CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33161
Navegar
Navegando CCS - TCC - Educação Física (licenciatura) por Assunto "Alunos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Práticas corporais e lazer para os alunos do 3 ano do ensino médio: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01) Lima, João Vítor Damasceno de; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; Surdi, Aguinaldo César; Nascimento, Victor Ferreira doÉ notória a enorme existência de pressão psicológica em alunos do 3 ano do ensino médio devido ao ENEM, já que é o último ano da escola e farão a prova para determinar se conseguirão a vaga para determinado curso na Universidade Federal. Há uma pressão própria sobre eles e pelos pais e familiares depositarem suas expectativas para o ingresso na universidade. O presente relato de experiência buscou descrever uma observação realizada em uma escola privada de Natal, Rio Grande do Norte, visando compreender o lazer e a atividade física na vida dos estudantes do 3º ano do ensino médio, em relação à saúde mental com observação do cotidiano escolar. Para isso, foram observadas 2 turmas de 3º ano, com aproximadamente 30 alunos cada, com início no dia 01 de Outubro de 2024, sendo finalizada dia 15 de Novembro de 2024, por meio do estágio supervisionado obrigatório. Foi possível observar a importância do lazer e das práticas corporais para a saúde mental dos alunos no cotidiano escolar, devido à alta participação, vontade que os alunos demonstraram de ter as aulas de educação física e comentários realizados ao professor. Conclui-se que a relação positiva entre a saúde mental, lazer e atividade física é evidente no cotidiano dos alunos. O lazer e as práticas corporais fazem um trabalho de amenizar o estresse da rotina incessante de estudos, simulados e pressões sociais e psicológicas dos alunos do 3 ano do ensino médio, trazendo benefícios para a saúde mental dos alunos.