PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais
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Navegando PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais por Assunto "Administração de serviços"
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Dissertação Informar para integrar: um modelo de aplicativo para a integração de alunos em uma instituição de ensino superior(2019-06-19) Cavalcanti, Marcelo Dantas; Caricio, Marcelo Rique; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; ; ; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; Santos, Vilma Maria Villarouco;O processo pelo qual o estudante reconhece o ambiente acadêmico em uma instituição de ensino superior, bem como se integra à comunidade universitária, é fundamental para a sua permanência e bom desempenho acadêmico. As Instituições de Ensino, uma vez imersas em uma sociedade amplamente incluída digitalmente, buscam mecanismos inovadores, que proporcionem melhorias na experiência dos usuários. Nesse contexto, emerge o seguinte problema de pesquisa: Como auxiliar os estudantes da UFRN no entendimento e acesso aos serviços, processos e mecanismos que permeiam sua formação acadêmica no decorrer do curso? O presente estudo objetiva propor um modelo de aplicativo de integração institucional para os alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Nesse sentido, utilizou-se a abordagem do Design Thinking para a consecução das etapas do projeto. A primeira etapa da pesquisa consiste na imersão no problema de pesquisa, resultando na coleta de dados por meio de pesquisa documental, observação direta, aplicação de questionários e avaliação cooperativa de um protótipo de aplicativo com uma amostra de estudantes de graduação da UFRN. Para a pesquisa documental foram explorados os sites, sistemas e documentos existentes na Universidade, o que possibilitou uma visualização ampla dos setores e serviços existentes na instituição. Em paralelo, foram aplicados dois tipos de questionários, o primeiro voltado para os estudantes ingressantes e o segundo para os concluintes no período de realização da pesquisa. Dados da Superintendência de Informática – SINFO, da instituição, demonstram que, no período solicitado, haviam 5.358 ingressantes e 1.194 estudantes prováveis concluintes em 2019.1, os quais receberam em seus e-mails os questionários eletrônicos com questões fechadas, utilizando-se a escala de Likert. A segunda etapa ocorre com a criação de personas que sintetizam os perfis de alunos estrategicamente identificados, auxiliando na consecução das etapas posteriores. A terceira etapa, a ideação, utiliza técnicas de brainstorming, construção de um cardápio de ideias e validação das mesmas por meio de uma matriz de posicionamento, proporcionando apontamentos de soluções para os problemas identificados anteriormente. A quarta e última etapa apresenta um protótipo de aplicativo desenvolvido no software Adobe XD, por meio da utilização do benchmarking e da avaliação cooperativa, a qual objetiva obter um feedback por parte dos usuários identificados com as personas, do protótipo preliminar apresentado, coletando dados utilizados para melhorar o protótipo preliminar do aplicativo. Participaram da avaliação cooperativa do protótipo 50 estudantes de graduação, identificados com as personas criadas na segunda etapa da pesquisa, os quais contribuíram de forma direta e indireta com a melhoria do protótipo preliminar e a produção do conteúdo projetado na versão final do protótipo de aplicativo.Dissertação Visor: um modelo de aplicativo de vistoria veicular eletrônica para o DETRAN/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-01) Rodrigues, Felipe Medeiros; Guimarães, Patricia Borba Vilar; Caricio, Marcelo Rique; ; ; ; Feitor, Carlos David Cequeira; ; D'Anjour, Miler Franco;O Setor Público não costuma ser lembrado como uma das áreas mais inovadoras. Mesmo quando existem iniciativas nesse sentido, percebe-se que são isoladas sendo comum não se agrega valor aos processos das instituições. Diante da necessidade de se adotar práticas mais efetivas, promover-se uma melhor experiência aos cidadãos e reafirmar-se o compromisso do governo com os cidadãos, neste estudo levantou-se as oportunidades de otimização de desempenho e quais intervenções poderiam ser realizadas no intuito de se desenvolver um modelo de aplicativo para vistoria de identificação veicular eletrônica. Nesse sentido, realizouse uma pesquisa aplicada, efetuou-se a revisão sistemática das ferramentas disponíveis e das soluções já adotadas em outros estados. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa, com apoio do desenho participativo para a consecução das etapas do projeto. Essa metodologia de pesquisa consiste na realização de análise descritiva. Nesse caso, a pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa foram aplicados questionários às partes interessadas. Dessa forma, foram extraídas características relevantes para o desenvolvimento de uma solução de acordo com esse cenário. Na segunda etapa, planejou-se o desenvolvimento do protótipo, gerenciando-o de forma visual por meio de metodologias ágeis. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo de aplicativo capaz de realizar a vistoria de identificação veicular eletrônica de forma segura e eficiente para o DETRAN/RN, no intuito de proporcionar uma experiência de atendimento focada na perspectiva dos clientes e nas diretrizes do Governo Eletrônico.