CCSA - TCC - Serviço Social
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Navegando CCSA - TCC - Serviço Social por Assunto "6.10.00.00-0 Serviço Social 6.10.01.00-7 Fundamentos do Serviço Social"
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TCC A secundarização do núcleo de fundamentos do trabalho profissional na produção de conhecimento: uma análise em nível de graduação de Serviço Social na UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-19) Johnson, Cecília Nascimento; Nicolau, Maria Célia Correia; Nicolau, Maria Célia Correia; Silva, Eliana Andrade da; Inácio, Miriam de OliveiraEste trabalho de conclusão de curso versa sobre a secundarização do Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional na produção de conhecimento na graduação, em sua particularidade do curso de Serviço Social da UFRN, lócus da pesquisa documental. Objetiva investigar e analisar os determinantes histórico-sociais das escolhas e motivações dos objetos de pesquisa das graduandas e graduandos de Serviço Social da UFRN sistematizados teoricamente nos Trabalhos de Conclusão de Curso. Assim, busca identificar e analisar o porquê dessas motivações não abordarem as discussões sobre o exercício profissional e a formação profissional, ou seja, as temáticas que contemplam o Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional. Partimos do pressuposto que as complexas relações sociais e transformações societárias que vêm ocorrendo no contexto da sociabilidade capitalista brasileira rebatem nas velhas e novas dinâmicas histórico-sociais, influenciando e complexificando o mundo do trabalho, os processos de trabalho, as políticas sociais, incluindo a política de educação e, por seu turno a formação profissional em nível superior do assistente social. De natureza documental e bibliográfica, o presente trabalho segue uma perspectiva crítica de análise do seu objeto, tendo como base os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, articulados aos demais fundamentos que se debruçam a conhecer a sociedade, para mediação da análise dos determinantes que incidem na escolha dos objetos de pesquisas dos e das discentes do curso de Serviço Social da UFRN. Numa perspectiva crítica, optamos pela construção ontológica do conhecimento, ao tempo que fez-se necessário trazer à tona, a importância da dimensão investigativa e sua relação com a dimensão interventiva, tanto para a construção de sistematizações teóricas e da pesquisa como um todo, quanto para atuação cotidiana profissional. As informações sistematizadas e analisadas possibilitaram a identificação da existência de uma secundarização do debate da formação e exercício profissional em grande parte das escolhas dos graduandos e graduandas de Serviço Social da UFRN, havendo uma priorização de temas relacionados aos outros dois núcleos - Núcleos de Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social e Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio-Histórica da Sociedade Brasileira - sem estabelecer relação dos seus objetos de pesquisa com o debate da profissão em suas dimensões da formação e do exercício profissional, que têm como referência os fundamentos teóricos e críticos produzidos pelos nossos intelectuais e pesquisadores para compreensão do Serviço Social na sociedade. Esse fenômeno coloca para a categoria a imprescindibilidade da atitude investigativa em torno do próprio Serviço Social: é necessário pesquisar, debater e discutir mais sobre o exercício e a formação profissional. Defende-se que os núcleos de fundamentação evidenciam a lógica transversal entre os três níveis, isto é, singular-particular-universal, e requer dos graduandos e graduandas, em seu processo formativo, o entendimento da existência de uma relação intrínseca entre todos, eliminando potenciais fragmentações do processo de conhecimento e as dissociações entre eles.