BDM - Biblioteca Digital de Monografias
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33042
Navegar
Navegando BDM - Biblioteca Digital de Monografias por Assunto ". Classificação brasileira de ocupação (CBO)2612"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A imagem do bibliotecário na visão dos discentes de ensino médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti - FLOCA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Santiago, Magaly Alexandre; Barbosa Neto, Pedro Alves; Araújo, Francisco De Assis Noberto Galdino de; Tanus, Gabrielle Francinne De Souza CarvalhoA imagem do bibliotecário e a forma como a profissão é projetada tem sido debatida, sobretudo pela forte associação a estereótipos que a marcaram e ainda a marcam. Dessa forma esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como o bibliotecário é visto/idealizado pelos discentes de Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (FLOCA). Ao longo do trabalho foi apresentada a evolução do profissional bibliotecário e as características da profissão, suas possibilidades de atuação, aspectos relativos à sua formação acadêmica e às competências e habilidades requeridas para o exercício profissional, bem como os aspectos de sua representação social. Utiliza como metodologia uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo de caráter descritivo, fazendo uso de questionários como instrumento de coleta de dados, a respeito da imagem que os discentes do ensino médio do FLOCA possuem do bibliotecário. A partir dos dados coletados e dos resultados obtidos constatou-se que a representação que os discentes possuem da imagem do bibliotecário nos dias atuais, em sua maior parte é incompatível com as competências do profissional para com a sociedade, e foi constatado o desconhecimento do profissional e suas atividades. Reconhece que há a necessidade de desenvolver soluções que disseminem o papel do bibliotecário e que desvinculem o estereótipo percebido do bibliotecário, a fim de divulgar a importância da profissão para a sociedade.