Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21665
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Assunto "Ação pedagógica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Fotoperformance: intervindo no cotidiano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-03) Oliveira, Ilton Luiz Fonseca de; Born, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; http://lattes.cnpq.br/5027136470015779; Barbosa, Eduardo Romero Lopes; Guaraldo, Lais; http://lattes.cnpq.br/7170148744222443O presente artigo é um relato de experiência com fotoperformance nas aulas de Artes no Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o desenvolvimento de ações voltadas para uma categoria de arte, a fotoperformance, na perspectiva da contextualização e mobilização da realidade sociocultural dos estudantes no ensino médio. Especificamente, este trabalho busca analisar minha experiência docente, a partir de uma ação pedagógica voltada à fotoperformance, para provocar reflexões com o intuito de aperfeiçoar a prática em sala de aula e aprofundar os conhecimentos em relação a estratégias didáticas. A pesquisa é norteada por referências da pesquisa-ação, a exemplo de Gil 1991) e Tripp (2005). A respeito da performance, a pesquisa teórica está embasada nos seguintes autores: Richard Schechner (2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008); Gilberto Icle (2018). Com esta pesquisa, alcançou-se a reflexão sobre a importância da estratégia didática para se efetivar o conhecimento em Artes Visuais, a importância da fotografia como registro e a fotoperformance como arte.