Núcleo de Educação da Infância
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Navegando Núcleo de Educação da Infância por Assunto "Artes"
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Livro Habitar a escola: brincando entre materialidades e sentidos da natureza(UFRN/NEI, 2024-12-12) Cunha, Aysllane Junie Pessoa da (org.); Brandão, Isaura de França (org.); Ramalho, Ivone Priscilla de Castro (org.); Carrico, Janaína Speglich de Amorim (org.); Silva, Julio Cesar Massena da (org.); Coutinho, Karyne Dias (org.); Silva, Maria Clara Alves da (org.); Silva, Ryan Vítor Ferreira da (org.)Habitar a escola: brincando entre materialidades e sentidos da natureza convida o leitor a experimentar a escola como um espaço vivo de encontros, sensações e presenças. Este livro celebra as infâncias e o brincar, experienciando as relações que as crianças tecem com a natureza por meio de composições poéticas, visuais e artísticas. A partir de uma documentação pedagógica sensível, a obra apresenta capítulos que expressam as minúcias do cotidiano escolar, a força criadora do brincar, as narrativas das crianças e o ato de contar histórias como forma de experienciar o mundo. Fotografias, textos e registros poéticos compõem um caleidoscópio, onde a escola é vista como lugar de criação, liberdade e conexão com os elementos da natureza – terra, água, fogo e ar. Esta é uma leitura inspiradora para educadores, pesquisadores e todos aqueles que acreditam na escola como um território de experimentação, sensibilidade e transformação, onde se aprende nos entrelaçamentos com os fluxos de vidaLivro Repertórios Curriculares: por uma escola com/nas/pelas artes(NEI-CAp/UFRN, 2025-06-26) Mosca, Maristela de Oliveira (org.); https://orcid.org/0000-0002-8731-0372O que acontece quando artistas-professoras-pesquisadoras se encontram? O livro materializa alguns dos afetamentos de professoras em formação que, coletivamente, se propuseram a estudar com arte. São os primeiros exercícios de escrita, de registro – de reflexão – a partir das experiências das aulas, dos grupos de estudos, mas, especialmente, dos encontros com as crianças. Experienciar e registrar a potência de um currículo de música, que se pretende interdisciplinar, inclusivo e diverso e, por isso, dialógico e improvisacional. Assim, os registros, em mensagens, cartas e desenhos materializam nosso primeiro registro coletivo com as bolsistas de Iniciação Científica e participantes do Projeto de Pesquisa “Repertórios Curriculares: processos formativos com crianças e professoras nas/com/pelas artes”.