CCHLA - TCC - Teatro
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33157
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Teatro por Assunto "Arkhétypos Grupo de Teatro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A formação de uma professora de teatro: trajetória afetiva em projetos de ensino, pesquisa e extensão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Aguiar, Helena; Coutinho, Karyne; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://lattes.cnpq.br/8716857911851500; Haderchpek, Robson; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; Siqueira, Thulho; http://lattes.cnpq.br/5599371817493373; Souza, Tatiane; http://lattes.cnpq.br/5257994786200352Este trabalho de conclusão de curso é um memorial descritivo e afetivo acerca das minhas experiências formativas enquanto licencianda em teatro, propiciadas por minha participação nos componentes curriculares de estágio e em projetos de ensino, pesquisa e extensão nos quais pude experimentar-me como artista-professora. Diante das lacunas formativas por cursar os Estágios Supervisionados de Formação de Professores no período da pandemia da covid-19, narro suas minhas atividades no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), no Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN), no Programa Residência Pedagógica (PRP/Capes) e no Projeto Trilhas Potiguares (UFRN), refletindo sobre os impactos dessas ações na minha trajetória como licencianda em teatro. Fundamentada nos três pilares básicos da universidade — ensino, pesquisa e extensão — concluo que minha participação em programas e projetos desses três âmbitos desempenhou um papel crucial na minha construção profissional, contribuindo sobremaneira para a formação dos meus modos de ser professora de teatro.TCC "Processo tempo": a importância do ócio criativo no trabalho de composição do ator(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-19) Menezes, Thazio Silva Bezerra de; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; Coutinho, Karyne Dias; Oliveira Neto, Lêonidas deEssa monografia é decorrente da pesquisa de iniciação cientifica realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) intitulada “A Poética dos Elementos e as Epistemologias do Sul”, e tem como foco uma investigação acerca das epistemologias do sul na sua relação com a cena e os saberes interculturais oriundos da prática metodológica desenvolvida pelo Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN. Propondo um recorte no tema central o presente trabalho busca investigar como a relação entre o ócio e o prazer pode marcar a construção de um processo criativo. À luz da Poética dos Elementos e da “Dramaturgia dos Encontros” (HADERCHPEK, 2016) – procedimentos de criação cênica do Arkhétypos Grupo de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte –, e tomando como referência os escritos sobre os elementais de Gaston Bachelard (2013), as Epistemologias do Sul, base de estudo de Boaventura de Sousa Santos (2009), e o conceito de Ócio Criativo de Domenico de Masi (2000), o processo “Tempo” emerge como resultado prático desta pesquisa.