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Navegando por Assunto "(Auto) formação"

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    Tese
    Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-08) Marques, Zoraya Maria de Oliveira; Ramalho, Betânia Leite; Souza, Elizeu Clementino de; ; http://lattes.cnpq.br/3968241717391173; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781176H3; ; http://lattes.cnpq.br/6858276366093449; Dias, Ana Maria Iório; ; http://lattes.cnpq.br/7968107654959280; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6; Pessoa, Luiz Gonzaga Pontes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766898P6
    A Tese tecida na abordagem (auto) biográfica estuda a existência do ensino vivencial, no âmbito do Ensino Superior, pautado na vivência e no campo (auto) formativo como um suporte teórico-metodológico presente nas salas de aulas, sendo três as suas questões norteadoras: Qual o percurso de (auto) formação trilhado por docentes do Ensino Superior, o que é, para estes sujeitos, o ensino no Ensino Superior e o que entendem por ensino vivencial segundo as suas narrativas. A epistemologia deste trabalho, ancorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Base de Pesquisa: Profissionalização e Formação Docente emerge, notadamente, dos estudos e pesquisas realizados por Ramalho e Nuñez (2005, 2006), Morosini (2001), Pimenta e Anastasiou (2002), Nóvoa (2000), Josso (2004), Dominicé (1988), Catani (2002), e Souza (2004), entre outros, e das práticas de ensino exercidas pela pesquisadora e sujeitos envolvidos na investigação-formação, o que é confirmado a partir das três ferramentas metodológicas que deram suporte ao caminho percorrido: Oito narrativas tópicas, uma observação-participante e sete laboratórios ou encontros paralelos de formação (EPF s) experienciados com professores licenciados que atuam nas diferentes instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, localizadas na cidade de Natal/RN. A Tese situa deste modo, o ensino vivencial na pauta de alternativas metodológicas viáveis e concretas dentre a problemática da (auto) formação enfrentada pelos professores no Ensino Superior
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    Dissertação
    Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-01) Ribeiro, Elizabete Siqueira; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Gonzalez, Fredy Enrique; ; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; ; http://lattes.cnpq.br/7327729197187600; Martins, Lucia de Araujo Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/4028503466396532; Magalhaes, Rita de Cassia Barbosa Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; ; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Pontes, Verônica Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/5868116609416027
    O presente trabalho versa sobre a prática e processo (auto) formativo da autora como professora bilíngue. Desde o ponto de vista morfológico, textual, discursivo o eixo que define a trajetória da pesquisa é a narrativa autobiográfica assumida tanto como meio de (auto)formação quanto estratégia de investigação. O objetivo principal do estudo foi o de aprofundar a discussão sobre o tornar-se uma profissional alfabetizadora na ação, em contexto não escolar informal e formal. A análise dos dados deu-se por agrupamento de categorias (JOSSO, 1988) e seu cruzamento, para identificação de dimensões constitutivas da experiência não formal, na tentativa de responder à questão proposta: Em quais aspectos uma experiência de alfabetização bilíngue não escolar informal poderá contribuir para a (auto)formação e para a inclusão social e escolar de estudantes surdos? O desenvolvimento do discurso da dissertação está dado pela relação dialética entre o socioestrutural (aquilo que é dado pelo contexto social onde a vida dos sujeitos é desenvolvida) e o sociosimbólico ( o mundo vivido por esses mesmos sujeitos). O texto todo está presidido pela subjetividade da pesquisadora que, assumindo-se declarada e explicitamente como a voz do protagonista de todo o texto em relação polifônica com as vozes de outros: referenciais teóricos e outros, cujas vozes aparecem na escrita. Os resultados do estudo revelaram da narrativa apresentada duas dimensões: A dimensão pedagógica – expressada em cada ação didática, planejamento, replanejamento, atividades executadas e na escolha da metodologia mais adequada para letramento de João Pedro. E a dimensão política - que se mostrou através da militância em busca de que as leis em prol de uma criança surda, e de toda comunidade, fossem cumpridas.
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