CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33161
Navegar
Navegando CCS - TCC - Educação Física (licenciatura) por Assunto "Atividades de Lazer"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Atividades no contexto do lazer em período de isolamento social no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-14) Lucena, Matheus Dantas de; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/1332955824953366; Surdi, Aguinaldo César; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492O lazer inclui diversas práticas constituídas culturalmente. As atividades no contexto do lazer durante o período de isolamento social, imposto pela pandemia da COVID-19, têm a tendência de se alterarem ou se adaptarem ao lazer doméstico. O objetivo geral foi caracterizar e compreender as vivências de lazer dos indivíduos residentes no estado do Rio Grande do Norte (RN), diante do cenário gerado pela pandemia. Combinamos o uso de uma pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário online (plataforma Google Forms). O questionário continha três questões abertas e três questões fechadas. Obtivemos o retorno de 172 respostas. Os dados foram apreciados por meio da análise categorial de Bardin. Buscamos investigar a percepção do grupo pesquisado sobre a relação entre o lazer e o período de isolamento social, comparar as principais atividades de lazer vivenciadas antes e durante a pandemia, e identificar práticas de lazer que os participantes tiveram o primeiro contato neste momento. Como resultados, apuramos que a pandemia afetou o lazer do grupo pesquisado de diversas formas, considerando as condições de moradia, os aspectos socioeconômicos e as relações familiares. Os participantes alteraram consideravelmente seus hábitos de lazer, principalmente envolvendo os interesses sociais, físicos-esportivos, artísticos e turísticos. Quanto às práticas manuais e intelectuais, duas práticas específicas foram predominantes, a culinária e a leitura. Os interesses virtuais foram potencializados neste período. A virtualidade foi a principal responsável por proporcionar experiências envolvendo todos os interesses culturais; as principais motivações para manter algumas atividades de lazer com maior frequência foram: o fácil acesso; manter o contato social com pessoas próximas; e fugir da realidade da pandemia. Quase metade dos participantes experimentaram vivências de lazer diferentes das que já estavam habituados, destacaram-se as práticas do interesse físico-esportivo, algumas motivações foram relacionadas aos aspectos envolvendo a saúde, como a busca pelo bem estar mental e o combate ao sedentarismo, outra motivação foi o maior tempo livre. O estudo apresenta limitações como as faixas-etárias e as cidades dos participantes, o público foi predominantemente jovem e residentes de Natal e Parnamirim. Sugere-se estudos futuros, contemplando outros grupos, como os idosos, além de uma maior investigação nas cidades do interior do estado.TCC A relação entre lazer e saúde mental dos estudantes do CCS/UFRN: conteúdos culturais de lazer no contexto universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Cordeiro, Heloisa de Fátima Souza; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; Franco, Marcel Alves; Nascimento, Victor Ferreira doAs práticas de lazer vivenciadas pelos estudantes do centro de ciências da saúde (CCS) da UFRN, no que diz respeito aos sete conteúdos culturais do lazer e suas implicações para a saúde mental, conforme a percepção dos participantes, foram o foco desta pesquisa. Utilizando uma abordagem qualitativa, de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos que concluíram 50% ou mais da graduação. Essa pesquisa mostrou a conscientização sobre a importância do lazer para a saúde mental dos estudantes universitários. Os resultados evidenciaram que as atividades sociais e físico-esportivas foram as mais praticadas pelos estudantes, com uma clara preferência por aquelas que promovem interação coletiva e bem-estar físico. Cursos como Farmácia, Medicina e Nutrição destacaram também a relevância das atividades artísticas. Por outro lado, o curso de Odontologia evidenciou maior interesse por atividades intelectuais. Nos cursos de Educação Física, as preferências variaram: na Licenciatura, as atividades turísticas se destacaram, enquanto no Bacharelado houve uma combinação de atividades intelectuais e turísticas. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Saúde Coletiva também priorizaram as atividades turísticas, com o curso de Saúde Coletiva ainda destacando práticas artísticas. Já a Fonoaudiologia teve maior ênfase em atividades turísticas. Esses dados sugerem que, apesar da sobrecarga acadêmica, os estudantes ainda valorizam práticas de lazer importantes para a saúde mental. As descobertas podem contribuir para o desenvolvimento de políticas e programas educacionais que apoiem a saúde mental dos estudantes, melhorando seu desempenho acadêmico e sua qualidade de vida futura como profissionais de saúde.