Navegando por Assunto "(Auto) biografização - teatro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Melo, Eduardo Augusto Martins de; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; http://lattes.cnpq.br/3003249122156631; Porpino, Karenine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Perez, Lúcia Maria VazA presente pesquisa tem por objetivo realizar a biografização de meu trajeto enquanto docente-artista, na perspectiva de compreender acerca das incursões do(s) meu(s) vivido(s) como me tornei artista-docente com as singularidades e pluralidades que me compõem. Adotei o procedimento metodológico “biografização”, oriundo do campo (auto)biografias e histórias de vida, como forma de compreender biografização do meu trajeto formativo enquanto professor da área de Artes, do Município de João Câmara. Os estudos das autoras Christine Delory-Momberger e Marie-Christine Josso conformam os principais referenciais da presente investigação. Enquanto fundamento epistemológico, a partir de suas abordagens em pesquisa (auto)biográfica e de histórias de vida como espaço de formação humana e profissional, traço um trajeto que tem como foco principal o eu-professor-artista atual, olhando para um percurso formativo que é singular, pois me pertence, mas que também tem pluralidades, pois pertence ao universo amplo de um docente-artista que se forma e atua no interior do Brasil. É por meio da compreensão dos sentidos da minha existência singular-plural, como sujeito nas esferas artística e pedagógica, que apresento minha biografização como uma das muitas possibilidades de formação para a formatividade e por conta disso, busco contribuir com pesquisas no âmbito da pedagogia do teatro e do ensino de arte na educação básica, particularmente, a do interior brasileiro.