Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21665
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Assunto "Arte afro-brasileira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Visualidades Afro-Brasileiras: a construção de portfólio didático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-09) Morais, Naide Lopes de; Thomé, Renata Viana de Barros; https://orcid.org/0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; http://lattes.cnpq.br/8648301281033139; Seixas, Rebeka Caroça; Andrade Júnior, Lourival; Paiva, Diego Souza deNa linha de pesquisa da abordagem teórico-metodológica das práticas docentes, apresenta-se esta proposta que se intitula como “Visualidades afro-brasileiras: a construção de portfólio didático” em uma perspectiva de Pesquisa Educacional Baseada em Arte – PEBA, a a/r/tografia (Dias; Irwin, 2023). Nesse caso, trata-se do objetivo geral, analisar a intervenção do ensino das visualidades afro-brasileiras a partir da construção de portfólio didático, aplicada aos estudantes do 8º e 9º anos finais do Ensino Fundamental, nas aulas de Artes Visuais da Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros no município de Ipueira/RN. A problemática surgiu da necessidade de elaborar estratégias significativas para os alunos no ensino sobre arte afro-brasileira. Para conseguir fundamentar os desafios encontrados neste processo, fundamentando de forma adequada, recorri a autores como: Morin (1999); Vianna (2006); Azevedo Júnior (2007); Barbosa (2000); Duarte Júnior (1991); Salum (2000); Bispo (2012); Conduru (2007) e outros pesquisadores que contribuíram para o estudo da arte e, também, referenciais da Lei 10.639/03 (Brasil, 2003). Assim, uma proposta pedagógica foi elaborada buscando oportunizar os estudantes a vivenciar experiências concretas e significativas sobre a arte afro-brasileira, apoiada nos elementos da linguagem visual e estruturada a partir do tripé: sentir, pensar e agir. Uma ação própria da dinâmica de pesquisa-ação em que a abordagem é “realizada em um espaço de interlocução onde os atores implicados participam na resolução dos problemas, com conhecimentos diferenciados, propondo soluções e aprendendo na ação.” (Thiollent, 2002, p.4). Um processo dinâmico a culminar com a organização de uma publicação final, um produto didático baseado nas experiências vivenciadas a disposição para outros educadores. Acredita-se que essa abordagem é uma verdadeira jornada pedagogicamente visual, que integra os estudantes de maneira criativa, fomentando a exploração, o pensamento crítico e a expressão artística sob as nuances da africanidade.