Navegando por Assunto "(Against) Reform"
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TCC (Contra) Reforma Educacional em contexto de neoconservadorismo: O Serviço Social e os desafios para a formação profissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-08) Morais, Erivania Melo de; Rodrigues, Larisse de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5550946007100013; 0000-0003-1839-6069; http://lattes.cnpq.br/3903520856767692; Rodrigues, Larisse de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5550946007100013; Nicolau, Maria Célia Correia; Cunha, Angely Dias daEsta pesquisa tem como finalidade investigar como a (contra)reforma educacional em contexto neoliberal e neoconservador tem refletido nos currículos de cursos de serviço social do Estado do Rio Grande do Norte e em seu processo formativo. Para isso, elencamos os seguintes objetivos específicos: compreender a (contra)reforma educacional em contexto neoliberal e neoconservador; refletir acerca do Projeto Político pedagógico de cursos de serviço social no Estado do Rio Grande do norte/RN; suscitar preliminarmente os desafios da formação crítica para o desenvolvimento profissional de assistentes sociais comprometidos com um projeto societário emancipador. Para pensar a formação profissional no Serviço Social na relação com essa perspectiva conservadora, podemos questionar: “Como a (contra)reforma educacional em contexto de neoconservadorismo tem refletido nos currículos dos cursos de serviço social e em seu processo formativo?”. Destarte, para apreendermos essa problematização optamos por uma metodologia pautada numa perspectiva qualitativa de caráter social, cujos fundamentos se embasam na teoria marxista de análise social da realidade, em que nos pautamos em Marx (2010; 2011; 2017) Netto (1999; 2006;2007;2009) Iamamoto (2000;2008;2013) Coutinho (2012) entre outros, onde utilizamos, os decretos da educação superior, n° 9.235/2017, o decreto das Instituições de Ensino Superior - IES, com fins lucrativos, n°2.302/1997, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n° 9.394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, as Diretrizes da Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social (ABEPSS) de 1996, o Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Grupo educacional da Estácio do ano de 2018 para que pudéssemos apontar algumas reflexões a respeito da formação profissional. Assim, a pesquisa aponta para a relevância de fomentar e reforçar a formação profissional crítica através das dimensões teórica-metodológico, ético-político e técnico-operativo para que os profissionais estejam preparados para enfrentar as diversas expressões da questão social e para construir coletivamente projetos societários democráticos e a materialização do projeto ético-político da profissão como uma direção ética, para a emancipação dos trabalhadores e trabalhadoras nas lutas sociais e contra todos os tipos de opressões.