PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais
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Navegando PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais por Assunto "Administração pública"
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Dissertação Análise de desperdícios com base nos princípios da administração pública e do lean office: um estudo realizado em uma Universidade Federal(2017-10-27) Ubarana, Rosaneide Maria Garcia da Silva; Gurgel, André Morais; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Feitor, Carlos David Cequeira; https://orcid.org/0000-0002-7773-8578; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Cardoso, Monique Fonseca; http://lattes.cnpq.br/9672860133840416Este trabalho tem o objetivo de analisar os desperdícios no fluxo do processo referente à tramitação de projetos acadêmicos, na Coordenação de Convênios e Contratos da Pro-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à luz dos princípios da Administração Pública, expressos no caput do Art. 37 da Constituição Federal de 1988, e do Lean Office. Tendo em vista o contexto da pesquisa e por se tratar de uma instituição pública, fez-se a revisão bibliográfica sobre Administração Pública, enfatizando os princípios basilares expressos na Constituição Federal de 1988 e o modelo gerencial, bem como sobre gestão de processos e produção enxuta. Optou-se pela abordagem qualitativa, sendo a pesquisa um recorte de um Projeto maior que está em execução na referida Coordenação, cuja finalidade é melhorar os processos de tramitação de projetos acadêmicos. Para coleta de dados, fez-se uso de grupo focal para identificar os desperdícios do processo na percepção dos usuários, workshop sobre processos, para construir o fluxo e observação participante durante a reunião de análise do processo juntamente com a equipe de trabalho. A análise dos dados qualitativos ocorreu após as transcrições dos áudios do grupo focal e da reunião de análise de processos. Foi realizada através de conteúdo categorial, com o auxílio do software NVivo®. Os principais resultados encontrados foram: o desperdício Espera e o Princípio da Eficiência, além de serem os mais incidentes no fluxo, possuem uma relação direta entre si, sendo que a espera também tem origem nas exigências legais do processo, em atendimento ao Princípio da Legalidade. Contudo, observou-se que pode ser reduzida. Verificou-se que o Princípio da Legalidade é um fator limitador para intervenção no fluxo e, nesse contexto, o desperdício gerado por Excesso de Processamento, que provoca Espera, Movimento Desnecessário e Transporte, torna-se necessário para atender ao referido Princípio. Constatou-se que há necessidade de integração e outras melhorias nos sistemas para melhorar a eficiência do processo. Além disso, identificou-se que as etapas Cadastramento e Setor de Minutas são as que concentram o maior número de problemas no fluxo e as constantes alterações nos entendimentos legais foram citadas por todos os sujeitos da pesquisa, demonstrando que se trata de um ponto crítico a ser trabalhado pela gestão. Assim, constatou-se que o grande desafio das instituições públicas é conciliar suas características e normas à maior eficiência nos serviços prestados. Espera-se que os resultados obtidos possam direcionar as ações de melhorias dos processos de tramitação de projetos acadêmicos para cumprimento dos Princípios da Administração Pública, bem como auxiliar no desenvolvimento de outros trabalhos acadêmicos.Dissertação Clima organizacional na UFRN/Campus de Currais Novos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-09) Vieira, Maria da Solidade Oliveira Cesário; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/4899772071480114; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico do Clima Organizacional da UFRN/Campus de Currais Novos, a partir da percepção dos colaboradores inseridos na instituição pesquisada. Optou-se por fazer um estudo descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta, a Escala de Clima Organizacional - ECO, elaborada e validada por Martins (2008), acrescida de quatro questões abertas. Esse instrumento se propõe a dimensionar o Clima Organizacional a partir da percepção do colaborador, obedecendo a uma escala de cinco fatores: apoio do gestor e da organização, reconhecimento, conforto físico, controle/pressão e coesão entre colegas. O público alvo da pesquisa constituiu-se de todos os docentes, técnicos administrativos, terceirizados e bolsistas de apoio técnico da UFRN/Campus de Currais Novos, totalizando 88 colaboradores, sendo 38 docentes, 21 técnicos administrativos, 10 terceirizados e 19 são bolsistas de apoio técnico. A pesquisa de campo teve como locus o Campus de Currais Novos, e a coleta dos dados ocorreu no período de 25 de setembro a 14 de outubro de 2014. Os resultados encontrados revelaram o clima organizacional positivo, o negativo, o predominante e sugestões de mudanças na organização pesquisada com relação aos fatores do clima. A título de contribuição com a UFRN e considerando os objetivos de um mestrado profissional, os resultados deste estudo diagnóstico serão apresentados à direção do CERES para que sejam utilizados como mais uma ferramenta a possibilitar possíveis ações e ajustes no modelo de gestão de pessoas no Campus de Currais Novos.Dissertação Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN(2017-10-10) Silva, Kalline Bezerra da; Nahra, Cinara Maria Leite; http://lattes.cnpq.br/3185309694904313; Oliveira, Adriana Carla Silva de; http://lattes.cnpq.br/3078845345632743; Guimarães, Patricia Borba VilarNo mundo contemporâneo, a globalização provocou uma revolução nos meios de comunicação, nas tecnologias da informação e na própria estrutura lógica do funcionamento das organizações. As bibliotecas, de modo específico, acompanharam essas evoluções, passando a demandar nova competência organizacional para os seus funcionários. Necessitando assim, de funcionários mais comprometidos que atendessem a um público cada vez mais exigente de forma eficiente e eficaz primando sempre por serviços de qualidade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo geral analisar o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando-se do modelo tridimensional do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991). A população e a amostra do estudo foram compostas pelos 127 servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa. Como técnicas de coleta e análise dos dados foram utilizados os levantamentos bibliográfico e documental para compor o embasamento teórico da pesquisa, bem como aplicação de questionário fechado contendo 40 perguntas em formato likert, validado por Meyer e Allen (1991), cujo os dados obtidos foram tabulados e realizados os cruzamentos por meio do programa SPSS. Portanto, concluiu-se que o nível de comprometimento organizacional dos servidores do SISBI detectado com maior incidência foi o comprometimento afetivo, sendo este, seguido do comprometimento calculativo e por último o comprometimento normativo. E, ainda que mesmo os servidores possuindo um nível de afetividade elevado com instituição que determina esse comprometimento, as perdas sociais de trabalho e as perdas de retribuição na organização que fazem parte da dimensão calculativa são levadas em consideração, sendo uma forma de calcular e inferir sobre esse comprometimento. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam em termos teóricos, para futuras pesquisas, assim como em termos práticos, para o aumento e fortalecimento do comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas.Dissertação Os desafios dos gestores na administração pública contemporânea: estudo de caso na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-09) Cruz Júnior, Evilazio Xavier; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371Este trabalho surgiu a partir da intenção de identificar o perfil profissional das pessoas que atuam nas funções de confiança da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como, de conhecer como se dá as relações de trabalho entre esses gestores e seus administrados. A escolha do tema justificase pela busca da compreensão do processo de trabalho e da relação gestor-colaboradores. Isso o torna relevante, no sentido de que este trabalho possa contribuir para que os administradores públicos discutam com sua equipe de trabalho e venham a traçar diretrizes para o fortalecimento das relações interpessoais e o aprimoramento da atuação do gestor público perante os seus administrados. O objetivo principal do trabalho é realizar um diagnóstico sobre a atuação desses gestores, em que se buscou: descrever o processo de capacitação dos gestores da PROGESP; identificar as habilidades essenciais para a seleção desses servidores para o exercício de cargos de confiança; verificar a existência de indicador que avalie a atuação dos gestores; diagnosticar a autopercepção dos gestores e a percepção dos colaboradores sobre a sua atuação do gestor. Para tanto, foram realizadas: a) pesquisa documental, para identificar a distribuição das funções de confiança da PROGESP; e, b) pesquisa de campo com aplicação de questionário entre os gestores e os seus administrados, que levantou questões relacionadas ao perfil dos participantes; a capacitação e treinamento contínuo; a autonomia para tomar decisões; ao planejamento das atividades; a motivação dos servidores; as habilidades essenciais à seleção de servidores para cargos de gestão; a avaliação da atuação dos gestores e aos desafios dos gestores públicos na Administração Pública contemporânea. Para fundamentar este estudo, foram detalhados no referencial teórico: os princípios constitucionais da Administração Pública; as normas legais que estruturaram o atual sistema de governo; os poderes administrativos: vinculado e discricionário e os controles da Administração Pública: interno e externo. Foi realizado um estudo de caso na PROGESP e os resultados obtidos demonstram fragilidades, que foram detalhadas na conclusão do presente trabalho, e que se referem a: atenção do Administrador Público aos princípios constitucionais que norteiam suas ações administrativas; a capacitação e atualização para o exercício das funções gerenciais; a autonomia para tomada de decisões; a motivação para desenvolver as tarefas cotidianas e a avaliação e acompanhamento da atuação dos gestores. Espera-se contribuir para melhoria da atuação dos gestores e dos integrantes da equipe de trabalho, com intuito de se atingir a eficiência e a qualidade esperadas na prestação dos serviços públicos oferecidos pela PROGESP/UFRN.Dissertação Estudo sobre a possibilidade de terceirização das funções dos servidores técnicos do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte(2018-06-07) Rosas, Raphaela Viana de Queiroz; Rosario, José Orlando Ribeiro; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; ; ; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; Freire, Leonardo Oliveira;O tema proposto para estudo decorre de antigos questionamentos acerca da possibilidade das funções relacionadas diretamente com a causa da existência de uma organização, pública ou privada, serem confiadas a trabalhadores terceirizados. Com especial destaque para a realidade do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte o qual, tendo em vista do quantitativo de demandas que lhes são confiadas, busca no instituto da terceirização o necessário incremento de sua força de trabalho, objetiva-se demonstrar, a partir da análise correlacionada de textos legais, obras doutrinárias e trabalhos científicos, se as novidades trazidas pela Lei Federal no 13.429/2017 e pela Instrução Normativa no 05/2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, modificaram o entendimento prevalecente no sentido de não ser possível a terceirização das atividades permanentes e essenciais à Administração Pública, como são exemplos aquelas desempenhadas pelos servidores técnicos da organização em referência.Dissertação Gerenciamento de termos de execução descentralizada em uma universidade federal(2017-08-18) Nascimento, Giselle Souza do; Caricio, Marcelo Rique; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; Oliveira, Adriana Carla Silva de; http://lattes.cnpq.br/3078845345632743; Guimarães, Patricia Borba Vilar; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237O estudo propõe um novo processo para o gerenciamento de termos de execução descentralizada e convênios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) utilizando-se para isso o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). A ideia da pesquisa surgiu da necessidade de organizar e agilizar os trabalhos executados no Setor de Administração de Convênios da Diretoria de Contabilidade e Finanças da UFRN, além de atender às solicitações dos coordenadores dos projetos financiados com recursos descentralizados. O objetivo geral do trabalho é analisar os processos de Gestão de Termos de Execução Descentralizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa pode ser classificada como aplicada, qualitativa e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizou-se nesse trabalho a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, o estudo de caso e a pesquisa-ação. O trabalho está dividido em cinco capítulos. O primeiro capítulo é a introdução do trabalho, apresentando o problema, a justificativa e os seus objetivos. O segundo capítulo apresenta a revisão da literatura que serviu como base para fundamentar a pesquisa. O capítulo três trata dos procedimentos metodológicos utilizados no trabalho. O quarto capítulo apresenta o local onde foi realizada a pesquisa, a proposta de intervenção em módulo do SIPAC e a análise dos resultados obtidos na pesquisa. No último capítulo são expostas as conclusões e recomendações da pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstram que a proposta de módulo do SIPAC apresentada impactará positivamente nos trabalhos executados no Setor de Administração de Convênios da Diretoria de Contabilidade e Finanças da UFRN, assim como aos coordenadores dos projetos e a própria UFRN que executará de maneira mais célere e eficiente os recursos recebidos através de descentralização orçamentária, como também outras instituições parceiras que utilizam os sistemas desenvolvidos pela SINFO da UFRN.Dissertação As políticas de desenvolvimento de pessoas aplicadas aos servidores docentes do magistério superior federal: um estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-03) Lage, Talita Chintia Vale; Xavier, Yanko Marcius de Alencar; https://orcid.org/0000-0002-9579-0927; http://lattes.cnpq.br/2551909246317077; https://orcid.org/0000-0002-6176-8844; http://lattes.cnpq.br/0167539747696114; Guimarães, Patricia Borba Vilar; https://orcid.org/0000-0001-9130-3901; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; Gabbay, Samuel MaxA presente pesquisa tem como tema central a importância do desenvolvimento de docentes para a qualidade da educação superior em universidade pública federal. Serão abordados os aspectos que relacionam a qualificação do profissional docente com a qualidade da instituição que esse professor exerce suas atividades; os reflexos dessa qualificação na carreira acadêmica e profissional desse docente e como a legislação prevê a necessidade de desenvolvimento continuado dos docentes e seus impactos nas suas atividades, bem como as modalidades de afastamento das atividades profissionais para qualificação. Justifica-se portanto nos seus aspectos institucionais e pessoais, vez que a mestranda é servidora lotada na UFRN, na Comissão Permanente de Pessoal Docente, responsável por analisar processos de afastamento para ações de desenvolvimento. No que diz respeito à problemática, a principal pergunta norteadora da pesquisa foi: Quais as atuais políticas de desenvolvimento docente e como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte aproveita essas políticas para qualificar seu corpo docente? O presente estudo se propõe, utilizando os métodos teórico-bibliográfico e hipotético-dedutivo, utilizando-se de pesquisa qualitativa, com objetivo exploratório, a analisar a necessidade de desenvolvimento permanente dos docentes do magistério superior público federal como essencial para a importância dessas ações para o crescimento da Instituição e o avanço nos indicadores de qualidade das Universidades e do tripé sustentador dessas instituições (ensino, pesquisa e extensão), a legislação pertinente a esse desenvolvimento e relativa aos afastamento de docentes enquanto servidores públicos para ações de desenvolvimento, elaborando um diagnóstico dessa legislação e suas implicações e apresentando ao final sugestões com o objetivo de facilitar a elaboração de futuros normativos no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentando ainda um guia prático que pretende responder aos principais questionamentos recebidos pela mestranda em seu ambiente de trabalho, acerca das atuais modalidades de procedimentos de afastamento para ações de desenvolvimento de docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Dissertação O princípio constitucional da moralidade administrativa no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-18) Medeiros, Alexia Guerra Lima de; Nahra, Cinara Maria Leite; Savia, Sérgio Luís Rizzo Dela; ; http://lattes.cnpq.br/3569074915058707; ; http://lattes.cnpq.br/3185309694904313; ; http://lattes.cnpq.br/9944246253745406; Tonelli, Maria Luiza Quaresma; ; http://lattes.cnpq.br/1251045364498505; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237A Constituição Federal de 1988 ao prever expressamente em seu artigo 37 que a Administração Pública deve obedecer, entre outros, ao princípio da moralidade administrativa, veio consubstanciar um clamor social pela restauração da ordem moral no país, de forma que requer o resgate no desempenho da função pública, valores éticos, como probidade, honestidade, lisura e justiça, que conformam o comportamento humano e orientam o agente público na condução correta das atividades administrativas, colaborando para a concretização da boa administração no serviço público brasileiro. Diante disso, o presente trabalho pretende realizar um estudo acerca do princípio constitucional da moralidade administrativa, buscando investigar seu conceito, conteúdo, características e alcance e, assim, compreender como torná-lo efetivo na realidade da Administração Pública, tendo como recorte institucional, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, autarquia federal e, portanto, ente da Administração indireta. O objetivo geral consiste em elaborar, a partir do arcabouço doutrinário e normativo sobre o princípio da moralidade administrativa, bem como da realidade institucional da UFRN, 10 princípios gerais de comportamento aplicáveis à realidade universitária, para orientar as condutas do agente público e serem, assim, facilitadores na concreção de tal princípio. Os objetivos específicos desdobram-se em: a) Proceder a um estudo teórico acerca do princípio constitucional da moralidade administrativa; b) Levantar e analisar os principais diplomas legais que regulamentam o comportamento ético do servidor público federal; e, c) Investigar a aplicabilidade do princípio da moralidade administrativa no âmbito da UFRN. Quanto ao método, a pesquisa se classifica como descritiva, no que se refere aos objetivos pretendidos. Em relação aos procedimentos técnicos utilizados para a coleta de dados, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uso da documentação indireta como técnica de pesquisa. Com o desenvolvimento do estudo e a elaboração dos princípios gerais de comportamento, espera-se contribuir para tornar efetivo o princípio constitucional da moralidade administrativa no âmbito da UFRN, principalmente por meio da prevenção de desvios de conduta e consequentes infrações por parte do servidor público federal.Dissertação Processos de penalidades administrativas decorrentes de licitações e contratos administrativos: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-11) Costa, Rosaver Alves da; Rosário, José Orlando Ribeiro; Freire, Leonardo Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3263821619188327; https://orcid.org/0000-0001-5307-3404; http://lattes.cnpq.br/7497832675271260; https://orcid.org/0000-0003-2676-5207; http://lattes.cnpq.br/6660357410308782; Guimarães, Patricia Borba Vilar; https://orcid.org/0000-0001-9130-3901; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; Medeiros, Robson Antão deO presente trabalho abordará a falta de padronização dos processos de penalidades administrativas, os quais são abertos para apurar a responsabilidade quanto a ocorrência de irregularidades nas licitações públicas e contratos administrativos, bem como das intercorrências que acontecem na execução dos serviços e fornecimento de materiais a UFRN. O mesmo tem por objetivo investigar a possibilidade de padronização dos procedimentos nos processos de penalidade administrativas, os limites da autonomia universitária, quais as modalidades de licitações e contratos administrativos celebrados pela UFRN, se é possível apontar que existe padronização de procedimentos de outras instituições de ensino quanto a estes tipos de processos, verificar quais penalidades administrativas são impostas pela UFRN e mapear os processos de trabalho relacionados. O estudo é uma pesquisa aplicada que usa os métodos hipotético-dedutivo e comparativo, a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudos de casos. Propondo ainda a entrega de produto técnico com proposta de padronização dos procedimentos administrativos relacionados aos processos administrativos de penalidade.Dissertação Relações socioprofissionais de trabalhadores terceirizados: um estudo de caso numa Universidade Pública Federal(2017-10-02) França, Lúcio Cleber Barbalho de; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/7656903737567810; Maux, Ana Andrea Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1396156130526048; Lima, Fellipe Coelho; http://lattes.cnpq.br/5116689205242979; https://orcid.org/0000-0001-7763-4050; Torres, Tatiana de Lucena; https://orcid.org/0000-0001-6274-1929; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004O presente trabalho analisou a terceirização em uma Universidade Federal, buscou caracterizar as relações socioprofissionais de trabalho (RST) mantidas entre seus trabalhadores terceirizados de diferentes categorias funcionais e servidores concursados, para tanto, foram aplicadas entrevistas aos participantes através de amostra não probabilística intencional, retratando os sentimentos de pertença (identidade). A entrevista abordou questões relativas ao dia a dia do entrevistado suas opiniões, vivências e experiências construídas em situações vividas nas relações socioprofissionais laborais. Para analisar as informações, as respostas às questões abertas foram compiladas e submetidas a uma análise quantitativa de textos sendo utilizada a técnica de Classificação Hierárquica Descendente, também uma análise de similitude. O resultado final revelou aspectos de invisibilidade na percepção do terceirizado, bem como a ausência do sentimento de pertença à instituição.Dissertação Solicitação e concessão de diárias e passagens na UFRN: uma proposta de intervenção no fluxo atual com a utilização simultânea dos sistemas SIPAC e SCDP(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-29) Menezes, Daniel Bessa de; Gurgel, André Morais; ; ; Xavier Júnior, Antonio Erivando; ; Medeiros Júnior, Josué Vitor de;Diante do surgimento de problemas relacionados à gestão e escassez de recursos públicos, a Administração Pública se vê obrigada a racionalizar os custos sem, no entanto, impactar na qualidade dos produtos/serviços disponibilizados à sociedade. Essa relação custo/benefício tem sido um dos grandes desafios da gestão, e a adoção intensa da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e da Gestão de Processos vem sendo fundamental para cumprir esse objetivo. Nesse contexto, essa pesquisa foca no fluxo de solicitação e concessão de diárias e passagens da UFRN com o uso de dois sistemas de informação importantes para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). O SIPAC, sistema da UFRN, controla e gerencia inúmeras demandas da instituição, tais como passagens e diárias. O SCDP é o sistema oficial do Governo Federal, de uso obrigatório para todos os órgãos da administração direta e indireta, para a aquisição de passagens áreas e pagamento das diárias. Atualmente não há nenhuma integração entre os sistemas, tornando o processo pouco eficiente. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é propor melhorias no fluxo atual com a utilização dos sistemas SIPAC e SCDP na solicitação e concessão de diárias e passagens da UFRN, de forma a tornar o processo mais eficiente, eficaz e com o menor custo possível. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental no SIPAC, Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF) e Pró-Reitoria de Administração (PROAD) para elaboração do mapeamento do processo. Em seguida, foi utilizada a técnica do grupo focal com o objetivo de identificar os pontos positivos e negativos do atual processo na percepção dos colaboradores envolvidos no processo, juntamente com o mapeamento de valor do atual fluxo. Foi identificado que o atual fluxo é pouco eficiente em virtude da falta de integração e compatibilidade das informações e fluxos dos dois sistemas; Por gerar retrabalho em diversas etapas do fluxo e por está contribuindo para um aumento expressivo de dias de atrasos no pagamento das diárias. Sendo assim, foi elaborado um plano de melhoria, bem como realizada uma remodelagem do processo, de modo a tentar eliminar os desperdícios identificados e, com isso, tornar o processo mais eficiente, eficaz. Além disso, os resultados dessa pesquisa poderão expandidos de modo a beneficiar outras instituições que utilizam ambos os sistemas.