PPGED - Mestrado em Educação
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Navegando PPGED - Mestrado em Educação por Assunto "Ação afirmativa"
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Dissertação Estudantes cotistas com deficiência na universidade: perfil educacional e socioeconômico(2019-08-28) Félix, Lamoniara Mendes Querino; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; ; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; ; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; ; Moreira, Laura Ceretta; ; Rabelo, Lucelia Cardoso Cavalcante;A mais recente das ações para a inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é a Lei nº 13.409/2016, que estabeleceu que as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação passariam a reservar, em cada concurso, vagas para a pessoa com deficiência. Este estudo surgiu da necessidade de investigar o perfil dos primeiros discentes alvos de tal lei no âmbito da UFRN, ingressantes via processo seletivo Sisu. Elencamos como objetivo geral: conhecer o perfil educacional e socioeconômico dos estudantes cotistas com deficiência ingressantes na UFRN através do processo seletivo Sisu 2018; e como objetivos específicos: caracterizar o perfil educacional e socioeconômico; identificar as demandas educacionais específicas; levantar aspectos facilitadores e limitadores para permanência. Para o alcance de tais objetivos, lançamos mão de arcabouço teórico metodológico que fundamenta as pesquisas exploratórias e descritivas (TRIVIÑOS,1987; GIL, 1999). A metodologia utilizada conjugou elementos qualitativos e quantitativos (DAL-FARRA; LOPES, 2013) assumindo assim um caráter misto (CRESWELL, 2007). Para a coleta de dados utilizamos pesquisa documental (GIL,1999), questionário e entrevista semiestruturada (MINAYO, 2010). Quanto à análise, lançamos mão da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam para o fato de que estudantes cotistas com deficiência estão chegando aos cursos considerados altamente seletivos. A predominância no ingresso ocorreu entre os discentes do sexo masculino; a condição de deficiência majoritária foi de deficiência física; os cursos com maior ingresso foram os cursos de direito e medicina. As demandas educacionais mais requisitadas, além do acompanhamento técnico educacional, estiveram na adaptação de materiais e na solicitação de auxílios financeiros. Como fatores facilitadores para a permanência, encontraram-se as ações para inclusão; a colaboração de amigos, professores e demais servidores; a oferta de auxílios e recursos pedagógicos e financeiros. Como aspectos limitadores, destacaram-se o desconhecimento por parte do discente dos auxílios/recursos e normativas disponibilizadas pela instituição para a permanência; falhas no fluxo de troca de informações sobre ações para inclusão. Concluímos então que, apesar de ainda longe do ideal, as cotas têm alcançado as pessoas com deficiência e elas desafiaram/desafiarão as reais possibilidades de permanência nas instituições de educação superior.Dissertação Retratos da dignidade: negros do riacho: identidade educação fotografia (2005-2007)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-05-09) Medeiros, Maria Iglê de; Coelho, Maria das Graças Pinto; Cruz, Vilma Vítor; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764828E2; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; ; http://lattes.cnpq.br/9091224975168793; Paula, Silas José de; ; http://lattes.cnpq.br/0602251069407718; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033Retratos da Dignidade: Negros do Riacho (2005-2007) analisa o Projeto Dignidade, enquanto produto publicitário do governo do Rio Grande do Norte através de três canais: a educação; a identidade; a propaganda publicitária. Nosso olhar foi dirigido através das imagens escritas, faladas e fotografadas para melhor entendimento de como, a comunidade dos Negros do Riacho, foi incorporada a política de igualdade racial dos Governos Municipal, Estadual e Federal, e transformada em produto publicitário de governo. Traçadas entre uma parte e outra estão registradas as questões da identidade, mas sobretudo sua (des)construção, favorecida pela linguagem publicitária, que utiliza a riqueza de suas técnicas, apresentando o Riacho e sua gente através da mostra Etno-Fotográfica Retratos da Dignidade. Logo, torna-se relevante compreender a divulgação do Projeto Dignidade, tendo como suporte da propaganda a imagem dos personagens do Riacho divulgada na mídia local. Fato este, que nos conduz de certa forma, a questão da ratificação de antigos estereótipos aos negros atribuídos, assim como a forma que o Governo do RN no período acima referido se compromete com a problemática das comunidades remanescentes de quilombo existente em nosso estado. O Estado ao tomar a comunidade do Riacho para a efetivação de sua política de ação afirmativa a coloca na condição de laboratório social (RN, GOVERNO DO ESTADO, 2005). Assim, buscamos através da análise de documentos oficiais, teses, pesquisa bibliográfica e de campo, bem como, de material jornalístico e publicitário revelar as mensagens veiculadas na mídia local acerca da questão proposta para este estudo. Para tanto, nos ancoramos metodologicamente na pesquisa de cunho qualitativo, sem perder de vista a análise crítica dos conteúdos, visto que os sujeitos em estudo não devem ser analisados numa via de mão única, dado sua complexidade. Assim, pensamos não fechar a questão, mas abrir um leque de tantas outras, fomentando o debate em torno da ligação cada dia mais forte entre a publicidade e a ação governamental, no que diz respeito ao uso da imagem fotográfica