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Artigo Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina(2008) Castro, Alda Maria Duarte AraújoO artigo analisa a configuração que a gestão educacional vem assumindo na América Latina. Argumenta que recomendações do Projeto Principal de Educação (PPE) e do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (PRELAC-2002) influenciaram a gestão educacional através das propostas de modernidade e de superação de paradigmas centralizadores. A avaliação dessas experiências revela uma crescente opção pela gestão descentralizada e a criação de espaços institucionais para mediar as relações entre Estado e sociedade civil, adotando práticas de gestão pública mais afeitas ao modelo gerencial das empresas privadasAnais Anais do IV Encontro de Psicologia Educacional - A psicologia educacional e o compromisso com a democracia : Políticas e práticas na formação docente(Centro de Educação/UFRN, 2024) Nóbrega, Danielle Oliveira da (coord.); https://orcid.org/0000-0002-0245-6533O Encontro de Psicologia Educacional (EPE) está em sua quarta edição, abordando temáticas que sejam pertinentes à educação básica em suas relações com a Psicologia Educacional. Assim, o IV EPE tem como tema “A Psicologia Educacional e o compromisso com a democracia: políticas e práticas na formação docente”. Considerando a Psicologia Educacional como um dos fundamentos da formação docente, sendo esse fundamento importante para a construção de práticas pedagógicas, faz-se necessário que essa área contribua para debates sobre o fortalecimento da educação básica pública e de qualidade, bem como da formação de professores/as, pensando seu lugar na defesa de nossa democracia no âmbito educacional. Ademais, trata-se de um evento que se faz diante da demanda de consolidar comunicações e vínculos entre profissionais da educação básica e pesquisadores/as de diferentes estados que têm se dedicado aos estudos em Psicologia Educacional, buscando a criação de uma rede de estudos nessa área. Com isso, a expectativa é fomentar a divulgação científica, com a promoção de atividades de comunicação oral nos grupos de trabalho e com a publicação de seus anaisAnais Anais do V Seminário regional sobre atendimento educacional hospitalar e do IX Fórum sobre atendimento educacional hospitalar e domiciliar do RN(UFRN, 2023-09-19) Silva, Andréia Gomes da (org.); Araújo, Jacyene Melo de Oliveira (org.); Modesto, Karen Rodrigues Shirahama (org.); Muniz, Hiltnar Silva (org.); Chagas, Ilanna Marnea Araujo (org.); Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de (org.); Rocha, Simone Maria da (org.); Gomes, Valéria Carla Vieira (org.)Podemos constatar, em âmbito nacional e regional, uma maior movimentação em torno da divulgação e práxis pedagógica no ambiente ambulatorial e hospitalar, sobretudo no que diz respeito à articulação entre os profissionais e pesquisadores na área do atendimento educacional hospitalar e domiciliar. Diante disso, constatamos a relevância de promover Seminários que vislumbre discutir questões acerca da atuação do profissional de educação no ambiente hospitalar e domiciliar, em diferentes espaços educativos, destacando: a classe hospitalar, a brinquedoteca, o apoio pedagógico, casas de apoio, dentre outros; bem como o que diz respeito à política de formação desses profissionais, especificamente aqui para atuação nesses espaços educativos, numa perspectiva multidisciplinar e humanizada. Devido à grande repercussão e relevância do evento realizado em 2012 discutimos a importância de realizá-lo com certa periodicidade (em torno de dois em dois anos), levando em consideração a necessidade de socializarmos pesquisas e, também, práticas pedagógicas realizadas no âmbito hospitalar e no atendimento domiciliar. Após o contexto da pandemia de Covid-19 (2020, 2021 e 2022), numa perspectiva de continuidade, propomos, em parceria com as Secretarias de Educação – SEEC/RN e SME- Natal/RN, UERN/Campus Assú e UFERSA/Campus Caraúbas/RN, o V SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR e o IX FÓRUM SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR DO RN, com o tema: “Prática docente no AEHD numa perspectiva colaborativa”, pois coloca-se cada vez mais como indispensável essa discussão e troca, para o favorecimento e a garantia do direito de acesso à escolaridade a todas as crianças e adolescentes em situação de hospitalização no Nordeste Brasileiro, especialmente no Estado do Rio Grande do Norte, configurando-se também como momento de compartilhamento das experiências formativas vivenciadas na Formação Continuada para Profissionais que Atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar no RN, realizada durante o ano de 2023.Aqui estão compilados todos os trabalhos apresentados durante o evento, no formato de resumo expandido. Boa leitura e troca de saberes!Livro Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagem - Vol. 2(SEDIS-UFRN, 2024-08-21) Alves, Jefferson Fernandes (Org.); Silva, Carlos Alberto Ferreira da (Org.); Berselli, Márcia (Org.)Estudos, relatos e ensaios na interface das artes cênicas com a acessibilidade cultural expõem diversos posicionamentos de artistas, professores e pesquisadores com e sem deficiência que se orientam por uma perspectiva anticapacista e problematizadora das percepções e representações da participação das pessoas com deficiência nas artes da cena. Tais incursões reflexivas emergem da realização do Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens que, em 2023, compreendeu a 4ª edição, o qual é promovido pela Universidade Federal do Acre (UFAC), com o apoio das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Santa Maria (UFSM)Livro A audiodescrição e o sistema de escrita Braille como recurso de Acessibilidade Comunicacional(SEDIS-UFRN,, 2024-10) Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Fernandes, Jefferson Alves; Silva, Katyuscia Maria da; https://orcid.org/0000-0002-4707-7086Nesta obra intitulada A AUDIODESCRIÇÃO E O SISTEMA DE ESCRITA BRAILLE COMO RECURSOS DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL você irá desfrutar de conhecimentos que irão acrescentar à sua formação profissional, um diferencial na utilização de estratégias de ensino, de recursos didáticos e, sobretudo, na convivência escolar junto a estudantes com cegueira e baixa visão. O material didático foi organizado em dois eixos, seguindo a proposta original do curso. O Eixo 1: Audiodescrição na Escola, compreende entre outros aspectos, transformar o visual em verbal, abrindo possibilidades de acesso à cultura e à informação, além de contribuir para a inclusão cultural, social e escolar de todos os estudantes com e sem deficiência e/ou necessidade de meios de aprendizagem específicos. O Eixo 2: Ensino do Sistema de Escrita Braille, trata de um sistema de lectoescrita tátil desenvolvido para pessoas com cegueira e baixa visão, na atualidade autenticamente universal, utilizado em todos os idiomas. Seu aprendizado é de suma importância para que você professor/professora possa oportunizar aos estudantes nessa condição visual maior independência na escrita e na leitura, o que proporciona, consequentemente, maior facilidade de comunicação e de socialização, uma vez que o Sistema Braille é a forma de escrita a partir da qual a pessoa com cegueira e baixa visão muito severa escreve e lê de forma independente. Além disso, contribui para continuar a aprender e a ampliar conhecimentos e outros meios de acesso à cultura e promoção da cidadania.Livro A audiodescrição no contexto escolar: a imagem sendo revelada pela palavra(EDUFRN, 2012) Alves, Jefferson Fernandes; 0000-0003-0808-7115A reflexão que apresentaremos, em torno da audiodescrição e da necessidade de que seus princípios possam orientar a prática docente em contextos escolares que contemplem alunos com deficiência visual, está relacionada com nossa investigação em torno de processos e de práticas pedagógicas na área do ensino de Artes, considerando a educação de pessoas com deficiência visual. Além disso, diz respeito ao desenvolvimento do módulo Inclusão de Alunos com Deficiência Visual, do curso de aperfeiçoamento Formação de Professores do Ensino Fundamental na Perspectiva da Inclusão Escolar: Deficiências e Transtornos Globais de Desenvolvimento, [nota 1] efetivado em 2011, contemplando professores da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte.Livro A autorregulação por estudantes com deficiência intelectual(SEDIS-UFRN, 2021) Viana, Flávia Roldan; Gomes, Adriana Leite LimaverdeNeste livro, as propostas repousam sobre as condutas mediativas em situações de aprendizagem para o desenvolvimento do processo de autorregulação pelos estudantes com deficiência intelectual. Tomamos por base uma importante área de pesquisa para o desenvolvimento cognitivo do sujeito com essa deficiência, a metacognição (considerada, nas discussões trazidas ao longo de todo o livro, como o ato de conhecer e monitorar a construção do seu próprio conhecimento), com ênfase no processo da autorregulação de sujeitos com esse tipo de deficiência. É necessário desmistificar (pré) conceitos acerca da capacidade cognitiva de sujeitos com deficiência intelectual. Por essa razão, é preciso encorajar profissionais da educação e de áreas afins a utilizarem os princípios de mediação e criarem atividades que estimulem a promoção da autorregulação da aprendizagem e, consequentemente, a gênese do seu desenvolvimento cognitivo.Artigo Avanços e desafios na atenção à saúde de pessoas com deficiência na atenção primária no Brasil: uma revisão integrativa(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2018-02-09) Amorim, Érico Gurgel; Liberali, Rafaela; Medeiros Neta, Olivia MoraisTrata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura que objetivou descrever e analisar os fatores facilitadores e dificultadores para a atenção integral à saúde da pessoa com deficiência na atenção primária no Brasil, no período de 2006 a 2016. Pesquisou-se nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram selecionados e submetidos à análise temática 30 estudos. As categorias que emergiram foram: O cuidado integral à saúde da pessoa com deficiência; Capacitação profissional para atuação junto à pessoa com deficiência e Acessibilidade aos serviços na atenção primária. A análise permitiu verificar que apesar de alguns avanços conquistados na garantia da saúde à pessoa com deficiência, ainda são escassas as ações de seu cuidado e reabilitação na atenção primária. Além disso, as práticas profissionais ainda carecem de qualificação e capacitação para o cuidado integral pretendido e a falta de acessibilidade física e atitudinal nas unidades básicas de saúde perpetuam um ciclo de iniquidades historicamente construído. Conclui-se que para a inclusão das pessoas com deficiência se tornar uma realidade, é fundamental enfrentar o desafio ético, político e conjuntural da garantia da efetividade de seus direitos legalmente constituídos, articulando deste modo uma sociedade mais justa e humana na criação de novas formas de vida no encontro com o outroLivro Banho de grude(2023-12-08) Ferreira, Beatriz Marques; Mendes, Sarah de Lima; Araújo, Jacyene Melo de OliveiraO livro Banho de Grude é um convite para adentrar em um universo estético de beleza, criatividade e ludicidade das crianças do Centro Infantil Dona Liquinha Alves. É por meio de lentes – teóricas e de uma câmera digital – que as autoras, a partir de um conjunto de 41 fotografias, nos revelam concepções de crianças, infâncias, funções e trabalho pedagógico na Educação Infantil. É uma obra que contribui para reduzir a perspectiva adultocêntrica sobre as crianças e suas infâncias, possibilitando enxergar o mundo, interações e experiências a partir das crianças, de suas perspectivas. São as fotografias e suas sequências, junto com os textos das crianças, que deslocam nossos prismas de adultos e nos colocam mais próximos dos prismas das crianças. Em que outra óptica – que não a das crianças – seria possível tomar banho de/na areia? O livro é a própria materialização do respeito por princípios estéticos (valorização da sensibilidade, da criatividade e da ludicidade), éticos (valorização da autonomia, do meio ambiente e da singularidade) e políticos (exercício da criticidade) promulgados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.Livro Caderno Técnico GIRD+10 Gestão Integrada de Riscos e Desastres(2021-10-15) Sulaiman (Coord), Samia NascimentoA Gestão de Riscos e Desastres numa perspectiva integrada. A diversidade de cenários de risco no Brasil. Os mapeamentos de riscos e as Soluções baseadas na Natureza para reduzir riscos e desastres. A Comunicação e a Educação em torno da Governança e Participação Social. Esses são os quatros eixos que organizam este Caderno Técnico com o intuito de ampliarmos a cultura de prevenção e proteção à vida, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil do Brasil (Sinpdec).Artigo Caracterização das teses e dissertações brasileiras na área de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva(Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2020-08-02) Amorim, Ingrid Gurgel; Morais, Rafael Otávio Bezerra de; Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Beserra, Patrícia Josefa Fernandes; Sousa, Andreza dos Santos; Mendonça, Ana Elza Oliveira deObjetivou-se caracterizar a produção de teses e dissertações brasileiras na área de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Estudo de revisão bibliométrica realizado no mês de outubro de 2018 na Plataforma Sucupira. Utilizou-se o descritor “Unidades de Terapia Intensiva” e incluíram-se teses e dissertações publicadas nos anos de 2013 a 2017. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel® e os resumos processados no Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ). A população constou de 181 produções, das quais 71,8% eram dissertações, 20,6% teses e 7,6% monografias de mestrados profissionais. As regiões do Brasil com maiores percentuais de produções foram a Sudeste (44,0%) e Sul (23,2%). As principais áreas de concentrações em UTI foram: “Enfermagem no contexto social brasileiro” e “Saúde e Enfermagem”. No IRAMUTEQ o corpus geral foi constituído por 181 dissertações e teses, 1714 segmentos de textos e 60.838 ocorrências. Aproveitaram-se 1584 (92,42%) segmentos, configurando-se em corpus significativo. A Nuvem de Palavras destacou a relação entre a terapia intensiva e a “equipe de enfermagem”, a “segurança” e a “segurança do paciente” os diferentes grupos de pacientes desta assistência: “neonatal”, “criança” e “adulto”. A terapia intensiva é um cenário rico e complexo para a realização de pesquisas e os resultados das produções contribuem para a melhoria da segurança do paciente e da assistência de enfermagemArtigo Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó(2016) Assis, Sandra Maria; Medeiros Neta, Olivia Morais deO presente estudo discute as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas de Ciências Humanas do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Caicó e suas relações com o Currículo Integrado partindo da concepção dos docentes. Prossegue com a análise dos relatos acerca das ações pedagógicas apontadas como mais recorrentes no cotidiano escolar que dependem de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, convergindo para a realização da tarefa de ensinar múltiplas funções dentro e fora da sala de aula e obrigando os docentes a mobilizarem conhecimentos sociais e culturais do currículo para encaminharem sua ação pedagógica. Ação que se faz com interpretação crítica, produção e organização de conhecimentos, identificação e escolha das técnicas e métodos pedagógicos para a socialização da aprendizagem com os sujeitos envolvidos no processo de ensinar/aprender.Artigo Como opinam os professores acerca da prova do Enem? o caso da disciplina biologia(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Santiago, Heloiza Cristina Costa Felipe; Lopes, Francêsco de Araújo; Farias, Naisandra Bezerra da Silva; Dantas, Raelma Medeiros; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránO ENEM é uma avaliação nacional com objetivo de diagnóstico da educação básica no Brasil e via de acesso as universidades públicas a partir de 2009, dessa maneira influenciou no processo de ensino, refletindo em modificações nas ações discentes e principalmente na prática dos docentes de Biologia. A repercussão na Biologia, foi a gradual substituição de uma análise ambiental para uma abordagem interdisciplinar e socioambiental. O presente artigo procura analisar a opinião de professores de Biologia do Ensino Médio acerca das questões dessa disciplina nas provas do ENEM. Compreendendo o ENEM como um instrumento avaliativo dos estudantes que finalizam ou finalizaram o Ensino Médio, investigou-se a adequação do deste exame como instrumento avaliativo, a relação entre o conteúdo exigido no ENEM e o lecionado durante o ensino médio, o grau de dificuldade das questões de Biologia e as dificuldades dos alunos para resolução das questões de Biologia. A metodologia usada foi de caráter exploratório e descritivo, no que concerne as análises quantitativas e qualitativas dos dados, aplicou-se um questionário com questões formuladas previamente a um grupo de professores, possibilitando a coleta das respostas, em consonância irrestrita com o referencial teórico norteador. Nos resultados, se demonstra a inadequação do ENEM como instrumento avaliativo da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, somente parte dos conteúdos previstos no exame, que apresenta dificuldade média, principais dificuldades dos estudantes apontadas pelos docentes foram a aplicação dos conhecimentos científicos às situaçõesproblemas, interpretação de figuras, diagramas, tabelas, gráficos e compreender os enunciados das questõesArtigo A configuração do campo da educação profissional no Brasil(2016-08) Mederios Neta, Olivia Morais deO objetivo desse texto é o de debater sobre a configuração do campo da educação profissional (EP), atentando às inter-relações desse campo e aos desafios a ele concernentes. Para tanto, mapeamos a produção sobre EP no Portal Capes, sendo consideradas as publicações disponíveis no Portal até o ano de 2014 e o termo educação profissional, com a utilização das aspas. Para a compreensão da configuração do campo de produção do conhecimento em Educação Profissional, nos aproximamos do entendimento de campo científico de Bourdieu. A partir das análises, podemos considerar que o campo da EP no Brasil vem se configurando pelas inter-relações de temáticas como educação e trabalho na leitura da EP como modalidade de ensino e espaço de disputas políticas. E mais, o campo da EP no Brasil vem ganhando novos contornos com objetos e temas provenientes das transformações históricas vinculadas as políticas públicas voltadas à EPArtigo Contratualização no ensino superior: um estudo à luz da nova gestão pública(2014) Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Pereira, Raphael Lacerda de AlencarO artigo discute as novas formas de gerenciamento das políticas educacionais para o ensino superior, com foco no contrato de gestão adotado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Parte do pressuposto de que a análise das políticas educacionais deve considerar o contexto histórico em quem elas são concebidas e implementadas e que, na atualidade, foram marcadas por mudanças sociopolíticas e tecnológicas, gerando reformas nos Estados nacionais com repercussões no campo educacional. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que faz uma leitura contextualizada da temática. Os estudos mostram que a adoção de um novo modelo de gestão, baseado nos marcos teóricos da nova gestão pública, com princípios empresariais, trouxe uma nova configuração para o gerenciamento das universidades públicas, sendo o contrato de gestão o principal instrumento de operacionalização. O programa Reuni, ao adotar um modelo de organização fundamentado nesse paradigma, centrado na eficiência e na eficácia dos serviços, mudou a forma organizativa das universidades, que passaram a priorizar a relação de ‘quase-mercado’ em detrimento de sua função social e da preocupação com a formação para a cidadaniaLivro Corografia e produção espaço-identitária do Rio Grande do Norte(Ideia, 2018-07) Brito, Anderson Dantas da Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Peixoto, Renato AmadoEste livro tem como temática corografias e imaginário toponímico norte-rio-grandense. E, objetiva analisar os interesses e o imaginário que caracterizaram as corografias enquanto produções intelectuais que elaboraram historicamente uma espacialidade e uma identidade para o Rio Grande do Norte.Artigo Crenças de professores sobre as habilidades no contexto escolar e a teoria histórico cultural(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2020-01-04) Núñez, Isauro Beltrán; Melo, Magda Maria Pinheiro deA categoria habilidade, assim como a de competência, tem relevância na organização e no desenvolvimento do currículo na educação básica, por isso o interesse de se estudar o pensamento docente sobre o que são habilidades e sua formação. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza exploratória que identificou e caracterizou crenças de professores da educação básica de escolas públicas sobre as habilidades e a sua formação, no contexto escolar, considerando o papel desse tipo de conhecimento para a atividade profissional da docência. A pesquisa teve como referência as contribuições da teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotsky e alguns de seus seguidores. Como instrumento de coleta de dados foi usado um questionário normativo, de escala tipo Likert, convenientemente elaborado e validado pelos pesquisadores. Entre os resultados mais importantes, destaca-se um hiato no modelo de crenças dos professores em relação à matriz teórica de referência, destacando-se, em especial, o entendimento das habilidades como tipo de atividade que implica o domínio não consciente de sua estrutural operacional orientada à aplicação de conhecimentos, assim como apresentar a mesma estrutura das competências. Esse conhecimento das crenças dos professores sobre o referido domínio da atividade profissional é um elemento chave que deve ser levado em conta nos programas de formação e de desenvolvimento profissional dos docentesArtigo A criança [pobre] em escola católica na cidade paroquial de Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte, 1943-1951)(Educação e Filosofia, 2009) Araújo, Marta Maria deArtigo A deficiência em foco nos currículos de graduação da UFRN: uma abordagem histórica (1960-2015)(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2016-04-20) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, JacileideA deficiência é um conceito histórico-social e, como tal, requer a sua discussão nos diversos segmentos da sociedade, os quais inclui o sistema educacional. Deste modo, o artigo objetiva mapear, no período de 1960 a 2015, os componentes curriculares dos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que versam sobre a deficiência em seus diversos contextos, e também, discorrer sobre de que modo o tema da deficiência e suas concepções foram retratados nestes currículos. Utilizou-se de pesquisa exploratória e documental em base de dados eletrônica do SIGAA/UFRN, realizada no período de janeiro a março de 2015. Os resultados expressam um crescente aumento na oferta de componentes curriculares com foco na deficiência no período em estudo, notavelmente nas áreas de educação e libras. Também indicam mudanças nas denominações atribuídas ao sujeito com deficiência, bem como nas concepções e paradigmas correlatos presentes nos componentes curricularesAnais Desafios à estruturação e funcionamento da rede estadual de atenção à saúde da pessoa com deficiência visual no estado do Rio Grande do Norte(ABRASCO, 2021) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, JacileideA Rede estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual é composta por ações de reabilitação na atenção básica e em Serviços próprios de Reabilitação Visual, articulados com o sistema local e regional de atenção à saúde. No estado do Rio Grande do Norte, o marco de desenvolvimento da rede estadual de atenção à saúde da pessoa com deficiência visual ocorre em 2012, com a regulamentação do Plano Viver sem limites. A pesquisa objetiva conhecer e analisar os desafios à estruturação e funcionamento da rede estadual de atenção à saúde da pessoa com deficiência visual no estado do Rio Grande do Norte. Realizou-se entrevista semi-estruturada com informante chave da gestão estadual da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência em Setembro de 2019. Os resultados apontam número insuficiente de serviços de reabilitação visual, fragilidades na gestão e ações voltadas à rede de serviços especializados de reabilitação visual e baixa articulação com a atenção básica, o que levanta necessidade de maior conscientização e advocacia, maior investimento na força de trabalho, infraestrutura de reabilitação com aprimoramento da acessibilidade física e atitudinal e estruturas aprimoradas de liderança e governança