PPGEEsp - Produtos Educacionais do Mestrado Profissional em Educação Especial
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Produto Educacional ALFALETRICS - Repositório digital de atividades pedagógicas na perspectiva da Alfabetização e Letramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Souza, Ivanise Almeida Rodrigues de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; https://orcid.org/0009-0006-3559-6088É com grande entusiasmo que apresentamos a vocês um recurso educacional inovador: o Repositório de Atividades Digitais para a Alfabetização e Letramento em Ambientes Hospitalares e Domiciliares e/ou em outros contextos Educacionais ( ALFALETRICs), fruto de um produto educacional de mestrado na linha de pesquisa de processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPPGEEsp), sob a orientação da professora doutora Jacyene Melo de Oliveira Araújo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orientanda Ivanise Almeida Rodrigues de Souza e professoras do NAEHD/RN, colaboradoras da construção deste repositório: Juliana Nogueira Torres, Licya Teles Souza Amaral e Maria José Farias de Oliveira. Nossa jornada de educação é marcada por desafios únicos, e este repositório foi desenvolvido com o propósito de apoiar professores, alunos e suas famílias na importante missão de educar e aprender em contextos tão sensíveis. Acreditamos que o aprendizado deve ser uma experiência envolvente e divertida. Por isso, nossas atividades foram selecionadas para estimular o interesse e a curiosidade das crianças, mesmo em ambientes desafiadores como o contexto hospitalar e domiciliar. A Alfabetização e o Letramento são alicerces essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, mas nem sempre é fácil garantir a continuidade do processo educacional em circunstâncias como a hospitalização, atendimento domiciliar e/ou outros contextos. Para enfrentar esse desafio o nosso repositório oferece possibilidades de recursos digitais cuidadosamente selecionados para atender às necessidades específicas dos estudantes, embora a maioria dos jogos sejam voltados para a apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA). Obs.: Por se tratar de links Disponibilizados em domínio publico, algumas sugestões de sites, plataformas e softwares podem sofrer alteraçoes de disponibilidade ao longo do tempoProduto Educacional Audiodescrições de duas obras de arte de Newton Navarro, “Sancho Pança” e “Dom Quixote” com o uso do SoundPainting.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-02) Melo, Ana Lívia de Jesus Oliveira e; Alves, Jefferson FernandesA audiodescrição (AD), recurso que transforma imagens em palavras, proporciona o acesso, principalmente, de pessoas com deficiência visual aos mais diversos conteúdos imagéticos, inclusive às obras de arte. Visando diminuir a desigualdade de oportunidades no acesso à cultura, este trabalho busca trazer mais uma possibilidade de experiência estética para pessoas cegas, o SoundPainting, técnica proposta por Josélia Neves que alia efeitos sonoros e acompanhamento musical à audiodescrição de obras artísticas. Para avaliar o impacto dessa técnica, foi construído roteiros de SoundPainting para duas obras do artista potiguar Newton Navarro: "Dom Quixote" e "Sancho Pança", que fazem parte do acervo do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e submetidos à apreciação de sete (7) pessoas - com deficiência visual, por meio de um grupo focal que ocorreu no Centro de Educação da UFRN. O SoundPainting contou com músicas compostas pelo Prof. Dr. Marcus Varela, da Escola de Música da UFRN, com base no levantamento da estética, histórico e do estilo das duas obras de Newton Navarro. A construção dos roteiros de SoundPainting, foi validada pelo grupo focal e como desdobramento, desejamos que se abram novos horizontes para experiência estética de obras de arte, bem como possibilite um novo campo para composições musicaisProduto Educacional Avaliação de aprendizagem: cartilha informativa para professores de estudantes com autismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Cândido, Eliza Dias; Nunes, Débora Regina de PaulaO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição caracterizada, segundo a Associação Americana de Psiquiatria (APA) (2013) e Organização Mundial de Saúde (OMS) (2015), por dificuldades socio-comunicativas e padrões atípicos de comportamento, que se tornam evidentes ao longo do desenvolvimento, iniciando-se nos primeiros anos da infância. Na atualidade, o autismo é entendido como espectro, incluindo uma complexa e ampla gama de características, com diferentes níveis de severidade e comorbidades com outros transtornos (BAIO et al., 2018; KOHANE et al., 2012). A despeito da crescente presença de educandos com esse diagnóstico em salas regulares, pesquisas nacionais e internacionais revelam que as escolas apresentam dificuldades em avaliar academicamente esse alunado (MARIN; BRAUN, 2018; OLIVEIRA, 2017; KEEN et al., 2021).O processo avaliativo se apresenta como pilar necessário para construir uma prática que promova participação e aprendizagem. Este material, divulgado em formato digital, tem como intuito auxiliar docentes a avaliar academicamente alunos com autismo, fomentando ações que promovam a inclusão desse educando. As informações aqui apresentadas visam contribuir com o planejamento didático, diversificando as estratégias avaliativas e diminuindo barreiras. A presente cartilha, apresenta informações sobre o processo avaliativo de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sumariza informações essenciais sobre as características centrais do TEA e as dimensões formativa, somativa e diagnóstica da avaliação acadêmica de estudantes com esse diagnóstico.Produto Educacional Caderno de oficinas de linguagem simples para professores do AEE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-23) Souza, Felipe Lucas de; Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo; 0000-0002-7650-0808A proposta de formação presente neste caderno, em formato de oficinas, com a temática Linguagem Simples para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi desenvolvido a partir de estudos com os professores que atuam diretamente com alunos público-alvo da Educação Especial nas Salas de Recursos Multifuncionais de escolas da rede estadual de ensino localizados no município de São José de Mipibu no Rio Grande do Norte. O presente trabalho é parte integrante da dissertação de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob o título A Linguagem Simples no Atendimento Educacional Especializado como favorecedora da Inclusão Escolar, orientada pela Prof.ª Dra. Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins. Tal estudo objetivou conhecer, por meio da análise de questionários e entrevistas semiestruturadas, a visão desses sujeitos sobre a potencial importância da inserção da Linguagem Simples nas práticas pedagógicas inclusivas com os alunos público-alvo da Educação Especial no AEE. Assim, por meio das análises das respostas foi possível perceber alguns aspectos próprios do AEE e da Linguagem Simples que poderiam ser concomitantemente aprofundados em relação ao percurso formativo desses sujeitos. A presente proposta de formação que se organiza em formato de oficinas e foi planejada com o intuito de possibilitar um momento de formação continuada e reflexão coletiva, em que os sujeitos participantes pudessem (re)ver conceitos gerais sobre a Educação Inclusiva e conhecer a Linguagem Simples já que a maioria dos professores atuantes não possuíam formação ou não conheciam essa área de estudo nos seus percursos formativos. Além disso, também foi sistematizada a apresentação de pressupostos importantes quando tratamos da Linguagem Simples como uma forma de acessibilidade dentro da educação inclusiva para que os professores participantes refletissem sobre práticas pedagógicas que favoreçam o processo de ensino/aprendizagem em seu cotidiano. O planejamento deste caderno se deu através de estudos teóricos, impressões obtidas nas entrevistas e nos questionários realizados com os professores participantes da pesquisa. A partir de uma perspectiva dialógica da própria intervenção metodológica, foi realizada depois da aplicação dos questionários e das entrevistas com um encontro 04 individual com os próprios sujeitos para validar a proposta formativa como produto deste estudo. Além disso, também achamos relevante uma validação social dos instrumentos, essa validação dos instrumentos foi feita por pessoas que se enquadravam no perfil dos participantes de nosso estudo, no entanto, não fariam parte do grupo de análise. Obviamente, na validação dos instrumentos, informávamos aos voluntários que se tratava de um “instrumento teste” e que gostaríamos de receber as contribuições para o aperfeiçoamento dos mesmos, e, deste modo, considerá-los válidos socialmente.Produto Educacional Cartilha: você sabe o que é a Literatura Surda?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-08) Bruna Araujo Macêdo, Buena; Luiz dos Santos Filho, PedroProduto educacional oriundo da dissertação “Cartilha digital sobre literatura surda: percepções e reflexões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental” desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Especial. Esse Material textual tem a intenção de colaborar no processo de aquisição da leitura e escrita, da criança surda, dentro de uma proposta de ensino bilíngueProduto Educacional Como produzir mangá em Português e Libras com elementos da gamificação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Silva, Aldijane Jales Carneiro e; Santos Filho, Pedro Luiz dosO objetivo do manual é apoiar o trabalho pedagógico dos professores de Língua Portuguesa e professores tradutores/intérpretes de Libras no ensino de línguas, tanto de Língua Portuguesa como L1 e L2, quanto de Libras, utilizando tecnologia assistiva e aplicativos acessíveis para a pesquisa de sinais da Língua Brasileira de Sinais. O intuito é promover a interação entre surdos e ouvintes em Libras e engajá-los no próprio aprendizado através da gamificação.Produto Educacional Construindo juntos: caminhos para a cultura de colaboração na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Morais, Sheila Tatiane Tavares de Souza; Cenci, AdrianeEste material é o produto educacional da pesquisa “Trabalho e ensino colaborativo para a promoção da educação inclusiva: formação colaborativa na escola”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele representa a síntese das ações de uma formação continuada colaborativa. A proposta de formação neste e-book não tem a pretensão de oferecer nenhuma receita, manual ou diretriz para a colaboração na escola, ela representa uma possibilidade que pode ser discutida e ajustada a cada realidade de ensino. Os conceitos e ações apresentados neste material tem como arcabouço teórico principal a Teoria Histórico-Cultural da atividade, fundamentada nas três gerações de autores Vigotski (2021), Leontiev (2021) e Engestrom (2016).Produto Educacional A contação e sonorização de história como recurso pedagógico musical acessíveis para a educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Silva, Carlos Antônio Freitas da; Fonseca, Géssica Fabiely; https://orcid.org/0000-0001-7943-2292Este e-book é o produto de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 18 crianças de 5 anos, incluindo crianças com e sem deficiência, no ano de 2023, em Natal, Rio Grande do Norte. O objetivo da pesquisa foi analisar a participação de crianças com deficiência em atividades de contação e sonorização de histórias, utilizadas como recursos pedagógicos musicais acessíveis na educação infantil. O principal objetivo deste trabalho é criar um ambiente inclusivo onde todas as crianças possam participar ativamente das atividades musicais, independentemente de suas habilidades ou deficiências. O e-book oferece sugestões e orientações de atividades práticas de contato e sonorização de histórias, diretrizes para a obtenção de recursos pedagógicos acessíveis e reflexões sobre a importância da música e da inclusão na educação infantil.Produto Educacional Encontros: a palavra da audiodescrição no cinema(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-28) Barreto, Mayara Bezerra Jerônimo da Silva; Alves, Jefferson Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2260-0325O conceito da acessibilidade comunicacional e cultural vem ganhando espaço nos debates, especialmente com a popularização das redes sociais. Pessoas com deficiência vêm dando visibilidade a suas pautas, sobretudo relacionadas às políticas de incentivo e fomento à Educação Inclusiva e ao acesso a bens e produtos culturais. No caso das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição, uma tradução intersemiótica que traduz imagens em palavras, é um dos recursos que possibilita o direito à informação, à equiparação de oportunidades na participação da vida cultural e, por consequência, à formação de cidadãos mais críticos e com senso de observação apurado. Nesse contexto, “Como fazer do cinema um encontro?” é a pergunta que desafia realizadores culturais e audiovisuais no sentido de proporcionar às pessoas com deficiência visual a participação nesse encontro. Dessa forma, pensar novas formas de ver e fazer cinema, que reorganizem as estruturas vigentes e que não tenham como foco apenas o parâmetro da vidência, é o desafio que se instaura. Encontros: A Palavra da Audiodescrição na Imagem do Cinema é um documentário sistematizado a partir da pesquisa de mestrado O Cinema é um Encontro: A Audiodescrição no Festival Urbanocine, que propõe a experimentação, em um contexto cultural acessível, com foco no público com deficiência visual, a fim de propor a construção de um festival de cinema que contribua com o fomento de práticas acessíveis no audiovisual, através da audiodescrição. Para isso, escolheu-se como campo de investigação a terceira edição do festival de cinema Urbanocine, realizado em 2021 em Natal, organizado por realizadores da cidade. O documentário acompanha os bastidores da construção de um festival acessível, registrando reuniões de planejamento, a criação de roteiros de audiodescrição, avaliações e diálogos com os espectadores das mostras online e itinerantes. Além dessas imagens, o filme inclui diários em vídeo da autora, nos quais ela compartilha reflexões, desafios e experiências vividas ao longo do processo. A voz de um profissional do audiovisual com deficiência visual conduz a narrativa, articulando suas percepções com as cenas registradas. O filme não busca verdades absolutas ou respostas fechadas, mas sim evidenciar a pluralidade de sentidos que emergem nos encontros, negociações e trocas que marcaram o festival, uma forma de compartilhar as experiências da construção da acessibilidade comunicacional, com foco na audiodescrição.Produto Educacional Formação colaborativa para pensar o trabalho pedagógico inclusivo na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Câmara, Maria Eduarda Capistrano da; Cenci, Adriane; Medeiros, Blenda Carine Dantas de; https://orcid.org/0000-0001-5641-5932Este material originou-se da pesquisa intitulada “(Trans)Formação colaborativa com profissionais da educação infantil para um trabalho pedagógico em uma perspectiva inclusiva”, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa teve como objetivo identificar concepções e práticas dos profissionais da Educação Infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na grande Natal, enfocando o trabalho pedagógico inclusivo por meio de uma formação colaborativa. Baseado na premissa de que o trabalho colaborativo pode auxiliar significativamente o trabalho pedagógico, este material foi elaborado para fornecer orientações práticas e teóricas para a formação colaborativa em instituições de educação infantil. O e-book oferece sugestões práticas e orientações para a formação colaborativa em instituições de educação infantilProduto Educacional A formação docente no ensino superior para aulas práticas inclusivas em laboratórios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Trindade, Paula Batista da; Martins, Lisiê Marlene da Silveira MeloEste estudo surgiu da necessidade de reflexão acerca das necessidades formativas dos docentes que ministram aulas práticas em laboratórios sob a perspectiva dos estudantes (com e sem deficiência), docentes e técnicos de laboratórios. O objeto de estudo é a formação docente e práticas inclusivas que possibilitam a inclusão de estudantes com deficiência em aulas práticas em laboratórios em turmas com estudantes com e sem deficiência. O objetivo geral é analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, os recursos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. A pesquisa é de base qualitativa com caráter exploratório e descritivo. Como procedimentos metodológicos, elegemos o levantamento bibliográfico, observação do campo de investigação e entrevistas semiestruturadas aplicadas com os oito participantes da pesquisa. A análise dos dados obtidos foi realizada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e as categorias de análise foram: recursos didáticos, prática docente e formação docente. Como resultados apontamos a necessidade de formação para os docentes que ministram aulas práticas em laboratórios; observamos também uma lacuna quanto à formação dos técnicos de laboratório que atuam nas aulas práticas, podendo esta temática ser objeto de futuras pesquisas acadêmicas. Esperamos contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência nos laboratórios de aulas práticas. Como produto do mestrado profissional, formulamos uma proposta de formação para docentes ministram aulas práticas em laboratórios, sob a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem.Produto Educacional Glossário acadêmico da disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Paiva, Thiago da Silva; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa daEste guia apresenta o Glossário Acadêmico Bilíngue, uma ferramenta essencial para promover a inclusão de estudantes surdos e ouvintes no ambiente educacional superior. Este glossário tem como objetivo contribuir com o processo de ensino de estudantes surdos universitários, com foco na disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação no qual, são destacados 24 termos . A estrutura do glossário compreende a inclusão de sinais-termos já utilizados e criados, pelas alunas surdas e tradutores-intérpretes de Libras participantes do estudo que resultou neste produto. Os sinais-termos foram organizados em ordem alfabética, com explicações dos termos em português e vídeos em Libras através do QR Code.Produto Educacional Guia de acessibilidade comunicacional TVU/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-15) Rocha, Júlio César Lima da; Romani, ElizabethEste guia de acessibilidade comunicacional é fruto da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp/UFRN), do discente e servidor Júlio César Lima da Rocha, com orientação dos professores Elizabeth Romani e Jefferson Fernandes Alves. A construção do produto também contou com a colaboração de servidores e bolsistas de apoio técnico da Televisão Universitária (TVU/UFRN), além de profissionais com experiência em recursos de acessibilidade comunicacional. O projeto gráfico deste guia é fruto de parceria com alunos da graduação do Curso de Design da UFRN. O documento tem por objetivo apresentar os conceitos sobre os recursos de tradução audiovisual acessível e propor um fluxo de produção sustentável para criar um Setor de Acessibilidade na TVU/ UFRN. Dessa forma, tendo a finalidade de possibilitar uma cultura de inclusão na geração e veiculação de conteúdo acessível na programação da emissora, especificamente para o público com deficiência visual, deficiência auditiva e pessoas Surdas. No percurso metodológico até o resultado neste guia, foram desenvolvidas, entre os meses de maio e junho de 2023, 9 oficinas em formato híbrido no Curso de Extensão: Pensando a Acessibilidade Comunicacional. A formação contou com 15 participantes do público interno da TVU/UFRN e foi ministrada por profissionais convidados da Secretaria de Educação à Distância (Sedis/UFRN), pesquisadores da UFRN, membros do Núcleo de Acessibilidade FLICTS da TV Cultura e do Setor de Acessibilidade da TV Aparecida.Produto Educacional Guia de estratégias de ensino para crianças com deficiência múltipla(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-21) Neves, Rozana Ramos; Araújo, Jacyene Melo de OliveiraO presente estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias de ensino utilizadas na aprendizagem de uma criança com Deficiência Múltipla (DMu) a partir dos registros em relatórios no período de 2016 a 2020. Nessa proposição, os objetivos específicos são: identificar as estratégias de ensino empregadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; descrever o processo de mediação utilizado pelos professores; elaborar um guia educacional que auxilie na aprendizagem de crianças com DMu em salas de aula regulares. Consiste em uma pesquisa documental qualitativa com metodologia baseada na análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa foi embasada no estudo de quinze relatórios e da proposta pedagógica da escola, a partir da descrição feita pelos professores da evolução da aprendizagem de uma criança com DMu que cursou (de 2016 a 2020) os anos iniciais do Ensino Fundamental no Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). Trata-se de uma criança com Deficiência Múltipla Sensorial (DMS) e surdez profunda, diagnosticada com quadro de meningoencefalite e epilepsia Drop Attack. É válido ressaltar que a temática da escolarização de crianças com deficiência múltipla ainda é escassa de estudos no cenário nacional e internacional. Na análise documental, reunimos os relatórios e a proposta pedagógica da escola, fizemos uma leitura flutuante do material (dividindo por ano de ensino) e organizamos a proposta em três momentos: Tipologia de Colégio de Aplicação, Currículo e Organização Pedagógica. Realizamos também uma reflexão acerca das produções científicas relacionadas à deficiência múltipla no campo educacional. Posteriormente, realizamos a análise das estratégias de ensino, tendo como referencial preponderante a perspectiva histórico-cultural – pela proficuidade dos conceitos que apresenta sobre as questões relacionadas à aprendizagem, em especial quando o desenvolvimento das pessoas ocorre de maneira específica, conforme postulado por Vigotski (2022) – em interface com os pressupostos da concepção de ensino de Freire (1996), num movimento constante de construção e reconstrução do objeto do conhecimento. Os resultados da investigação apontam que as estratégias de ensino, quando levam em consideração a necessidade educacional específica da criança, possibilitam avanços significativos na sua aprendizagem. A pesquisa possibilitou a produção do guia educacional “Estratégias de Ensino para Crianças com Deficiência Múltipla” e indicou a importância da publicação de materiais empíricos produzidos nas escolas para contribuir na elaboração de estratégias mais inclusivas para esse tipo de deficiência.Produto Educacional Guia orientador para formação colaborativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Gomes, Valéria Carla Vieira; Cenci, AdrianeEsse material de orientação para uma formação colaborativa se originou da pesquisa intitulada: Organização do trabalho colaborativo para inclusão, realizada junto ao Programa de Pós – Graduação em Educação Especial – PPGEEsp, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um produto Educacional que busca oferecer dicas e orientações para os profissionais que desejem realizar uma formação colaborativa, uma vez que a temática acompanha as escolas que buscam o desenvolvimento de uma prática voltada para a colaboração e inclusão. Está fundamentado no conceito de Aprendizagem Expansiva apresentado por Engeström (2016), que destaca os processos de aprendizado nos quais os sujeitos passam da condição de aprendizes individuais, para um processo de construção e aprendizado coletivo, cujo objetivo é a transformação da atividade desenvolvida por eles. Na aprendizagem expansiva os aprendizes estão envolvidos na construção e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas radicalmente novas que levem à redefinição de sua atividade. A proposta deste guia orientador para formação colaborativa é validar a importância de criar espaços de compartilhamento e construção de aprendizagens para a organização de um trabalho colaborativo e inclusivo na Escola. A formação colaborativa permite abordar o trabalho docente e o que é necessário para aprimorar ou transformá-lo; permite desenvolver, com os profissionais envolvidos na formação, a organização que apoia o trabalho colaborativoProduto Educacional Jogos com regras, na perspectiva do desenho universal pedagógico, para o ensino da matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Medeiros, Hoziana Cunha de; Kranz, CláudiaProduto educacional fruto da pesquisa de mestrado, intitulada “Matemática Inclusiva na Educação de Jovens e Adultos: O Uso de jogos como Ferramenta Mediadora”. Foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as contribuições de jogos acessíveis, na perspectiva do Desenho Universal Pedagógico (DUP), para o trabalho inclusivo com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que se refere ao ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Uma estratégia de utilização do DUP em sala de aula se dá através da utilização dos jogos com regras. Nesse trabalho, além da elaboração dos materiais que compõem os jogos ser feita de forma acessível aos diferentes públicos que virão a utilizá-lo, é importante a utilização de estratégias que permitam o trabalho pedagógico para além do jogar por jogar. A problematização das etapas é fundamental para a real compreensão dos conteúdos e maior aproveitamento da proposta.Produto Educacional Kit de contação de histórias apoiada ela Comunicação Aumentativa e Alternativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Morais, Renata Lima de; Nunes, Débora Regina de PaulaO kit de contação de histórias apoiado pela Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um produto educacional fruto do mestrado profissional do programa de pós-graduação em educação especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizado por Renata Lima de Morais sob orientação das professoras doutoras Débora Nunes e Débora Deliberato. O kit é um produto concreto composto por quatro livros infantis acessíveis em CAA e frases da história em CAA em dois tamanhos, para serem acompanhadas pelas crianças e professores. As histórias que fazem parte do kit são: A lagarta e a borboleta; Um pequeno grande mundo; Eu amo beijinhos e Eu adoro você. O kit de contação de histórias foi idealizado para uma sala de aula da Educação Infantil que possuía crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). O objetivo da produção do kit foi disponibilizar recursos que ampliassem a participação e, consequentemente, a inclusão das crianças com TEA e NCC junto às outras crianças da turma.Produto Educacional Matemática comVIDA bilingue(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-28) Cabral, Alcione Costa de Aquino Pinto; Viana, Flavia Roldan; 0000-0002-1046-0372Este Processo formativo foi elaborado na perspectiva do Espiral “RePare” adotado na Rede de Educação Matemática Nordeste - REM-NE, nesta versão, seguindo uma abordagem inclusiva e bilíngue. Para validação foi realizada experiência em uma escola pública municipal tendo entre os participantes um aluno surdo. São aplicados instrumentos diagnósticos com professores e alunos participantes, no início do processo. São vivenciados momentos de planejamento colaborativo com os professores durante todo o processo envolvendo leituras teóricas e atividades práticas em Libras. A Produção resultante é uma sequência didática elaborada por meio de plano de aula inclusivo, de forma colaborativa, e aplicada em sala de aula relacionando o cotidiano do aluno e o letramento estatístico utilizando estratégias pedagógicas baseadas na visualidade. Nesta sequência são realizadas com os alunos as etapas do Ciclo investigativo PPDAC abordando um problema do cotidiano, a equidade e a criticidade para interpretar informações. Ao final, é feita a análise por meio de Instrumento de avaliação da formação aplicada com os professores.Produto Educacional Microcefalia: orientações e sugestões de atividades para crianças com microcefalia na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-27) Santos, Janaína Karla Gomes; Fonseca, Géssica Fabiely; 0000-0002-6697-9042Com o surto de casos de microcefalia em 2015, muitas dúvidas surgiram. O que estaria causando o aumento no número de casos de microcefalia? Quais suas possíveis sequelas? Como será o atendimento a essas crianças nas escolas? Na tentativa de responder a essas questões, de trazer esse tema de volta ao debate - pois, após sete anos desse surto, pouco se fala sobre isso - e frente à pouca literatura na área de educação, apresentamos essa cartilha que não tem a intenção de esgotar esse debate, mas de lembrar que a inclusão é possível e ajudar, de alguma forma, aos Docentes, a essas crianças (que hoje já estão na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental) e aos seus familiares. Essa cartilha foi produzida como produto educacional para a conclusão do Mestrado em Educação especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRNProduto Educacional O discurso medicalizante do TDAH e suas implicações no processo de ensino aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Rodrigues, Julie Isabelle Freitas; Barreto, Maria da ApresentaçãoA medicalização se configura como transformação das características humanas, como o sofrimento, o comportamento e a desatenção, em patologias. A escola tem se aproximado dos conceitos médicos e adotado práticas medicalizantes para questões de ordem pedagógica. As contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) são relevantes para este estudo, compreendendo o meio social como pilar essencial na construção da identidade e da aprendizagem. A escola tem papel fundamental nessa construção, seja pela finalidade de apresentar aos educandos os conhecimentos socialmente construídos ou pela mediação no desenvolvimento de suas Funções Psicológicas Superiores, (FPS) como a memória e a atenção. Esta pesquisa se organizou tendo como objetivo geral identificar na fala dos estudantes diagnosticados com TDAH a percepção sobre as mediações que facilitam o seu processo de aprendizagem, problematizando a medicalização dos processos pedagógicos e como objetivos específicos: conhecer a compreensão dos alunos diagnosticados com o TDAH matriculados na instituição sobre o seu processo de ensino aprendizagem e as mediações oferecidas pelas IFRN que facilitam esse processo.