FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53212
Navegar
Navegando FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola por Assunto "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O ensino de espanhol baseado em jogos: o que dizem algumas pesquisas?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Silva, Maria Lisiê de Oliveira; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; https://lattes.cnpq.br/6843789821626802; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077O ensino da Língua Espanhola tem experimentado uma transformação significativa com a introdução de jogos didáticos como ferramentas pedagógicas. Este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições de estudos brasileiros e estrangeiros sobre jogos no ensino de Língua Espanhola. E objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os estudos brasileiros e estrangeiros que tratam do uso de jogos no ensino de Língua Espanhola; Sintetizar as principais descobertas e contribuições do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola apontadas nos estudos investigados. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica de 9 (nove) artigos brasileiros e estrangeiros. Os resultados indicam que os jogos diversificam a abordagem pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Além de desenvolver habilidades linguísticas e interpessoais, destacam a importância do contexto cultural. Influenciados por teorias educacionais renomadas, como as de Vygotsky, Piaget, Ausubel, Winnicot, Dörnyei, Brown, os jogos são percebidos como eficazes para motivar alunos e enriquecer o ensino de Espanhol, contribuindo para o desenvolvimento da competência comunicativa e interpessoal, promovendo a interculturalidade. O estudo oferece abordagens pedagógicas valiosas adaptáveis ao ensino de Língua Espanhola, sendo relevante para acadêmicos, professores e interessados em aprimorar métodos de ensino com jogos como ferramenta inovadora. A monografia destaca a relevância e potencial dos jogos no ensino de Espanhol, promovendo uma abordagem holística, intercultural e motivadora para línguas estrangeiras.TCC A modalidade deôntica em entrevista jornalistica do periódico espanhol El País(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-11) Germano, Raniele da Silva; Oliveira, André da Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Silva, Francisco Geoci; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077Este trabalho monográfico tem por objetivo de descrever e analisar os aspectos discursivos e argumentativos da modalidade deôntica em entrevista jornalística, com o objetivo de analisar o envolvimento na instauração dos conteúdos modais deônticos. Nesse sentido, recorreu-se aos estudos teóricos do funcionalismo linguístico, pois um dos seus principais postulados do funcionalismo linguístico é, o de conceber a língua como instrumento de interação social. Para essa pesquisa foram coletadas 20 entrevistas do jornal El País. Para a análise quantitativa, empregou-se o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para a rodagem dos dados e a obtenção das ocorrências das categorias de análise dos seguintes parâmetros semânticos: a orientação modal, o valor modal, o tempo verbal e o domínio modal e, a inter-relação entre elas. Após a análise dos dados, constatou-se que, em relação ao tipo de orientação modal, a modalidade deôntica orientada para o Evento foi a mais recorrente, sendo instaurado, majoritariamente, o valor modal de obrigação. No tocante ao tempo verbal, verificou-se que o presente do indicativo é o mais empregado na instauração da deonticidade, em que a modalidade deôntica subjetiva se sobressai sobre a modalidade deôntica objetiva.