CCS - TCC - Odontologia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33160
Navegar
Navegando CCS - TCC - Odontologia por Assunto "abuse"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O papel da odontologia na identificação e proteção de maus tratos à criança: uma análise do conhecimento.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-06) Guedes, Karoline Freitas; Azevedo, Isabelita Duarte; Macedo, Emmily Tamiris Farias Pinto de; Santos, Sophia Queiroz Marques dosINTRODUÇÃO: O Estatuto da Criança e do Adolescente garante a proteção contra maus-tratos, mas a crescente violência contra crianças e adolescentes destaca a necessidade de identificar e encaminhar adequadamente esses casos. Cirurgiões-dentistas têm um papel fundamental nesse processo, pois podem ser os primeiros a identificar sinais de abuso. Estudos mostram que há lacunas no conhecimento dos profissionais sobre como reconhecer e lidar com esses casos, evidenciando a urgência de aprimorar a formação na área. MATERIAIS E MÉTODOS: Realizou-se um censo com estudantes de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio de um questionário via Google Forms para avaliar o entendimento, a experiência e a capacidade dos alunos em lidar com casos de maus-tratos. Os dados foram analisados com o Software SPSS IBM Statistics versão 25.1. RESULTADOS: A maioria dos entrevistados (99,5%) reconhece a responsabilidade da universidade em promover o conhecimento sobre o tema, embora uma parcela significativa (42,4%) tenha afirmado o não acesso a tal conhecimento. Além disso, as respostas sobre a identificação dos sinais orais, a localização das lesões relacionadas aos maus tratos e a forma de reportar aos órgãos destinatários, apresentaram uma discrepância entre os respondentes. CONCLUSÃO: A pesquisa aponta a necessidade de aprimorar a formação dos estudantes de Odontologia para a identificação e notificação de maus-tratos infantis, evidenciando lacunas no treinamento e na abordagem do tema durante a graduação.