CERES - TCC - Sistemas de Informação
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Navegando CERES - TCC - Sistemas de Informação por Assunto "Academic timetable problem"
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TCC Utilização de algoritmos genéticos para montagem de horários acadêmicos com foco na blocagem de horários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-13) Almeida, Maria Weslane de Sousa; Gorgônio, Flavius da Luz e; Gorgônio, Flavius da Luz e; Borges Nt., João Batista; Medeiros, João Paulo de SouzaA montagem de uma estrutura de horário acadêmico é uma das tarefas mais árduas de planejamento escolar para coordenadores e equipe pedagógica. Em uma proposta de horário bem estruturado é necessário investir tempo e trabalho árduo, devido aos vários fatores envolvidos: a disponibilidade dos professores, disciplinas e suas cargas horárias, alunos, sala. Além disto, cada fator possui restrições associadas a ele, como por exemplo, um professor não pode estar presente em aulas diferentes ao mesmo tempo. A dificuldade relacionada à montagem de uma estrutura de horário é conhecida como o problema de escalonamento de horários. Com base nos trabalhos relacionados é possível afirmar que na maioria das instituições, a solução adotada para esse problema é realizada de forma manual, o que requer muito tempo e esforço por parte do coordenador do curso. O espaço de busca a ser explorado varia de acordo com a quantidade de períodos do curso e a quantidade de disciplinas a serem ofertadas no semestre a ser considerado. Para o problema abordado neste trabalho, existem formas de otimizar a busca por soluções por meio da aplicação de heurísticas de busca que possibilitam encontrar uma solução quase ótima para o problema. É possível encontrar várias propostas de solução usando este tipo de técnica, entretanto elas oferecem soluções visando fatores administrativos, ou seja, consideram apenas os fatores de disciplina, sala e professor, não levando em consideração o corpo discente. Este trabalho difere dos demais por ter como objetivo propor uma solução utilizando algoritmos genéticos que encontre uma solução aceitável para o problema de escalonamento de horários que leve em consideração o corpo discente quanto à blocagem de horários, a fim de favorecer rendimento acadêmico do aluno.