Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52024
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental por Assunto "Aditivo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Influência do teor de hidroxipropilmetilcelulose nas propriedades mecânicas e térmicas de argamassas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-26) Batista, Isla Licely Rodrigues; Cabral, Kleber Cavalcanti; Souza, Wendell Rossine Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1935383443804607; Pinto, Erica Natasche de Medeiros Gurgel; Anjos, Marcos Alyssandro Soares dosA aplicação de materiais isolantes na construção civil é uma estratégia inteligente que promove eficiência energética, reduzindo o consumo de energia ao proporcionar uma melhor retenção térmica nos ambientes, tornando-os mais confortáveis e economizando recursos. Busca-se melhorar o desempenho térmico principalmente pelo uso de técnicas para manutenção das temperaturas internas por meio dos materiais cimentícios com o uso de aditivos adquirem propriedades isolantes. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo observar a influência da utilização da hidroxipropilmetilcelulose (HPMC) nas propriedades térmicas e mecânicas das argamassas de revestimento. Para tanto cinco concentrações do produto foram analisadas (0,015%, 0,030%, 0,045%, 0,060%, 0,090%) e comparadas com traço referência. Para determinar as propriedades do estado fresco e endurecido das argamassas realizou-se ensaios de resistência à compressão, à tração na flexão, à flexão por aderência, absorção de água por imersão, densidade de massa, módulo de elasticidade e perda de água por evaporação. O desempenho térmico foi determinado por meio de um simulador. Os resultados apontam que o uso da HPMC permite obter um material mais leve com redução de 11,76% do seu peso devido à alta porosidade provocada pelo aditivo, este alto índice de vazios contribui para o isolamento térmico diminuindo a condutividade do material em até 30% enquanto o fluxo de calor permanece fixo em aproximadamente 49 W, a resistência à passagem do calor através da placa varia de acordo com o acréscimo de HPMC, a maior incorporação do aditivo apresenta 32,6% mais resistência térmica que o traço referência.