CCS - TCC - Educação Física (bacharelado)
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TCC A importância da prática da ginástica laboral com funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na prevenção da LER/DORT(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Silva Neto, Alfredo Xavier da; Lima, Nunes Romilson de; Nunes, Romilson de Lima; Silva, Davi Beserra da; Amorim, João BatistaO presente estudo trata de uma avaliação do programa de ginástica laboral desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, dentro do Programa de Qualidade de vida no trabalho – PROGESP. O objetivo deste trabalho é analisar a importância da Ginástica Laboral como indicador preventivo do fenômeno LER/DORT no setor público em prol do bem-estar dos funcionários bem como verificar segundo a percepção dos trabalhadores, se a prática da ginástica laboral contribui para a sua saúde e a prevenção da LER/DORT, avaliando também se a prática da ginástica laboral influencia para adoção de um estilo de vida saudável. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter investigativo, com características quantitativas e qualitativas. A amostra foi composta por 20 (vinte) funcionários Técnicos Administrativos da UFRN, de ambos os sexos com faixa etária entre 30 a 55 anos, todos ingressos no programa, selecionados aleatoriamente. Foi aplicado um questionário estruturado; já validado e desenvolvido por (PEREIRA; 2003), com 30 questões, onde 29 são fechadas e uma aberta, pré-selecionadas com o objetivo de avaliar o bem-estar físico e funcional dos adeptos a atividade. Os resultados apontam para a confirmação de que o programa de ginástica laboral promoveu mudanças no estilo de vida de seus praticantes, proporciona aos seus funcionários melhoria no seu desempenho funcional e também para mudanças em alguns aspectos do estilo de vida, como a prática de exercícios, nível de estresse, alimentação e lazer.TCC A importância do PIBID educação física para a atuação profissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-18) Almeida, Maria Clara Siqueira de; Araújo, Allyson; Araújo, Allyson Carvalho de; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Santos, Antônio de Pádua dosSer professor vai além de transmitir conhecimentos e saberes. O professor é um dos principais agentes no processo formativo do sujeito. A presente monografia tem como objetivo analisar qual o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Educação Física para a atuação profissional, na perspectiva dos egressos. O trabalho justifica-se a partir de uma análise acerca da reestruturação das licenciaturas, sendo essa por tantos anos considerada deficitária sob o olhar didáticopedagógico. Dialogando TARDIF (2002), tendo um olhar formativo voltado ao curso de licenciatura em Educação Física, a pesquisa se caracteriza como sendo descritiva com uma abordagem qualitativa. Consiste em um estudo de caso onde foram aplicados questionários fechados aos ex-bolsistas, enviados aos e-mails dos participantes e que continham 5 (cinco) questões objetivas formadas por escalas. Ao todo, a amostra é formada por 17 (dezessete) sujeitos. A partir de nossa ferramenta de pesquisa, análise e discussão das respostas, foi possível observar satisfação dos participantes para com as experiências vivenciadas junto ao programa e enriquecimento do processo formativo de cada um deles. Conclui-se a correlação da experiência no PIBID com os saberes docentes que servem de ofício à atuação profissional de um docente, assim como a concretização dos objetivos do programa para com a formação de licenciados em Educação Física. Para obtermos melhores respostas acerca da temática, nada melhor que ouvir ex-bolsistas do programa, compreendidos como sujeitos da própria construção profissional, tendo o PIBID uma importância ativa para o enriquecimento na formação de atuais ou futuros bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Entendemos que a construção do professor não depende única e exclusivamente dos saberes cognitivos advindos da graduação. Um bom professor é aquele que conhece sua matéria, sua disciplina e seu programa, além de possuir conhecimentos relativos à didática e pedagogia a fim de desenvolver um saber prático e coletivo baseado em sua experiência cotidiana com os alunos.TCC A influência da dança de salão na qualidade de vida dos idosos em escolas de dança de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-05) Fernandes, Rayanne Lessa; Medeiros, Rosie Marie Nascimento De; Medeiros, Rosie Marie Nascimento De; Mendes, Isabel Brandão de Souza; Freire, Isabel BatistaO objetivo do presente estudo foi investigar a influência da dança de salão na qualidade de vida de idosos nas academias de dança em Natal. A amostra foi composta por 10 indivíduos, com idade a partir de 60 anos, idosos que praticam dança de salão há pelo menos três meses. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo com utilização do Questionário SF-36 de Qualidade de Vida (WHOQOL), questionário possui forma de quantificação de resultados por escore individualizado. Os participantes praticavam dança de salão no mínimo duas vezes na semana com duração de uma hora, recomendação mínima para a verificação de benefícios à longo prazo. O estudo demonstrou que a relação tempo de prática com auto avaliação de qualidade de vida está diretamente relacionada, quanto maior o tempo de prática, maiores são as pontuações verificadas nos oito domínios compreendidos no questionário. Chegando a conclusão de que a dança pode sim influenciar na qualidade de vida dos idosos, fornecendo benefícios Sociais, Psicológicos e Fisiológicos.TCC A influência da hidroginástica no estado de humor de idosos do Projeto “Minha Melhor Idade” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-21) Cesario, Tatianny de Macêdo; Barros, Jônatas de França; Brito, Thiago Farias de; Barros, Jonatas de França; Brito, Thiago Farias de; Cabral, Ludmila Lucena PereiraIntrodução: O humor possui influência e relevância no que diz respeito à prática de exercícios físicos. Estudos buscam explicar a relação dos aspectos psicológicos com o exercício físico, entretanto não existe um consenso sobre esses efeitos e então busca- se maior esclarecimento sobre tal influência. Objetivo: Avaliar o efeito da hidroginástica no estado de humor de idosos. Metodologia: O estudo caracteriza-se como sendo quantitativo do tipo experimental com delineamento cruzado e ordem aleatorizada. Foram selecionados 32 idosos de ambos os sexos, quais foram submetidos inicialmente ao questionário de prontidão de atividade física, fatores de riscos cardiovasculares, e o questionário do estado de cognição. Após isso foi aplicado o questionário de Humor de Brunel – BRUMS antes e depois de uma sessão de hidroginástica com cargas moderadas controladas pela Escala de Percepção do Esforço- PSE (Borg, 1998) e PSE da sessão. A diferença entre a 2º e a 3º sessão se deu pelo sorteio aleatório, sendo manipulada a variável independente, exercício moderado, em uma sessão sendo a sessão experimental (SE) - (AULA) ou a sessão controle (SC) - (REPOUSO). Todos os voluntários foram submetidos a duas sessões realizadas na área de piscinas semi-olímpica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade do NatalRN. Foi utilizado o teste de Shapiro Wilk para testar a normalidade da distribuição dos dados, sendo aceita essa condição utilizou- se o teste ANOVA (2 x 2) de um fator para medidas repetidas, sendo o grupo (masculino vs. Feminino) e a condição (Experimental vs. controle). Será atribuído o nível de significância estatística de 5%. Resultado: Foram determinados os valores de média e mediana para cada uma das subescalas de humor (tensão, depressão, vigor, fadiga, confusão, raiva), indicando suas respectivas variações, bem como dos índices de transtorno total de humor (TDH). Conclusão: A sessão aguda de hidroginástica não promoveu mudança no estado de humor.TCC A influência da posse de bola no desempenho das Seleções na Copa do Mundo de Futebol de 2014(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-30) Gomes, Rafael Chaves da Nóbrega; Dantas, Paulo Moreira da Silva; Radamés Maciel de Medeiros; Dantas, Paulo Moreira da Silva; Silva, Felipe Veloso; Souza, Francisco Emílio SimplícioEste estudo teve como objetivo identificar se fatores como a posse de bola influenciou nos resultados das partidas e no desempenho geral das Seleções na Copa do Mundo de 2014. Para isso, foram analisados 64 jogos da competição realizada no Brasil. Nos procedimentos de análises e coleta de dados, utilizou-se a análise descritiva, apresentando valores absolutos, média e percentagens relativas. Sendo, os dados, armazenados e organizados em uma planilha do Excel. Os resultados, em média, mostraram em que as equipes melhores classificadas, tiveram as melhores médias de posse de bola, além disso, no comprovado que a houveram uma maior quantidade de gols em sequências de até quatro toques do que em sequências acima de 4 toques. A quantidade de equipes que venceram com maior posse de bola foi superior da quantidade de equipes que venceram com menos posse. Porém, a quantidade de equipes classificadas que venceram com maior posse caiu de 29 para 22 em jogos que isso aconteceu, já as equipes que venceram com uma menor posse em seus jogos, foram equipes classificadas para a fase seguinte. Além disso, foi comprovado, em média, que as equipes que tinham a maior posse de bola, tiveram uma maior média de gols por partida e que mesmo as equipes que jogaram a mesma quantidade de vezes, tinham um número de gols marcados superior e gols sofridos inferior. Também se foi analisado a eficiência das equipe em traduzir as oportunidades que tiveram em gols, sendo a mais eficiente a Colômbia. Portanto, através dos resultados, concluímos que vários aspectos influenciam no êxito de uma equipe, porém a posse de bola não foi determinante para as equipes avançarem as fases subsequentes.TCC A Percepção de saúde sobre a pratica de atividade física e problemas músculos-esqueléticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-03-18) Estevam, Luca Mello; Dantas, Paulo Moreira Silva; Radamés Maciel Vitor Medeiros; Dantas, Paulo Moreira Silva; Camargo, Sávio F.; Neto, Luiz Inácio do NascimentoDurante a rotina de trabalho, esquecemos muitas vezes de nos averiguar e perceber como estamos fisicamente e mentalmente, averiguamos no estudo a percepção de saúde entre homens e mulheres, funcionários da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), que praticam ou não atividade física e relacionamos com a presença de problemas musculoesqueléticos. Com o objetivo de relacionar a percepção de saúde física e mental com a Atividade Física, a incidência de problemas musculoesqueléticos e a saúde dos trabalhadores da Maternidade Januário Cicco. Pesquisa Descritiva Transversal, amostra de 150 pessoas, sendo 107 do sexo feminino e 43 do sexo masculino, com média de idade entre 35 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário/formulário com perguntas sobre as percepções de saúde física e mental e problemas musculoesqueléticos. Houve relações estatisticamente significativa para as pessoas que praticam a Atividade Física e a sua percepção de saúde muito boa (N=95/63,3%). Concluindo que pessoas que praticam atividades físicas sentem se melhores mentalmente e fisicamente. Todavia não existe ligações relevantes aos problemas musculoesqueléticos devido a limitações do estudo. Mesmo assim o grupo que pratica atividade física possui menor índice de lesões.TCC A realidade das instalações e equipamentos para aulas de educação física em escolas municipais de Macaíba/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Leonardo, Rafael Gomes; Melo, José Pereira de; Melo, José Pereira da; Dias, Maria Aparecida da; Costa, Mackson Luís FernandesO Presente trabalho surgiu com a intenção de investigar a infraestrutura das escolas de Macaíba/RN, nos quesitos “instalações e equipamentos” para aulas de educação física, já que recorrente a reclamação do professor da área sobre as dificuldades encontradas nas escolas públicas. Assim, torna-se necessário compreender como o processo histórico contribuiu para que hoje tenhamos salas de aula para educação física escolar, tendo-se arquitetura pouco favorável e como os espaços físicos e equipamentos didáticos pedagógicos dessas escolas são apropriados pelos professores de Educação Física. O objetivo de estudo foi Identificar os tipos de instalações e equipamentos disponíveis para aulas de educação física, além de verificar as penúrias apontadas pelos professores. Para tanto, recorremos à pesquisa descritiva, tipo estudo de caso. De um modo geral, identificamos que a realidade existente nas escolas não contemplam as recomendações contidas nos parâmetros básicas de infraestrutura e concomitantemente aos indicadores de qualidade na educação. A realidade dos espaços físicos e dos equipamentos disponíveis para as aulas de educação física escolar do município de Macaíba se distancia das recomendações encontradas na literatura. A partir disto identificamos a necessidade de um zelo maior vinda por partes dos gestores públicos, em especial da Secretaria de Educação, no sentido de disponibilizar materiais específicos e instalações com qualidade para melhorar as condições de trabalhos dos professores de educação física.TCC A relação entre a acurácia interoceptiva e o nível de atividade física em adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Silva, Victor Mariano; Elsangedy, Hassan MohamedA acurácia interoceptiva é descrita como uma medida objetiva que quantifica variações interindividuais na detecção de sensações corporais. De acordo com a Hipótese do Marcador Somático, as alterações viscerais, conscientes e inconscientes, interagem com as emoções e influenciam os processos de tomada de decisão, e por fim, os comportamentos. Diversos estudos têm mostrado relação entre a acurácia interoceptiva e a prática de atividades físicas. Este estudo objetivou verificar a correlação entre a acurácia interoceptiva e o nível de atividade física em indivíduos adultos. A amostra foi composta por 46 indivíduos aparentemente saudáveis, classificados pelo nível de atividade física em G1 (sedentários e insuficientemente ativos; n=18; idade = 23,0 ± 8,5; IMC = 22,02 ± 2,02; AI = 0,4575 ± 0,3188) e G2 (ativos e muito ativos; n=28; idade = 22,5 ± 5,00; IMC = 23,15 ± 2,99; AI = 0,60 ± 0,36). Não houve correlação significativa entre os valores de acurácia interoceptiva e os grupos de nível de atividade física. Os achados mostram que a acurácia interoceptiva não tem relação com o nível de atividade física ou com a intensidade das atividades realizadas. O comportamento ativo não parece ser influenciado por um fator isolado, mas por um conjunto de fatores.TCC A sistematização do esporte orientação no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Albuquerque, Thaynara Bianca Souza de; Santos, Antônio de Pádua dosÉ perceptível que as aulas de Educação Física, na grande maioria das vezes, ainda são voltadas apenas a aprendizagem técnica de esportes através de metodologias de ensino consideradas tradicionais. Buscando mudar esta realidade, esse trabalho baseia-se no sentido de expor novas possibilidades para as aulas de Educação Física através de um relato de experiência sobre uma sistematização de 6 aulas para o ensino médio realizada por meio de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Berilo Wanderley, abordando como conteúdo as Práticas Corporais de Aventura. Objetivamos por meio dessa pesquisa, compreender as implicações do ensino sistematizado através do Esporte Orientação com base numa concepção de aulas abertas, bem como relatar e avaliar as vivencias realizadas e os desafios encontrados durante esse processo. Essa temática justifica-se pelo surgimento de inquietações e questionamentos sobre as transformações que a abordagem de novos conteúdos através de metodologias de ensino abertas promove à Educação Física escolar. Com isso, o presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma pesquisa-ação, utilizando como abordagem metodológica as concepções de ensino abertas. Diante disso, os objetivos dessa pesquisa foram alcançados de forma satisfatória, uma vez que, após as avaliações, foi constatado que os alunos desenvolveram aspectos importantes para o processo, como a compreensão da importância da preservação ambiental para as práticas de aventura; progresso na capacidade de raciocínio; evolução no que diz respeito a percepção de tempo e espaço; maior autonomia durante as aulas bem como capacidade de decisão, comprovando que as aulas desenvolvidas atribuíram sentido e significado para os mesmos.TCC A sistematização dos conteúdos da Educação Física no programa PIBID: dialogando com o Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Neves, Matheus de Macêdo Assunção; Dias, Maria Aparecida; Araújo, Allyson Carvalho de; Sousa, Dandara Queiroga de OliveiraEste escrito tem como objetivo analisar a representação da Educação Física com base na fala dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública que vivenciaram um processo de sistematização dos conteúdos através do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Apresenta uma ênfase na importância da sistematização para concretização do aprendizado dos alunos com base em autores da Educação e da Educação Física. Consiste em uma análise de discurso (qualitativo descritivo) a respeito do entendimento da disciplina em dois momentos distintos: o primeiro em 2014 com os alunos na primeira série do Ensino Médio sem contato com o PIBID e segundo no ano de 2016 com a amostra na terceira série depois de três anos de acompanhamento com o Programa. Com base nesses relatos foi possível constatar a importância da sistematização e da qualificação profissional para a valorização da Educação Física Escolar e, por consequência, para a transformação de seu quadro atual perante os alunos e a comunidade escolar.TCC A utilização de videogames e sensores de movimento no aprendizado dos gestos técnicos do atletismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Lisboa, Thiago Felipe Maia; Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Sousa, Dandara Queiroga de OliveiraO presente estudo teve como objetivo identificar se o uso dos consoles de X-box 360 com kinect nas aulas de Educação Física auxiliam no aprendizado dos gestos técnicos, e na iniciação esportiva nas provas de atletismo dos 100m rasos e lançamento de disco. Aliados ao objetivo geral são apresentados alguns objetivos específicos tais como: possibilitar o contato dos alunos com os jogos virtuais sob a perspectiva educacional e proporcionar ao alunado a aprendizagem do atletismo por meio do videogame. Para avaliar a eficácia do processo de treinamento por meio de jogos em vídeogame, foi realizado um estudo estatístico de natureza experimental e de caráter quantitativo. O estudo ocorreu em duas fases, a partir de um modelo pré-pós teste, com intervenções entre os dois. O universo dos indivíduos foi composto por alunos da rede pública de ensino. A amostra foi composta por 13 alunos de ambos os sexos onde todos compuseram o grupo experimental. O estudo revelou que para a prova de lançamento de disco, a média de distância de lançamento obtida no pré-teste foi de 10.96m, enquanto a média do pós-teste foi de 12.26m, sendo que 2 alunos (15.38%) apresentaram piora no escore, e 11 alunos (84.62%) apresentaram melhoras na marca alcançada. Ao analisar apenas o melhor lançamento no pré-teste e no pós-teste, 9 sujeitos (69.21%) obtiveram melhoras no escore no pós-teste, enquanto 4 sujeitos (30.79%) tiveram regresso nos escores alcançados. Ao investigar os dados da prova de 100m rasos, 9 sujeitos (69.21%) obtiveram melhoras no escore no pós-teste, enquanto 4 sujeitos (30.79%) tiveram regresso nos escores alcançados. A média dos tempos do pré-teste foi de 17.96 segundos, enquanto a média do tempo do pós-teste foi de 17,77 segundos, desta forma, obteve-se uma melhora média de 0.19 segundos. Foi possível concluir a partir da análise dos dados e das aulas ministradas que houve uma melhora significativa na média dos lançamentos, assim como no melhor lançamento de cada aluno, evidenciando a eficácia do treinamento com sensores de movimento no aprendizado dos gestos técnicos do atletismo, para a modalidade de lançamento de disco, onde a rotação de tronco, pegada no disco e o lançamento foram desenvolvidos de forma técnica e exitosa. Já no tocante à prova de 100 metros rasos, não foram encontradas melhoras tão significativas quanto às evidenciadas no lançamento de disco. Já que a corrida é inerente ao dia-dia dos alunos, algo que eles estão acostumados a fazer, haja vista que e o sujeito quanto mais treinado menos treinável, e quanto menos treinado mais treinável.TCC Alocação de Tempo para Atividades Físicas e Sedentárias em Universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-27) Araújo, Daniel Schwade; Costa, Eduardo Caldas; Costa, Eduardo Caldas; Elsangedy, Hassan Mohammed; Browne, Rodrigo Alberto VieiraA inatividade física é considerada uma pandemia devido a sua prevalência, alcance global e efeitos sobre a saúde pública, tendo consequências também no âmbito econômico, social e ambiental. Estudantes universitários tendem a possuir um risco aumentado para a inatividade física e comportamento sedentário. A principal barreira citada para a prática de atividade física é a falta de tempo, entretanto, estudos mostram que a quantidade de tempo livre da população mundial vem aumentando ao longo das décadas. Assim, o problema pode não estar na quantidade de tempo livre, mas sim na maneira como os indivíduos alocam esse tempo. O objetivo deste trabalho foi analisar o padrão de alocação do tempo livre para atividades físicas e sedentárias entre universitários. 88 estudantes universitários (66 homens e 22 mulheres) participaram deste estudo. Os participantes responderam os seguintes questionários: i) Questionário de Alocação de Tempo; ii) Questionário Global de Atividade Física; iii) Questionário de Comportamento Sedentário. Os indivíduos foram divididos em três grupos, de acordo com seu nível de atividade física: i) Ativo; ii) Muito Ativo; iii) Extremamente Ativo. Foi utilizado um teste t pareado para identificar diferenças estatísticas nos dados de caracterização da amostra, e uma análise de variância simples com post-hoc de Bonferroni para identificar diferenças estatísticas nos dados entre grupos. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos para qualquer um dos domínios de alocação de tempo (Sono, Tempo Livre, Ocupação, Transporte e Atividades Domésticas), tampouco na quantidade de comportamento gasto em atividades sedentárias. Os achados do presente estudo indicam que, para indivíduos que já são fisicamente ativos, não existe uma diferença nos padrões de alocação de tempo conforme o gasto energético semanal com atividade física aumenta.TCC Análise da carga interna de treinamento e do estresse percebido durante duas semanas de treinamento com diferentes volumes de treino em atletas de treinamento funcional de alta intensidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-20) Lima, Dayvson Silva de; Mortatti, Arnaldo Luis; Mortatti, Arnaldo Luis; Ribeiro, Bruno Laerte Lopes; Batista, Elias dos SantosOBJETIVO: Analisar a carga interna de treinamento (CIT) e estresse percebido durante duas semanas de treinamento com diferentes cargas de trabalho em atletas de treinamento funcional de alta intensidade. MÉTODOS 14 sujeitos (idade 31.0 ± 5.1, peso 86.3 ± 8.2, estatura 176.8 ± 3.8 e IMC 27.6 ± 2.5), atletas de treinamento funcional de alta intensidade (TFAI) foram acompanhados durante um total de 8 sessões de treinamento funcional de alta intensidade realizadas durante duas semanas consecutivas sendo, uma sessão por dia. A carga interna de treinamento foi mensurado através do método de PSE da sessão durante toda as sessões de treinamento e o estresse percebido foi mensurados através do questionário DALDA (Daily Analysis of Life Demand in Athletes). Foram utilizados os testes de normalidade, homogeneidade e esfericidade. O teste t para amostra pareada foi utilizado para comparar os valores médios de CIT e Carga externa de treinamento (CET) entre as duas semanas analisadas e o estresse percebido foi avaliado através do método Pairwise. RESULTADOS: Maiores valores de CIT foram observados na segunda semana de treinamento (P<0,05), porém a CET foi semelhante entre as semanas. Não foram observadas diferenças nas fontes de estresse entre as semanas, no entanto, houve diferença entre os sintomas de estresse entre a semana um e o pré treinamento (P<0,05). CONCLUSÃO: Houve diferenças na CIT, avaliadas pelo método de PSE da sessão, mesmo com médias de carga externa semanal total semelhantes, entretanto, a carga interna de treinamento parece não influenciar diretamentamente os sinais e sintomas de estresse em atletas de TFAI.TCC Análise da eficácia do método pilates na postura, na flexibilidade, no equilíbrio e na qualidade de vida de pessoas portadoras de espondilite anquilosante: uma revisão de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Mata, Maria Monalisa Martins; Barreto, Carlos Alberto Castro; Oliveira, Iury Douglas AcioliA espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória, crônica e sistêmica que afeta o esqueleto axial, podendo evoluir com rigidez e limitação funcional. Tem início no adulto jovem e é mais acometida no sexo masculino, prevalecendo em 0,9% da população mundial. As articulações afetadas são a sacrilíaca e a coluna vertebral, podendo ocorrer também nas articulações periféricas. O portador de EA relata dor, redução da mobilidade da coluna e diminuição da capacidade funcional. Não há até hoje uma cura conhecida, porém, existem estratégias terapêuticas que visam diminuir sequelas e prevenir as complicações. Eis que entra o Método Pilates (MP) como um programa excelente de condicionamento físico e mental, uma técnica dinâmica que tem como objetivo força, alongamento, postura, flexibilidade e equilíbrio, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo. O objetivo deste trabalho foi expor a importância da prática do MP em indivíduos portadores de EA, tendo como finalidade a melhora da postura, do equilíbrio e da flexibilidade. Ele caracteriza-se como uma revisão de literatura, pois são observados e analisados os efeitos do MP na EA em estudos anteriores a este. Os artigos utilizados foram pesquisados nas bases de dados eletrônicos Literatura-americana e do Caribe em ciências da saúde (LILACS), National Library of Medicine (MEDLINE), Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Nacional de Medicina Americana (NLM/PubMed), onde concluiu-se a deficiência da existência de trabalhos na literatura que abordam a aplicabilidade do MP em pacientes com diagnóstico de EA, embora pregado como o método que trabalha e melhora a flexibilidade global, postura e equilíbrio desses pacientes. Contudo, esse recurso ainda é pouco explorado no campo de pesquisa nesse público alvo. Porém, os estudos encontrados evidenciaram a eficácia do MP na melhoria da postura, o seu efeito no aumento da flexibilidade e o ganho no equilíbrio do portador de EA praticante do MP.TCC Analise da importância do salto vertical e força de membros inferiores nas situações de rebote e bloqueio de rebote em uma partida de basquetebol.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-08-01) Sousa, Rodolfo Nobre; Dantas, Paulo Moreira Silva; Dantas, Paulo Moreira Silva; Bulhões, Alexandre; Neto, José Arimatéia MapurungaO objetivo principal deste estudo é analisar a importância do salto vertical e a força de membros inferiores em situações de rebote e bloqueio de rebotes dentro de uma partida de Basquetebol, visto que é um desporto praticado, muitas vezes, pelo alto, no mínimo há 3,05m do solo. Não vamos considerar a qualidade da parte técnica, mas sim duas variáveis físicas (peso total e salto vertical), para as 3 posições clássicas do esporte que são: armador, ala e pivô. O estudo foi realizado com base nos dados estatísticos coletados em 3 sessões de treinamento em atletas universitários da equipe de basquetebol da Universidade Federal do Rio Grande Norte com idade entre 18 e 24 anos. Para análise estatística utilizamos os valores de tendência central e seus derivados e um cálculo do coeficiente de variação percentual (cv%), onde determinamos o valor de 0,20 como ponto de corte para decidir entre a utilização da média ou da mediana, desta forma decidimos utilizar a média, pois, os valores de coeficiente de variação eram inferiores ao ponto de corte. Foram encontradas algumas relações entre as médias do peso total das 3 posições e as respectivas médias dos saltos verticais. Também se concluiu que este tipo de análise pode fornecer subsídios consistentes para que técnicos possam estruturar adequadamente suas estratégias de treinamentos e de jogos futuros.TCC Análise da percepção da imagem corporal em bailarinas pré-púberes e púberes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Cortés, Jennifer Alexsandra Boaventura; Cabral, Breno; Matheus Peixoto DantasIntrodução: A prática do ballet exige um biótipo caracterizado pela magreza e bom condicionamento físico o que gera pressões sobre as crianças praticantes da modalidade em busca do corpo ideal afetando a autoestima e a percepção de competência das crianças. Consequentemente, a constante busca pelo corpo ideal culmina em divergências com o corpo real e gera alterações na imagem corporal. Objetivo: Analisar a percepção da imagem corporal em crianças pré-púberes e púberes praticantes de ballet. Metodologia: O estudo avaliou bailarinas com faixa etária entre 6 e 14 anos praticantes de ballet clássico há pelo menos 1 ano. Foram avaliadas a estatura e massa corporal para o cálculo do IMC, percepção da imagem corporal por meio da escala de silhuetas baseando-se na relação de como a criança se vê, como ela almeja ser, como ela realmente é e a classificação da maturação com base no autorrelato da ocorrência de menarca. Na análise estatística foi utilizado o teste T para amostras independentes e a análise de Kappa, realizando ainda uma subtração entre da imagem real e imagem percebida para quantificar o nível de insatisfação corporal. Resultados: Foram avaliadas 18 bailarinas com média de idade 8,5 ± 1,9. Ao comparar a imagem de como se percebe e como ela realmente é, houve insatisfação de 77,8% da amostra e ao comparar a imagem que ela se percebe com a imagem que ela almeja ser a insatisfação chegou a 88,9%. Obtiveram-se dados semelhantes na comparação de como ela almeja ser com como ela realmente é. Verificou-se ainda que a imagem percebida e imagem desejada não apresentou valor estatisticamente significante (p>0,05) quando comparada a imagem real, mostrando que elas percebem ser e se almejam ser diferentes do que são. Conclusão: O estudo mostra que as praticantes de ballet pré-púberes e púberes possuem um alto nível de insatisfação com a imagem corporal quando comparadas com a imagem real, imagem percebida e imagem desejada, podendo acarretar em transtornos físicos e psicológicos, interferindo na qualidade de vida.TCC Análise da relação do quartil de nascimento com o estágio maturacional de jovens atletas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Lobato, Cláudio Hélio; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Dantas, Paulo Moreira Silva; Almeida-Neto, Paulo Francisco deMuitos equívocos são cometidos diante da dificuldade em utilizar ferramentas na busca de identificação e seleção de talentos no esporte. Este estudo analisou a relação do quartil de nascimento com o estágio maturacional de jovens atletas. Foram selecionados 238 indivíduos, praticantes de esportes há pelo menos um ano, de ambos os sexos (12.4±2.16 anos). As datas de nascimento foram distribuídas de acordo com os quartis de nascimento correspondentes. A avaliação da maturação foi realizada a partir da subtração da idade óssea em relação a idade cronológica, a idade óssea foi mensurada por um modelo matemático de alta confiabilidade que utiliza variáveis antropométricas. Os quartis de nascimento não se associaram com o estágio de maturação biológica (masculino: r=0.03, p=0.6; feminino: r=0.04, p=0.6). Os quartis de nascimento não foram significativos para prever o estágio de maturação biológica (masculino: β=0.15, p=0.1; feminino: β=0.8, p=0.1). Em ambos os sexos, ao considerar os quartis de nascimento, os estágios maturacionais não apontaram diferenças significantes (p=0.2) e os sujeitos nascidos no mesmo ano e quartil apresentaram níveis de maturação biológica diferentes (η²p<0.22). Tais resultados sugerem que não existe correlação entre os quartis de nascimento e os estágios maturacionais.TCC Análise da utilização das redes sociais na atuação do profissional de educação física no âmbito do fitness durante o período da pandemia do Covid-19 e suas reverberações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Lima, Cynthya Silva Emerenciano de; Araújo, Allyson Carvalho de; Gomes, Viviane Limeira Azevedo; Cunha, Sérgio Melo daO presente trabalho parte da inquietação da autora sobre como o uso das redes sociais auxiliou o Bacharel em Educação Física na sua atuação profissional durante o período pandêmico e como isso ainda reverbera em seu ofício. De forma ampla, o objetivo consistiu em analisar o uso das redes sociais como ferramenta de trabalho que possibilitou ao profissional Bacharel em Educação Física dar continuidade a suas atividades laborais durante o período de pandemia e posteriormente a ela. E aprofundando mais a pesquisa, trazer a mostra os recursos e estratégias utilizadas para a manutenção das atividades desse profissional, identificando quais foram os aprendizados e legados desse período a sua gestão profissional. Dito isso, metodologicamente, o trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa que está alicerçada numa análise amostral com três profissionais da área. Como instrumentos para a coleta dos dados, foram utilizados uma entrevista semiestruturada e uma observação sistemática do perfil do Instagram do grupo amostral referente ao ano de 2020, divididos em três períodos-marco: pré-Pandemia, Pandemia e retorno às atividades presenciais. Como justificativa, o presente trabalho buscou apresentar as inovações encontradas durante o período pandêmico para o acompanhamento pelo profissional Bacharel em Educação Física da prática de exercícios físicos por seus alunos de forma remota. Foi possível observar que o uso das redes sociais possibilitou uma maior interação entre profissional e aluno tanto durante quanto depois da Pandemia, através de mecanismos para atendimentos e acompanhamentos das atividades físicas realizadas de maneira remota, colaborando e ampliando, ainda, o leque de oportunidades utilizando o marketing digital como estratégia de crescimento e expansão do negócio, uma vez que a visibilidade que as redes sociais proporcionam possibilitam que o trabalho do profissional bacharel em educação física seja visto e experenciado por um público maior, quantitativamente, e em diversos lugares do mundo.TCC Análise das principais insatisfações dos alunos na orientação do profissional de educação física na sala de musculação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Neri, Carla Roberta Ferreira; Medeiros, Rose Marie Nascimento de; Dantas, Paulo Moreira da Silva; Nunes, Romilson de LimaEsse trabalho de pesquisa foi realizado com a finalidade de analisar as principais insatisfações dos alunos perante o profissional de educação física que trabalha como professor de musculação nas academias Fórmula Fit e Mario Brothers localizada em Parnamirim/RN. Com base em um referencial teórico que sustenta a pesquisa, foi realizado uma pesquisa exploratória como instrumento de coletas de dados um questionário semi estruturado cujo tipo de amostragem foi a não probabilística por conveniência. Apesar da pesquisa investigar as insatisfações dos alunos, algumas satisfações foram descobertas durante o estudo. Os resultados mostraram que as principais causas das insatisfações dos alunos são na falta da atenção, orientação e motivação do professor e por fim, conclui se que o professor tem um papel fundamental na aderência dos alunos a pratica da musculação, na conscientização e na motivação desses indivíduos.TCC Análise de concordância do VO2pico predito pelo TC6min vs teste de esforço cardiopulmonar em pessoas vivendo com HIV(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Alves, Júlio César Medeiros; Dantas, Paulo Moreira Silva; Medeiros, Jason Azevedo; http://lattes.cnpq.br/3278133753906319; 0000-0002-9217-7107; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; 0009-0007-5876-3026; https://lattes.cnpq.br/3345103654709365; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinôco; 0000-0002-9966-9956; http://lattes.cnpq.br/8399135324397066; Dantas, Paulo Moreira Silva; 0000-0002-9217-7107; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; Varela, Phelipe Wilde de Alcantara; 0000-0001-5833-428X; http://lattes.cnpq.br/6105647359411543INTRODUÇÃO: O teste de esforço cardiopulmonar (TECP) é considerado padrão ouro na avaliação da aptidão cardiorrespiratória (ACR) e identificação do VO2pico. Porém, em grupos clínicos como no caso de Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV), a exigência de esforço máximo pode limitar sua realização. O Teste de caminhada de 6 minutos (TC6M) por exigir de um esforço submáximo e ser mais acessível parece ser interessante. Equações preditivas podem calcular o VO2pico, mas será que o resultado é concordante com o método padrão ouro em PVHIV? OBJETIVO: Verificar se o VO2pico identificado pela realização do TC6M e equação preditiva é concordante com o resultado encontrado no TECP em PVHIV. MÉTODOLOGIA: O estudo é caracterizado como um estudo observacional, com uma amostra composta por 14 homens vivendo com HIV sob uso de terapia antirretroviral (TARV). Todos tinham carga viral indetectável e apresentavam média de idade de 41.39 ± 12.37 anos. Os participantes visitaram o laboratório em dois momentos, na primeira visita foi realizado o TC6M, na segunda visita foi realizado o TECP em bicicleta ergométrica acoplado ao analisador de gases. O VO2pico pelo TC6M foi calculado por equação de predição, enquanto o VO2pico foi identificado pelo esforço máximo atingido no TECP na exaustão voluntária. RESULTADOS: Foi realizada uma análise de concordância pelo gráfico de Bland-Altman. A média das diferenças entre os VO2pico obtido nos dois métodos foi de 16,85 (ml/kg/min) com intervalos de confiança, inferior e superior, respectivamente de [6,07–27,62]. O teste T de uma amostra apresentou diferença estatisticamente significativa da média das diferenças (p=0,001). CONCLUSÃO: Todos os participantes com exceção de um ficaram entre os intervalos de confiança, porém foi possível perceber que a diferença era menor quando a ACR era menor. Por outro lado, quando a ACR era maior a diferença também aumentava. Assim, concluímos que o VO2pico por meio de equação de predição não deve ser utilizado como medida em PVHIV pois pode mascarar o VO2pico real desta população. Em última análise, apenas PVHIV com baixa ACR poderiam ter uma menor diferença do seu respectivo VO2pico em TECP.