Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21665
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Assunto "Arte-educação - cultura visual - imagens midiáticas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Da imagética das redes sociais na atualidade à construção de um novo "olhar-se" entre estudantes do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Paiva, Kaenia Santos Lopes de; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/0902073285012531; Sardelich, Maria Emilia; Alves, Fabiola Cristina; https://orcid.org/0000-0002-7779-3219; http://lattes.cnpq.br/6838453885637422; Andrade, Suély Gleide Pereira de SouzaEste estudo faz uma reflexão sobre uma prática em arte-educação voltada para cultura visual, onde o principal objetivo é promover a percepção de um pensamento crítico sobre as imagens midiáticas na atualidade e seus impactos na assimilação dos adolescentes, partindo da percepção histórica da variação de padrões de beleza, ressaltando a necessidade de um ensino da leitura de imagens, não só de cunho histórico e social, mas principalmente crítico. Tal análise se fundamenta na percepção de belo desenvolvida pelo filósofo Roger Scruton; na espetacularização da existência na visão de Paula Sibilia; na observação crítica da imagética das redes sociais, nesta pesquisa, especificamente o Instagram, em comparativo com as fotografias do artista Sebastião Salgado. Metodologicamente a pesquisa está alicerçada na pesquisa-ação, onde a prática é um estudo de caso que se fundamenta na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, direcionando uma base investigativa fundamentada na participação efetiva dos discentes, onde foram promovidos diálogos e análises críticas, tendo como base fundante a percepção imagética a partir da fotografia como linguagem artística, oportunizando a produção de imagens por meio de um concurso fotográfico. Buscou-se elucidar a questão: é possível ensinar a pensar o belo a partir dos valores que o indivíduo julga fundamental? Esse estudo visa desenvolver nos envolvidos a percepção de como eles se sentem diante das imagens das redes sociais; averiguar a possibilidade de promover uma mudança nesse sentimento quando de cunho negativo; oportunizar uma percepção crítica sobre essas imagens e analisar a possível existência de mudança de percepção; construindo um caminho que permite que se perceba a mudança de percepção do olhar e do olhar-se.