PPGAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
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Tese Abordagem paramétrica e ensino de projeto: proposição de diretrizes metodológicas, considerando estratégias curriculares e o atelier de projeto(2017-09-18) Romcy, Neliza Maria e Silva; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; http://lattes.cnpq.br/3810067096883665; Araújo, Bianca Carla Dantas de; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Cardoso, Daniel Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2486633117907926; Costa, Fernando José de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2202462168165449; Celani, Maria Gabriela Caffarena; http://lattes.cnpq.br/1900829386347923O potencial gerador dos meios digitais e os avanços em fabricação estão abrindo novas dimensões no processo projetual. Porém, a partir do cenário nacional, percebe-se que o reflexo da aplicação dessas ferramentas e processos ainda não é amplamente identificado no ensino/aprendizado de projeto nos cursos de arquitetura e design. Nesse contexto, a presente pesquisa selecionou a modelagem paramétrica como meio digital abordado, devido às lacunas de conhecimento e por se tratar de uma das bases tecnológicas de outros sistemas, como o Building Information Modeling. O problema de pesquisa consistiu em: “Como introduzir no ensino de projeto o uso de processos e ferramentas computacionais que desenvolvam o objeto a partir de parâmetros”? O uso da modelagem associativa se caracteriza pela programação das dependências entre componentes, por meio de variáveis (parâmetros), com foco na construção de relações e regras. Diferente de um modelo tridimensional estático, um modelo paramétrico pode ser considerado como um sistema dinâmico. Partindo de premissas que apontam que a questão está relacionada ao “pensamento sistêmico”, ao “ensino prático reflexivo” e à “aprendizagem baseada em problemas”, foi estabelecida a seguinte hipótese: considerando que o processo paramétrico de projeto exige do projetista tanto habilidades comuns ao processo geral de projeto quanto habilidades específicas da abordagem paramétrica, sua introdução no ensino extrapola o âmbito de uma única disciplina, trazendo a necessidade de ser pensada a partir de uma visão sistêmica, prevendo de modo integrado a estrutura curricular dos cursos e o modelo de atelier de projeto. O objeto de estudo compreendeu, assim, as possíveis relações entre o processo paramétrico de projeto e o ensino de projeto. O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender as especificidades do processo paramétrico de projeto, com o auxílio do pensamento sistêmico, e propor novas diretrizes metodológicas para a aplicação de suas ferramentas e processos no ensino de projeto, em cursos de arquitetura e design, considerando disciplinas e estruturas curriculares. Os objetivos específicos buscaram: 1. analisar as especificidades do processo paramétrico de projeto, considerando o pensamento sistêmico; 2. analisar as especificidades do ensino de projeto nos cursos de arquitetura e design; 3. caracterizar o atual cenário de aplicação da modelagem paramétrica no ensino nacional, a partir de amostra nos cursos de arquitetura e design, com ênfase nas disciplinas de projeto, buscando identificar as melhores práticas e os principais desafios; 4. propor e aplicar diretrizes metodológicas no ensino/aprendizado de projeto nos cursos de graduação de arquitetura e design, a partir de experimentações pedagógicas, no intuito de utilizar ferramentas e processos paramétricos dentro da atividade projetual. Para o delineamento do trabalho, foram considerados os passos característicos da pesquisa construtiva (constructive research), resumidos nas seguintes etapas: 1. compreensão do problema; 2. proposição (desenvolvimento e aplicação da proposta); 3. validação (discussão e reflexão). A compreensão incluiu levantamento bibliográfico (aprofundamento teórico), e levantamento empírico/pesquisa de campo com coleta de dados, para a caracterização do cenário nacional e cenário local. As etapas posteriores de proposição e validação foram realizadas no cenário local (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Universidade Federal do Ceará – UFC). A proposição consistiu no desenvolvimento das diretrizes metodológicas para a utilização de ferramentas e processos paramétricos no ensino de projeto. Incluiu o estudo de uma proposta inicial e sua aplicação para possíveis ajustes, através de experimentos pedagógicos de curta e longa duração (curso de extensão de 20 h e duas disciplinas optativas, realizados na UFC). Por fim, a validação consistiu na revisão parcial da proposta e aplicação em novo experimento pedagógico (curso de extensão de 40 h, realizado na UFRN), além de sua apresentação, através de grupos focais, para professores/pesquisadores que participaram dos cursos e disciplinas (UFRN e UFC). Ao final da pesquisa, foi realizada uma revisão final das diretrizes propostas, durante a qual se percebeu a necessidade de vislumbrar as estruturas curriculares dos cursos e o modelo de atelier de projeto integrado, resultado coerente com a hipótese colocada inicialmente. Assim, considera-se que a abordagem paramétrica deva ser introduzida ao longo da estrutura curricular dos cursos, de maneira gradual e diluída, contribuindo junto às diversas Áreas de Conhecimento em suas respectivas especificidades: Teoria e História; Planejamento e Projeto; Representação e Linguagem; e Tecnologia. Nesse contexto, busca-se uma aproximação entre os processos de concepção e execução, além de uma visão processual do projeto, onde o espaço do atelier é colocado como ambiente de experimentação, colaboração e investigação de problemas e soluções.Tese Análises de sensibilidade e propagação de incertezas para modelagem com prioridades na avaliação do desempenho de eficiência energética de edificações pela INI-C(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Dias, Alice Ruck Drummond; Pedrini, Aldomar; https://orcid.org/0000-0002-6607-2176; http://lattes.cnpq.br/9012296636400514; http://lattes.cnpq.br/8223937614070462; Melo, Ana Paula; Silva, Antonio César Silveira Baptista da; Silva, Arthur Santos; Araújo, Bianca Carla Dantas deA necessidade de redução das emissões globais de CO2 tem contribuído para a obrigatoriedade de atendimento de metas de desempenho energético de edificações. Em projeto de novas edificações ou de retrofit, o desempenho é obtido por simulação computacional, conforme procedimentos previstos em regulamentos e protocolos, frequentemente trabalhosos para proporcionar resultados confiáveis. A introdução de recursos estatísticos para determinação de incertezas de resultados e a popularização da simulação por metamodelos têm possibilitado identificar as características da edificação mais impactantes no desempenho energético para priorizar as incertezas das mais importantes, sem comprometer a acuracidade dos resultados. Esta tese propõe uma abordagem com prioridades para otimizar a modelagem de envoltória e controlar a avaliação de desempenho energético de edificações, usando a classificação energética da INI-C, em que as incertezas e variações das características de entrada do modelo passam a ser discriminadas pelo impacto na acuracidade dos resultados e sensibilidade global. São investigados os comportamentos de diferentes combinações de envoltória e forma, para o contexto climático quente úmido de Natal/RN, com predominância de cargas de resfriamento. As análises de sensibilidade e de incerteza são relacionadas entre si para otimizar o processo e identificar as variáveis prioritárias na carga térmica de resfriamento, sendo empregado o método baseado em variância de Sobol’, scripts em linguagem R e o metamodelo RNA da INI-C, para edificações comerciais de escritório. A propagação de incertezas analisa a incerteza de variáveis isoladas e o efeito acumulado das incertezas, além de testes de limites de incertezas comparando a abordagem com prioridades com os limites do RAC INI-C. Nos resultados o PAF, sombreamento (AOV e AVS) e FS foram mais influentes. As entradas inertes variaram até 30% sem comprometer o resultado, enquanto a tolerância máxima do RAC é 15%. É demonstrado que a abordagem com prioridades pode simplificar as avaliações de desempenho sem comprometer a acuracidade, uma vez que se determinem as sensibilidades das entradas por meio de um metamodelo para discriminá-las. A abordagem se mostrou acessível quanto aos recursos computacionais, e necessária para identificar o impacto das características, dependente do contexto da edificação, valor absoluto, variação e combinação entre as demais.Tese Arquitetura de museu-parque: os pavilhões expositivos do Instituto Inhotim(2016-09-12) Ribeiro, Isaias da Silva; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; ; http://lattes.cnpq.br/1204759128622656; Barros, Amelia de Farias Panet; ; http://lattes.cnpq.br/3003030548848213; Sperling, David Moreno; ; http://lattes.cnpq.br/9764445070503572; Dantas, George Alexandre Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Nascimento, José Clewton do; ; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; Guimaraens, Maria da Conceição Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/0090037095817957A tese aqui apresentada estuda a relação entre arquitetura e arte, tendo como estudo de caso os pavilhões expositivos do Instituto Cultural Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, Minas Gerais. A investigação procurou responder à seguinte questão: Como vem se estabelecendo a relação entre arquitetura e artes visuais no Instituto Inhotim? A partir do problema apresentado, outras questões foram elaboradas para o desenvolvimento da pesquisa: Em que medida as características formais das obras de artes visuais conduziram o processo de concepção dos projetos dos pavilhões de caráter permanente do Instituto Inhotim? Os espaços expositivos do Instituto Inhotim apresentam características que os diferenciam de projetos de arquitetura museológica elaborados para outras instituições? Que aspectos lhes são específicos? O estudo busca, a partir da análise dos pavilhões expositivos daquela instituição, relacionar as características morfológicas, funcionais e materiais das edificações com as obras de arte contemporânea (de caráter permanente) e o diálogo entre arquiteto e artista durante o processo projetual. Para tanto, foi feita a análise dos pavilhões permanentes à luz do discurso dos arquitetos e artistas envolvidos no processo projetual. Pretendeu-se, com este estudo, trazer uma contribuição acerca da produção da arquitetura contemporânea brasileira, abrindo, assim, novos caminhos para estudiosos interessados no campo de projeto de arquitetura de museus e espaços expositivos, tendo como enfoque as relações entre arte e arquitetura. As conclusões da pesquisa indicam que, no panorama dos espaços projetados para a arte no Brasil, o Inhotim se apresenta como um caso único. O Inhotim se configura a partir de uma expografia que inclui o acervo exibido em parte “ao ar livre” (esculturas, por exemplo) entre a vegetação do parque e outras obras (como instalações e pinturas) são abrigadas em edificações projetadas através de parcerias entres arquitetos e artistas. Nesta perspectiva, a arte contemporânea, que agrupa uma gama de processos artísticos, encontra neste museu, um campo aberto para concretização das mais diversas proposições nesse universo de criação. No que se refere aos projetos dos pavilhões para exposição permanente, outros aspectos são valorizados, além das características morfológicas das obras de arte, como, por exemplo, os temas e materiais utilizados pelos artistas em suas obras. Para finalizar, podemos afirmar que no Inhotim, e mais diretamente nos remetendo ao conjunto arquitetônico museológico em constituição, a arquitetura que vem sendo produzida, específica para abrigar obras de arte contemporânea, é inédita no campo do museu-parque de arte. A parceria entre arquiteto e artista conduz à produção de um projeto único de arquitetura que objetiva a proteção e exibição do acervo, em especial de instalações.Tese Arquitetura, cidade e território no Brasil colonial: a contribuição dos carmelitas calçados da Bahia e Pernambuco (1580-1800)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-05) Orazem, Roberta Bacellar; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908; ; http://lattes.cnpq.br/1656345382554551; Alveal, Carmen Margarida Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1118391491224309; Dantas, George Alexandre Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Cavalcanti Filho, Ivan; ; http://lattes.cnpq.br/6958290588727271; Ferrare, Josemary Omena Passos; ; http://lattes.cnpq.br/7876071210277876Este estudo investiga a atuação dos religiosos denominados carmelitas calçados, da Ordem do Carmo no Brasil, no período entre 1580 e 1800, na capitania da Bahia de Todos os Santos (Recôncavo, cidade de Salvador e Sergipe) e na capitania de Pernambuco (Alagoas, Pernambuco e Itamaracá). A pesquisa não inclui os calçados ditos 'reformados' dos conventos de Goiana, Recife e Paraíba. A Ordem do Carmo é uma ordem religiosa da Igreja Católica, criada no século XII e que, no século XVI, dividiu-se em carmelitas calçados e descalços. Os calçados chegaram ao Brasil em 1580, provenientes de Portugal, instalaram conventos nos principais núcleos urbanos e possuíram bens como escravos, fazendas e outras construções. Como toda ordem religiosa, os carmelitas calçados tinham o seu modus operandi. Este trabalho enfatiza a sua forma de atuar na cidade, tanto individualmente, quanto no conjunto de fundações religiosas carmelitas (em rede). Essa atuação terminou por afetar, ainda que, indiretamente, a construção de determinados aspectos da arquitetura, da cidade e do território no Brasil colonial. O objetivo principal do estudo é demonstrar o impacto da atuação dos carmelitas calçados da Bahia e de Pernambuco no território do Brasil colonial, este sendo analisado segundo três escalas: , 1) a da região ou interurbana; 2) a da cidade ou intra-urbana; 3) a do edifício ou da arquitetura. . A pesquisa se vale do método comparativo de análise, especialmente para a escala da arquitetura. O trabalho demonstra que os carmelitas calçados da Bahia e Pernambuco, mesmo não atuando diretamente como arquitetos ou urbanistas, contribuíram para a formação do território do Nordeste do Brasil no período colonial, atuando em uma rede religiosa conventual hierarquizada e bem articulada, econômica e socialmente. Além disso, influenciaram a formação e o crescimento de diversos núcleos urbanos coloniais da Bahia até Pernambuco, principalmente, no entorno imediato de suas edificações religiosas. Finalmente, é evidente a contribuição desses religiosos para a arquitetura colonial, como pode ser visto pelas características arquitetônicas das igrejas e conventos analisados, dos quais grande parte resiste até os dias atuais.Tese Atividades de integração de ferramentas computacionais no ensino de planejamento urbano(2017-12-18) Farias, Hélio Takashi Maciel de; Ferreira, Ângela Lúcia de Araújo; ; ; Araújo, Bianca Carla Dantas de; ; Oliveira, Giovana Paiva de; ; Rufino, Iana Alexandra Alves; ; Polidori, Maurício Couto;O Planejamento Urbano precisa lidar, neste início do século XXI, com espaços constituídos por uma tessitura de sistemas complexos, de ordem social, econômica, cultural, tecnológica e ecológica, interligados e interdependentes, cujo funcionamento é dependente de recursos naturais e humanos escassos e desigualmente distribuídos. Tendo em consideração o contexto contemporâneo de transformação tecnológica e aprofundamento das relações globais, nos chama a atenção o descompasso entre, por um lado, o uso de tecnologias da informação avançadas dentro das práticas e da pesquisa em Planejamento Urbano, e por outro, a integração destas ao ensino de Planejamento Urbano. Este trabalho aborda o processo de formação profissional do planejador urbano – mais especificamente, o arquiteto e urbanista, titulação característica do sistema de ensino superior do Brasil – em sua relação com as ferramentas disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação (TI). Buscou-se, neste estudo, compreender os mecanismos de inserção de tecnologias computacionais avançadas em práticas pedagógicas de arquitetura e urbanismo, de forma a orientar a construção de um instrumento de projeto instrucional, voltado para a integração de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo em atividades de ensino de Planejamento Urbano. Este estudo consiste de reflexões sobre a literatura que aborda a pedagogia no ensino superior, em particular no que diz respeito nas práticas de ensino de Arquitetura e Urbanismo; de um levantamento das tecnologias computacionais avançadas utilizadas na prática e pesquisa em Planejamento Urbano; da construção do instrumento para projeto instrucional de integração de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos em Planejamento Urbano; e no projeto, implementação e avaliação de dois experimentos de integração tecnológica realizados a partir do uso deste instrumento. Os experimentos constaram da modelagem procedural e paramétrica de uma fração urbana real, e da simulação urbana das transformações de uso do solo em uma situação hipotética. Estes modelos foram implementados na forma de intervenções transversais nos ateliers de Projeto Integrado do sexto e sétimo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de métodos pedagógicos de aprendizagem situada, com elementos derivados da teoria da aprendizagem experiencial e do construcionismo. As atividades foram avaliadas utilizando métodos mistos qualitativos e quantitativos organizados através de questionários aplicados com os participantes dos experimentos de integração tecnológica. Observamos que foi viável trabalhar no ensino de graduação com ferramentas tecnológicas que representam campos de inovação avançada nas práticas de planejamento urbano, sem a necessidade de deslocamento de recursos excepcionais ou de mudanças profundas na macroestrutura curricular vigente. O produto construído pelos alunos e os dados levantados em questionários demonstram que as ferramentas tecnológicas propiciaram boas condições de engajamento dos alunos nas atividades, forneceram auxílio de produção às tarefas propostas, e ao fazê-lo, suscitaram a construção de novas perspectivas, conhecimentos, e a emergência de novos paradigmas para o processo de planejamento e projeto. As metodologias de aprendizagem situada e experiencial tiveram maior sucesso na medida em que se aproximaram mais do contexto dos alunos e da realidade de planejamento e projeto sobre a qual pretendem agir. Consideram-se como possíveis desdobramentos da pesquisa a incorporação das atividades no curso de Arquitetura e Urbanismo, a extensão dos experimentos para outras tecnologias, o aprofundamento e revisão do instrumento de projeto instrucional, e sua disponibilização pública na forma de uma base de dados online.Tese Avaliação da interferência do ruído e da qualidade acústica no desempenho cognitivo do usuário de sala de aula com uso da realidade virtual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-17) Alves, Luciana da Rocha; Araújo, Bianca Carla Dantas de; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/3693186859557454; Vorländer, Michael; Maiorino, Alexandre Virginelli; https://orcid.org/0000-0002-3770-0217; http://lattes.cnpq.br/3832030276095075; Michalski, Ranny Loureiro Xavier Nascimento; Araújo, Virginia Maria Dantas de; Melo, Viviane Suzey Gomes deMuitas das atividades realizadas por seres humanos requerem um certo grau de atenção e concentração que podem ser influenciados pelo ambiente ao qual eles estão expostos. A acústica de um ambiente, seja o isolamento ou o condicionamento acústico, pode interferir no desempenho cognitivo das pessoas, influenciando seu sucesso em atividades que requerem mais concentração. A sala de aula é um exemplo de ambiente que, dentre outras características, deve ter uma acústica adequada para propiciar aos alunos um ambiente satisfatório para as funções do ensino-aprendizagem. Diversos estudos apontam que o processo de ensino-aprendizado pode ser prejudicado pela acústica insatisfatória da sala de aula, que deteriora o entendimento da fala do professor por parte do aluno, além de causar efeitos fisiológicos, como o stress e a fadiga. No Brasil, a atenção para o tratamento acústico de salas de aula pode ser considerada recente e ainda pouco abrangente, podendo a sua importância não ser percebida inclusive pelos alunos que nunca estudaram em sala de aula com acústica adequada, portanto a sala de aula foi usada para aplicação desta pesquisa. O objetivo geral desta tese é avaliar a interferência do ruído externo sob diferentes condições acústicas da sala, através de combinações entre níveis de isolamento e condicionamento acústicos, no desempenho cognitivo de usuários em salas de aula. Os objetivos específicos podem ser elencados como: 1 – Analisar o condicionamento acústico de uma sala de aula real, através de medições e simulações para embasar aurilizações em diferentes condições sonoras; 2 – Avaliar, em ambiente de realidade virtual, a influência de diferentes níveis de isolamento e condicionamento acústicos, através de aurilizações, na atenção do estudante; 3 – Avaliar a interferência de diferentes tipos de ruídos, comuns em ambientes educacionais, no nível de atenção do usuário, no ambiente virtual; e 4 – Comparar os resultados obtidos através de testes cognitivos com a percepção subjetiva dos participantes. A presente pesquisa aborda um estudo quali-quantitativo, cujos procedimentos metodológicos envolvem medições e simulações acústicas, aurilizações, criação de ambiente em realidade virtual, aplicação de teste de rememoração seriada e análises estatísticas com testes de hipóteses. O estudo piloto foi realizado na Alemanha (n=16) e replicado como experimento objeto no Brasil com outro grupo de participantes (n=17) utilizando-se ruído de tráfego como o ruído residual para o teste. O isolamento e o condicionamento acústicos foram simulados em duas condições, sendo uma satisfatória e outra insatisfatória para cada um dos parâmetros. Essas condições foram combinadas entre si no processo de aurilização, do inglês auralization, para realização de testes, além da condição “silêncio”, cujo áudio reproduzia ruído rosa a fim de mascarar possíveis ruídos intrusos do ambiente real. Os resultados do estudo piloto indicam que houve uma alta variabilidade na taxa de acertos entre participantes em todas as condições, que apresentaram uma média de acertos semelhantes entre si. Foram avaliados fatores de fadiga e de tempo de resposta ao experimento, que não demonstraram ter uma tendência de comportamento de acordo com a ordem de realização do teste. Um fator observado no estudo foi a importância de variar a gravação de áudio para que a repetição cíclica não condicionasse o participante a prever eventos sonoros, situação que não aconteceria em situação real. Desta forma, um novo teste, dessa vez realizado com ruído de conversa, considerou uma gravação de maior duração. Os resultados desse teste (n=44) também apresentaram médias semelhantes entre as distintas condições acústicas. No entanto, foi possível observar variações no conjunto de resultados em cada uma dessas condições, indicando que o ruído residual de conversa influencia mais no desempenho cognitivo quando o isolamento é ruim, visto que as taxas de acerto foram menores nessas condições. O condicionamento acústico também indicou influência, de modo que os resultados das taxas de acerto foram mais altos com o teste sob ruído de conversa quando essa não era inteligível. Considerando apenas os experimentos realizados no Brasil, os resultados de ambos os testes sob diferentes tipos de ruído foram comparados entre si, resultando em uma interferência maior do ruído de conversa no desempenho cognitivo dos usuários em comparação ao ruído de tráfego.Tese Avaliação do mapa sonoro de tráfego veicular no município de Natal/RN(2018-02-19) Florêncio, Débora Nogueira Pinto; Araújo, Virginia Maria Dantas de; Araújo, Bianca Carla Dantas de; ; ; ; Ataide, Ruth Maria da Costa; ; Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de; ; Moraes, Elcione Maria Lobato de; ; Niemeyer, Maria Lygia Alves de;A poluição sonora já é considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a segunda maior causa de poluição no mundo. Num contexto geral, o desenvolvimento urbano foi acompanhado pelo crescimento acelerado das cidades e pelo aumento da circulação de veículos automotores, causando maiores níveis de poluição sonora. Os ambientes urbanos apresentam cenários acústicos complexos e seus estudos precisam considerar a participação de várias fontes sonoras. Ao avaliar possíveis soluções, os modelos computacionais se tornam facilitadores, uma vez que possibilitam a realização de rápidos cálculos, análises e relatórios. Com tal recurso, é possível conhecer os níveis de pressão sonora em qualquer ponto de uma área modelada, por meio de leitura direta no mapa sonoro. O problema da pesquisa consistiu em: de que forma se espacializa o ruído de tráfego no sistema viário no município de Natal? Para isso, levanta-se como hipótese que no município de Natal/RN, as vias definidas como arteriais e coletoras encontram-se em níveis de pressão sonora acima dos recomendados pela legislação. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a qualidade do ambiente sonoro e sua relação com a malha viária no município de Natal/RN, a partir do mapeamento do ruído de tráfego com auxílio de modelo computacional. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta e análise dos dados de tráfego, acústicos e mapas dos condicionantes físico-ambientais. Em seguida, foram elaborados os mapas sonoros processados através do software de simulação computacional. Tais mapas foram calibrados com base em dados quantitativos de medição acústica in loco. Como resultados, constatou-se que o fluxo veicular segue um padrão de crescimento com base em variáveis como largura e comprimento da via. E que existe forte correlação entre o fluxo veicular e os níveis de pressão sonora. O nível equivalente médio de ruído (LAeq, 7-22h) no município do Natal/RN apresenta 75.4% acima dos 55dB recomendado pela NBR 10151 (ABNT, 2000) para uso misto residencial e 15.3% excedente a 65dB, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 1999). Na faixa lindeira (meio fio a 100m) 95.8% extrapolam os 65dB em vias arteriais. Por fim, a partir do diagnóstico dos atributos envolvidos, elaboraram-se as diretrizes para planejamento na acústica ambiental, com a finalidade de minimizar o impacto em relação ao ruído.Tese Os caminhos do açúcar no Rio Grande do Norte: o papel dos engenhos na formação território potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-28) Cruz, Luana Honório; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908; ; http://lattes.cnpq.br/6785186893437294; Nascimento, José Clewton do; ; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; Andrade, Adriano Bittencourt; ; http://lattes.cnpq.br/6118496075840489; Silva, Maria Angélica da; ; Moura Filha, Maria Berthilde de Barros Lima e; ; http://lattes.cnpq.br/7325158136305973O açúcar foi um dos primeiros produtos econômicos do Brasil e a sua produção, através dos antigos engenhos, foi responsável pela ocupação de boa parte da costa do que atualmente definimos como Nordeste, região onde, ainda hoje, o cultivo da cana e a produção de açúcar possuem relevância econômica. No Rio Grande do Norte não foi diferente. Aqui, o cultivo de cana-de-açúcar se manteve de forma praticamente ininterrupta do início da colonização até os dias de hoje. Mas, poucos são os estudos que tratam dos antigos engenhos potiguares. Este trabalho tem por objetivo estudar os antigos engenhos de açúcar do Rio Grande do Norte e sua relação com o processo histórico de formação e estruturação do seu litoral oriental, marcado historicamente pelo cultivo da cana-de-açúcar, destacando três escalas de análise desse território: a regional, a urbana e a arquitetônica. Na escala regional analisamos as características ambientais do litoral oriental potiguar que condicionaram a implantação da cultura canavieira e como esta contribuiu para a formação das principais vias de comunicação. Na escala urbana estudamos a formação e o desenvolvimento dos principais municípios do litoral oriental associados à produção e comercialização do açúcar. Na escala arquitetônica analisamos as características dos principais remanescentes dos antigos engenhos do litoral oriental. Analisando essas três escalas do território, pudemos perceber que se formou ao longo do tempo uma rede de produção, transporte e comercialização do açúcar em que os fluxos dessa mercadoria (e também de mão de obra, de capitais, etc.), circulavam entre centros de produção (engenhos) e centros de distribuição e comercialização (portos e praças comerciais dos núcleos urbanos) por intermédio de articulações (rios, caminhos, estradas e ferrovias), dinamizando a região. Esses fluxos do açúcar contribuíram para o fortalecimento de núcleos urbanos e para a implantação de vias de comunicação e, em última instância, para o próprio processo de estruturação do litoral oriental potiguar.Tese Campo e cidade em três tempos: descontinuidades, permanências e possibilidades para a agricultura no entorno da avenida Moema Tinoco em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-18) Medeiros, Camila Bezerra Nobre de; Ataide, Ruth Maria da Costa; Ataide, Ruth Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/6598437988746248; http://lattes.cnpq.br/6838637306527947; Borges, Amadja Henrique; http://lattes.cnpq.br/5534193349268341; Maia, Doralice Sátyro; Miranda, Livia Izabel Bezerra de; Knox, WinifredO município de Natal é considerado como completamente urbano desde o Plano Diretor de 1994. No entanto, em seu território, é possível identificar comunidades que praticam atividades típicas do meio rural. É o caso do Sítio Gramoré (ou Gramorezinho), Povoado Gramoré, Sítio Pajuçara e Povoado Caiana, que se localizam no entorno da avenida Moema Tinoco da Cunha Lima, na Região Administrativa Norte de Natal. Nelas, observa-se o cultivo de hortaliças especialmente nos quintais de pequenos sítios. No entanto, essas comunidades se encontram ameaçadas pelo processo de urbanização, que se traduz especialmente no projeto de duplicação da avenida Moema Tinoco, o qual já ocasionou e ainda pode ocasionar a desapropriação parcial dos terrenos que praticam a agricultura em seu entorno. Diante disso, a tese busca responder à seguinte questão de pesquisa: quais as possibilidades de permanência dos espaços voltados à agricultura no entorno da avenida Moema Tinoco? Assume-se, como hipótese, que as possibilidades de continuidade da agricultura no entorno da avenida Moema Tinoco dependem, em primeiro plano, da visão que os próprios agricultores têm sobre o espaço que ocupam e, em segundo plano, das ações institucionais que incidem no território. Assim, o objeto de estudo do presente trabalho é relação entre o processo de urbanização e a dimensão do espaço percebido, concebido e vivido em áreas agrícolas limítrofes à cidade e seu objetivo principal é evidenciar possibilidades de continuidade de espaços de vida e produção rural em um município sob o domínio do urbano. A tese é guiada pelo método regressivo-progressivo de Henri Lefebvre (1970) e pelo método da Palavra do Habitante, discutido por Henri Raymond (2001) e Nicole Haumont (1966), o qual norteou a realização de entrevistas com os agricultores e agricultoras das comunidades produtivas do entorno da avenida Moema Tinoco. Além disso, foram realizadas entrevistas com agentes envolvidos na produção do espaço da referida avenida, bem como percursos orientados pelo método da visão serial de Gordon Cullen (1959) e registros em diário de campo. Todo o trabalho é embasado por uma discussão teórica referente à relação campo-cidade, que utilizou como autores Henri Lefebvre (1968, 1970a, 1970b, 1972), Priscila Bagli (2006), Ângela Maria Endlich (2006), José Graziano da Silva (1997), Doralice Maia (1999), Maria Encarnação B. Sposito (2012, 2014), Ana Fani Alessandri Carlos (2004) e Neio Campos e Mara Krahl (2006). Discutem-se ainda os temas da utopia e dos possíveis para pensar o futuro das referidas áreas agrícolas. Como resultados, verificou-se que existem possibilidades de continuidade da atividade agrícola em Natal, mas que esta precisa ser estimulada pelo poder público.Tese O Caráter Tectônico do Moderno Brasileiro: Bernardes e Campello na Paraíba (1970-1980)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Rocha, Germana Costa; Tinem, Nelci; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793165E7; ; http://lattes.cnpq.br/2384596065382067; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Cunha, Marcio Cotrim; ; http://lattes.cnpq.br/8587187200058779; Leite, Maria de Jesus de Britto; ; http://lattes.cnpq.br/2218964680682974; Marques, Sônia Maria de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/7167281638334139Este trabalho tem como objetivo analisar o caráter tectônico dasobras de Sergio Bernardes e Glauco Campello, construídas na Paraíba,entre a virada para década 1970 e início dos anos 1980, a fim de trazer reflexões sobre a importância da poética construtiva na estrutura formal da arquitetura, contribuindo para o debate sobre as especificidades e singularidades da arquitetura moderna produzida no Brasil. A pesquisa, utilizando as estratégias do estudo de caso, parte da revisão sobre o uso da tectônica por Kenneth Framptone demais estudiosos do termo, para fundamentar o conceito de tectônica adotado e definir seus parâmetros analíticos. Em seguida, parte-se para a inserçãodasobras no ambiente cultural e sócio-político brasileiro, no marco temporal proposto, para, na seqüencia, analisar as obras de cada arquiteto.O estudo confirma que a força expressiva da arquitetura moderna heroicabrasileira,ao enfatizar a poética construtiva, sedimenta uma cultura tectônica que repercute nas gerações seguintesTese Casa sem pessoas para pessoas sem casa: a reabilitação de áreas históricas e o uso habitacional na realidade brasileira(2017-12-08) Ferreira, Anna Cristina Andrade; Araújo, Natália Miranda Vieira de; ; ; Nascimento, Flávia Brito do; ; Nascimento, José Clewton do; ; Moura Filha, Maria Berthilde de Barros Lima e; ; Ataide, Ruth Maria da Costa;O ato de habitar se relaciona com o sentimento de pertencimento que o indivíduo desenvolve em relação ao local que habita, sendo o tempo um fator primordial nesse processo. Grupos que ocupam o espaço por um longo período tenderão a encará-lo como seu, aplicando ali sua cultura, seu modo de viver e de construir. Quando se fala em projetos de reabilitação de áreas históricas, sobretudo as que se encontram degradadas, pode-se prever uma gama de usos que podem ser inseridos, mantidos ou restabelecidos nesses espaços, e dentre todos eles o que mais tem suscitado discussões é o uso habitacional. Essa pesquisa se focou em entender se, e como, ocorre a integração entre os programas nacionais de promoção da habitação e os de reabilitação urbana de áreas históricas, e se de fato pode-se verificar no Brasil a existência de uma política urbana efetiva para áreas históricas, considerando todos os problemas envolvidos, ou apenas a realização de ações pontuais que, além de não promoverem a recuperação áreas antigas degradadas, ainda dificultam o processo, por contribuir para a especulação imobiliária dessas áreas. A utilização do estoque construído dos centros antigos poderia auxiliar na diminuição do déficit habitacional, mas é preciso que os projetos se baseiem de fato na sustentabilidade continuada, e que a preocupação principal se desloque da exploração econômica para a recuperação socioeconômica das áreas antigas. O recorte temático dessa pesquisa foram os programas nacionais voltados a diminuir o déficit habitacional, desde o BNH até os dias de hoje com o Programa Minha Casa Minha Vida, e os programas de reabilitação de áreas históricas realizados a nível nacional a partir da década de 1970, quando as áreas urbanas históricas passam a ser consideradas de forma ampla, com todos os seus problemas. O objetivo desta tese foi entender os direcionamentos definidos para as ações de recuperação de áreas históricas, a partir do enfoque do uso habitacional, e para que população se voltam, tendo como análise o caso do centro histórico de João Pessoa, onde se buscou entender como ocorreu a atuação dos programas de reabilitação, diante da diversidade de problemas que uma área urbana subutilizada pode apresentar, como a degradação das edificações, evasão de usos, infraestrutura obsoleta e comunidades de menor renda. E se em comparação com outras cidades, houve a percepção de erros cometidos e a mudança de postura, pois o entendimento desse processo pode auxiliar na proposição de novas possibilidades de atuação.Tese "Uma cidade condenada aos sofrimentos": os mecanismos legais urbanísticos no processo de regulação e controle sanitário em Juiz de Fora/MG (1887-1942)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-11) Moratori, Daniel de Almeida; Ferreira, Ângela Lúcia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9858859733008515; https://orcid.org/0000-0003-3656-9031; http://lattes.cnpq.br/5502964060159260; Teixeira, Rubenilson Brasão; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; Alberto, Klaus Chaves; Lopez, Pedro Alberto Novo; Souza, Yuri SimoniniA intensificação dos problemas sanitários e ambientais em Juiz de Fora/MG, no final do séc. XIX e nas primeiras décadas do séc. XX, advinha principalmente de sua expansão física demográfica acelerada, fortes precipitações pluviométricas e inundações, o que fomentou debates pertinentes e as ações mitigadoras sobre ela. Como o principal centro econômico do sudeste de Minas Gerais (Zona da Mata), uma confluência de fatores propiciou a concretização do ideário das elites, rompendo com seu passado e potencializando o caráter inovador frente a outros municípios brasileiros. Em um contexto jurídico para normatização, Juiz de Fora se muniu de instrumentos para regular e disciplinar seu espaço em mudança. Ao ter por base os preceitos higienistas/sanitaristas incorporados, os Mecanismos Legais Urbanísticos defrontaram a modernização da cidade e os entraves ambientais. O rio Paraibuna, elemento fundamental para a escolha do posicionamento de Juiz de Fora e delineamento de seu eixo de expansão, se tornou um ator preponderante e um canalizador das discussões, propostas e ações que colocaram a salubridade urbana em pauta. Assim, as articulações para institucionalização da questão sanitária, os planos urbanísticos e as intervenções pontuais fomentaram a ideia de planejamento urbano na cidade. Diante do exposto, buscou-se compreender a atuação do movimento higienista/sanitarista na conformação dos padrões físico-espaciais por meio da análise do corpo de medidas legais e ações específicas para sanear o espaço urbano e modificar o ambiente natural entre 1887 e 1942, proporcionando aportes ao campo da História Ambiental Urbana e da Geografia Histórica Urbana. Foram utilizados os pressupostos teórico-metodológicos do “Envirotech” para analisar como a natureza, as estruturas políticas e as infraestruturas técnicas se entrelaçam na conformação da cidade. Tem-se como fonte empírica o levantamento documental, abrangendo diversos jornais, boletins médicos, planos urbanos, representações gráficas e textos legislativos/normativos. Os resultados da pesquisa possibilitaram comprovar a tese que rio Paraibuna, transformou-se em um eixo central para o desenvolvimento de estratégias que visam não apenas controlar seus efeitos adversos da insalubridade, mas também aproveitar suas características naturais de maneira eficiente para maximizar os sistemas tecno-ambientais existentes. As inundações recorrentes do rio Paraibuna, ao invés de meramente representarem uma ameaça, transformaram-se em um impulso para a revisão e aprimoramento das políticas de saúde pública, planejamento e expansão de Juiz de Fora.Tese A cidade e o idoso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-06) Góis, Ronald Lima de; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; ; http://lattes.cnpq.br/6522151685049774; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; Valença, Márcio Moraes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787156H7; Marques, Aristides Inácio Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/5868811915846161; Bitencourt Filho, Fábio Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0056852579111804Diz respeito ao estudo da cidade em função dos impactos que serão causados na sua estrutura em decorrência do processo de envelhecimento da sociedade humana, principalmente no Brasil. Os enfoques mais importantes são aqueles relacionados com os problemas de acessibilidade, habitação e lazer, questões que mais afetam as pessoas com mais de 60 anos de idade. Além da análise dos problemas inerentes ao tema serão apresentadas propostas de intervenção urbana para que as cidades se tornem mais adequadas ao convívio das pessoas idosas. Para fundamentar este estudo foi efetuada uma revisão sobre diferentes teorias sobre a cidade, posteriormente um painel sobre a presença do idoso na sociedade, incluindo o Brasil, e nas cidades, objetivando uma visão, a mais ampla possível, sobre a forma como os idosos foram tratados ao longo da história. Com o objetivo de estabelecer paradigmas e parâmetros na abordagem do tema, procedeu-se a uma série de observações sistemáticas sobre o espaço urbano em diferentes cidades, no exterior e no Brasil, com trabalhos efetuados para inclusão social do idoso no espaço urbano, tais como Amsterdam, Barcelona, Brasília, Luanda e Rio de Janeiro, cidade considerada pela ONU, como laboratório físico-territorial urbano adequado às pessoas da terceira idade. A partir daí procurou-se obter, além de pesquisa bibliográfica e observações da experiência de outros países, a realização de pesquisa de campo e análise de Normas oficiais, a fundamentação teórica para estabelecer orientações quanto a maneira de planejar e projetar um espaço urbano mais adequado aos idososTese A cidade interligada: legislação urbanística, sistema viário, transportes urbanos e a posse da terra em Natal (1892-1930)(2017-07-18) Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de; Ferreira, Angela Lúcia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9858859733008515; http://lattes.cnpq.br/7028732859529672; Maia, Doralice Sátyro; https://orcid.org/0000-0001-7705-3424; http://lattes.cnpq.br/8492332411207246; Dantas, George Alexandre Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8352-7590; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Viana, Helder do Nascimento; https://orcid.org/0000-0003-3578-870X; http://lattes.cnpq.br/7276445057059197; López, Pedro Alberto Novo; http://lattes.cnpq.br/5887336393657221Durante as primeiras décadas do século XX, Natal vivenciou um crescimento significativo. Ampliava seu traçado – e, portanto, sua oferta de terra urbana – a partir da criação de novos bairros, elaboração de planos de intervenção, abertura de novos logradouros e redefinição dos limites urbanos. Consolidavam-se também, concomitantemente, diversas redes técnicas, entre essas a do transporte público, como as linhas de bonde e as ferrovias. Esse processo de modernização revelou os crescentes interesses de diferentes articuladores sobre a produção da cidade e definição da legislação urbanística durante a República Velha (1889-1930). Esses indivíduos, ou grupos de indivíduos, atuaram, por meio do aforamento/enfiteuse de glebas urbanas, como detentores do domínio útil de grandes frações de terra na capital potiguar. Nesse contexto, surge o questionamento: de que maneira o processo de consolidação da posse da terra se relaciona com a definição do traçado dos logradouros públicos e dos sistemas de transporte em Natal? Parte-se da hipótese de que a materialização de padrões de concentração fundiária na cidade, intrinsecamente vinculados à distribuição de infraestrutura, aconteceu por meio da ação de agentes sociais originários, sobretudo, dos âmbitos político e comercial-mercantil, que apresentavam interseções significativas de seus interesses, o que intervinha diretamente no processo de definição da legislação urbanística – em especial no tocante ao instrumento do aforamento de terras urbanas. O principal objetivo desta análise é compreender o papel da conformação dos padrões físico-espaciais da emergente estrutura fundiária de Natal na constituição da malha viária e das redes técnicas de circulação. Destarte, busca-se contribuir não apenas em uma perspectiva histórica, mas também ao entendimento da cidade da contemporaneidade, mapeando as formas de estruturação urbana favorecidas pelo processo histórico e suas continuidades. Buscou-se também aprofundar o estudo das engrenagens e estratégias utilizadas pelos diversos agentes. Utilizou-se como fontes de dados primários as Cartas de Aforamento do Município de Natal (1904-1930), Atos, Decretos e Mensagens do Governo da Província e do Estado, Relatórios e Resoluções da Intendência Municipal do Natal e o Almanak Laemmert, além da cartografia da época. Os resultados da pesquisa permitiram a construção de uma periodização que evidencia definições no traçado viário como elementos determinantes da primeira disposição de padrões de concentração fundiária. Posteriormente, esses padrões atraíram investimentos em infraestrutura de transportes e pavimentação. Consequentemente, essa atração estabeleceu valorações diferenciadas nas distintas frações urbanas, que, por sua vez, passaram a captar novos investimentos. Dessa forma, essa relação dialética e cíclica vai ao longo do tempo definindo e redefinindo valores hierarquizados de acesso à terra no contexto intraurbano.Tese Uma cidade para pessoas: funcionalidade, racionalidade e emotividade nas relações mobiliário urbano, espaço público e cidadãos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-06) Montenegro, Glielson Nepomuceno; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; ; http://lattes.cnpq.br/5120767032237252; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; Silva, Heitor de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Queiroz, Shirley Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/7249895826115757; Lima, Verônica Maria Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/8960191930753414Esta pesquisa investiga como os conceitos da funcionalidade, da racionalidade e da emotividade aplicados ao design de mobiliário urbano influenciam na organização, legibilidade e qualificação dos espaços públicos, em função do arranjo físico proposto, da qualidade física e visual do mobiliário e da qualidade da infraestrutura do ambiente urbano, podendo alterar os usos e apropriação desses espaços pelos pedestres, transformando-os em locais socialmente centrípetos ou centrífugos. O trabalho é composto por duas partes. A primeira parte refere-se a uma revisão bibliográfica sobre os dois principais eixos desta investigação: o design de produtos e a legibilidade do espaço público, definindo as bases conceituais e teóricas, associadas às estratégias metodológicas voltadas ao planejamento sistêmico e a gestão integrada do design de mobiliário urbano e da legibilidade dos espaços públicos (calçadas), necessárias à compreensão da relação usuário (pedestres) produto (artefatos urbanos) - ambiente construído (calçadas). A segunda parte se refere a consecução da abordagem empírica por meio da análise visual dos espaços públicos e da avaliação qualitativa e funcional do mobiliário instalado na área central do bairro Cidade Alta, em Natal, RN, segundo os conceitos teóricos investigados e procedimentos metodológicos adotados. Os resultados expõem as fragilidades e as intensidades decorrentes das relações entre o espaço público, o mobiliário e o usuário, revelando a necessidade de abordagens teóricas e práticas que auxiliem na tomada de decisões para o planejamento, design e inserção de soluções inovadoras, sustentáveis e éticas na criação de espaços públicos atrativos que proporcionem a sociabilidade e a cidadania através de uma gestão pública integrada, de uma visão sistêmica de cidade e de uma identidade urbana. As diretrizes apontadas ao final desta pesquisa possibilitam a estruturação de estratégias para o design de sistemas de mobiliário urbano voltados à criação de produtos ajustados ao contexto estético e prático da infraestrutura do ambiente urbano construído, como também a redução de conflitos visuais e físicos que possam interferir negativamente na apropriação dos espaços públicos pelos seus cidadãosTese Combater as secas e defender as florestas a natureza nos desafios da ciência e da técnica para modernizar o Brasil (1889 a 1934)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Nobre, Paulo José Lisboa; Ferreira, Angela Lúcia de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9858859733008515; ; http://lattes.cnpq.br/1983920756668716; Mendonça, Eneida Maria Souza; ; http://lattes.cnpq.br/0761476745619922; Felipe, José Lacerda Alves; ; http://lattes.cnpq.br/1958743033653663; Martins, Marcos Lobato; ; http://lattes.cnpq.br/3872499107082536; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908Nas primeiras décadas do século XX a recém instituída República brasileira enfrentou o desafio de modernizar o país. Considerando que o progresso estava associado ao esgotamento das reservas florestais e às alterações climáticas, duas grandes questões se destacaram como fundamentais: Combater as Secas e Defender as Florestas; encampadas por profissionais que se dedicaram a esses ideais. Esta investigação parte da premissa que esses foram os principais desafios impostos pela natureza ao desenvolvimento brasileiro. O objetivo geral foi delimitado na busca por entender a acepção e a concepção do mundo natural por esse conjunto de profissionais diante do embate entre modernizar o país e conservar os recursos naturais. Visando contribuir com a construção da história ambiental brasileira e trazer elementos históricos ao debate sobre o meio ambiente no país, debruça-se sobre as análises, as discussões e ações que antecederam a regulamentação do uso dos recursos naturais e a implementação da legislação ambiental no Brasil, ocorrida em 1934. A investigação tem como aporte metodológico as direções teóricas da história ambiental, utilizando fontes de dados pouco exploradas e valorizadas. Para tanto, toma-se como ponto de partida os artigos publicados sobre o tema no período de 1889 a 1934 em dois periódicos técnicos a Revista Brazil Ferro-Carril e a Revista do Club de Engenharia. A engenharia nacional teve papel fundamental nesse processo ao discutir, projetar e construir o desenvolvimento. As propostas formuladas, ao serem divulgadas, fomentaram o intercambio com outros profissionais e favoreceram o avanço das questões ambientais no Brasil, no sentido de preservar os recursos naturais, construir relações mais harmônicas entre a sociedade e a natureza e equacionar o desenvolvimento e a preservação ambientalTese Condomínios públicos para idosos: o caso do “Cidade Madura” na Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-12) Cunha, Marcella Viana Portela de Oliveira; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; ; http://lattes.cnpq.br/0858096201716849; Brasil, Amiria Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/8887892378979463; Silva, Heitor de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Medvedovski, Nirce Saffer; ; http://lattes.cnpq.br/7704750589872182; Bianchi, Siva Alves; ; http://lattes.cnpq.br/5088421482544791Em resposta ao envelhecimento de sua população e como estratégia para suprir a demanda por moradias das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o Governo da Paraíba está implantando empreendimentos habitacionais horizontais, públicos e fechados, exclusivos para essa faixa etária, denominados de ‘Condomínios Cidade Madura’ (CCM). Destinados a pessoas com mais de 60 anos e faixa salarial máxima de três salários mínimos, os CCMs são implantados na periferia de cidades de médio ou grande porte. Esta tese se propôs a compreender tais condomínios, tendo como perguntas de partida: o modelo adotado pelo CCM é adequado ao idoso? Qual(is) o(s) impacto(s) da proposta arquitetônica/urbanística adotada para a vida dos moradores? Como os usuários/moradores percebem o condomínio em que vivem? A hipótese do trabalho é que, apesar de garantir moradia a idosos de baixa renda, algumas características da tipologia “condomínios horizontais públicos fechados” (como o CCM) impactam negativamente a vida dos seus moradores, refletindo-se espacial e socialmente em dificuldades para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas. Diante disso, o objetivo geral do estudo foi analisar os impactos que a tipologia adotada pelos CCMs tem sobre os idosos moradores, a fim de propor diretrizes para futuros projetos. Para tanto, a atividade empírica teve como recorte espacial os CCMs das cidades de João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, tomados como estudos de caso. Metodologicamente, além de estudo bibliográfico e análise documental, a atividade empírica recorreu à abordagem Multimétodos, promovendo o confronto da análise técnica do pesquisador (obtida por sintaxe espacial e vistoria) com o ponto de vista do usuário (por meio de questionários e grupo focal). A pesquisa mostrou que, embora existam características dos CCMs consideradas positivas por seus usuários (sobretudo o baixo aluguel social envolvido), há vários problemas associados a eles (em especial: sua localização, o afastamento da área conhecida da cidade e da família, a insegurança na permanência no local, a dissociação entre a programação arquitetônica e as necessidades dos moradores, o dimensionamento das unidades). Diante dessas evidências, recomenda-se que o modelo não seja reproduzido do modo como foi observado, sendo apontadas diretrizes que facilitariam a implantação de habitações para idosos a partir de outros parâmetros.Tese A construtibilidade no processo de projeto paramétrico colaborativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-16) Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Paio, Alexandra Cláudia Rebelo; Silva, Heitor de Andrade; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Celani, Maria Gabriela Caffarena; http://lattes.cnpq.br/1900829386347923; Almeida, Paulo Pereira; Januário, Pedro Miguel GomesA incorporação da modelagem paramétrica ao processo de projeto computacional tem proporcionado aos arquitetos a possibilidade de experimentar formas geométricas sem precedentes, mas também tem trazido consigo a dificuldade de materialização do edifício projetado, que comumente não é considerada nas fases iniciais da concepção. Essa dificuldade de pensar a materialidade desde o princípio pode levar à descaracterização, nas fases posteriores, do que foi concebido inicialmente pelo projetista, podendo resultar em mudanças mais drásticas também na própria construção, quando não incorre em inviabilidade construtiva. Esse contexto traz ao processo de projeto uma forte necessidade de colaboração, que integre aspectos como estrutura, materiais, fabricação e construção. Nesse cenário, surge a questão: Como a construtibilidade interfere no processo de projeto paramétrico? Como hipótese, defendemos que a percepção da construtibilidade, quando priorizada desde as fases iniciais por equipes colaborativas, contribui para o projeto paramétrico, fazendo com que os aspectos construtivos sejam integrados à modelagem e consequentemente facilitem a materialização do edifício. O objeto compreende, portanto, a relação entre a construtibilidade e o processo de projeto paramétrico. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como as questões relativas à construtibilidade, consideradas por uma equipe colaborativa, interferem no processo de projeto paramétrico. O método utilizado está dividido em compreensão do problema (fase I), proposição de uma solução (fase II) e sua validação (fase III). A fase de compreensão está amparada pelas etapas dos Referenciais Teórico-conceitual e Empírico, assim como da realização de Experimentos de Projeto. A de proposição é composta pela indicação de diretrizes metodológicas para projetos paramétricos focados na construtibilidade, validada (Fase III) por um painel internacional de especialistas da área. O principal resultado da pesquisa indica a confirmação da hipótese nos casos analisados, atestando que a priorização da construtibilidade leva a um processo de projeto paramétrico mais sistematizado e fluido, através da incorporação de aspectos construtivos à modelagem. A pesquisa contribui para a área de CAAD (Computer Aided Architectural Design), com um estudo sobre o impacto da construtibilidade no processo de projeto de Arquitetura e com a indicação de diretrizes metodológicas para um projeto paramétrico focado na construtibilidade.Tese Crianças e espaços públicos: a percepção da infância como subsídio para transformar áreas com vulnerabilidade socioambiental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-22) Andrade, Clarissa Freitas de; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/3344898811171383; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; Silva, Heitor de Andrade; Cavalcante, Sylvia; Matos, Tereza Glaucia Rocha; Lima, Verônica Maria Fernandes deAs configurações dos espaços frequentados pelas crianças, as oportunidades que estes oferecem e as interações sociais que ali acontecem influenciam o desenvolvimento infantil e permanecem na memória dos adultos. Por outro lado, a desigualdade social gera lacunas na garantia dos direitos básicos das pessoas não favorecidas socioeconomicamente, dificultando seu acesso a muitos espaços e serviços. Assim, pressupondo-se que entender a percepção infantil pode promover oportunidades para a incorporação de novos conhecimentos ao planejamento das cidades, questiona-se: que espaços públicos são frequentados/utilizados por crianças moradoras de áreas em situações de vulnerabilidade socioeconômica? Quais destes lugares permanecem presentes em suas memórias (e como)? Que características devem ter os espaços públicos localizados em áreas vulneráveis para que as crianças se apropriem deles e os convertam em lugares de bem-estar, capazes de eliciar boas memórias da cidade? A pesquisa foi alicerçada na Psicologia Ambiental e em conceitos, como percepção ambiental, apropriação do espaço, identidade de lugar, vinculação ao lugar e ambientes restauradores. Pressupondo-se que, em geral, nossas cidades não dispõem de muitos locais que sejam adequados ao uso, reforcem sensações de segurança e restauração (física e psicológica) e promovam memórias positivas da cidade, notadamente em áreas socioeconomicamente vulneráveis, a hipótese de pesquisa indica que, como as crianças em situação de pobreza se apropriam de lugares pouco propícios ao seu desenvolvimento saudável, conhecer suas percepções e memórias pode subsidiar propostas de equipamentos voltados para o atendimento das necessidades desta população. A tese se aproximou desta realidade por meio de um estudo na cidade de Fortaleza, Ceará, tendo como recorte espacial a Comunidade Dom Hélder Câmara, localizada na Praia do Futuro. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a apropriação desta área vulnerável com base nas percepções de crianças que ali vivem atualmente e nas memórias de pessoas que moraram no local na infância, a fim de elaborar indicativos para melhorar a qualidade de vida desta população. A investigação empírica teve abordagem qualitativa e recorreu a multimétodos por meio de questionários, mapas de emoções, poema dos desejos, diário de campo, entrevistas estruturadas e semiestruturadas. Participaram da investigação: (i) crianças atualmente moradoras da comunidade; (ii) adultos responsáveis pelas crianças participantes e que viveram no local durante a infância; (iii) técnicos/especialistas que estudam ou trabalham a realidade de crianças em situação de pobreza na cidade. A sistematização das questões emergentes evidenciou a relação entre problemas socioambientais, econômicos e políticos inerentes àquele contexto e possibilitou a indicação de caminhos a considerar em seu enfrentamento, com potencial para contribuir com políticas públicas no setor. Ressalta-se a importância de não apenas contar com a resiliência da população, mas, sobretudo, facilitar o acesso da infância ao usufruto de direitos essenciais, incluindo um ambiente capaz de proporcionar dignidade e qualidade de vida para todos.Tese Cultura da representação de arquitetura: concursos de projeto, Brasil 2008-2011(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-24) Sousa, Pablo Gleydson de; Marques, Sonia Maria de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/7167281638334139; ; http://lattes.cnpq.br/0050697371737588; Silva, Carlos Alejandro Nome; ; http://lattes.cnpq.br/7476728230432399; Araujo, Natalia Miranda Vieira De; ; http://lattes.cnpq.br/3326160083213059; Rêgo, Rejane De Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/9830428758956312; Teixeira, Rubenilson Brazao; ; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908Esta tese aprofunda questões tratadas em nossa dissertação do mestrado (2009) e em textos posteriores sobre representação de projetos de arquitetura apresentados em concursos. Tem como objetivo central identificar a cultura de representação de projeto em concursos de arquitetura. Existiriam modos de argumentar comuns entre os arquitetos bem sucedidos? Quais? Em que medida as diversas argumentações são coerentes ou qual a coerência discursiva? Que interlocutores são privilegiados na argumentação, os que solicitam ou os que avaliam as propostas? Para responder a estas questões, partimos de uma correlação sugerida por TOSTRUP (1999) entre peças gráficas - plantas, cortes, fachadas, perspectiva, detalhes ou textos - e aspectos enfatizados na argumentação dum projeto (lugar, zoneamento, conforto ambiental, eficiência energética, etc.). A esta, acrescentamos funções que DURAND (2003) indica pertinente às representação: conceber, comunicar, seduzir, executar. Outros autores como COLLINS (1971), COLLYER (2004), MOON (2005), BANDEIRA (2007), OXMAN (2008), por caminhos diferentes, nos ofereceram subsídios para relacionar tipos de representações de projeto com funções ou estratégias específicas de convencimento. Deste modo, foram analisadas as solicitações de edital, atas de júri e as pranchas - representações gráficas e textuais - dos vencedores de 08 concursos brasileiros, ocorridos entre 2008 e 2011. O que nos permitiu constatar uma cultura de representação predominantemente baseada em perspectiva e plantas baixas, ainda que articuladas em argumentações diferentes. Esta pode enfatizar desde aspectos objetivos como exequibilidade até o apelo a mera sedução visual. No que se refere à interlocução, mesmo quando os editais se assemelhavam, a argumentação dos vencedores foi diferente, sugerindo um possível privilégio do júri como interlocutor.