CCHLA - TCC - Teatro
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33157
Navegar
Navegando CCHLA - TCC - Teatro por Assunto "Ancestralidade Pedagogia."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Corpo, memória e território: práticas pedagógicas a partir dos elementos das danças negras como expressividade corporal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Sá, José Walter Almeida; Fonseca, Franco Willamy Lima da; http://lattes.cnpq.br/6322452491719526; http://lattes.cnpq.br/6178446368254112; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; Oliveira, Monique Dias de; http://lattes.cnpq.br/4268467303803200Esta pesquisa é o despertar para o som dos tambores ancestrais, silenciados na formação da Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em um movimento descritivo e reflexivo sobre o reconhecimento de narrativas afetivas e epistemológicas, despertadas através do contato com as danças de matriz afro diaspórica. Diante da experiência de reconectar-se com a ancestralidade e de trabalhar com o corpo na formação em teatro, começo a explorar na dança a potência energética e sua função pré-expressiva na cena, como preparador corporal. Este artigo dialoga sobre práticas arte educativas, centradas nas referências afro-brasileira e nas práticas constituídas por meio das danças negras como pedagogia do corpo no teatro. Como resultado dessas experimentações se desenvolveu uma metodologia voltada para elaboração de oficinas corporais, investigando os desdobramentos que as dança negras podem provocar no sujeito e no cotidiano do ensino de teatro no Brasil.