Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Assunto "Arte"
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Produto Educacional Proposta pedagógica em quadrinhos: caminhos do desenho: arte e jogo na construção de imagens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Dantas, Luiz ElsonEsta proposta pedagógica apresentada em quadrinhos como um conjunto de estratégias podem motivar os alunos ao desenvolvimento do seu grafismo pessoal, através das dinâmicas presentes nos jogos e na construção de um jogo de tabuleiro. Nossa proposta foi aplicada em 16 encontros, em duas diferentes experiências de artes visuais, ocorridas em duas escolas públicas da cidade de Natal, de agosto a outubro de 2019.Dissertação Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-25) Cavalcante, Cláudio de Almeida; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; ; http://lattes.cnpq.br/3656279330686053; Bezerra, Djakson da Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/7956841403096370; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Thomé, Renata Viana de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415O presente trabalho objetiva observar, analisar, refletir e discutir junto ao estudante do Novo Ensino Médio acerca de seus corpos marcados, oprimidos, conflitados e ressignificados no espaço da escola pública com foco no ensino de Arte e suas diversas linguagens – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, a partir de várias experiências teatrais: “O que você tem haver com a corrupção”, “Paulo Freire o Educador”, e sete montagens de espetáculos com a temática dos direitos e deveres do trabalhador, projeto esse idealizado e executado pelo Ministério do Trabalho, aqui, no Rio Grande do Norte, onde envolve diversas escolas da capital. Durante esses setes anos, foram muitos estudantes oportunizados ao fazer teatral, e por fim, o jogo eletrônico “The Sims”, na cena teatral para culminância com a finalização do Mestrado Profissional em Arte. Apropriando-se dessa ferramenta transformadora que é o ensino de Arte na escola pública, busca-se encaminhar progressivamente o estudante, de forma humana, na construção de valores e conceitos éticos, estéticos e cidadãos, possibilitando que ele se torne sujeito autônomo e construtor de sua própria história social e corporal. Pensamos em como oportunizá-lo, por meio do ensino da Arte, a vivenciar relações humanas e criativas com todos os que fazem a escola, contribuindo para que esse estudante se emocione, tenha prazer e felicidade em aprender, e que esse aprendizado tenha significado e que seja apreendido por meio de experiências viscerais, singulares, integrais e com aporte em mecanismos pedagógicos, metodológicos, criativos, lúdicos e significativos, dando uma ressignificação a um corpo repleto de marcas opressoras e conflitos advindos do convívio familiar e de uma sociedade opressora. Para isso, buscamos aporte teórico em Freire (2004), Bertherat (2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa (2002), Reverbel (2007) e Boal (2019), dentre outros. A pesquisa tem um cunho qualitativo, com produtos finais este artigo científico e uma proposta pedagógica de um espetáculo de teatro inspirado nos “Corpos Marcados, Oprimidos, Conflitados e Ressignificados” na escola e na vida, e por meio da apropriação do jogo eletrônico “The Sims”, junto ao estudante, construir cenicamente um espetáculo com o mesmo titulo. Ressalte-se, portanto, a possibilidade de um coletivo onde é possível apresentar a esse estudante outras formas de pensar, viver, existir em seu contexto e no entorno da escola.