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    Dissertação
    A produção audiovisual do #foramicarla: características da apropriação do vídeo nos movimentos sociais em rede
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-29) Souza, João Rodrigo Costa de; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos; ; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; ; http://lattes.cnpq.br/6325974317176292; Pavan, Maria Ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Oliveira, Catarina Tereza Farias de; ; http://lattes.cnpq.br/1135381329909949
    Este trabalho se debruçou sobre a produção audiovisual das movimentações de protesto ocorridas em Natal, capital do Rio Grande do Norte, entre maio e junho de 2011, denominadas #ForaMicarla. Objetivou-se caracterizar esta produção numa tentativa de responder o porquê e como eles lançaram mão do vídeo em suas ações, sob as hipóteses de que a midiatização e o acesso facilitado a estas tecnologias tinham a ver com suas opções. Lançou-se mão de procedimentos histórico-dialético e teoria fundamentada (Fragoso, Recuero e Amaral), a partir das técnicas de observação não-participante, aplicação de questionário e entrevistas em profundidade. Posicionou-se estas movimentações sociais em redes, na conceituação de Castells, dentro de uma perspectiva da contra-hegemonia como uma Mídia Radical (Downing), sendo um Audiovisual de Combate (Bustos). Esta mídia possui as características do Novo Protesto (Assis), inserido no contexto da midiatização da sociedade de Verón e Sodré. Tentou-se também identificar historicamente as origens do poder hegemônico e a estrutura oligárquica, coronelística e familiar que fundou o poder no Brasil, apropriando-se do conceito de Coronelismo Eletrônico de Lima e Lopes e Assistencialismo Midiático de Guareschi, Dias e Hartmann. Através dos dados obtidos houve a emersão das categorias para análise deste tipo de audiovisual.
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