FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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Navegando FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola por Assunto "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS"
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TCC Análise de desvios fonético-fonológicos em professores de espanhol em formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Silva, Josué Ferreira da; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; https://lattes.cnpq.br/1798779813314974; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431Este trabalho tem como objetivo discutir os desvios fonético-fonológicos de professores de espanhol em formação com foco naqueles advindos pela articulação dos fonemas /r/ vibrante simples, /r/ vibrante múltipla e dos fonemas vocálicos /e/ e [o], utilizando uma abordagem de pesquisa-ação. A semelhança entre o português e o espanhol facilita o aprendizado, mas também gera interferências, resultando em problemas de pronúncia, como o "portunhol". A pesquisa discute as dificuldades na articulação de fonemas, entonação e prosódia, identificando os principais desafios enfrentados pelos professores em formação. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos sobretudo em Selinker (1972), Masip (1998), Quilis (2002), Oliveira e Paiva (2014) e Larsen-Freeman e Cameron (2008). Do ponto de vista metodológico, apresentamos uma proposta de sequência didática para o trabalho com os referidos fonemas de modo a minimizar os problemas que os professores de espanhol como língua estrangeira apresentam em sua formação. Por fim, objetivamos compartilhar estratégias metodológicas para corrigir esses desvios e promover uma prática docente mais eficiente, no sentido de oferecer insights para melhorar o ensino de línguas estrangeiras e contribuir para a formação de professores, focando na fluência e inteligibilidade dos aprendizes.TCC A construção perifrástica esperar+infinitivo nas Exortações Apostólicas do Papa Francisco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Araújo, Maria Helena Tomaz; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Silva, Francisco Geoci da; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077Esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o modalizador esperar como recurso discursivo e estratégia argumentativa em Exortações Apostólicas do Papa Francisco, que se refere a um gênero religioso, em que Santo Padre faz apontamentos sobre a doutrina e os direciona ao clero, aos religiosos e aos fiéis católicos. Nesse sentido, recorre-se aos estudos de Modalização Discursiva, que especificam a categoria modalidade como forma de imprimir as atitudes subjetivas dos sujeitos em relação ao que eles enunciam, contribuindo, assim, para a persuasão e o convencimento em sua construção discursiva e argumentativa. Para isso, foram selecionadas 6 (seis) Exortações Apostólicas proferidas pelo Sumo Pontífice. A análise das ocorrências, apoiada na teoria da Modalização Discursiva, revela que o modalizador esperar, ao instaurar conteúdos modais, apresenta uma orientação modal qualificada, majoritariamente, para o Evento, sendo o domínio semântico mais instaurado o de modalidade volitiva, seguido pelo subtipo modal de modalidade epistêmica. No que tange à frequência dos valores modais no engendramento do verbo modal esperar, o valor modal volitivo de optação foi o mais instaurado. Em relação ao domínio modal, as modalizações objetivas foram de maior ocorrência.TCC O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE RECURSOS VISUAIS: DESENHO ANIMADO POCOYÓ COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO INFANTIL(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Oliveira, Rijelly Geyse de; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Oliveira, Amarino Queiroz de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Varela, Anna Néri Dantas Camacho de; http://lattes.cnpq.br/5593045778473809O trabalho "O Ensino de Língua Espanhola Através de Recursos Visuais: Desenho Animado Pocoyo Como Ferramenta Lúdica no Ensino Infantil" investiga a utilização do desenho animado "Pocoyo" como ferramenta no ensino de espanhol para crianças, ressaltando a importância de estratégias lúdicas no processo de aprendizagem. No Brasil, apesar do ensino de espanhol na educação infantil ainda ser pouco disseminado, a inclusão de materiais atrativos como "Pocoyo" oferece novas possibilidades. Nossa pesquisa tem como embasamento o trabalho de Mayer (2009) que observa a utilização de imagens e recursos visuais ajuda a consolidar informações, simplificando o aprendizado de conceitos difíceis e evitando sobrecarga cognitiva. Esses estudos comprovam que recursos visuais são essenciais para melhorar a eficácia do ensino de línguas, estimulando uma aprendizagem mais dinâmica e acessível. A metodologia consistiu na análise descritiva de episódios selecionados de "Pocoyo", observando o vocabulário apresentado e as mensagens educativas, além de propor de maneira breve estratégias pedagógicas, como pausas interativas e atividades complementares, para reforçar o aprendizado. Os resultados indicam que os episódios são eficazes para ensinar vocabulário básico, como cores, números e ações, além de valores sociais, como amizade, respeito e trabalho em equipe. Assim, a pesquisa conclui que "Pocoyo" pode tornar o aprendizado de espanhol mais dinâmico e envolvente, fortalecendo o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.TCC O ensino de LIBRAS na formação do professor de língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Rodrigues, Eliane Santos da Silva; Carvalho, Letícia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; http://lattes.cnpq.br/5233184716553232; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Silva, Francisco Geoci da; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971Com o Decreto 5.626/2005, tornando obrigatório o ensino da Libras em cursos de licenciatura, percebeu-se que inserir uma segunda língua num curso que já trata de uma L2 como o espanhol traz uma série de desafios. Portanto com o intuito de descobrir como isso se aplica na prática. Este estudo busca responder a seguinte questão de investigação: qual é o lugar da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação inicial do professor de Língua Espanhola? Para tanto, objetiva-se investigar como a Libras contribui para a formação inicial de professores de Língua Espanhola da FELCS/UFRN. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Christopher Day (1999), Marcelo García (1999) Villegas-Reimers (2003) e Bredeson (2002), no que se refere ao desenvolvimento profissional de professores. No tocante ao ensino de Libras, os estudos de Capovilla (2000), Rocha (2018) e Carvalho (2007) respaldam as discussões realizadas. Referente ao ensino de língua espanhola, buscou-se como arcabouço as investigações realizadas por Guimarães (2011), Brasil (2005) e Brasil (1991). Metodologicamente, a abordagem é quantitativa e qualitativa com base nos estudos de Minayo (2010) e Michel(2005), foi realizada uma pesquisa de campo com base em Gil (2008), que teve como instrumento a aplicação de questionários digitais (Google Forms) com 17 professores de espanhol em formação inicial, que cursaram a disciplina de Libras na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN) entre os anos de 2021 e 2024. Em seguida foi realizada uma entrevista individual com 8 participantes. Os resultados indicaram que os futuros docentes têm consciência da necessidade e da importância da Libras para sua formação e suas práticas pedagógicas. Contudo, devido à carga horária reduzida os estudantes não se sentem preparados para lidar com pessoas surdas em sala de aula. Considerando-se a limitação desta investigação, o estudo sugere a continuidade das discussões que envolvem o componente curricular de Libras nos cursos superiores e que a oferta da disciplina de Libras nas licenciaturas, em geral, possa ser repensada para cumprir com seu papel de preparar os futuros professores em sua formação inicial para uma educação inclusiva, de fato.TCC Espanhol para fins específicos: relato de experiência em um projeto de extensão com foco no turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Dantas, Letícia Rafaela; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431O ensino de espanhol voltado ao turismo se apresenta como uma área estratégica, especialmente em locais onde o setor desempenha um papel importante na economia. Este artigo descreve a experiência de um projeto de extensão intitulado "Educação profissional em Língua Espanhola para os operadores do Turismo no Geoparque Seridó", realizado na cidade de Lagoa Nova, RN, durante o ano de 2024. O objetivo principal deste relato de experiência é descrever o desenvolvimento de atividades no projeto de ensino de espanhol turístico, fazendo a análise das práticas adotadas em sala de aula estavam coerentes as abordagens comunicativas no ensino de línguas. Visa também discutir as dificuldades encontradas durante o percurso, como a falta de materiais didáticos específicos e a ausência de pesquisas acadêmicas que estejam voltadas para essa área de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi exploratória assim como descritiva, que define essa abordagem como um análise de exemplos práticos. O estudo focou em atividades práticas realizadas em sala, de vocabulário, gramática e exercícios de pronúncia, comparando as teorias sobre o ensino de línguas de especialidade. GOMES, 2015 destaca que o turismo é uma atividade baseada na comunicação e interação intercultural, demandando dos profissionais conhecimentos amplos e diversificados em áreas como Geografia, História, Economia e Línguas Estrangeiras. O referido projeto demonstrou a necessidade e importância da capacitação de línguas para o setor do turismo, em especial regiões com grande potencial que envolvem o geoparque. As atividades baseadas na abordagem comunicativa se mostram eficazes para a formação dos profissionais sendo preparados para o turismo. No entanto, a necessidade de materiais didáticos especializados indicou a ausência de mais pesquisas e desenvolvimento de recursos pedagógicos que estejam focados no espanhol turístico. Diante disso o projeto reforçou a relevância de ajustar o ensino de acordo com as demandas surgidas durante o processo dos aprendizes. O projeto por sua vez serve como ponto de partida para futuras iniciativas que liguem o ensino e aprendizagem, contribuindo para uma melhor qualificação dos trabalhadores do turismo.TCC Herança afrodescendente no Uruguai: uma análise feminina de Pregón de Marimorena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Mara Dayane; Queiroz., Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473Este trabalho analisa a obra Pregón de Marimorena, de Virginia Brindis de Salas, destacando sua relevância para a literatura afro-descendente e para o debate sobre identidade, ancestralidade e perspectiva feminina. O objetivo é examinar criticamente como estes poemas refletem a resistência cultural, a luta contra o racismo e a quebra de estereótipos de gênero no contexto da exclusão social e literária das mulheres negras. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa baseada na leitura crítica das obras e na revisão bibliográfica do contexto histórico e cultural uruguaio. Os resultados mostram que a autora utiliza elementos culturais como o tango e a conga para celebrar o poder e a centralidade das mulheres negras e questionar estruturas patriarcais e eurocêntricas. Além disso, seu trabalho transcende o período em que foi publicado, oferecendo reflexões contemporâneas sobre feminismo interseccional e inclusão. Concluindo, Pregón de Marimorena é um marco na literatura afro-uruguaia e um legado que ajuda a resgatar vozes marginalizadas e a promover a valorização da diversidade cultural e social.TCC A relevância da educação de jovens e adultos na licenciatura em língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Silva, Francisca Eliane Justino; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Silva, Francisco Geoci; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Santos, Guilherme Mendes Tomaz; https://orcid.org/0000-0001-9086-669X; http://lattes.cnpq.br/1594838390650861É notável a importância de compreender as questões históricas e sociais que afetam os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que seja possível proporcionar um ensino digno, voltado para as reais demandas desse público. Público esse que nós como futuros professores de espanhol vamos encontrar devido a realidade dele estar dentro da faixa etária de alunos que encontramos na medida que licenciamos em cursinhos, em universidades e no próprio âmbito escolar público. Levando em consideração esse fator, a oportunidade que o docente tem de encontrar na graduação com esse aluno é dentro das turmas da EJA. A questão da investigação aqui é: Os futuros professores em graduação em língua espanhola da UFRN-FELCS estão preparados para ensinar a partir da estrutura curricular atual a modalidade EJA? O objetivo geral é investigar a percepção do aluno de licenciatura em língua espanhola da UFRN-FELCS sobre o ensino na EJA, buscando conhecer os interesses desses e a formação desses profissionais. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Freire (2022), Rosado (2013), Silva (2023), Grando (2015) e Lima (2011) e entre outros. Para nosso trabalho que é de natureza qualitativa utilizamos como instrumento um questionário. Coletamos e identificamos as percepções dos alunos de licenciatura em língua espanhola que concluíram todos os estágios do curso. Os resultados da investigação sinalizam que mesmo ao terminar o curso de Licenciatura em Língua Espanhola, os futuros professores ainda não conhecem bem as características da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, eles têm interesse em trabalhar nessa área. A pesquisa aponta que tanto a EJA quanto o curso de Letras em Língua Espanhola são pouco reconhecidos no ambiente educacional. Mostra ainda que, apesar do interesse dos futuros professores em atuar na EJA, eles se sentem inseguros devido à falta de contato durante a formação.