Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
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Navegando Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia por Assunto "Avaliação"
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Dissertação Efeito Summer Learning Loss em crianças de baixa renda na fase inicial de alfabetização(2019-06-14) Aprígio, Luana Celly Silva; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; ; Lopes, Leonardo Wanderley; ; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro;Introdução: O efeito "Summer Learning Loss" é caracterizado como risco de prejuízo ou estagnação de processos de aprendizagem, especialmente em crianças na situação de vulnerabilidade social. O efeito ainda é pouco conhecido e estudado no Hemisfério Sul do mundo. Objetivo: Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento na literatura mundial sobre a ocorrência e caracterização deste efeito e; avaliar a ocorrência deste efeito em crianças de baixa renda estudantes de escolas públicas na cidade de Natal-RN. Método: O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o efeito "Summer Learning Loss", com busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, Eric, Medline, Lilacs, Periódicos Capes. O segundo é um estudo longitudinal, prospectivo e observacional em que habilidades linguísticas preditoras de leitura foram avaliadas em crianças de baixa renda de três escolas municipais do município de Natal. A avaliação aconteceu em dois períodos escolares, antes e após as férias de fim de ano. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 149 artigos e selecionados 8 para a revisão, de acordo com os critérios adotados, e é descrito a real ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" independente da cultura. Há foco para o estudo da ocorrência do efeito em crianças desde o ultimo ano da Educação infantil até o ultimo ano do Ensino Fundamental, principalmente relacionada a habilidades básicas de leitura e matemática. No estudo 2, a análise estatística dos dados caracterizou estagnação em 55% das habilidades e melhora de 42,5% das habilidades avaliadas. Apenas 2,5% apresentou piora (nomeação automática rápida de objetos) antes e depois das férias de 10 semanas. Conclusão: A revisão da literatura converge para o ponto comum de ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" em populações de baixa renda, que trás como consequências prejuízos contínuos para a aprendizagem escolar. O segundo estudo caracterizou a ocorrência parcial do efeito Summer Learning Loss na população avaliada.Dissertação Investigação da pressão de língua e eficiência e segurança da deglutição nos diferentes estágios da doença de Parkinson(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Campos, Stefane Maria de Lima; Magalhães Júnior, Hipolito Virgilio; http://lattes.cnpq.br/8895619881058718; Espirito Santo, Caroline Cunha do; Pernambuco, Leandro de AraújoIntrodução: A disfagia orofaríngea (DO) é uma condição clínica frequente na doença de Parkinson (DP) e pode estar presente em qualquer estágio evolutivo, seja na doença de Parkinson de início precoce (DPP) ou na tardia. Os sinais e sintomas da DO podem alterar a eficiência e segurança para deglutir e serem influenciados pela função diminuída da língua durante o processo da deglutição, o que pode causar riscos de penetração e aspiração. Objetivo: Para o artigo 1, foi analisar a pressão isométrica máxima (PIMáx) de língua nos estágios da DP e sua relação com as alterações na eficiência e segurança da deglutição. Para o artigo 2, foi identificar se existem alterações na eficiência e segurança da deglutição que sinalizem a presença de DO na DPP. Método: O artigo 1 trata-se de um estudo analítico, transversal e o artigo 2 trata-se de uma série de casos. Para obtenção dos dados foram aplicados protocolos para caracterização da amostra, autoavaliação de alterações na deglutição, avaliação da PIMáx de língua por meio de um aparelho de transdução do pico pressórico de língua e teste de deglutição de volume/viscosidade. A análise foi realizada por meio do cálculo de frequência simples e percentual com resultados em termos de média e desvio-padrão e submetidos à análise de variância (ANOVA). A distribuição normal foi avaliada através do teste de Shapiro-Wilk e as comparações entre os níveis de pressão da língua, avaliação final do teste de deglutição, estágio da DP e interação entre avaliação final e estágio, foram realizadas por meio do teste de Tukey, em nível de significância de 0,05. Resultados artigo 1: participaram 50 indivíduos, com média de idade 64,26 anos (±12,27), 22 no estágio inicial, 20 no moderado e oito no estágio avançado. A média de PIMáx de língua foi de 33,82 KPa (±17,08) em que foi identificada a interferência significativa dos estágios da DP nas medidas de PIMáx de língua, porém sem haver influência nas alterações de eficiência e segurança da deglutição. Resultados artigo 2: participaram 12 indivíduos com média de idade de 48,83 anos (±5,25), seis no estágio inicial e seis no estágio moderado e dentre esses, apenas dois não apresentaram nenhum sinal de alteração na eficiência e segurança da deglutição. Em relação a segurança, a alteração na qualidade vocal foi a mais frequente no volume de 5 ml nas consistências nível 0, 2 e 4 IDDSI e na eficiência foram: suspeita de resíduos faríngeos e deglutições múltiplas nas consistências de nível 2 e 4 (IDDSI). Conclusão: Indivíduos com DP possuem uma PIMáx de língua reduzida e à medida que a doença avança a pressão que a língua desempenha tende a diminuir, apesar disso, a diminuição da PIMáx de língua não mostrou interferência na eficiência e a segurança da deglutição. Também, foi identificado que as pessoas com DPP em estágios menos agressivos da doença apresentaram sinais de alteração na deglutição, pela presença de resíduos faríngeos.Dissertação Obtenção de evidências de validade com base no conteúdo e nos processos de resposta do DEGLUTO: Instrumento de Avaliação Clínica da Deglutição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Alves, Jadson Stheferson Dutra; Magalhães Júnior, Hipólito Virgílio; Pernambuco, Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-8469-9570; http://lattes.cnpq.br/6690138144458483; http://lattes.cnpq.br/1697939517271283; Almeida, Anna Alice Figueirêdo de; Sugueno, Lica ArakawaA disfagia orofaríngea é uma condição prevalente em diversas populações clínicas e pode resultar em complicações como desnutrição, desidratação e pneumonia aspirativa. A avaliação clínica estruturada é essencial para o manejo adequado da disfagia, exigindo instrumentos confiáveis e validados. Diante da necessidade de um instrumento adaptado à realidade brasileira, foi desenvolvido o DEGLUTO: Instrumento de Avaliação Clínica da Deglutição, cujo processo inicial de obtenção de evidências de validade é o foco desta dissertação. Trata-se de um estudo metodológico dividido em duas etapas. A primeira etapa envolveu a obtenção de evidências de validade com base no conteúdo, realizada pelo método Delphi, com a participação de 13 juízes especialistas em disfagia. Os itens do instrumento foram analisados quanto à relevância, clareza e atualização ao construto avaliado. Sete itens foram removidos e vinte e um foram reformulados, resultando em uma versão preliminar com 21 itens. A segunda etapa consistiu na obtenção de evidências de validade com base nos processos de resposta, por meio da aplicação do instrumento por dez fonoaudiólogos colaboradores em ambientes hospitalares e ambulatoriais. Os profissionais avaliaram a clareza e aplicabilidade dos itens, bem como a compreensão dos pacientes durante a aplicação, tempo de aplicação e aceitabilidade do instrumento. A análise estatística incluiu o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e o coeficiente Kappa para verificar a concordância entre os avaliadores. Os resultados demonstraram elevada concordância para a maioria dos itens, exceto um, que foi removido, resultando na versão preliminar do DEGLUTO com 20 itens. O estudo evidenciou que o instrumento possui clareza, relevância e aplicabilidade clínica, contribuindo para a qualificação da avaliação da disfagia orofaríngea. Os achados fornecem suporte para a continuidade do processo de obtenção de evidências de validade.