Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade
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Dissertação Abandono do acompanhamento ambulatorial em serviço público de referência por pessoas com hepatite C(2019-04-30) Silva, Renata Quirino Costa da; Silva, Edilene Rodrigues da; ; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; Gondim, Grácia Maria de Miranda;Revestem-se de importância os motivos que levam as pessoas com hepatite C a não comparecerem às consultas médicas agendadas no Núcleo de Estudos do Fígado do Hospital Universitário Onofre Lopes, devido ao fato dessa doença ter um impacto epidemiológico importante e apresentar-se de forma silenciosa, com alta taxa de morbimortalidade. Objetivo: Analisar os motivos que levaram as pessoas com hepatite C a abandonarem o seguimento ambulatorial, no Núcleo de Estudos do Fígado, no período de maio de 1995 a dezembro de 2017. Métodos: Estudo qualitativo descritivo baseado na Pesquisa Convergente Assistencial. A primeira etapa da coleta de dados consistiu-se na análise dos prontuários para a seleção das pessoas com diagnóstico de hepatite C, que não compareceram às consultas, por mais de seis meses, no período de maio de 1995 a dezembro de 2017. A segunda etapa da coleta de dados referiu-se à realização de entrevista semiestruturada às pessoas com hepatite C, que aceitaram participar da pesquisa, após serem convidadas por ligação telefônica. Paralelamente, realizouse dois Grupos Focais; o primeiro com a equipe multidisciplinar: equipe de enfermagem e recepcionistas do Núcleo de Estudos do Fígado, representantes do Serviço de Arquivo Médico e Estatística e enfermeira chefe da regulação, representando a gestão. O segundo grupo focal englobou os médicos que assistem às pessoas com hepatite C. Os dois grupos focais abordaram a problemática relacionada à dificuldade de acompanhamento ambulatorial das pessoas com hepatite C. Para a interpretação das informações coletadas seguiu-se as etapas da Pesquisa Convergente Assistencial propostas por Paim; Trentini (2014), a análise temática de Minayo (2013) e o software Atlas ti. Considerações Finais: o estudo possibilitou identificar o perfil das pessoas que abandonaram o acompanhamento ambulatorial especializado em hepatites virais, elencou os principais motivos do não comparecimento às consultas, o que gerou preocupações nos profissionais que assistem à pessoa com hepatite C. Dessa forma, impulsionou a elaboração, em conjunto com a equipe multiprofissional, de uma linha de cuidados em hepatite C no Hospital Universitário Onofre Lopes. A pesquisa atendeu a todos os dispostos éticos, respeitando inteiramente as determinações da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, bem como os preceitos fundamentais da Bioética.Dissertação Acolhimento do usuário em sofrimento psíquico: concepções, potencialidades e desafios vivenciados em um Centro de Atenção Psicossocial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-27) Dias, Viviany de Mesquita Medeiros; Guimarães, Jacileide; https://orcid.org/0000-0003-4664-5886; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; http://lattes.cnpq.br/6525571216200547; Costa, Lauriana Medeiros e; Prata, Nina Isabel Soalheiro dos SantosO acolhimento em saúde mental é uma tecnologia essencial para garantir um cuidado integral e humanizado aos usuários da Rede de Atenção Psicossocial. O presente estudo objetivou desenvolver uma proposta de capacitação para profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial III, com foco no cuidado e acolhimento do usuário em sofrimento psíquico, fundamentada nas concepções, potencialidades e desafios do acolhimento em saúde mental. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritivo-exploratório, com a produção de um produto técnico-tecnológico. O estudo foi desenvolvido em duas fases: Fase 1- Identificação do conteúdo da proposta de curso: a partir das percepções dos profissionais de saúde e dos pilares utilizados para a efetivação de um acolhimento proposto pela Política Nacional de Humanização; Fase 2- Estruturação da proposta de curso. O estudo foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial III, localizado na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. A amostra foi composta por profissionais de saúde do serviço composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, farmacêuticos, assistentes sociais, médicos psiquiatras e psicólogos lotados no referido Centro de Atenção Psicossocial. O estudo foi submetido, e aprovado, junto ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer nº 6.566.565 e CAAE: 75841823.4.0000.5537. Os resultados indicaram que, embora o acolhimento seja amplamente reconhecido como um eixo estruturante da assistência em saúde mental, sua execução ainda enfrenta desafios significativos, como a sobrecarga dos serviços, a falta de capacitação contínua e a resistência à implementação de um modelo integral de cuidado. As percepções dos entrevistados evidenciaram tanto concepções tradicionais, mais burocráticas e padronizadas, quanto perspectivas alinhadas às diretrizes da Política Nacional de Humanização, que enfatizam a escuta qualificada, o vínculo terapêutico e a corresponsabilização pelo cuidado. Dentre os desafios apontados, destacam-se a superlotação dos serviços, a insuficiência de recursos humanos e a fragmentação da rede, dificultando a articulação entre os diferentes níveis de atenção. Em contrapartida, os profissionais ressaltaram as potencialidades do acolhimento, incluindo a construção de vínculos terapêuticos, a abordagem multiprofissional e a possibilidade de uma escuta ampliada e humanizada. Além disso, foi identificado que a educação permanente em saúde é um fator essencial para qualificar o acolhimento e combater estigmas ainda presentes no atendimento à saúde mental. Pode-se concluir que a qualificação profissional e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial são estratégias fundamentais para aprimorar o acolhimento em saúde mental, promovendo um cuidado mais eficaz, humanizado e alinhado aos princípios da Reforma Psiquiátrica e da Política Nacional de Humanização. Nesse sentido, o presente estudo criou como produto técnico-tecnológico um dispositivo educacional do tipo proposta de curso de capacitação sobre acolhimento do usuário em sofrimento psíquico pautado na pesquisa de campo realizada com trabalhadores de um Caps III. Considerando a atualidade dos desafios encontrados na Rede de Atenção Psicossocial local, vislumbra-se como importante contribuição o impacto esperado para melhor no tocante à humanização e cuidado em liberdade em saúde mental.Dissertação Adesão dos serviços de atenção básica ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis(2019-04-29) Araújo, Túlio César Vieira de; Souza, Marize Barros de; ; ; Tavares, Cláudia Mara de Melo; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira;Introdução: Sabe-se que hoje em dia a maior parte das infecções sexualmente transmissíveis é curável ou tratável; no entanto, o quadro sanitário mundial ainda é preocupante. Os testes rápidos usados na detecção do HIV, da sífilis e das hepatites B e C constituem imunoensaios cromatográficos de execução simples, que podem ser realizados em até 30 minutos e não necessitam de estrutura laboratorial. Objetivo: Descrever características da adesão dos serviços de atenção básica da região do Seridó, do Rio Grande do Norte, ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário, com roteiro semiestruturado, que abordou o contexto e a inserção do teste rápido no processo de trabalho das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Os dados foram tabulados em um banco de dados eletrônico com apoio do aplicativo Microsoft Excel 2010, e as informações processadas e analisadas no programa Statistical Package for Social Sciences versão 20.0. Resultados: As publicações mundiais que abordam assuntos relacionados ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis, têm como principal temática as dificuldades para a realização da testagem com ênfase no HIV. Quanto a oferta do teste, das 100 equipes entrevistadas, 93 oferecia o teste rápido na rotina do serviço, a realização de todos os testes rápidos durante o pré-natal foi apontada em 83 equipes, 45 não ofereciam nenhum teste no início do terceiro trimestre de gestação, 40 equipes não ofereciam nenhum teste rápido aos(às) parceiros(as) sexuais das gestantes. A penicilina benzantina estava disponível em 81 equipes, todavia 46 não administravam a medicação na atenção primária. Identificou-se o enfermeiro como o principal profissional envolvido em todas as etapas do processo de testagem. No intuito de auxiliar os profissionais no aconselhamento que é realizado antes do teste, construiu-se um material educativo em forma áudio visual de aconselhamento pré-teste. Conclusão: Em relação ao teste rápido, a discussão mundial está centrada nas problemáticas associadas ao processo de testagem, com prevalência no teste de HIV. As equipes do Seridó norte-rio-grandese realizam o teste rápido como uma prática rotineira nos serviços de atenção básica, contudo o processo de trabalho apresenta uma série de fragilidades, como a realização da testagem durante o prénatal, pois, mesmo havendo disponibilidade do teste no acompanhamento, as demais atividades interligadas ao processo de trabalho não ocorrem adequadamente.Dissertação Affordances motoras no ambiente domiciliar de crianças com microcefalia e o desempenho cognitivo(2019-04-15) Bezerra, Dayse Aleixo; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Sousa, Klayton Galante; ; ; ; Cunha, Andrea Baraldi; ; Medeiros, Angelica Teresa Nascimento de; ; Freire, Izaura Luzia Silverio;A microcefalia consiste em uma má formação congênita caracterizada por um perímetro cefálico inferior a dois desvios-padrão ou mais da média esperada para a idade e sexo, com presença de alterações motoras e cognitivas que variam de acordo com o grau de acometimento cerebral. Considera-se que um ambiente domiciliar rico em oportunidades de estimulação motora tem um impacto positivo no desempenho motor e cognitivo das crianças precocemente expostas a esses estímulos. Objetivou-se avaliar affordances motoras no ambiente domiciliar de crianças com microcefalia e o desempenho cognitivo destas. Tratouse de estudo exploratório-descritivo, com delineamento transversal, de abordagem quantitativa, realizado no Centro de Reabilitação Infantil e na Clínica Escola de Fisioterapia. A amostra foi composta por 30 crianças com microcefalia, entre 18 e 42 meses de idade, e suas famílias. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados o Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD) e a escala cognitiva das Bayley Scales of Infant and Toddler Development III (BSITD-III). Após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa por meio do parecer n° 2.765.621. Observou-se que havia o mesmo percentual de crianças do sexo masculino e feminino e que 50% delas apresentavam escore Z de perímetro cefálico de -3 ao nascer, com média da idade gestacional de 38,44 semanas e a média de peso ao nascer de 2.798,67 gramas. A maior parte (56,67%) realizava terapia até duas vezes na semana. Sobre as características da família, observou-se que na maioria das residências existiam até dois adultos (70,00%), sendo que a metade tinha somente uma criança e a outra metade apresentava duas ou mais crianças. A maioria das crianças (96,67%) nunca frequentou creche ou escola e moravam em uma casa (96,67%). Os pais e mães tinha escolaridade entre quinta a oitava série, com 51,72% e 46,67%, respectivamente. A maior parte tinha rendimento familiar acima de um salário mínimo (56,67%), com classificação socioeconômica D. No que se refere às affordances motoras no ambiente domiciliar, a maioria das residências apresentou espaço físico exterior com rendimento fraco (53,33%) e o interior muito bom (70,00%), variedade de estimulação com rendimento muito fraco (50,00%) e brinquedos e materiais existentes na habitação muito fraco (100,00%). Portanto, a maioria das crianças (73,33%) vivia em lares com baixas affordances motoras, com média de 8,47 (±1,72) pontos no escore padronizado total do AHEMD. A maioria das crianças apresentou desempenho cognitivo extremamente baixo (96,67%). Como produto da pesquisa, foi elaborado um guia destinado aos pais e familiares com orientações sobre estimulação e ampliação de affordances no ambiente domiciliar a fim de que as crianças alcancem o máximo de seus potenciais. Logo, concluiu-se que a maioria das crianças com microcefalia era de famílias com vulnerabilidade socioeconômica, apresentou poucas oportunidades de estimulação motora em seus lares e severo comprometimento cognitivo. Ademais, sugeriu-se a promoção de um ambiente domiciliar rico em affordances motoras, uma vez que um ambiente estimulante parece favorecer o desenvolvimento infantil das crianças.Dissertação Almanaque da tuberculose: uma experiência compartilhada na produção de conhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-31) Abreu, Tamyris Luiza de; Gondim, Grácia Maria de Miranda; https://orcid.org/0000-0002-9067-6930; http://lattes.cnpq.br/7110268468161342; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; https://orcid.org/0000-0003-1237-7393; http://lattes.cnpq.br/2065984136909929; Temóteo, Rayrla Cristina de AbreuIntrodução: A tuberculose (TB) é considerada uma doença infectocontagiosa, causada pela proliferação do Mycobacterium Tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, podendo atingir outras áreas do corpo. Contudo, embora seja uma doença antiga e de fácil tratamento, a TB é considerada um grave problema de saúde pública. Evidencia-se ainda que existem fatores que favorecem o abandono do tratamento da tuberculose, o que vem a dificultar cada vez mais a interrupção da cadeia de transmissão. Nesse contexto, vale ressaltar a importância da integração das Redes de Atenção à Saúde como peça fundamental no controle dessa patologia. Objetivo: Construção de uma tecnologia educativa de apoio às ações de promoção da saúde nas Redes de Atenção do SUS. Metodologia: O estudo é de abordagem qualitativa e descritiva, situado no campo das pesquisas de intervenção e orientado pelos preceitos da Pesquisa-Ação. Os métodos e técnicas utilizados – revisão integrativa, entrevistas e grupo focal – possibilitaram o desenvolvimento de uma tecnologia educativa interativa, no formato de um “Almanaque”, para uso nas modalidades virtual e física pelos profissionais de saúde. O cenário de estudo é o município de Cajazeiras-PB. A população foi constituída por enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, técnico em baciloscopia e bioquímico inseridos nos três níveis de atenção à saúde e usuários que receberam diagnóstico de TB. A coleta dos dados foi feita nos meses de abril/2023 a setembro/2023 após ser aprovado em Comitê de Ética e Pesquisa. O estudo respeitou a condição humana e cumpriu todos os requisitos de autonomia, não maleficência, justiça e equidade, dentre as outras exigências explícitas na resolução 466/2012 do Ministério da Saúde. Resultados: O desenvolvimento do almanaque possibilitou a participação dos sujeitos da pesquisa no processo educativo, contribuindo para a construção do conhecimento e o aumento de autonomia, além de contribuir e permitir que os profissionais de saúde e os usuários do sistema obtenham mais conhecimento acerca da TB, potencializando o processo de trabalho. Acredita-se que por meio desta pesquisa também foi possível identificar fragilidades na atenção e no controle do agravo nas Redes de Atenção do SUS como elementos a serem trabalhados na tecnologia educacional.Dissertação Análise da cultura de segurança do paciente na perspectiva da equipe de saúde que atua em uma maternidade(2019-04-24) Cunha, Isabelle Cristina Braga Coutinho; Costa, Theo Duarte da; ; ; Vieira, Alcivan Nunes; ; Galvão, Ana Cristina Araújo de Andrade;A preocupação com a segurança do paciente consiste em um tema de relevância crescente e vem assumindo um espaço privilegiado nos serviços de saúde. Isso mostra a importância de estimular, entre profissionais e gestores, uma cultura de segurança de modo que todos assumam responsabilidades para a redução da ocorrência de eventos adversos, melhorando a qualidade da assistência prestada. Nesse processo, ainda existem muitos desafios a ser superados e, consequentemente, são necessárias intervenções imediatas para tornar o cuidado mais seguro em todos os níveis de atenção à saúde. No que se refere aos serviços obstétricos, deve-se trabalhar para o alcance de uma assistência segura. Para esse fim, é preciso avançar na qualidade de segurança no cuidado ao paciente. Isso implica condições adequadas nos processos de trabalho evitando ocorrência de erros. Para tanto, este estudo elege a seguinte questão de pesquisa: qual o nível de segurança do paciente em uma maternidade no município de Natal? Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar a cultura de segurança do paciente na perspectiva da equipe de saúde que atua em uma maternidade. A pesquisa é descritiva, exploratória, de abordagem quantitativa, desenvolvida pela coleta de dados em um serviço obstétrico, no período de maio a agosto de 2018, utilizando um questionário validado e intitulado de “Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC)”, aplicado com os profissionais envolvidos na assistência direta. Para análise dos dados, utilizou o software Statistical SPSS, versão 25.0, que calculou o percentual de respostas positivas, neutras e negativas para cada item avaliado. O Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte avaliou e aprovou a pesquisa, que obteve aprovação mediante parecer consubstanciado de no 2.655.728/ CAAE no 85607518.0.0000.5537. Os resultados mostram que o maior percentual de respostas positivas foram a cooperação, o apoio, a comunicação entre equipe e gestores, o envolvimento dos gestores com relação à segurança do paciente. Ademais, registra a não notificação dos eventos adversos tanto por medo de uma cultura punitiva como pela ausência de um sistema de notificação e por haver recursos humanos inadequados. Destaca também a dissonância entre respostas que refletem o desconhecimento da equipe sobre a temática e a realidade em que atuam. O estudo mostra uma cultura de segurança regular, fragilizada e incipiente. Como solução, necessita rever e corrigir fatores que contribuam para a ocorrência de eventos durante a assistência; instituir medidas urgentes de mitigação com foco no dimensionamento do pessoal; criar um Núcleo de Segurança do Paciente; estimular uma cultura de segurança não punitiva e promover ações que sensibilizem a equipe para melhor compreensão sobre a temática de segurança do paciente.Dissertação Análise do monitoramento externo da qualidade dos exames de citologia cérvico-vaginais no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-01) Lima, Andréa dos Santos; Gondim, Grácia Maria de Miranda; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; 39116123468; http://lattes.cnpq.br/8361045312016183; Coelho, Ardigleusa Alves; Silva, Flávio César Bezerra da; Rosendo, Tatyana Maria Silva de SouzaO câncer do colo do útero representa uma questão de grande relevância para profissionais e gestores da saúde, sendo a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) uma das principais causas de seu desenvolvimento. Trata-se do quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Mundo. Porém, atualmente, esse tipo de câncer é considerado passível de erradicação, por meio da vacinação contra os tipos de HPV oncogênicos mais prevalentes e do rastreamento e tratamento das lesões precursoras. Este estudo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, tem como objetivo analisar a adequação do fluxo do Monitoramento Externo da Qualidade (MEQ) dos exames de citologia cérvico-vaginais realizados na Rede de Laboratórios Tipo I integrantes do processo de rastreamento do câncer de colo de útero no Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia (LAPAT-RN), integrante da rede de serviços da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Os dados dos resultados emitidos pelos 26 Laboratórios Tipo I foram obtidos nos Sistemas de Informações em Saúde do Ministério da Saúde e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, organizados em planilhas Excel para análise. Além disso, os resultados do MEQ, emitidos pelo LAPAT-RN, foram coletados no sistema de gestão TargetWeb. Como resultado, a análise dos indicadores foi fundamental para a elaboração do fluxograma analisador do MEQ dos exames de citologia cérvico-vaginais dentro do LAPAT-RN. Quesitos como temporalidade, capacidade técnica e processos de educação permanente foram apontados como essenciais para a organização e melhoria dos resultados. Essa sistematização culminou na produção do Guia Prático do LAPATRN, um Produto Técnico-Tecnológico, do tipo material educativo, que contribuirá para a instituição e para os profissionais de saúde envolvidos na atenção à saúde da mulher. Esse guia impactará diretamente a qualidade do cuidado prestado, auxiliará profissionais das áreas de gestão, monitoramento e avaliação e contribuirá para o ensino e a produção técnico-científica. Além de auxiliar para o aprimoramento dos processos de trabalho voltados para a prevenção precoce do câncer de colo de útero.Dissertação Apoio matricial em saúde mental: ferramenta para o cuidado integral(2019-04-29) Garcia, Lívia Cristina Siqueira; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; Guimarães, Jacileide; ; ; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; Tavares, Claudia Mara de Melo;A concepção de Apoio Matricial envolve estratégias de cogestão e de apoio para operar em redes e em sistema de saúde, incorporando a concepção ampliada do processo saúde/doença, o diálogo e a constituição relacional de equipes multiprofissionais para o enfretamento de problemas. No campo da saúde mental essa metodologia é considerada estratégica para garantir o princípio da integralidade das ações em saúde, pois visa estabelecer melhor articulação entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Atenção Básica (AB). No entanto, observam-se aspectos dessa relação desenvolvida pelo CAPS III leste de Natal, Rio Grande do Norte, relacionados à integração entre as equipes da atenção básica e apoiadores em instituir na dinâmica de trabalho as solicitações do apoio matricial para compartilhamento ou discussão de casos, que necessitam ser investigados. Entende-se que a construção dessa relação é tarefa complexa e processual que consideramos ser potencialmente relevante para o fortalecimento da política de saúde mental no município. Assim, esse estudo teve o objetivo de analisar o apoio matricial em saúde mental do ponto de vista de profissionais da Atenção Básica dos Distritos Sanitários leste e sul de Natal/RN e elaborar, de acordo com as lacunas identificadas, um produto técnico como sugestão para qualificar o Apoio Matricial, por meio do estabelecimento de tecnologias (abordagem, relação, intervenção, entre outras). Trata-se de um estudo cujo desenho é de natureza descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e os agentes comunitários de saúde (ACS), totalizando 15 sujeitos, que atuam nas unidades básicas com o modelo da Estratégia Saúde da Família. A opção pela pesquisa nos distritos sanitários sul e leste se deu em virtude de ser o território de abrangência do CAPS III leste. Para coleta de dados foi utilizada entrevista com roteiro semiestruturado e para análise a técnica de análise de conteúdo temático. Para auxiliar no tratamento dos dados textuais foi utilizado o software ATLAS/ti. Os achados construídos a partir das transcrições das entrevistas revelaram três categorias de análise e subcategorias, a saber: 1) O que se diz e o que se entende, com suas respectivas subcategorias, que traz o entendimento dos sujeitos da pesquisa sobre o apoio matricial de saúde mental na atenção básica; 2) O que se tem e como se oferta e suas subcategorias abordando as características, organização e contribuições das ações do Apoio Matricial; 3) Limites e possibilidades: o que podemos?, revelando as dificuldades identificadas e os caminhos apontados pelos sujeitos da pesquisa sobre o Apoio Matricial em saúde mental na atenção básica. De maneira geral, as narrativas revelam concepções antagônicas em relação aos saberes e práticas do Apoio Matricial. Os resultados revelaram o Apoio Matricial sendo ofertado pelo CAPS e por residentes de psiquiatria do HUOL/UFRN, porém com limitações relacionadas a aspectos organizativos, relacionais e de fluxos para solicitação do Apoio, no contexto tanto das micropolíticas na produção e gestão do cuidado, quanto na macropolitíca. As sugestões apontam para aspectos que potencializem a continuidade das ações de Apoio Matricial, o trabalho interprofissional, o vínculo, e o exercício do Apoio baseado na concepção da clínica ampliada e não no modelo biomédico, verticalizado. Como produto técnico sugerimos a estratégia do Apoio Matricial Regulado como intervenção prática e viável, capaz de favorecer processos de comunicação a partir da solicitação e coordenação da AB, além de instituir fluxos, critérios de solicitação e gestão do cuidado. A partir desse estudo, espera-se contribuir reflexivamente sobre a necessidade de se incluir novas práticas menos fragmentadas, descontinuas e circunstanciais no cotidiano dos serviços e que garantam o cuidado em saúde mental de base comunitária, especialmente em Natal. E, dessa forma, contribuir com a metodologia do Apoio Matricial, por seu potencial caráter transformador das relações de trabalho entre equipes, como estratégia que amplia o trabalho em rede e que favorece o cuidado integral, contínuo e de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).Dissertação Atenção à saúde mental na estratégia saúde da família: construção de uma tecnologia educativa como ferramenta de educação permanente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-27) Melo, Déborah Priscylla Bezerra Corrêa de; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3580862965931971; https://orcid.org/0000-0002-0731-1093; http://lattes.cnpq.br/3432709259036933; Guimarães, Jacileide; https://orcid.org/0000-0003-4664-5886; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Gadelha, Maria Jacqueline AbrantesOs altos índices de adoecimento mental têm sido um relevante problema de saúde pública mundial, destacando-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas na área da saúde mental e de tecnologias que qualifiquem os profissionais para prestar uma assistência de melhor qualidade aos usuários em sofrimento psíquico. Diante deste contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS), por ser porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e por exercer um papel importante na gestão do SUS, torna-se imprescindível, uma vez que se faz imperativa a necessidade de adequação do processo de trabalho desenvolvido pelas equipes da APS diante das demandas de saúde mental. Logo, este estudo trata de uma pesquisa descritiva exploratória e de abordagem qualitativa que objetivou conhecer a atenção à saúde mental prestada pelas equipes de Saúde da Família no município de Parnamirim/RN, bem como identificar as tecnologias e ferramentas de trabalho adotadas pelas equipes para viabilizar ações de saúde mental, identificar os problemas, fragilidades e potencialidades relacionados à demanda de saúde mental do ponto de vista do profissional da APS e elaborar, a partir da pesquisa, uma tecnologia educativa com vistas a contribuir com o processo de formação dos profissionais da APS. Consoante ao universo do estudo, trabalhou-se com os profissionais de saúde que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família dos sete territórios do município, totalizando 20 sujeitos, sendo eles: médico(a)s, enfermeiro(a)s, técnico(a)s de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. Os dados das entrevistas foram codificados, sumarizados, sistematizados e analisados com o auxílio de software para análise de dados qualitativos, o ATLAS.ti versão 23, e, para análise, foi utilizado o método de Análise Temática de Bardin, originando cinco categorias de análise: Práticas em Saúde Mental ofertadas pelos profissionais da ESF: o que se vê e o que se faz; O acolhimento como tecnologia do cuidado em Saúde Mental na APS: o real e o ideal; “Nós” na RAPS: o que se sabe e o que se faz. Limites e possibilidades do Cuidado em Saúde Mental na APS; Educação Permanente como potencial para qualificação das práticas em Saúde Mental. De maneira geral, o principal resultado mostrou um cuidado fragmentado no que concerne à saúde mental, uma baixa articulação entre a APS e os serviços que formam a RAPS, inviabilizando o cuidado integral. As práticas de “cuidado em saúde mental” prevalecem baseadas em um modelo essencialmente biomédico e com forte medicalização. Em relação às limitações para o cuidado em saúde mental na APS encontradas, destaca-se a falta de capacitação, os recursos insuficientes, os problemas na articulação da rede de atenção, a fragilidade da rede de atenção psicossocial sem fluxos bem definidos, a dificuldade de acesso à rede, a falta de comunicação, a sobrecarga de trabalho, a ausência de matriciamento. No entanto, foram apresentadas pelos profissionais potencialidades no que se refere à APS, pois veem como um espaço propício para construção de vínculos, de longitudinalidade e de resolutividade. As sugestões apontam para a realização de atividades de educação permanente e para a elaboração de instrumentos estratégicos que ajudem os profissionais a lidarem com maior segurança com as demandas de saúde mental. A partir dos achados do estudo, elaborou-se como produto técnico uma tecnologia educacional no formato de cartilha (Cartilha de Saúde Mental: Acolhendo o sofrimento psíquico na APS). O material elaborado, direcionado aos profissionais de saúde da APS, contendo informações a serem utilizadas nas práticas profissionais como um instrumento de qualificação, tem potencial de provocar impacto tanto nos serviços de saúde do município onde ocorreu o estudo como nos demais serviços da APS que revelarem similaridade com esta pesquisa, a fim de aprimorar, assim, a assistência aos usuários em sofrimento psíquico e de promover o cuidado integral.Dissertação Atuação da enfermagem em cuidados paliativos: guia prático para uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Bezerra, Ailza Roque de Brito; Guimarães, Jacileide; https://orcid.org/0000-0003-4664-5886; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; https://orcid.org/0000-0002-2705-5533; http://lattes.cnpq.br/7114882186561480; Cavalcante, Eliane Santos; https://orcid.org/0000-0002-0001-9161; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; Botti, Nadja Cristiane LappannCuidados paliativos é um campo da saúde que busca melhorar a qualidade de vida da pessoa com uma doença ameaçadora da vida. Estima-se que no mundo mais de 56,8 milhões de pessoas necessitam de cuidados paliativos todos os anos e destes, 7% são crianças. A enfermagem atua na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde podendo lançar mão da abordagem e de recursos promissores de boas práticas de cuidados paliativos. O estudo tem como objetivo geral construir um guia prático de orientação sobre a aplicação de cuidados paliativos pela enfermagem em uma maternidade Universitária no Nordeste do Brasil. Como objetivos específicos identificar os conhecimentos da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva sobre cuidados paliativos; descrever os cuidados paliativos desenvolvidos em uma unidade de terapia intensiva neonatal; analisar o discurso da equipe de enfermagem sobre sua atuação em cuidados paliativos em unidade de terapia intensiva neonatal. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de recolha de informações usado foi a realização de grupos focais. A análise foi tecida à luz do referencial da análise temática. A partir da análise foi possível construir duas categorias. Foi identificado que a enfermagem tem dificuldade em aceitar a morte de um Recém-nascido, não há alinhamento da equipe na tomada de decisão, causando angústia na equipe. Apesar do pouco conhecimento da enfermagem acerca da temática, defendem o conforto, a qualidade de vida, e o acolhimento da família. Demonstram a necessidade de treinamento no serviço. Na segunda categoria, a enfermagem sente a necessidade de diretivas institucionais que orientem para o cuidado individualizado. O cuidado humanizado no controle da dor no recém-nascido, são priorizados pela enfermagem, assim como a inserção da família no cuidado, e o conforto na hora da morte. Apesar do domínio técnico da profissão, habilidades paliativas e interdisciplinaridade, é essencial. O guia prático contribuirá para boas práticas de Cuidados paliativos neonatais.Dissertação Atuação interprofissional na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-02) Teixeira, Louziane Karina Tavares de Sousa; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; http://lattes.cnpq.br/4072421569346494; Galvão, Ana Cristina Araújo de Andrade; http://lattes.cnpq.br/9269137789041857; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3119871825560752A Unidade de Terapia Intensiva é um setor destinado aos pacientes gravemente enfermos, onde o suporte ventilatório é realizado por meio de um aparelho denominado ventilador mecânico que, apesar de necessário, quando utilizado de forma invasiva, pode desencadear alguns eventos adversos, dentre eles a pneumonia associada à ventilação mecânica. Destarte, a prevenção dessa infecção surge como um desafio para a garantia da qualidade da assistência nos serviços de saúde. Uma estratégia que tem sido adotada com sucesso para prevenção se refere à implementação de protocolos, construídos e aplicados de forma coletiva, interprofissional, que possam estimular a adesão dos profissionais às medidas recomendadas. A presente pesquisa teve como objetivos compreender como a atuação interprofissional pode se configurar como estratégia para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em uma unidade de terapia intensiva adulto e elaborar, com os profissionais da unidade de terapia intensiva, um protocolo de práticas seguras e interprofissionais para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial, com abordagens quantitativa e qualitativa, realizada na unidade de terapia intensiva adulto de um hospital universitário, no período de abril a junho de 2021. Realizou-se a coleta de dados em 2 etapas: a primeira correspondeu à aplicação de um questionário semiestruturado que teve a participação de 18 enfermeiros, 09 fisioterapeutas, 05 médicos e 23 técnicos de enfermagem e a segunda, à realização de grupos de convergência que contemplaram ações educativas abordando as temáticas mais relevantes apresentadas nos questionários. Os grupos de convergência possibilitaram momentos de discussão e troca de saberes entre 16 participantes, sendo 05 enfermeiros, 05 fisioterapeutas, 01 médico e 05 técnicos de enfermagem que subsidiaram a construção coletiva do protocolo. Os dados quantitativos foram analisados segundo a estatística descritiva e apresentados em forma de tabelas, utilizando-se o Microsoft Excel 2017 e o software SPSS Statístics. Para os dados qualitativos, foi utilizado o software Atlas Ti versão 9.1, seguindo as etapas de apreensão, síntese e teorização. A primeira etapa da pesquisa buscou construir um diagnóstico sobre a prevenção da PAV na unidade, revelando o conhecimento e atuação dos profissionais. Com relação ao conhecimento das medidas preventivas da PAV, todos os médicos e fisioterapeutas disseram conhecer, seguido dos técnicos de enfermagem (95,7%) e enfermeiros (94,4%). A elevação da cabeceira 30-45° correspondeu à medida preventiva mais conhecida entre os profissionais, citada por 100% dos médicos, 94,4% dos enfermeiros e 65,2% dos técnicos de enfermagem, seguida da higiene oral com antisséptico. Apenas os técnicos de enfermagem (21,7%) e fisioterapeutas (11,1%) incluíram a higiene das mãos como medida conhecida. Por outro lado, na atuação profissional, a higienização das mãos foi uma das medidas que os profissionais disseram realizar com maior frequência, 87,27% destes a realizavam sempre e os outros 12,73% quase sempre, assim como a elevação da cabeceira relatada por 100% dos técnicos de enfermagem, 77,8% dos fisioterapeutas, 55,6% dos enfermeiros e 40% dos médicos. A participação nas visitas multiprofissionais foi com frequência realizada pelos médicos 77,8% dos fisioterapeutas disseram participar às vezes, sendo que 69,6% dos enfermeiros e 50% dos técnicos de enfermagem nunca participaram. No que se refere à aspiração de secreção, 60% dos médicos atribuíram ao fisioterapeuta e 40% ao técnico de enfermagem, 5,6% dos enfermeiros atribuíram a aspiração ao técnico de enfermagem, e 26% desses profissionais atribuem a aspiração ao fisioterapeuta e enfermeiro. Os médicos e enfermeiros atribuíram a retirada de líquidos do circuito aos fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. A troca de umidificadores e a monitorização da pressão do cuff foram relatadas pelos profissionais como de atribuição da fisioterapia, e esse profissional não atribuiu a nenhum outro. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas colocaram a retirada da sedação como atribuição dos médicos. Todos os fisioterapeutas relataram conhecer as práticas desenvolvidas pelos outros profissionais na prevenção da PAV, seguidos dos técnicos de enfermagem (73,9%), enfermeiros (61,1%) e médicos (60%). Dos profissionais participantes, 78,18% já ouviram falar em trabalho interprofissional, a maioria deles (76,36%) o caracterizaram como sendo a atuação conjunta de profissionais em uma equipe, outros apontaram ser o fato da equipe possuir um objetivo em comum e poucos se referiram aos profissionais possuírem competências diferentes. No tocante ao conhecimento dos profissionais sobre a utilização de protocolo como estratégia de prevenção da PAV, a maior parte relatou conhecer, sendo mais da metade dos fisioterapeutas (66,7%), 52,2% dos técnicos de enfermagem, 40% dos médicos e 38,9% dos enfermeiros. Os resultados advindos dos questionários foram apresentados em formato de cartilha aos profissionais para contribuir com as discussões nos grupos de convergência. A partir da análise dos relatos orais dos grupos de convergência foi possível a categorização dos dados, que revelou três categorias: Atuação e trabalho em equipe dos profissionais da unidade de terapia intensiva; Relevância assistencial e dificuldades de adesão ao protocolo de práticas e atuação profissional e Conteúdo do protocolo de prevenção da PAV. As discussões nos grupos possibilitaram o diálogo, a reflexão dos profissionais e a elaboração do protocolo com base na interprofissionalidade, voltado à realidade da unidade de terapia intensiva. Nesse contexto, os produtos da pesquisa visam, além de padronizar as ações preventivas da PAV na Unidade de Terapia Intensiva adulto, efetivar a adesão dos profissionais às medidas de prevenção, repercutindo na redução das taxas de incidência da PAV.Dissertação Avaliação do processo de transporte neonatal inter-hospitalar de uma maternidade escola(2019-04-25) Souza, Emeline Noronha Vilar de; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; ; ; Barreto, Anna Christina do Nascimento Granjeiro; ; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; ; Medeiros, Wilton Rodrigues;O transporte neonatal consiste na transferência de um recém-nascido para uma unidade mais especializada. O mesmo pode ser classificado em intra-hospitalar e inter-hospitalar. Acredita-se que as condições do translado inter-hospitalar influencia na mortalidade neonatal, logo quando realizado de forma ideal deve contribuir com a redução dos coeficientes de mortalidade neonatal e infantil. Um dos grandes avanços da Neonatologia foi à implantação do Transporte Neonatal, que contribuiu efetivamente para a redução dos índices de mortalidade neonatal e infantil. Observa-se ainda uma lacuna na literatura com relação aos transportes inter-hospitalares proveniente de uma equipe capacitada pela instituição, sendo um dos pilares para a realização desse estudo. Têm-se como objetivo avaliar a qualidade do transporte neonatal inter-hospitalar de uma maternidade escola por meio do escore Ca-TRIPS. Trata-se de um estudo observacional descritivo do tipo transversal, antes e depois, com abordagem quantitativa. Os dados coletados foram inseridos em um formulário, seguido por uma análise bivariada dos dados, no qual se verificou a associação das variáveis independentes selecionadas, sendo essas, todas aquelas relacionadas ao perfil dos recém-nascidos transportados e características do transporte (duração e setor demandante) com a variável dependente (inadequação do transporte). Nesse momento da análise foi estimada suas respectivas razões de prevalência (RP), essas obtidas por meio da regressão de Poisson com variância robusta, também utilizada na análise múltipla. No modelo intermediário foram consideradas inicialmente as variáveis que tiveram um valor de p < 0,20, obtidos na análise bivariada, e permaneceram no modelo final se p < 0,05. Foi desenvolvido em uma maternidade escola referência no Rio Grande do Norte. A amostra foi constituída por 70 transportes neonatal inter-hospitalar, efetuados por profissionais e residentes da Instituição no período de maio a outubro de 2018. Foram realizados 70 transportes inter-hospitalar, destes 71,4% foram considerados adequados, apresentando uma predominância do sexo feminino (62,9%), peso ao nascer abaixo de 2.500g (62,9%) e idade gestacional prematuro (55,7%). A mediana da duração do transporte foi de 40 minutos com algumas falhas mecânicas. A maioria dos transportes (37,1%) foi para realizar exames e o setor de origem mais presente foi a UTI Neonatal (61,4%), 90% dos transportes foram feitos com acesso venoso e 55,7% dos RN encontravam-se em ar ambiente. Identificou-se que quanto menor o peso ao nascer do RN e/ou maior a duração do transporte, maior será a prevalência de inadequação do transporte. Uma equipe especializada contribui significativamente para a qualidade do transporte. O estudo mostrou que o transporte neonatal inter-hospitalar foi adequado na maioria dos transportes de acordo com o escore Ca-TRIPS.Dissertação Capacitação para profissionais de enfermagem quanto ao manejo clínico de feridas de difícil cicatrização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-15) Ferraz, Julianny Barreto; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; https://orcid.org/0000-0002-0785-3423; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; https://orcid.org/0000-0003-4305-0959; http://lattes.cnpq.br/7233621993102424; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Moura, Ana Beatriz de Almeida MedeirosIntrodução: a avaliação de pessoas com feridas crônicas, hoje denominadas de “complexas” ou “de difícil cicatrização”, requer um olhar criterioso dos profissionais de saúde, especialmente da enfermagem, no intuito de minimizar as repercussões. Para isso, torna-se fundamental utilizar estratégias educativas e problematizadoras, que favoreçam o manejo seguro e eficaz dos diversos tipos de feridas. Enfermeiros e técnicos em enfermagem relatam ter conhecimento superficial sobre o tema, o que implica em processos de cicatrização mais demorados, ônus financeiro, menor rotatividade de leitos e risco maior de infecção. Objetivo: Desenvolver um curso de capacitação para os profissionais de enfermagem quanto ao manejo clínico de feridas de difícil cicatrização. Percurso metodológico: trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de campo, realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes, em 2022, entre os meses de junho e outubro. A população do estudo foi composta pelos enfermeiros e técnicos em enfermagem que assistem às pessoas com feridas nas unidades de internação. A coleta de dados se deu a partir de grupos focais permeados pelas etapas do Arco de Maguerez. Os dados foram analisados a partir dos preceitos da análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Laurence Bardin. Resultados: 13 profissionais de enfermagem participaram do presente estudo, sendo estes, predominantemente, mulheres, técnicas em enfermagem, que trabalham no turno diurno e que possuem entre 30 e 35 anos. Foram apresentados dois capítulos: 1) O manejo clínico de feridas de difícil cicatrização pelos profissionais de enfermagem; 2) Proposta de plano de curso para manejo clínico de feridas de difícil cicatrização. No primeiro capítulo, evidenciou-se que a educação permanente fragmentada, o desconhecimento acerca dos insumos e seu uso adequado, o dimensionamento de pessoal reduzido aliado a uma gestão não participativa são fatores dificultadores para a fluidez no manejo das pessoas com feridas. Nesse contexto, os participantes reconheceram a necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, a fim de melhorar a qualidade da assistência ofertada. No segundo capítulo, foi elaborada uma proposta de plano de curso para profissionais que manejam as feridas de difícil cicatrização, com o objetivo de fomentar a aquisição de competências e habilidades necessárias para o cuidado de pessoas com feridas. Conclusão: evidenciaram-se, com o presente estudo, diversas fragilidades no processo de manejo de feridas de difícil cicatrização. Espera-se, com os resultados encontrados e com o desenvolvimento do curso de capacitação, produto desta pesquisa, transformar o cenário de atuação dos profissionais, proporcionar a pessoa com ferida um cuidado mais qualificado, a um custo mais efetivo e em menor tempo.Dissertação Cartilha educativa digital para doadoras de um banco de leite humano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Oliveira, Iara Rayane Silva de; Lima, Simone Pedrosa; https://orcid.org/0000-0002-9863-9202; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; http://lattes.cnpq.br/2719897136630004; Sousa, Carla Suellen Pires de; http://lattes.cnpq.br/2690773621739383; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111Introdução: Os Bancos de Leite Humano são responsáveis por atividades assistenciais, bem como atividades de processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano para os RNs que se encontram nas UTINs. No entanto, estudos mostram uma perda expressiva de leite humano doado devido a não conformidades existentes, como sujidades, acidez elevada, embalagens não conformes e contaminação por coliformes totais. Portanto, fazem-se necessárias estratégias para melhorar a qualidade do leite humano doado. Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa digital para doadoras de um banco de leite humano. Metodologia: Trata-se de estudo metodológico, com abordagem quantitativa, fundamentado no modelo da Psicometria de Pasquali, de acordo com as seguintes etapas: construção do instrumento a partir de pesquisa documental, parecer de juízes ou especialistas no assunto e aplicação de testes estatísticos. Acrescente-se que, em cumprimento aos princípios éticos estabelecidos pela Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde, a coleta de dados com os experts só ocorreu após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Parecer nº 7.368.721, sob CAAE nº 85718824.0.0000.5537, em 8 de fevereiro de 2025. Resultados: O presente estudo resultou na Construção e Validação de uma Cartilha Educativa Digital para doadoras de um Banco de Leite Humano. Um Produto Técnico-Tecnológico, do tipo material didático/instrucional, que corresponde à produção de recursos que facilitam o aprendizado, que contribuirá com orientações acerca da coleta segura do leite humano para doadoras e para profissionais de saúde. O material impactará diretamente na qualidade do leite recebido nos BLHs. A cartilha foi construída com aporte teórico da análise documental. Após a estruturação dos conteúdos e construção da cartilha educativa, iniciou-se o processo de validação do conteúdo, foram realizadas duas rodadas para validação, denominadas Delphi I e II, e contou-se com a participação de sete juízes. Os resultados da Delphi I demonstraram que todos os critérios avaliados apresentaram CVC ≥ 0,92, enquanto na rodada Delphi II, os resultados demonstraram apresentaram CVC ≥ 0,89. O CVC geral da cartilha foi de 0,96, evidenciando a adequação da linguagem, organização, conteúdo e estrutura do material proposto. Discussão: O presente estudo construiu e validou uma cartilha educativa digital para doadoras de um banco de leite humano, a fim de contribuir com orientações acerca de como fazer a coleta segura do leite, para obter melhor aproveitamento no processo de pasteurização. Portanto, a cartilha validada neste estudo se insere como uma ferramenta que pode contribuir não apenas com a redução de perdas no processo de pasteurização, mas também com o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade compartilhada das doadoras. Conclusão: Considerando os benefícios do leite materno a curto e longo prazo, em especial na UTI neonatal, espera-se que a cartilha seja um instrumento que diminua as perdas de leite de leite humano doado, aumentando os estoques nos bancos de leites e a disponibilidade para os RNs que necessitem, diminuindo o tempo de internação e os custos hospitalares.Dissertação Check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional: construção coletiva da equipe de enfermagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-07) Quental, Libna Laquis Capistrano; Lima, Simone Pedrosa; https://orcid.org/0000-0002-9863-9202; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; https://orcid.org/0000-0002-7623-4204; http://lattes.cnpq.br/8451139288978568; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Melo, Mônica Cecília Pimentel deNo contexto dos distúrbios hipertensivos na gestação, estão a Hipertensão Gestacional, Pré-eclâmpsia, Eclampsia, Hipertensão Crônica sobreposta à pré-eclâmpsia e a Síndrome HELLP, que são responsáveis por complicações maternas multisistêmicas e perinatais. O cuidado apoiado na segurança e qualidade em situações que possuem potencial risco para complicações deve ser priorizado, tendo como ponto fundamental o treinamento e as discussões coletivas envolvendo a equipe de saúde. Objetivou-se construir um check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional, de forma coletiva com a equipe de saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvida por meio de uma Pesquisa Convergente Assistencial, a partir de três etapas sequenciais: realização de entrevista semiestruturada, realização de grupos de convergência e elaboração do produto (Check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional). Estas etapas foram mediadas pela técnica do Design Thinking. O estudo ocorreu em uma maternidade de risco habitual de um município da região metropolitana do Rio Grande do Norte, tendo como participantes enfermeiros e técnicos em enfermagem, que atuam na unidade de classificação de risco e pronto atendimento obstétrico. A primeira etapa da coleta de dados, correspondeu as etapas de empatia e definição do problema do Design Thinking, e consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada, que contou com a participação de 16 profissionais. A segunda etapa do procedimento de coleta de dados, correspondeu a etapa de idear do Design Thinking, e ocorreu através da realização de Grupos de Convergência, com um encontro remoto, realizado através da plataforma Google Classroom. Nesta etapa do estudo participaram 12 profissionais. A última etapa da coleta de dados ocorreu mediada pela prototipagem do Design Thinking, onde os participantes foram convidados a definir os itens que consideravam relevantes para cada momento assistencial. Nesta etapa participaram 09 profissionais. A pesquisa se desenvolveu a partir de parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) conforme o CAAE nº 44706221.3.0000.5537, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aceite dos participantes. Durante o procedimento de coleta de dados, as falas dos participantes foram gravadas, posteriormente transcritas na íntegra no Microsoft Word® e analisadas com o auxílio do software ATLAS-ti®, versão 9. A partir da análise dos dados emergiram três categorias e subcategorias: (1) Contextualizando o cuidado seguro no contexto da urgência hipertensiva gestacional, com suas três subcategorias; (2) Contextualizando o trabalho em equipe nas situações de urgência hipertensiva gestacional, com duas subcategorias e (3) Definindo coletivamente os itens para um Check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional, com três subcategorias. Os dados coletados permitiram à pesquisadora a identificação das lacunas de conhecimento e temas emergentes para planejar as etapas de dados possibilitou um espaço para reflexões coletivas quanto ao processo de trabalho no contexto estudado, onde a equipe, através da utilização de técnicas que estimulavam a participação ativa, o raciocínio crítico e suscitava questionamentos, teve a oportunidade de refletir quanto a possíveis soluções para os problemas vivenciados na prática profissional, assim como materializar as ideias através da construção colaborativa de um protótipo, que subsidiou a construção do Check-list de cuidado seguro em enfermagem na urgência hipertensiva gestacional, enquanto produto do mestrado profissional.Dissertação Conhecimento e vivência de profissionais da Atenção Básica sobre suicídio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-27) Silva, Maria Suelhia Élica de Lima; Guimarães, Jacileide; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; http://lattes.cnpq.br/1084496936670360; Gondim, Grácia Maria de Miranda; Tavares, Cláudia Mara de Melo; http://lattes.cnpq.br/6927667633888452O suicídio é um problema de saúde pública que afeta famílias, comunidades e a sociedade como um todo. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevenção ao suicídio deve ser considerada prioridade na saúde pública. Nesse contexto, a Atenção Básica (AB) por ser porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), exige que seus profissionais estejam qualificados para assistir aos usuários dos serviços e identificar os fatores protetivos e de prevenção ao suicídio, garantindo-lhes assistência e acompanhamento adequados. Este estudo objetivou analisar o conhecimento e a vivência traduzidos nas práticas de profissionais de saúde da Atenção Básica sobre o fenômeno do suicídio no município de Parnamirim/RN. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa realizado com 15 enfermeiros das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para tanto, a coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas individuais semiestruturadas, após o consentimento e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) da pesquisa. Foram considerados os aspectos éticos conforme a Resolução n° 466/2012-CNS. Os dados recolhidos foram analisados à luz do método de análise de conteúdo temática. Elencou-se as seguintes categorias de análise: CATEGORIA 1 - Práticas de profissionais de saúde da Atenção Básica sobre o fenômeno do suicídio, com as subcategorias: 1.1. O cuidado às pessoas com ideação suicida e tentativa de suicídio acompanhadas pela Atenção Básica e, 1.2. Interferências ao cuidado em saúde mental na Atenção Básica à Saúde; CATEGORIA 2 - Ações de prevenção ao suicídio desenvolvidas na Atenção Básica; CATEGORIA 3 - Suicídio e práticas preventivas, conhecendo os limites e potencialidades, com as subcategorias: 3.1. Potencialidades e limites identificados para o desenvolvimento de práticas de prevenção ao suicídio no território e, 3.2. Desafios para a prevenção do suicídio frente ao contexto da pandemia de covid-19. Evidenciou-se que o cuidado em saúde mental na atenção básica ainda acontece de forma incipiente e voltado ao modelo biomédico, com os profissionais apresentando pouca aproximação com essa área de atenção. Quanto ao cuidado às pessoas com comportamento suicida, foram relatadas dificuldades quanto a abordagem e manejo desse fenômeno. As ações de prevenção ao suicídio acontecem circunscritas a campanha denominada “Setembro amarelo” e os fatores limitantes referem-se a falta de apoio de gestão, a necessidade de educação permanente, a ausência de matriciamento e a fragmentação da Rede de Atenção Psicossocial. Apesar das dificuldades encontradas, os participantes apontaram potencialidades que contribuem para que as atividades preventivas aconteçam, quais sejam: a presença da AB e equipes de ESF com profissionais comprometidos com o território e o estabelecimento de vínculo, bem como a parceria intersetorial com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Como produto do mestrado profissional e da pesquisa realizada, apresentamos um guia prático para a prevenção da ocorrência do fenômeno do suicídio no cotidiano de profissionais da ESF/AB intitulado Prevenindo o suicídio na Atenção Básica à saúde. Considera-se que estudar as práticas dos profissionais sobre o fenômeno do suicídio na Atenção Básica, porta de entrada das demandas de saúde entre elas, às referentes à saúde mental, possibilita identificar os limites e potencialidade existentes no serviço, o que poderá contribuir para os profissionais da ESF/AB repensarem sua práxis e buscarem identificação precoce e intervenções de prevenção do comportamento e do ato suicida.Dissertação Construção coletiva de protocolo para instrução de notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde por profissionais assistenciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Oliveira, Patrícia Medeiros da Silva; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; https://orcid.org/0000-0001-5839-6253; http://lattes.cnpq.br/1856597386016520; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; https://orcid.org/0000-0003-3312-9962; http://lattes.cnpq.br/8237833219950099; Moura, Ana Beatriz de Almeida MedeirosA Segurança do Paciente obteve seu marco referencial em 1999, quando foi publicado o documento errar é humano, que trazia dados alarmantes de eventos adversos ocorridos em hospitais dos Estados Unidos por erros relacionados à assistência em saúde. No Brasil, foi criada a Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) a fim de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Por meio desta Portaria, pode-se caracterizar a Cultura de Segurança do Paciente em cinco características operacionalizadas, dentre elas, a cultura que encoraja e recompensa a notificação relacionada à segurança e a cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional. Diante desse contexto, é necessário que os erros sejam relatados, descritos e notificados, para que se conheça a causa do problema e realize uma intervenção em caráter educativo, preventivo e não punitivo, uma vez que o registro serve como instrumento de comunicação e discussão entre a gestão e a assistência. Nesta perspectiva, a adesão à notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde por profissionais assistenciais tem se constituído um elemento importante para produzir ações de melhorias para a Segurança do Paciente. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivos gerais analisar a adesão à notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde por profissionais assistenciais e elaborar um protocolo institucional para instruir os profissionais de saúde quanto à correta realização de notificação de incidentes em um hospital de ensino. Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) de abordagem qualitativa, realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes, localizado na cidade de Natal/RN, no período de maio a dezembro de 2023. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas, que possibilitou identificar o conhecimento e as práticas para a notificação de incidentes relacionados ao cuidado em saúde, com a participação de 32 profissionais; na segunda etapa, foram conduzidos dois encontros de grupo de convergência, que contemplaram discussão dos dados das entrevistas e a construção do protocolo institucional, com a participação de 14 profissionais no primeiro encontro e 12 no segundo. A análise dos dados produzidos nas duas etapas foi realizada seguindo as propostas na PCA. Para organização e tratamento dos dados, utilizou-se o software Atlas Ti. Os princípios éticos foram respeitados. Os resultados obtidos permitiram identificar as principais barreiras e as estratégias para a notificação de incidentes relacionados à saúde. Destacou-se que a falta de informações adequadas e o desconhecimento do instrumento VIGIHOSP e da importância da notificação influenciam a não realização desse procedimento pelos profissionais, suscitando na subnotificação. O estudo possibilitou a criação de uma ferramenta inovadora, do tipo protocolo, uma vez que, na instituição estudada e na rede EBSERH, não há um protocolo específico para orientar os profissionais na notificação de incidentes no VIGIHOSP. Esse avanço é fundamental para fomentar a cultura de segurança do paciente e aprimorar os processos de gestão de eventos adversos.Dissertação Construção da caderneta de saúde para pessoas submetidas ao transplante renal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-15) Barbosa, Karla Cristina; Costa, Theo Duarte da; http://lattes.cnpq.br/8305343735444335; http://lattes.cnpq.br/5854202471183864; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Almeida, Taciana da Costa FariasO transplante é a terapia de substituição renal considerada padrão ouro para o tratamento das doenças renais crônicas em estágio final. No contexto das doenças crônicas não transmissíveis, que são responsáveis por cerca de 70% de todas as mortes no mundo, a doença renal crônica se destaca como um grave problema de saúde pública por sua elevada morbidade e mortalidade. A adesão às práticas terapêuticas é condição primordial para o sucesso do transplante renal, sendo a educação em saúde fator fundamental nesse processo. O objetivo desta pesquisa foi construir uma caderneta de saúde para pessoas submetidas ao transplante renal. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com percurso metodológico da pesquisa convergente assistencial, método que possibilita a convergência entre pesquisa e prática assistencial concomitantemente. O cenário do estudo foi o ambulatório de transplante renal de um hospital universitário no estado do Rio grande do Norte. Participaram da pesquisa 15 indivíduos que são acompanhados na instituição. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas presenciais com os pacientes, após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Esse momento seguiu um roteiro, instrumento criado pela pesquisadora, composto por caracterização sociodemográfica-cultural e perguntas abertas para entrevista semiestruturada. Foram considerados os aspectos éticos, segundo a Resolução n° 466/2012-CNS. O tratamento dos dados foi realizado com apoio de programas como o Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ) e o Statistical Package for the Social Science (SPSS). Os resultados obtidos evidenciaram quatro classes, compostas por palavras que demonstraram o caráter positivo relacionado à realização do transplante renal, sentimentos negativos relacionados às terapias dialíticas, a importância dos profissionais de saúde, com destaque para enfermeiros, nutricionistas e médicos, nas orientações de cuidado e as dificuldades enfrentadas após transplante. As dificuldades relatadas pelos participantes foram principalmente aquelas ligadas ao uso correto dos imunossupressores e adoção de uma dieta saudável, com redução de açúcar, sal e gordura, dentre outros. A partir desses levantamentos foi criada a caderneta de saúde do transplantado renal, composta principalmente por orientações de cuidado pós-transplante e local para registro de informações de seguimento ambulatorial. Considera-se que outros estudos sobre a educação em saúde para pessoas submetidas ao transplante renal, como por exemplo a validação da caderneta, devem ser feitos, já que o sucesso do transplante renal depende sobretudo da adesão que o paciente faz da terapêutica proposta. Nesse sentido, estudar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes e quais estratégias podem ser lançadas para que o indivíduo assuma uma postura participativa no cuidado de si faz toda a diferença para melhorar a vida do indivíduo submetido ao transplante renal.Dissertação Construção de ferramenta para atendimento de auriculoterapia em pessoas idosas na atenção primária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-18) Oliveira, Jordana Felicio de; Silva, Flávio César Bezerra da; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0003-0572-6823; http://lattes.cnpq.br/2365641113875246; https://orcid.org/0009-0009-3283-8397; http://lattes.cnpq.br/9605389742354827; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; Araújo, Verbena SantosIntrodução: O processo de envelhecimento humano resulta em perdas nos campos biológico, psicológico, funcional e social, conferindo vulnerabilidade ao idoso em relação a doenças e agravos à saúde, com impacto direto em sua qualidade de vida. Nesse contexto, as práticas integrativas e complementares em saúde surgem como uma abordagem terapêutica promissora. Entre elas, destaca-se a auriculoterapia, uma modalidade da medicina tradicional chinesa que visa à regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio da estimulação de pontos energéticos no pavilhão auricular. Ela apresenta bons prognósticos na redução de dores crônicas, bem como melhorias no campo da saúde mental. Sua incorporação na atenção primária tem potencial para fortalecer a promoção da saúde e o autocuidado, especialmente entre idosos que fazem uso prolongado de múltiplos medicamentos. Objetivo: Construir um procedimento operacional padrão para a aplicação da auriculoterapia em idosos no contexto da atenção primária. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa estruturada em três etapas principais: revisão integrativa da literatura, que reuniu e analisou evidências científicas sobre a eficácia da auriculoterapia no manejo de condições comuns em idosos; construção do Procedimento Operacional Padrão como produto tecnológico, a partir das informações obtidas na revisão; realização de Grupo Focal constituído por sete especialistas em auriculoterapia que atuam em Unidades Básicas de Saúde, tendo acontecido em dois encontros presenciais, com vistas a identificar possíveis lacunas no produto e com isso refinar o instrumento. Para analisar os dados coletados no grupo, foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin. Previamente ao desenvolvimento da Pesquisa, houve Parecer favorável do Comitê de ética da UFRN mediante número 6.994.208, em conformidade com as diretrizes da Resolução nº 466/ 2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: A revisão analisou 14 estudos publicados entre 2018 e 2023, destacando benefícios significativos da auriculoterapia na redução de dores musculoesqueléticas crônicas, alívio de sintomas emocionais, controle glicêmico e pressórico. O produto em princípio foi desenvolvido de forma prática e didática, com mapas auriculares e instruções detalhadas para cada etapa do atendimento, tornando-se uma ferramenta acessível para a capacitação de equipes de saúde e para a promoção de um cuidado integral. Após o grupo focal, foram incorporadas adaptações essenciais ao protocolo, incluindo o tabagismo como condição comum em idosos, ajustes nos pontos auriculares baseados na experiência prática, a integração das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (aromaterapia e musicoterapia) e o aprimoramento do material didático para melhor aplicação na atenção primária. Considerações Finais: O instrumento produzido reforça o protagonismo do idoso em seu autocuidado, por meio de orientações para estímulo domiciliar dos pontos auriculares entre as sessões. Assim, entende-se que a auriculoterapia, aplicada de forma estruturada e padronizada, contribuirá para humanizar a atenção à saúde, ampliar o acesso a práticas complementares no sistema único de saúde e promover maior qualidade de vida para a população idosa, com impacto positivo na integralidade da atenção e na gestão de custos na saúde pública. O estudo apresentou como limitações a heterogeneidade dos achados na literatura, o que dificultou a uniformização dos protocolos e a comparação direta entre diferentes abordagens da auriculoterapia em idosos.Dissertação Construção de um plano de ação para implantação do acampamento coletivo do crescimento e desenvolvimento infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-31) Batista, Josemária de Medeiros; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; 41313879487; http://lattes.cnpq.br/3580862965931971; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; http://lattes.cnpq.br/6693495382612396; Gondim, Grácia Maria de Miranda; Araújo, Mércio Gabriel de; http://lattes.cnpq.br/6565650033989601No Brasil, o direito universal à saúde foi garantido constitucionalmente em 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde. Vários esforços foram tomados para a melhoria dos indicadores de saúde da criança, porém, apesar da redução significativa nas taxas de mortalidade infantil, outros agravos vêm ganhando espaço neste cenário como a prevalência da obesidade infantil, óbitos evitáveis por causas externas, além de agravos relacionados às más condições de vida, sendo imprescindível reorganizar as ações de saúde para este público, baseadas na integralidade do cuidado. Objetiva-se construir um plano de ação para implantação do acompanhamento coletivo do crescimento e desenvolvimento infantil.Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio da pesquisa-ação, à luz da proposta de Thiollent. O estudo foi desenvolvido com os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, lotados na Unidade de Saúde da Família Maria Fausta de Medeiros Dantas, localizada no Município de São José do Seridó/RN, totalizando 13 sujeitos. A construção do plano de ação foi realizada coletivamente a partir das rodas de conversas em quatro seminários realizados. Os dados foram coletados através da gravação do áudio e analisadas utilizando o software ATLAS.ti® web, originando quatro categorias de análise: a)O que pensamos; b) Como fazemos e o que queremos; c) Potencialidades do acompanhamento coletivo do crescimento e desenvolvimento infantil; d) Dificuldades para a implantação do acompanhamento coletivo do crescimento e desenvolvimento. De maneira geral, as narrativas apontam para o a importância da realização de atividades coletivas e de desenvolver trabalhos com grupos. Em contrapartida evidencia-se o desconhecimento sobre integralidade, trabalho em equipe, acompanhamento do crescimento infantil, além de um cuidado fragmentado e excessivamente especializado, apontando para a necessidade de educação permanente. Como produto técnico elaborou-se um plano de ação para a implantação do acompanhamento coletivo do crescimento e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 meses de vida. A partir das reflexões provenientes deste estudo, espera-se contribuir para efetivar a assistência integral à saúde da criança e ampliar o processo de ensino-aprendizagem, rompendo com a fragmentação e a especificidade excessiva dos saberes, garantindo assim, um crescimento e desenvolvimento adequados para esta faixa etária.