EDUFRN - Ciências Humanas
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Livro Acervo do patrimônio histórico e artístico do Rio Grande do Norte(EDUFRN, 2019-08-26) Souza, Oswaldo Câmara deA obra, publicada inicialmente em 1977, faz um registro do acervo do patrimônio histórico e artístico do Rio Grande do Norte. Inclui descrição e fotografias dos marcos coloniais históricos, da arquitetura civil e religiosa, dos oratórios e das jazidas arqueológicas, que se encontram em terras potiguares.Livro Ambiente criativo:estudo de caso na cidade de Natal/RN(2016-09-11) Cruz, Fernando Manuel Rocha daA cidade criativa pode ser identificada pelos seus bairros culturais, pela existência de territórios criativos ou pela dinâmica de uma classe criativa. Independentemente de classificarmos uma cidade como criativa, podemos conceber que existe um ambiente criativo responsável pelo desenvolvimento da criatividade em ambientes organizacionais, mas também na própria dinâmica urbana e participação pública. A criatividade – fenômeno social – é um elemento relevante e primordial, mas não é o único que contribui para o desenvolvimento do ambiente criativo. A partir da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, procuramos identificar e caracterizar estatisticamente os principais setores criativos. Desse modo, partimos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas nos três principais setores criativos: Pesquisa, Arquitetura e Publicidade. Para além da proposta de um quadro-síntese de análise dos setores criativos na cidade de Natal, a pesquisa permitiu propor um modelo de análise do ambiente urbano de uma cidade que tem por principais dimensões: a população, os recursos culturais, as redes e as Políticas Públicas. Nesse sentido, acreditamos que os agentes dos setores culturais, funcionais e econômicos, bem como as autoridades políticas ao nível federal, estadual e municipal, podem em conjunto contribuir para esse desenvolvimento do ambiente criativo com consequências econômicas, sociais e culturais. Hoje, a valorização da qualidade de vida passa pela inclusão e ponderação da dimensão cultural e estética, nos mesmos termos das dimensões econômica, social e política. Assim, acreditamos que este livro propõe, no Brasil, repensar a vida pública e as prioridades políticas por meio de um olhar mais atento sobre a cultura e sua dimensão econômica com consequências para a qualidade de vida das populações.Livro Antologia científica: textos reunidos sobre educação e linguagem(EDUFRN, 2024-03-03) Barbosa, Tatyana Mabel Nobre (org.); Noronha, Claudianny Amorim (org.)Este livro apresenta um pouco da memória científica do CONTAR - Grupo de Pesquisa em Ensino da Matemática e da Língua Portuguesa, ao longo dos dez anos de sua existência. A obra revela a antologia como gênero fundamental, porque representa um compromisso com o que não pode ser esquecido: a produção do conhecimento, o retorno socioeducativo das pesquisas e os resultados da formação na interface educação e linguagem. Reúne pesquisas, cuja interface entre educação e linguagem é essencial e têm sido edificadas longitudinalmente por diferentes autores e trabalhos, mostrando a riqueza deste campo de conhecimento e sua diversidade, a multiplicidade dos contextos envolvidos e beneficiados com a rede de pesquisa estabelecida e, por fim, por apontar a reciprocidade entre a universidade pública e a rede de básica de ensino. Nesse sentido, esta coletânea permitirá ao leitor o acesso a trabalho desenvolvidos por pesquisadores formados no âmago da UFRN em interface com a escola. Seu curriculum acadêmico é tecido junto com o a própria gênese do CONTAR, em que ingressaram como licenciandos, ou como professores da Rede de Ensino Pública, dotados de um rico repertório acerca dos saberes pedagógicos e escolares na tentativa de aprender a investigar a própria prática. A obra marca a atuação do CONTAR, da iniciação científica à pós-graduação, contribuindo com a formação qualificada de docentes para a rede pública, nos mais diferentes níveis: educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e magistério superior. Este trabalho só possível em razão da sua presença e da colaboração de colegas vinculados a diferentes departamentos da UFRN, sobremaneira, a três Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.Livro Antologia de Pedro Velho(EDUFRN, 2019-08-26) Cascudo, CâmaraEsta obra é um fac-símile da publicação do Departamento de Imprensa do Rio Grande do Norte no ano de 1954. Faz um resgate da trajetória de Pedro Velho por meio de sua oratória e participação no jornalismo, comentada por um estudo biográfico e interpretativo de Luís Câmara Cascudo.Artigo Aqui, desde sempre(2016-07-27) Trindade, João FelipeEste livro traz novos artigos publicados n’O Jornal de Hoje, depois daqueles publicados em Mais Notícias Genealógicas do Rio Grande do Norte, a respeito da vida de cidadãos norte-rio-grandenses dos períodos colonial e imperial. As principais fontes desses artigos foram os documentos da Cúria, das Casas Paroquiais de Assú, de Angicos e de Macau, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, do Instituto Arqueológico, Geográfico e Histórico de Pernambuco, dos Fóruns de Assú e de Macau, do Museu José Elviro, da Hemeroteca Nacional e dos documentos digitalizados da UNB.Livro Arqueologia do Rio Grande do Norte: balanços e perspectivas(2021-08-04) Vasques, Márcia Severina (Org.); Miller, Francisca (Org.)Este livro é fruto das pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho “Arqueologia no RN: balanços e perspectivas”, durante a XVII Semana de Humanidades, ocorrido em 2009, em Natal-RN. Os estudos versaram sobre temas diversos, abrangendo desde os da Arqueologia Pré-Histórica aos da Arqueologia Histórica, com trabalhos voltados para os registros rupestres, notadamente no Seridó e na região Oeste do Rio Grande do Norte, bem como para os sítios dunares do litoral, a Etnoarqueologia e a questão da educação patrimonial. Ao final, apresenta-se um amplo leque de temas, o que demonstra existir um grupo de alunos e pesquisadores interessados em dar prosseguimento às pesquisas no estado.Livro Arquitetura em cidades “sempre novas”: modernismo, projeto e patrimônio(2016-08-11) Teixeira, Rubenilson Brazão (Org.); Dantas, George Alexandre Ferreira (Org.)Esta coletânea reúne textos produzidos no âmbito da 4ª edição do encontro DOCOMOMO Norte-Nordeste, realizado na UFRN em 2012. Espera-se contribuir, com este livro, para o debate sobre a aparente – ou, para muitos, real – contradição entre a necessidade de renovação constante de nosso ambiente construído – afinal, a arquitetura e a cidade são por natureza dinâmicas – e a necessidade de preservação, particularmente do legado modernista inscrito em nossa paisagem urbana, ameaçado de extinção pelo descaso, pelo abandono ou pela transformação descabida.Livro Arquitetura Portuguesa: da Escola do Porto à Escola do Siza?(EDUFRN, 2022-02-08) Duarte, Yuri de SouzaO espaço da cidade é organizado por incontáveis fatores: a ação do tempo e as mais diversas relações humanas cobrem, e recobrem, os alicerces dos espaços, com camadas de vivências individuais e coletivas, e consolidam localidades de maneira quase independente do que o planejamento urbano previu. Este livro traz uma contribuição a respeito da denominada Escola do Porto, em Portugal, para a discussão e prática da produção de espaços voltados para abrigar estas relações de convivências sociais nos espaços das cidades. Parte-se do pressuposto de uma continuidade prática de abordagens projetuais desenvolvidas em um cenário de resistência política ao regime ditatorial no país (1933-1974) da então instituição Escola de Belas Artes do Porto, até a contemporaneidade. A cidade contemporânea apresenta uma dinâmica econômica e social diversa da existente no início do século XX. Em algumas cidades, o campo da arquitetura e urbanismo elevou ao expoente máximo o atributo da imagem dos edifícios e o potencial mercadológico do uso dos espaços públicos. Em Portugal não foi diferente, a dinâmica do planejamento estratégico e ascensão da atividade turística transformou a realidade de várias cidades, principalmente em áreas como: zonas portuárias subutilizadas, frentes de água e centros históricos. Porém, de maneira singular, encontramos intervenções reconhecidas internacionalmente pela preocupação com aspectos diferentes (em algum nível, quase opostos): o ser humano (na) cidade (existente). Assim, este estudo busca apresentar os principais aspectos desta produção a partir do trabalho dos arquitetos: Fernando Távora, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, e a influência destes na produção contemporânea de profissionais mais novos: João Luís Carrilho da Graça; os irmãos Manuel e Francisco Nuno Aires Mateus; os irmãos Nuno e José Mateus (escritório ARX); e Nuno Brandão Costa. A continuidade das abordagens da Escola do Porto e o permanente interesse internacional por esta produção pode ser um indicativo de que as vivências sociais ainda são essenciais na organização do espaço voltado para as pessoas.Livro Aula Magna 2018: 60 anos da UFRN(EDUFRN, 2023-08-01) Almeida, Ângela (org.); Ribeiro, Maria Célia (org.)A obra traz os discursos proferidos na Aula Magna 2018, realizada no dia 16 de março de 2018, no Auditório Otto Guerra. O evento, que abriu as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, contou com a participação de seis ex-reitores da Instituição, a saber: Diógenes da Cunha, Lima, Genibaldo Barros, Daladier Pessoa Cunha Lima, Geraldo Queiroz, José Ivonildo do Rêgo e Ótom Anselmo, além da reitora em exercício à época, Ângela Maria Paiva Cruz.Livro Bangu: memória de um militante(EDUFRN, 2019-08-26) Ferreira, Brasília Carlos (org.)Lauro Reginaldo da Rocha, Bangu. Quantos de nós que estudamos a história dos trabalhadores em nosso país ou que militamos nos movimentos ligados a tais personagens, poderemos dar significado, materialidade a esse nome? Ou, dito de outra forma, quantos de nós conhecemos o mossoroense, o operário, o sindicalista, o militante político, o secretário geral do PCB aos 24 anos, o hóspede involuntário de tantas prisões, onde viveu a experiência da violência repressiva até o limite da tortura, o homem? Não muitos, infelizmente. [...] Essa vida e esse anonimato são aqui resgatados, através de sua memória. Paradoxalmente, esse olhar que se estende em direção ao passado nos remete de volta ao presente, trazendo consigo a urgência de algumas reflexões, porque apresentar essas memórias é também tocar diretamente a questão essencial do mundo moderno: a relação entre o indivíduo e a história. Ou, posto de outra maneira, a contradição entre o homem objeto e o homem sujeito, aqui resgatado pela lembrança. O percurso que fazemos entre o indivíduo e sua obra, embora nos delineie um cenário fragmentado por ações incompletas e intenções irrealizadas, também nos resgata a esperança, ao mostrar que o homem pode ser sujeito. É um homem sujeito, que estamos dando a conhecer. [ trecho do prefácio da obra por Brasília Carlos Ferreira].Livro Caderno de inclusão: orientações(EDUFRN, 2019-12-31) Pimentel, Gilka Silva (Org.); Carrico, Janaina Speglich de Amorim (Org.); Torres, Ana Beatriz Rocha (Org.); Gurgel, Melanie Moura Medina (Org.); Araújo, Silvana Tavares de (Org.)O presente caderno é uma iniciativa da coordenação de inclusão escolar do Núcleo de Educação da Infância, criada em 2018, na gestão da professora Elaine Santana. A intenção, ao produzir esse texto, foi registrar a experiência acumulada de um fazer pedagógico cotidiano, pensado no coletivo, com a ousadia de professores e professoras que, com coragem, reflexão e paixão, teceram estratégias e possibilidades de tornar a escola uma instituição inclusiva, efetivamente aberta às diferenças das crianças.Livro Caderno de Monitoria 5: relatos de experiência: projetos premiados 2016(EDUFRN, 2019-04-02) Melo, Elda Silva do Nascimento; Tintin, Ricelle Fernandes QueirozEsta obra é uma publicação direcionada à divulgação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e do Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio (PROCEEM), com foco na iniciação à docência na graduação, sendo esta sua quinta edição. Coordenados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRN, os mencionados programas de ensino contribuem para fortalecer e qualificar a formação inicial dos discentes.Livro O calvário das sêcas(EDUFRN, 2019-08-27) Souza, Eloy deEloy de Souza expõe, neste livro fac-símile, publicado originalmente em 1938, uma série de artigos sobre a seca, que data de diferentes épocas da sua vida. O conjunto de textos decorre da vivência e da relação do jornalista e político com a vida sertaneja e, nas palavras de Cascudo, “responde a autoridade prática, tradicional e contínua de um velho debatedor da questão, veterano do assunto, sabedor de todos os segredos, mateiro que se orienta na mata pela memória automática do caminho percorrido”.Livro A Câmara e o Governo da Cidade: poder local, cidadania e polícia dos mercados na Corte Imperial(EDUFRN, 2018-12-20) Souza, Juliana TeixeiraA Câmara e o Governo da cidade é fruto de uma tese de doutorado, mas que pôde amadurecer a partir da experiência de sua autora como professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Acompanho o trabalho de Juliana desde o mestrado, quando então se iniciava a formação de uma grande pesquisadora a partir da orientação de Maria Manuela da UFRJ. Estive também na banca de seu doutorado, com orientação de Silvia Lara da Unicamp, momento em que consolidava uma nova interpretação sobre o fazer político na Corte e, por extensão, no Império do Brasil. Em diálogo crítico com a historiografia clássica sobre o poder e a política no Império do Brasil, como Raymundo Faoro, Sergio Buarque de Holanda, Ilmar Mattos, José Murilo de Carvalho, Maria de Fátima Gouvêa, Mirian Dolhnikoff, Richard Graham, Iara Lis Carvalho e Souza, entre outros, a autora demonstra de forma impressionante como estavam bem vivos no âmbito da Câmara Municipal do Rio de Janeiro os projetos e as discussões a respeito do governo da cidade, seus problemas e formas de organização, ao longo do século XIX! E como podemos inferir por alguns outros casos mencionados, essa experiência certamente não acontecia apenas na cidade do Rio de Janeiro! Martha Abreu – julho de 2018 Professora Titular do Instituto de História da UFFLivro Capítulos de Geografia do Semiárido Nordestino(EDUFRN, 2023-09-29) Albano, Gleydson Pinheiro (org.); Santos, José Yure Gomes dos (org.)O presente trabalho, aqui organizado, partiu de um projeto que visa agregar a produção dos docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (GEOCERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), voltado para a temática do semiárido, que é a principal identidade temática deste programa de mestrado que fica localizado na cidade de Caicó, em pleno semiárido nordestino. Nessa perspectiva, contamos com a colaboração de grande parte dos professores e estudantes que fazem parte do GEOCERES. Os referidos colegas concordaram em compor esse projeto e apresentaram nove capítulos inéditos que abordassem olhares diferenciados sobre o estudo do semiárido brasileiro, com linguagem acessível aos estudantes de geografia de nossas universidades e público em geral. Os capítulos propostos abordam o semiárido em diferentes perspectivas, desde questões ligadas à climatologia, transitando pela geomorfologia, tipologias de áreas úmidas, processo de ocupação, a questão dos resíduos sólidos, passando também pelos assentamentos de reforma agrária, políticas públicas habitacionais e segregação socioespacial, territorialização do capital financeiro e saneamento básico.Livro Casas e casos: sobre modos de morar no Nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Marques, Sonia. (Organizadora)Palco inicial do processo de colonização português em terras brasileiras, os estados da Região Nordeste guardam uma longa história de tentativas, experiências e adaptações da casa, entendida aqui em sua mais ampla acepção, e cujos tipos revelam ainda hoje, em determinados casos, resquícios de um passado longínquo. O presente trabalho reúne os resultados das investigações de diferentes autores que discutem alguns dos diferentes tipos de morar no Nordeste do Brasil, do colonial ao moderno. Longe de se pretender exaustivo, este livro poderá suscitar maior interesse pelo assunto e instigar novos trabalhos dentro dessa rica e complexa temática.Livro Catálogo do patrimônio artístico e cultural da UFRN(EDUFRN, 2019-06-13) Alves, Teodora de Araújo (Org.); Diego Souza de Paiva, Diego Souza de (Org.)A presente publicação chega às mãos do leitor no ensejo dos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se, como o próprio nome sugere, de uma incursão sobre o rico acervo de obras e atividades artístico-culturais da instituição. E de certo modo atesta aquilo que já tive oportunidade de dizer em outra recente publicação do Núcleo de Arte e Cultura: a vocação para as belas artes e as manifestações culturais, como um todo, na UFRN.Livro O Centro está nas margens: os circuitos da economia urbana no eixo rodoviário Natal-Caicó (RN)(EDUFRN, 2023-11-08) Salvador, Diego Salomão Candido de OliveiraEste livro evidencia a dinâmica de cidades do eixo rodoviário Natal-Caicó que são atravessadas por rodovias cujas margens apresentam-se como um centro econômico imprescindível para a vida urbana. Esse eixo rodoviário é um subsistema de movimentos do território potiguar que se destaca pela frequente circulação intermunicipal de trabalhadores, estudantes e pessoas em busca de tratamento médico. Esses transeuntes se deslocam, geralmente, de sua cidade de moradia para um centro urbano de maior nível funcional ou para onde trabalham, tendo suas demandas de consumo atendidas por atividades produtivas, comerciais e/ou de serviços localizadas nas margens de rodovias. Tais atividades, que também atendem às demandas de moradores locais, se diferenciam por sua organização e pelos níveis de tecnologia e capital. Há atividades desenvolvidas com organização burocrática, necessidade considerável de tecnologia e capital para seu desencadeamento e escala de atuação ampla, isto é, referente aos contextos regional, nacional e global. Também existem atividades pouco ou nada burocráticas e bastante criativas, que utilizam menos tecnologia e capital em suas tarefas e têm como aspecto imprescindível a intensidade de trabalho. Sua escala de atuação é bastante conectada ao âmbito local, embora se venha expandindo na atualidade. Desse modo, é analisada a dinâmica desses “centros” nas “margens” lançando mão da teoria dos circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos, proposta pertinente para a compreensão crítica das intencionalidades que marcam a economia política das cidades desses países. Assim, objetivando analisar o circuito inferior da economia urbana do eixo rodoviário Natal-Caicó no atual período técnico-científico-informacional, consideramos os fixos e os fluxos existentes no território norte-rio-grandense, com destaque para o referido eixo nesse sistema de movimentos, a existência e as relações do circuito superior e do circuito inferior, as atuais características desse circuito da economia urbana e a importância social, econômica e territorial dele. Tendo em vista a subordinação de um circuito econômico ao outro bem como o fato de a urbanização potiguar e, especificamente, a do eixo Natal-Caicó ter como fundamentos a expansão da pobreza e a precarização do trabalho, concluímos que caminhos alternativos ao sistema econômico vigente devem ser, cada vez mais, pensados e buscados, visando revolucionar, ou, a priori, diminuir, o fosso existente entre os circuitos da economia urbana. Ter a possibilidade de implementar um continuum de atividades ancorado não nas centralizações e nas dependências, mas nas solidariedades e nas complementaridades, é algo sumamente importante. Acreditamos que tais caminhos só se tornarão preponderantes na dinâmica da economia urbana por intermédio da ascensão de circuitos econômicos alternativos ou mesmo de um mercado alternativo ao hoje dominante.Livro Comissão da verdade da UFRN: relatório final(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do NorteEste relatório apresenta uma investigação detalhada sobre as violações de direitos humanos ocorridas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante o período da ditadura militar no Brasil. A obra examina o impacto do regime autoritário na comunidade acadêmica, incluindo repressões contra estudantes, professores e servidores. Com base em depoimentos, documentos e pesquisas, o relatório revela o papel da universidade no contexto da repressão e os esforços de resistência desenvolvidos. A publicação é um importante registro histórico, que busca garantir o direito à memória e à verdade.Livro Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN(Editora da UFRN, 2017-11-01) Sá Júnior, Lucrécio de Araújo; Ribeiro, Cynara Teixeira; Gonçalves, Marta Aparecida GarciaEsta obra, resultado de um trabalho contemporâneo, faz circular relatos de práticas e de experiências formativas no PIBID/UFRN nos mais diferentes campos do saber. As dimensões das reflexões adensam-se no desafio de comportar o saber teórico com o saber prático. Os trabalhos desenvolvidos suscitam uma renovação da epistemologia das práticas formativas iniciais no âmbito da docência e trazem uma série de contribuições, desde o debate histórico-crítico que se centra em: 1) relatar a prática de ações coordenadas, por um conjunto de professores formadores que constituem verdadeiras matrizes de intelecção desse tempo determinado; 2) os escritos se situam numa região mediana entre teoria e experiência, e determinam estes dois campos de atuação, Universidade e Escola; 3) expressão de que as matrizes formativas no âmbito das licenciaturas se desenvolvem atualmente com êxito de grandes transformações, que, ao longo desses anos, têm moldado e modificado a configuração do saber docente. Isso faz com que o professor, nesses espaços formativos, assuma diferentes camadas de discursos e práticas que se superpõem (uma vez que são produtos da influência de diferentes matrizes enunciativas), o que torna possível que estas obras sejam estratos, posteriores, de uma arqueologia do saber. Os livros se compõem deste modo de variações e experiências formativas distintas que revelam percepções vividas e associadas a teorias, com estatuto de cientificidade. Sem utilizar os critérios de causalidade histórica tradicional, estas obras, apresentam, de forma não exaustiva, uma descrição de diferentes configurações de saber, que se apresentam em contextos variados.