PPGH - Doutorado em História
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Navegando PPGH - Doutorado em História por Assunto "Castro, José de"
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Tese O médico, os músicos e o monstro: Josué de Castro, o Manguebeat e o heavy metal na (re)presentação do Nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-02) Ramalho, Renan Vinícius Alves; Peixoto, Renato Amado; https://orcid.org/0000-0002-2342-4215; http://lattes.cnpq.br/4329353374197075; http://lattes.cnpq.br/2075584196997606; Paranhos, Adalberto de Paula; Furtado Filho, João Ernani; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Arrais, Raimundo Pereira Alencar; https://orcid.org/0000-0003-1731-1000; http://lattes.cnpq.br/8252775667149757Este trabalho tem como objetivo compreender como se deu a circulação e a transformação das imagens e dos conceitos do romance Homens e caranguejos (publicado em 1965), de Josué de Castro, na década de 1990 em sua relação com os debates sobre as representações espaciais da regionalidade nordestina. Partiu-se de dois pressupostos: o fato de que, em sua ficção, o autor reciclou noções e personagens esboçados em escritos anteriores (desde contos da década de 1930, até suas produções geográficas e sociológicas nas décadas seguintes) bem como aquilo que Castro chamou da dimensão autobiográfica do seu texto literário. A partir disso, primeiramente analisou-se a operação que resultou no romance, em que se observou uma correlação entre as representações espaciais e um sentido pessoal na escrita do autor, de modo a fundamentar o posterior exame das leituras de tais conteúdos pelos sujeitos do nosso recorte. Ao fim, constatou-se que as imagens e os conceitos de Josué de Castro, ao serem recolocados em tempos e espaços distintos, assumiram significados originais e imprevisíveis, rompendo, eventualmente, a consciência do seu vínculo com o autor. A esse respeito, dá-se destaque ao sentido que tais conteúdos assumiram a partir dasleituras realizadas pela exposição Homem-gabiru: catalogação de uma espécie (exibição de fotografias, ilustrações e textos ocorrida em Recife em 1992) e pelo Manguebeat (movimento artístico ocorrido na capital pernambucana na década de 1990, que propunha uma visão sobre a cultura local atualizada e aberta a influências globais). Nessa direção, investigou-se como tais experiências extrapolaram o espaço local, sendo tematizados na imprensa nacional, dando novos sentidos aos conceitos inspirados em Josué de Castro, bem como em circuitos culturais mais amplos, como a cena metal dos EUA, dada sua influência nos álbuns Roots (1996), do Sepultura, e Soulfly (1998), disco de estreia da banda homônima. Foram utilizados como fontes os escritos de Castro periódicos e produções artísticas diversas, como encartes, canções e videoclipes.