PPGED - Mestrado em Educação
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Navegando PPGED - Mestrado em Educação por Assunto "5ème au 8ème séries"
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Dissertação Pedagogia Freinet: a construção de uma práxis em turmas de 5ª a 8ª séries(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-03-08) Rosa, Cláudia Sueli Rodrigues Santa; Pereira, Francisco de Assis; ; ; http://lattes.cnpq.br/4313108894607691; Elias, Marisa Del Cioppo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787423Z6; Carvalho, Tânia Câmara Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/2426785426527093; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8Esta dissertação constitui-se na sistematização de um estudo qualitativo, pesquisa-ação, que realizamos na Escola Freinet, em Natal/RN - Brasil, sobre a viabilidade da práxis da pedagogia do educador francês, Célestin Freinet (1896-1966), em turmas de 5ª a 8ª séries do ensino básico. O problema central que nos mobilizou à pesquisa, foi o fato de verificarmos os avanços na produção científica e nas práticas dos docentes que atuam na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental, na perspectiva de conceber o aluno enquanto sujeito ativo da sua aprendizagem e co-responsável na organização do trabalho escolar. Porém, quando se trata das quatro últimas séries do fundamental, as propostas progressistas são tomadas como algo praticamente impossível de materializar-se. Procuramos atenuar a lacuna teórica sobre o tema, oferecendo um texto relevante para professores, de modo geral, pesquisadores da academia e para a escola pesquisada, sobretudo, pelo fato de não priorizarmos uma técnica ou princípio freinetiano, em particular. Essa pedagogia é discutida, o mais próximo possível, da sua globalidade e de como se revelou naquela práxis. Destacamos os aspectos relevantes para o funcionamento da sala de aula, bem como as estratégias utilizadas para a construção, comunicação e documentação dos conhecimentos. A intervenção permitiu que construíssemos o objeto pela reflexão em ação, a partir de dados produzidos durante as observações, as entrevistas, as conversas, os momentos de estudos e a consulta a materiais escritos. A análise se deu, à luz da metodologia compreensiva (Kaufmann, 1996), entrelaçando-se o material empírico com a teoria. Esta forma de análise permitiu alcançarmos a lógica do conjunto, como cremos que deve caracterizar a pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais. As considerações finais indicam o potencial da pedagogia Freinet, para orientar os processos de ensino e aprendizagem em todas as etapas da escolaridade. Revelam, ainda, a necessidade, premente, da equipe da escola pesquisada qualificar a sua práxis, a partir do referencial teórico-prático da pedagogia Freinet