Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Assunto "Artes visuais - estudo e ensino - educação de jovens e adultos"
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Dissertação Com quais diálogos se faz uma performance na EJA?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-15) Silva, Rosineide Soares; Born, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; http://lattes.cnpq.br/6924841026750028; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Barbosa, Eduardo Romero LopesEsta dissertação apresenta como tema a performance no ensino de Artes Visuais, tendo como objeto de pesquisa, os caminhos dialógicos de uma performance. Imbricada aos contextos de vidas discentes, a pesquisa objetiva analisar, identificar e compreender o processo de criação da performance em Artes Visuais, realizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, mediado por caminhos dialógicos. Ela se insere no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, com a participação de discentes do nível IV, de uma Escola Municipal localizada em Natal/RN. Metodologicamente, embasa-se na pesquisa qualitativa numa perspectiva da A/r/tografia como investigação viva que entrecruza vida, fazer artístico, pesquisa e prática docente/discente. Sua condução epistemológica faz elo com a Pedagogia Freiriana (1989, 1996, 2020, 2021a, 2021b, 2021c) sob o viés da dialógica; com a Abordagem Triangular sistematizada por Barbosa A. (1998, 2003, 2010, 2015, 2019); a concepção teórica da arte como Experiência, segundo Dewey (2010) e Larrosa (2021); as especificidades e possibilidades da Performance nas Artes Visuais, conforme Melim (2008) e Barbosa E. (2018); com Arroyo (2017), abordando aspectos da EJA; e com as obras artística “Parangolé”, de Hélio Oiticica; “Manto da apresentação”, de Bispo do Rosário; “Divisor”, de Lygia Pape; “Kahtiri Eoro (Espelho da Vida)”, de Daiara Tukano; “Paisagens originárias”, de Ângela Almeida, dentre outros autores. Apreendemos com esta investigação que o processo de construção de uma ação performática em Artes Visuais, imbricada aos contextos de vida discentes, potencializa saberes e promove transformações na percepção estética e crítica dos sujeitos. A problematização das visualidades por meio dessa ação, fomenta aos diálogos corpo como campo de experiência, estética do cotidiano, contextos propositores, materialidade/processos de criação e mediação pedagógica, levando a uma experiência estética singular. Reconhecemos que o ato performático como forma particular de percepção do corpo, dá sentido às visualidades que dele se configuram em ação performática, perpassando da narrativa à poética imagética pelos discentes da Educação de Jovens e Adultos.