Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação por Assunto "Análise importância-desempenho"
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Dissertação Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho(2017-12-01) Rolim, Paulo Yvens Farias; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; Fernandes, Antonio Sérgio Araújo;Por contribuírem para a produção e a disseminação do conhecimento, os programas de pós-graduação se transformaram em fator estratégico para o desenvolvimento da sociedade brasileira. A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). Para consecução deste objetivo, o mesmo foi dividido em três objetivos específicos, a saber: fazer a correlação entre os processos de uso estratégico da informação de Choo (2003) e os Fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), desenvolver a matriz de importância-desempenho para cada programa de pós-graduação stricto sensu acadêmico avaliado ao longo dos dois últimos triênios de avaliação CAPES e identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no resultado consolidado de todas as avaliações CAPES dos programas de pós-graduação da UFRN apresentado pela matriz de importância-desempenho desenvolvida. A análise foi realizada à luz da teoria de Choo (2003) e do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), projetando os resultados dos programas e apontando ações estratégias para criação de vantagem competitiva e melhoria do resultado geral da avaliação institucional. O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.