DEP - Departamento de Engenharia de Produção
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/132
Navegar
Navegando DEP - Departamento de Engenharia de Produção por Assunto "Administração Mercadológica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo O avanço do mercado informal e o empreendedorismo individual: uma análise mercadológica no camelódromo do bairro alecrim em Natal/RN(Faculdades FACET, 2013) Queiroz, Jamerson Viegas; Pereira, Marcelo Henrique Neves; Figueiredo, Elisandra Melo; Carvalho, Gilberto Sousa de; Lutif Júnior, Jorge AssefO objetivo deste estudo foi analisar em que medida o programa do empreendedor individual está potencializando os resultados dos comerciários do camelódromo do Alecrim. No tocante a Metodologia, a pesquisa é do tipo exploratório e descritivo. No que diz respeito à amostra, foram pesquisados 100 camelôs escolhidos de forma aleatória. O instrumento de pesquisa foi um questionário estruturado, composto por 18 questões estrategicamente desenvolvido a fim de alcançar o objetivo geral. A coleta dos dados foi realizada “in loco”, através de entrevista pessoal e analisadas com base no referencial teórico. No geral, a maioria atua no mercado entre 1 e 5 anos e entre 11 e 15 anos para os mais experientes. De forma geral ficou claro que o programa “Empreendedor Individual” não está potencializando os resultados dos comerciários. Um ponto a destacar é que muitos não conhecem detalhadamente o programa e que caso conhecessem os benefícios para se tornarem empreendedores individuais, a grande parte dos camelôs entrevistados desejaria sair da informalidade. Os pontos críticos observados para se tornarem formais foram a falta de informação, a burocracia e a falta de credibilidade. Segundo os entrevistados, nenhum deles recebe incentivos claros para aderirem ao Programa “Empreendedor individual”