação profissional. O cenário mundial da pandemia de COVID-19 explicitou a necessidade de continuar investindo em cursos online, abertos, massivos, como uma das estratégias de educação permanente em saúde. Por outro lado, as possibilidades de qualificação para os profissionais de saúde são de extrema importância no fortalecimento das políticas que subsidiam a gestão de recursos humanos. A propagação de um diversificado acervo de recursos educacionais abertos no campo da saúde, vem se destacando nas plataformas digitais e, portanto, merece atenção dos pesquisadores. Um dos formatos utilizados para desenvolver cursos cujo objetivo é a EPS tem sido o Massive Online Open Courses (MOOC). A sigla MOOC foi utilizada pela primeira vez, em 2008, por Dave Cormier quando se referiu ao curso Connectivism and Connective Knowledge, publicado no formato online com acesso aberto, elaborado por George Siemens e Stephen Downes (YUAN; POWELL, 2013). De modo geral, os MOOCS são cursos ofertados gratuitamente para qualquer pessoa com acesso à internet. No contexto da formação, os MOOCs são aplicáveis como ferramenta de apoio na educação superior, na especialização ou em propostas de qualificação profissional e aperfeiçoamento. Eles vêm ganhando notoriedade, sobretudo por apresentarem características da web 2.0, sendo considerados inovadores no cenário educacional mundial (FINI, 2009). Na área da saúde, o Ambiente Virtual do SUS (AVASUS) é uma das plataformas digitais do Ministério da Saúde, cuja missão é promover conhecimento integrado e acessível. Os cursos nesta plataforma (https://avasus.ufrn.br/) são elaborados por diversas instituições de ensino superior e disponibilizados gratuitamente para profissionais, estudantes e gestores da área da saúde e público em geral. Os módulos educacionais são compostos por diversas mídias (textos, áudios, vídeos) que abordam temas clínicos e de organização do processo de trabalho em saúde (VALENTIM et al., 2019). O AVASUS conta com mais de 80 MOOCs, com temáticas da Atenção Primária em Saúde (APS). Dentre esses, estão os módulos autoinstrucionais do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), que foram estruturados com base na metodologia da problematização, compondo módulos de extensão e cursos de aperfeiçoamento que valorizam a autonomia do profissional na construção do seu itinerário formativo, de modo que corresponda às necessidades de formação para o trabalho. Embora os MOOCs constituam ferramentas com potencial para alcançar os objetivos da EPS, também são passíveis de fragilidades. As lacunas que permeiam os MOOCs suscitam reflexões sobre quais são as diretrizes para aplicabilidade no cotidiano de trabalho na APS. Certamente há aspectos que ultrapassam os requisitos da estrutura técnica de um MOOC, para que o conhecimento teórico seja aplicado no contexto real de trabalho. Diante disso, foi desenvolvida uma tese de doutorado que buscou analisar os MOOCs do PEPSUS, a partir da estrutura destes cursos e opinião dos profissionais/estudantes, com ênfase no cotidiano de trabalho da APS. Apresentamos aqui o delineamento metodológico deste estudo, na intenção de compartilhar nossa experiência e contribuir para pesquisas sobre e com tecnologias digitais da informação e comunicação. Assim, o objetivo deste capítulo é descrever a aplicação dos métodos quantitativo e qualitativo na análise dos MOOCs com temáticas da saúde.Artigo Avaliação baseada em procedimentos (PBA) em uma residência de urologia: experiência inicial(Revista Brasileira de Educação Médica, 2021) Medeiros, Paulo José de; Medeiros, Daniel Câmara Alves de; Diniz, Rosiane Viana ZuzaIntrodução: Mudanças na sociedade e nas práticas da medicina têm demandado melhorias no processo de ensino cirúrgico nas residências médicas, levando ao surgimento de novos modelos de ensino-aprendizagem e de avaliação baseados em competências. Nesse processo, o Procedure Based Assessment (PBA) se destaca como uma ferramenta de avaliação em ambiente de trabalho, amparada na avaliação de competências e no feedback estruturado. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de apresentar a elaboração e implantação de protocolos de PBA em um programa de residência médica de urologia. Método: Trata-se de estudo prospectivo, do tipo pesquisa-ação, realizado de julho de 2019 a julho de 2020, envolvendo dez preceptores e seis residentes de urologia. Utilizou-se a metodologia de consenso de grupo para a elaboração dos protocolos, além de capacitação dos participantes para avaliação por competência. Elaboraram-se seis protocolos de PBA, correspondentes aos procedimentos prevalentes na formação do residente/ano. Em seguida, esses protocolos foram implantados. Além da análise descritiva dos dados, utilizou-se o coeficiente de Spearman (rR) para análise inferencial de correlação entre tempo de treinamento e o desempenho do residente avaliado pelo PBA. Resultado: A elaboração de dois instrumentos de PBA para cada um dos três anos de formação permitiu a avaliação de todos os residentes. Foram realizados 31 encontros avaliativos, com média de cinco avaliações por residente. Houve correlação positiva entre o maior tempo de treinamento e melhor desempenho do residente na prostatectomia radical laparoscópica, na nefrolitotripsia percutânea, na nefrectomia laparoscópica e no conjunto dos seis procedimentos (rR = 0,97, 0,55, 0,42 e 0,31, espectivamente). Relatamos a primeira utilização do PBA em residência de urologia no Brasil. A metodologia de consenso de grupo associada a um processo de capacitação mostrou-se como opção para elaboração desse tipo de instrumento. A correlação positiva entre melhora do desempenho no PBA e o tempo de treinamento corrobora estudos que resultaram em consolidação da validade e confiabilidade da ferramenta. Conclusão: A elaboração de protocolos de PBA por consenso de grupo é factível e resultou na primeira utilização dessa ferramenta em residência de urologia no Brasil. O PBA pode representar uma estratégia de avaliação de ensino cirúrgico mais moderno e adequado ao treinamento em cenários reais.Artigo Blockchain in health information systems: a systematic review(International Journal of Environmental Research and Public Health, 2024-11-14) Fonsêca, Aleika Lwiza Alves; Barbalho, Ingridy Marina Pierre; Fernandes, Felipe Ricardo dos Santos; Arrais Júnior, Ernano; Nagem, Danilo Alves Pinto; Cardoso, Pablo Holanda; Veras, Nícolas Vinícius Rodrigues; Farias, Fernando Lucas de Oliveira; Lindquist, Ana Raquel; Santos, João Paulo Queiroz dos; Morais, Antonio Higor Freire de; Henriques, Jorge; Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosAbstract: (1) Background: With the increasing digitalization of healthcare systems, data security and privacy have become crucial issues. In parallel, blockchain technology has gradually proven to be an innovative solution to address this challenge, as its ability to provide an immutable and secure record of transactions offers significant promise for healthcare information management. This systematic review aims to explore the applications of blockchain in health information systems, highlighting its advantages and challenges. (2) Methods: The publications chosen to compose this review were collected from six databases, resulting in the initial identification of 4864 studies. Of these, 73 were selected for in-depth analysis. (3) Results: The main results show that blockchain has been used mainly in electronic health records (63%). Furthermore, it was used in the Internet of Medical Things (8.2%) and for data sharing during the COVID-19 pandemic (6.8%). As advantages, greater security, privacy, and data integrity were identified, while the challenges point to the need for standardization and regulatory issues. (4) Conclusions: Despite the difficulties encountered, blockchain has significant potential to improve healthcare data management. However, more research and continued collaboration between those involved are needed to maximize its benefitsArtigo Caracterização dos acidentes com exposição a material biológico envolvendo a equipe de enfermagem de um hospital universitário(Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), 2014-09-30) Amorim, Ingrid Gurgel; Bispo, Miclécia de Melo; Ribeiro, Luciana Melo; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; Morais, Rafael Otavio Bezerra de; Amorim, Érico GurgelObjetivou-se no presente estudo caracterizar os acidentes com exposição a material biológico envolvendo a equipe de enfermagem de um hospital universitário em Natal/RN e propor medidas para a prevenção e redução dos acidentes ocupacionais. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa. A população foi composta por 62 profissionais de enfermagem que se acidentaram com material biológico no período de 2008 a 2012 e que foram registrados em fichas de notificação e investigação de acidente de trabalho com exposição à material biológico. A coleta de dados foi realizada através do programa TabWin, no Sistema de Informação de Agravos Notificáveis (SINAN-NET). Dentre os acidentes notificados a equipe de enfermagem foi a mais acidentada (76,54%); com maior registro para os técnicos de enfermagem (74,07%); do sexo feminino (95%); geralmente nas segundas (48,39%) e terceiras décadas de vida (32,26%). O sangue foi a matéria orgânica mais presente nos acidentes (83,87%), cujas circunstâncias envolveram a administração de medicação por via subcutânea (26,92%), o reencape de agulha (25%) e o descarte inadequado no chão (15,38%). Dentre os profissionais expostos a materiais biológicos, 71,15% faziam uso de luvas e 90,32% possuíam registro de esquema vacinal para hepatite BArtigo Cardiac arrest and exercise-induced polymorphic ventricular tachycardia: an elusive diagnosis(International Journal Of Cardiovascular Sciences, 2021) Sousa, Júlio César Vieira de; Oliveira, Nestor Rodrigues de; Oliveira, William Santos de; Porto, Adalberto Atsushi; Mastrocola, Fabio; Novaes, Ana Eloisa; Mendonça, Roberto Moreno; https://orcid.org/0000-0001-6913-4224Polymorphic ventricular tachycardia (VT) is defined as a rapid rhythm with continuously changing ventricular activation. In the absence of QT interval prolongation, its evaluation is a challenging activity with a series of differential diagnoses. The present study reports on a case of a young man who had an out-of-hospital cardiac arrest and and who later presented an episode of exercise-induced polymorphic VT. A rational investigation is discussed based on the patient’s clinical findings and baseline ECG.Relatório Congenital Syphilis reporting in Brazil: an alert about poor case investigation(SEDIS/UFRN, 2023) Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros (org.)How to face a syphilis epidemic, declared in 2016 in Brazil, by the Ministry of Health, when all it has is an annual bulletin that presents data more than 18 months late? This is a worrying question, particularly for the decision-making bodies in the Brazilian National Health System (SUS), because they need qualified data and information, with adequate flows and transparency so that they can effectively order the conduction of public health policies, which are difficult aspects when faced with the scenario presented in this report.Livro Cultura digital e educação: pesquisas em novos cenários(Editora da UFPE, 2024) Alves, Thelma Penerai; Carvalho, Ana Beatriz GomesEsta publicação é uma iniciativa da linha Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tec-nológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um programa que realiza pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação, considerando diferentes contextos e processos. O propósito deste ebook, intitulado Cultura digital e Educação: pesquisas em novos cenários, é ampliar e enriquecer as áreas de estudo relacionadas com a cultura digital e a educação, integrando os processos formativos humanos. Nesses processos, surgem questionamentos, dúvi- das, reflexões, estudos teóricos, práticas em sala de aula e construção e reconstrução de conhecimentos, buscando-se atender, de modo criativo e autoral, às transformações que ocorrem na sociedade contemporânea. Aqui, reunimos textos que apontam para a relevância de alguns resultados, apresentando aspectos significativos e pautados na reflexão crítica, que, possivelmente, podem contribuir para a compreensão de contextos sociais, culturais e históricos do universo acadêmico. O ebook reúne uma série de textos teórico-metodológicos que promovem uma convergência de mentes, de instituições e de perspectivas e que dão visibilidade a aspectos importantes relativos ao ensino superior e à educação básica, demonstrando a importante vinculação entre conteúdos científicos e pedagógicos. Agradecemos às autoras e aos autores que contribuíram com os capítulos e que acreditam na colaboração e no compartilhamento para o progresso científico.Artigo Data report: educational pathway addressing food and nutrition in amyotrophic lateral sclerosis on the AVASUS platform(Frontiers in Digital Health, 2025-01-05) Coutinho, Karla Mônica Dantas; Fernandes, Felipe Ricardo dos Santos; Medeiros, Kelson da Costa; Coutinho, Karilany Dantas; Dias, Aline de Pinho; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Leite-Lais, Lucia; Lima, Kenio CostaAmyotrophic lateral sclerosis (ALS) is a rare neuromuscular degenerative disease characterized by the progressive loss of motor neurons, which leads to the gradual atrophy of skeletal and respiratory muscles (1–3). The etiology of ALS is multifactorial (2). The disease typically begins in a specific region, affecting the upper or lower limbs, bulbar areas, or respiratory system. As it progresses, it results in muscle paralysis and/or respiratory dysfunction (4). Malnutrition is common among ALS patients, with prevalence ranging from 16% to 55% at the time of diagnosis, increasing with disease progression (5). Weight loss and malnutrition are associated with faster disease progression, higher risk of complications, decline in quality of life, and reduced survival (5–7). Since nutritional status and metabolic balance impact the prognosis of ALS patients (8, 9), integrating nutritional care into the multidisciplinary treatment of ALS is imperative (10). In other words, multidisciplinary care strategies that focus on managing symptoms and improving nutritional status can enhance the quality of life and extend survival for ALS patients (11, 12). Caregivers of ALS patients play a vital and continuous role in patient care and should be considered integral members of the multidisciplinary team. Both health professionals and caregivers often require specialized training to effectively support ALS patients. In this context, health education is essential because it not only promotes health and prevents complications but also fosters engaged individuals who are equipped with the skills for self-care and autonomy (13, 14). In health education, the use of technology-mediated interactions aligns with the growing role of Information and Communication Technologies (ICT) in creating innovative and dynamic educational approaches. These initiatives have enhanced the connection between communication, science, and society (15, 16). The Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS) is a free and open technology-mediated educational platform of Brazil's Ministry of Health. AVASUS was developed by the Laboratory for Technological Innovation in Health (LAIS) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), through technical and scientific cooperation (17–20). The platform offers professional qualification and refresher courses within the Brazilian National Health System (SUS), designed to promote, support, and enhance continuing health education (18, 21). Additionally, it serves as a key tool for fostering resilience and responsiveness within the health system. AVASUS is accessible free of charge to health professionals, students, and the general public. Recent data show that AVASUS has over 1.2 million users, more than 3.3 million enrollments, and 424 active courses (22), making it the third-largest public health education platform globally. Studies have demonstrated that AVASUS fosters massive health professional training in various areas of health (17, 18, 23, 24). In light of this, this study aimed to structure and share a database capable of serving as a basis for studies interested in this type of information for health education. It provides a demographic characterization of students enrolled in the educational pathway addressing food and nutrition for people living with ALS. Additionally, it includes descriptive information about the courses within this pathway, in which 20,967 enrollments from the five regions of Brazil and abroad have enrolledRelatório Desenvolvimento de dispositivo capaz de detectar antígenos ou anticorpos em amostras biológicas diversas a partir de voltametria cíclica com finalidade diagnóstica: relatório final(SEDIS-UFRN, 2023-05) Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros (Coord.); Cruz, Agnaldo Souza; Souza, Beatriz Soares de; Lima, Diego Ferreira de; Carvalho, Dionísio Dias Aires de; Tinoco, Jorge Enrique de Azevedo; Coutinho, Karilany Dantas; Lima, Leonardo Judson Galvão de; Cerqueira, Luiz Guilherme Portela Oliveira de; Ferreira, Matheus André Coutinho; Capra, Maurício; Almeida, Milena Cristina Duarte de; Cardoso, Pablo Holanda; Sousa, Suelayne Cris Medeiros deDurante as diversas etapas de desenvolvimento do dispositivo para triagem e diagnóstico de sífilis, HIV e outras IST, estudo conduzido sob responsabilidade do Lais/UFRN, o estabelecimento de cooperações técnicas horizontais com as três Instituições internacionais citadas (ConquerX/UMass; Retrovirus lab/Johns Hopkins University; e Cisuc) foi um elemento-chave para acelerar a velocidade de desenvolvimento e aprimorar a qualidade do dispositivo final, seja na parte inicial de prototipagem e desenvolvimento eletrônico, seja na validação dos alvos biológicos testados em amostras de pacientes infectados, seja ainda durante a análise dos resultados utilizando novas ferramentas computacionais para interpretação dos dados. Nesse sentido, embora não estivesse inicialmente previsto, a partir do desenvolvimento adequado de uma solução para diagnóstico de sífilis, especialmente para os casos de sífilis congênita, o dispositivo também pode ser utilizado como ferramenta para triagem de HIV e outras doenças infecciosas a partir da customização dos alvos moleculares detectados durante a testagem. Compatível com as exigências mais recentes da LGPD e das demais normas relacionadas à proteção de dados sensíveis, especialmente na área da saúde, o dispositivo projetado é capaz de armazenar localmente os resultados ou de enviá-los criptografados para nuvens digitais, possibilitando seu uso em regiões remotas e sua aplicação na telemedicina. A partir da operacionalização em blocos dos diversos softwares que compõem o dispositivo, é possível manter a sua integração interna e interface de operação sempre atualizada e customizada de acordo com a necessidade do usuário final, apresentando resultados precisos e confiáveis. A necessidade de ampliação de alvos biológicos testados simultaneamente possibilitou o aproveitamento máximo dos esforços da equipe, permitindo que o dispositivo pudesse ser utilizado para aplicações inicialmente não previstas. Por fim, a associação das expertises da equipe multidisciplinar dos pesquisadores do Lais/UFRN com os pesquisadores das instituições colaboradoras permitiu que alunos e pesquisadores em formação pudessem encontrar novas soluções tecnológicas para os desafios com os quais se deparam durante a execução das suas atividades, proporcionando um ambiente altamente disruptivo e inovador ao longo dos anos, satisfatoriamente representado pelos registros de softwares concedidos, artigos científicos publicados e a solicitação conjunta de uma nova patente internacional relacionada ao dispositivoArtigo Desenvolvimento e validação de indicadores de boas práticas de segurança do paciente: Projeto ISEP-Brasil(Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2016-09-19) Batista, Almária Mariz; Gama, Zenewton André da Silva; Saturno-Hernández, Pedro Jesus; Freitas, Marise Reis de; Ribeiro, Denise Nieuwenhoff Cardoso; Medeiros, Paulo José de; Barreto, Analúcia Filgueira Gouveia; Lira, Benize Fernandes; Medeiros, Carlos Alexandre de Souza; Vasconcelos, Cilane Cristina Costa da Silva; Silva, Edna Marta Mendes da; Faria, Eduardo Dantas Baptista de; Dantas, Jane Francinete; Neto Júnior, José Gomes; Medeiros, Luana Cristina Lins de; Sicolo, Miguel Angel; Fonseca, Patrícia de Cássia Bezerra; Costa, Rosângela Maria Morais da; Monte, Francisca Sueli; Melo Neto, Veríssimo deUm monitoramento eficaz da segurança do paciente precisa focar a implantação de práticas baseadas em evidências que evitem danos desnecessários ligados à assistência à saúde. O objetivo do Projeto ISEP-Brasil foi desenvolver e validar indicadores de boas práticas de segurança do paciente para o contexto brasileiro. Tomou por base a tradução e adaptação dos indicadores validados no Projeto ISEP-Espanha, além do documento Safe Practices for Better Healthcare do National Quality Forum dos Estados Unidos, que possui 34 recomendações de boas práticas. Realizou-se validação por um painel de 25 especialistas e análise da confiabilidade e viabilidade em um estudo-piloto realizado em três hospitais com diferentes tipos de gestão (estadual, federal e privada). Aprovaram-se 75 indicadores de boas práticas (39 de estrutura; 36 de processo) para 31 das 34 recomendações. Os indicadores foram considerados válidos, confiáveis e úteis para o monitoramento da segurança do paciente em hospitais brasileirosLivro Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS(EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosÉ com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso paísLivro Gestão e Inovação em Saúde: o que estamos fazendo na EBSERH(SEDIS, 2018) Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Hékis, Hélio Roberto; Coutinho, Karilany Dantas; Nagem, Danilo Alves Pinto; Oliveira, Carlos Alberto Pereira deA partir de 2010, um conjunto de medidas passou a ser implementado, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), na perspectiva de superar a precariedade na infraestrutura física e tecnológica dos serviços hospitalares. A despeito desses esforços, situações como a precarização da força de trabalho, vivenciada no âmbito desses serviços ao longo dos últimos 20 anos, e modelos de gestão incipientes impactaram negativamente em sua capacidade de manter padrões de excelência no processo assistencial, de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, o governo federal propôs um projeto nacional dirigido aos hospitais universitários federais com o intuito de fortalecer e qualificar seu protagonismo na implementação das políticas de saúde, educação, ciência e tecnologia. Assim, foi criada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 15 de dezembro de 2011, por meio da Lei Federal nº 12.550, com o objetivo de dar prosseguimento ao processo de recuperação dos Hospitais Universitários Federais (HUF). A função da Ebserh junto aos HUF é definir diretrizes, aportar gestão e recursos (financeiros, humanos, infraestruturais e tecnológicos). Junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), é prestar assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, em nível de excelência. Junto à universidade, é fornecer um cenário de prática adequado ao ensino, à pesquisa, à extensão e à formação de pessoas no campo da saúde, para docentes e discentes, o que vem ao encontro da proposta do Mestrado Profissional titulado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS). A proposta desse Mestrado Profissional apresenta identidade profissionalizante, de caráter antidisciplinar e horizontal voltada para o desenvolvimento social e a inovação tecnológica em saúde de forma humanizada. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, na formação profissional, em consonância com as políticas de educação, saúde, ciência, tecnologia e inovação. Considerando as atribuições conferidas à Ebserh, a proposta de um Mestrado Profissional em gestão de tecnologias, pesquisa e inovação consubstancia-se no princípio da efetividade, entendida como desempenho desejado quanto à transformação de uma realidade, que aponta mudanças econômicas e institucionais necessárias e que deverão decorrer de políticas públicas. Nesse cenário, este compêndio representa um convite à reflexão, ao debate e à vigia aos desafios para o futuro da formação permanente nas atividades de gestão técnico--científicas e de inovação tecnológica, bem como um marco referencial no tocante ao reconhecimento e à valorização dos profissionais das áreas multiprofissionais da saúde.Artigo O impacto da utilização de design patterns nas métricas e estimativas de projetos de software: a utilização de padrões tem alguma influência nas estimativas?(Revista da FARN, 2005) Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Souza Neto, Plácido Antônio deRelatório Implementação de processos educacionais em sistemas integrados de informação e comunicação em saúde: relatório técnico formação para programas e redes prioritárias do SUS(SEDIS-UFRN, 2023) Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros (Coord.); Coutinho, Karilany Dantas (Coord.)A Educação Permanente (EP) é uma política do Ministério da Saúde (MS) instituída em 13 de fevereiro de 2004, e alterada em 20 de agosto de 2007, como uma estratégia para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa política visa trabalhar, transformar e qualificar as práticas de saúde dentro do quadrilátero formado por gestores, acadêmicos, profissionais e representantes sociais. Inúmeros conhecimentos são necessários para alcançar a integralidade da atenção à saúde, sendo do SUS a responsabilidade de oferecer ferramentas que alcancem esse objetivo. A educação permanente é uma dessas ferramentas, que busca superar limites e contribuir com a transformação e a qualificação das práticas de saúde, a organização das ações e dos serviços, dos processos formativos e das práticas pedagógicas na formação e no desenvolvimento dos trabalhadores de saúde. Nesse aspecto, a educação e a saúde são espaços de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano. Há uma interseção entre ensinar e aprender. O cenário das políticas públicas no campo da saúde é hoje fundamentado na formação de recursos humanos em saúde, tema este estimulado nos questionamentos e conflitos que promove as transformações para a consolidação do Sistema Único de Saúde. A consolidação do SUS tem exigido dos gestores de saúde diferentes ações, tais como a identificação e a definição de estratégias para a resolução dos problemas, indicando a necessidade do fortalecimento nas práticas de gestão. A capacitação de pessoas é uma das estratégias mais utilizadas para enfrentar os problemas de desenvolvimento dos serviços de saúde. Grande parte do esforço para alcançar a aprendizagem ocorre por meio de ações internacionais e planejadas, que têm como missão fortalecer conhecimentos, habilidades, atitudes e práticas que a dinâmica das organizações não oferece por outros meios. A capacitação desenvolve-se também sob a influência de uma grande variedade de condições institucionais, políticas e culturais que antecipam e determinam o espaço dentro do qual pode operar seus limites e possibilidades. A Política Nacional de Educação Permanente para o controle social no SUS fortalece os conselhos de saúde como protagonistas na formulação, fiscalização e deliberação da política de saúde nas três esferas de Governo. A proposta da Educação Permanente em Saúde (EPS) é a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, estruturando a capacitação dos profissionais de saúde com base nos problemas do processo de trabalho, emergindo os conteúdos dos problemas e necessidades de saúde da população. Na construção do Sistema Único de Saúde, a formação em saúde exerce papel decisivo. Nesse âmbito, a educação para profissionais atuantes no SUS tem sido considerada como instrumento para mudanças e transformações em uma sociedade. As transformações sociais e educacionais têm repercussões nos diferentes campos do saber e da produção de bens e serviços. A qualificação de recursos humanos na saúde pode ser entendida como a efetivação de estratégias e ações para o aproveitamento do potencial dos profissionais, no sentido de enfrentar as mudanças e os desafios gerados no desempenho do trabalho diário nos diferentes espaços do SUS. Todo investimento em treinamento e qualificação de pessoal, quando bem planejado e desenvolvido, é capaz de produzir mudanças positivas no desempenho das pessoas. Entretanto, é importante considerar que os resultados esperados de programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal podem ser minimizados pelas condições de cada estrutura institucional, caso a interação entre essa estrutura e os objetivos das propostas de treinamento/qualificação não estejam alinhados. Nesse contexto, houve, nos últimos anos, no Brasil, uma preocupação em ampliar os investimentos na formação dos trabalhadores do SUS. Com isso, abriu-se uma lacuna importante, que é a da gestão dos processos educacionais, pois o Ministério da Saúde hoje tem dificuldade em monitorar e acompanhar o cumprimento das metas e ações proveniente desses investimentos. Com base no exposto, o presente projeto tem como objeto desenvolver plataformas para ampla gestão dos processos educacionais fomentados pelos SUS, compostas por um conjunto de sistemas integrados a fim de auxiliar o Ministério da Saúde no fortalecimento das práticas de controle, avaliação, monitoramento e auditoria para o cumprimento de metas do SUS no campo da formação permanente dos trabalhadores da saúde. As plataformas desenvolvidas neste Projeto permitem uma gestão centralizada das informações a partir de uma visão completa dos processos, com base em sistemas que destacam os indicadores para acompanhamento das ações e das metas pertinentes a cada projeto de formação. Desse modo, é possível, com a entrega do Projeto, extrair métricas baseadas nesses indicadores e assim mensurar custos, dimensionar com eficiência as demandas de formação e o impacto dos investimentos na melhoria da qualidade da atenção em saúde bem como alimentar a base de dados do percurso dos trabalhadores de saúde ao longo de sua trajetória de trabalho. Além do exposto, é importante ressaltar as lacunas nos processos de pagamento das parcelas. A última parcela, inclusive, acarretou grande impacto na continuidade e no desenvolvimento das referidas plataformas, com uma lacuna de 5 anos sem repasse financeiro, sendo ela realizada somente em maio de 2022. Isso acarretou uma série de prejuízos, como: a desmobilização das equipes por falta de recursos financeiros; a necessidade de atualização tecnológica; a recontratação de pesquisadores e equipes para a finalização do Projeto. Ademais, a falta de envolvimento no que diz respeito aos requisitos, à visão de negócio e à arquitetura dos sistemas desenvolvidos é algo a ser pontuado, pois a UFRN envidou esforços para entregar produtos tecnológicos e científicos que fossem condizentes com a realidade de formação dos profissionais de saúde no Brasil. No âmbito educacional, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), atualmente, é um Centro Colaborador da Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Opas), que atua na área de inovação tecnológica em saúde. Como escopo, o laboratório coopera com a Opas na promoção da educação on-line em saúde, por meio de plataformas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (Avasus) e o Campus Virtual da Opas. Essas ações visam a ampliar o acesso e a qualidade da formação em saúde na região das Américas, um dos grandes resultados alcançados por este projeto.Artigo Incidence of atrial fibrillation in postoperative cardiac surgery patientsat a university hospital(Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, 2015) Sousa, Júlio César Vieira de; Mafaldo, Rafaella Santos; Paula, Vitor Tavares; Dacosta, Pedro Victor Alcântara; Morais, Ademar Alexandre de; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0001-6913-4224Atrial fibrillation (AF) is the most prevalent arrhythmia in medical practice, as well as the most frequent complication after cardiac surgery: incidence of 40%. AF has been implicated in a prolonged hospitalization, hemodynamic instability and increasing death. Considering that, in the State of Rio Grande do Norte, there’s no data collection involving post-operative AF (POAF) occurrence in cardiac surgery, an accurate investigation can contribute to prevent its occurrence and reduce its prevalence. The goal of this study is to determine the incidence of POAF after cardiac surgery in patients previously in sinus rhythm. Moreover, it’s intended to identify the clinical and laboratory profile of POAF patients, including their evolution within the hospital. A cross-sectional observational retrospective study, involving 223 patients undergoing cardiac surgery at Onofre Lopes Universitary Hospital (HUOL) from the year 2006 to 2010. The average age of the 223 patients was 58.9±14.6 years, predominantly male (61.4%). The POAF incidence was 13.9% (N=31). Coronary Artery Bypass Graft was the most commonly surgery performed (69.95%), followed by aortic valve replacement (8.52%) and mitral valve replacement (6.27%). POAF patients spent longer in intensive care unit (ICU), median of 4 days. On the other hand, non-POAF patients spent the median of 3 days (p=0.034). Mortality in POAF patients was higher (16.13%) comparing with non-POAF group (9.38%) (p=0,001). The incidence of POAF in cardiac surgery of HUOL was lower than that reported in the literature. However, it was associated with in- creased length of stay in ICU and death in the hospital course.Livro Indicadores de performance funcional auditiva: versão reduzida FAPI-r: manual de aplicação(SEDIS-UFRN, 2024) Brazorotto, Joseli Soares; Araújo, Maria Eduarda Braga de; Lima, Maria Clara de Oliveira; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dosO FAPI-R tem por objetivo avaliar de forma breve o desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças com deficiência auditiva em programas de reabilitação e serviços de acompanhamento nesta população. É possível realizar a aplicação por meio de mensagem gravada, a viva-voz, em situações de escuta difíceis como na presença de ruído e a distância, permitindo traçar um perfil de pontos fortes e fracos no desenvolvimento da criança. Caso o avaliador sinta a necessidade de investigar com mais detalhes alguma habilidade, pode aplicar, posteriormente, um protocolo mais completo e/ou específico à habilidade selecionada. Quanto à faixa etária, não houve limite de idade para a sua aplicação no estudo que realizou sua adaptação para a versão reduzida , embora a versão original e completa do FAPI recomende sua aplicação em crianças com até 5 anos de idade. Como o teste original recomenda que se façam perguntas aos pais relativas ao desenvolvimento de cada habilidade, foram organizados dois formulários: um dedicado à aplicação clínica com as crianças, pela observação direta do fonoaudiólogo e outro formulário com questões para a família. É desejável que ambos sejam aplicados para uma avaliação mais abrangente, considerando o ambiente domiciliar e as observações cotidianas dos pais. Assim, a avaliação pode ser útil para a orientação à família com base nas observações de ambos, profissionais e familiares ou professores (no caso de crianças que passam o dia na escola, por exemplo)Artigo Infecção por polioma vírus após transplante renal: relato de caso(Brazilian Journal Of Transplantation, 2010) Almeida, Jose Bruno de; Costa, Kellen Micheline Alves Henrique; Félix, Ricardo Humberto de Miranda; Silva Júnior, Maurício Ferreira da; Franco, Marcelo Fabiano deA nefropatia por poliomavírus ocorre em 1,1% a 9,3% dos pacientes transplantados renais, causando perda do enxerto em mais de 40% dos casos. A infecção primária ocorre durante a infância e o vírus se mantém latente no organismo, sendo reativado em estados de imunossupressão. Relatamos o caso de uma mulher de 45 anos transplantada renal há três anos, em uso crônico de tacrolimo e micofenolato mofetil, que apresentou perda progressiva da função renal durante episódio diarréico, mesmo com tratamento adequado. Biópsia do enxerto renal revelou presença de células com inclusões por poliomavírus, sendo iniciado sirolimo e imunoglobulina humana. Com a terapêutica instituída, houve melhora da função renal e nova biópsia realizada após a internação não demonstrou alterações histológicas de poliomavírusArtigo Invasive fungal infection by Cryptococcus neoformans var. grubii with bone marrow and meningeal involvement in a HIV infected patient: a case report(BMC, 2019-03) Vechi, Hareton Teixeira; Theodoro, Raquel Cordeiro; Oliveira, Andrea Lima de; Gomes, Ronald Muryellison Oliveira da Silva; Soares, Rodolfo Daniel de Almeida; Freire, Munya Gandour; Bay, Mônica BaumgardtBackground: Cryptococcosis is a common opportunistic infection in patients infected by Human Immunodeficiency Virus (HIV) and is the second leading cause of mortality in Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS) patients worldwide. The most frequent presentation of cryptococcal infection is subacute meningitis, especially in patients with a CD4+ T Lymphocytes count below 100 cells/μL. However, in severely immunosuppressed individuals Cryptococcus neoformans can infect virtually any human organ, including the bone marrow, which is a rare presentation of cryptococcosis. Case presentation: A 45-year-old HIV-infected male patient with a CD4+ T lymphocyte count of 26 cells/μL who presented to the emergency department with fever and pancytopenia. Throughout the diagnostic evaluation, the bone marrow aspirate culture yielded encapsulated yeasts in budding, identified as Cryptococcus sp. The bone marrow biopsy revealed a hypocellularity for age and absence of fibrosis. It was observed presence of loosely formed granuloma composed of multinucleated giant cells encompassing rounded yeast like organisms stained with mucicarmine, compatible with Cryptococcus sp. Then, the patient underwent a lumbar puncture to investigate meningitis, although he had no neurological symptoms and neurological examination was normal. The cerebrospinal fluid culture yielded Cryptococcus sp. The species and genotype identification step showed the infection was caused by Cryptococcus neoformans var. grubii (genotype VNI). The patient was initially treated with amphotericin B deoxycholate plus fluconazole for disseminated cryptococcosis, according to guideline recommendations. However, the patient developed acute kidney injury and the treatment was switched for fluconazole monotherapy. The symptoms disappeared completely with recovery of white blood cells and platelets counts. Cerebrospinal fluid cultures for fungi at one and two-weeks of treatment were negative. Conclusions: Bone marrow infection caused by Cryptococcus neoformans is a rare presentation of cryptococcosis. The cryptococcal infection should be included for differential diagnosis in HIV-infected patients with fever and cytopenias, especially when CD4+ T lymphocytes count is below 100 cells/μL.